Prazo de Laprovittola termina, e Flamengo basquete segue montagem do elenco sem ele

Compartilhe com os amigos

Fonte: GE

O casamento entre Flamengo e o argentino Nicolas Laprovittola parece mesmo ter chegado ao fim. O prazo dado pelo clube para o jogador se decidir sobre a proposta de renovação de contrato terminou na quinta-feira. Com isso, os dirigentes já não contam mais com o armador para a próxima temporada e seguem com a montagem do elenco, em busca de reforços de peso. Os primeiros compromissos são o Campeonato Carioca e o jogo com o Orlando Magic, dia 17 de outubro, pela pré-temporada da NBA, a liga americana de basquete.

Laprovittola chegou ao Flamengo em 2013 e jogou duas temporadas. Foi jogador importante nas principais conquistas, inclusive no Mundial do ano passado. No título do Novo Basquete Brasil, recebeu o prêmio de melhor jogador das finais depois da vitória sobre Bauru. Ele chegou a dar uma entrevista na Espanha sobre sua provável ida para o Bilbao.

– Não é segredo para ninguém que Nicolas quer jogar na Europa. Quando conversamos, antes das férias, ele reafirmou esse desejo. Vive declarando isso na imprensa também. Disse que somente jogaria no Brasil se fosse no Flamengo. Trocamos propostas e o deadline para a resposta era ontem (quinta-feira). Conversamos ao telefone pela última vez anteontem (quarta-feira), quando voltou a afirmar que não tem condições de responder ainda nesse momento, mesmo com uma janela de saída para a Europa estabelecida em contrato. Respeitamos o atleta, mas o Flamengo está acima de tudo e a proposta para ele não existe mais. Isso não significa que Nico não jogará a temporada 2015/16 pelo Flamengo. Deixamos claro que as portas estão abertas, o que não significa que o Flamengo terá uma proposta a lhe oferecer. Obviamente, a partir de agora, buscaremos alternativas mais ativamente – disse o vice-presidente de esportes olímpicos, Alexandre Póvoa, ao site oficial do Flamengo.

Outro jogador que não está nos planos do Flamengo, pelo menos por enquanto, é o argentino Walter Hermann. Póvoa explicou que não teve qualquer conversa com o jogador sobre renovação de contrato. No começo das férias, ele havia informado que ainda não sabia o rumo de sua carreira.

– Na nossa reunião em junho, antes de viajar para a Argentina, ele nos afirmou taxativamente que iria sair para longas férias com a família e não iria conversar com ninguém até lá, porque estava pensando na continuidade da carreira. Não sabia, naquele momento, o que queria fazer da vida. Enfim, é um cara realizado, está no tempo dele. Portanto, não houve qualquer conversa desde o final do NBB e estamos aguardando o seu retorno. mas não podemos parar a formação da equipe – disse Póvoa.

No momento, o Flamengo conta com sete jogadores da categoria adulto sob contrato, seis do elenco do ano passado (Olivinha, Meyinsse, Marquinhos, Gegê, Benite e Marcelinho) e JP Batista, contratado recentemente e que está a serviço da seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A busca, agora, é por outros nomes de peso.

O armador Humberto, que havia posado com a camisa do Flamengo para o site oficial, teve sua negociação cancelada depois de um contato do Pinheiros. Segundo Póvoa, o clube paulista informou que havia feito uma proposta prioritária no prazo previsto pela Lei Pelé e não abriria mão do pagamento dos custos de formação para liberá-lo.

Humberto veste a camisa do Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)– Diante dessa informação, o Flamengo informou ao agente do atleta e ao Pinheiros que o termo de compromisso não viraria mais contrato. Portanto, ele tem que primeiro se resolver com o Pinheiros. O Flamengo sempre vai adotar a postura ética e respeitar os co-irmãos, antes de buscar qualquer vantagem esportiva. No máximo em 10 dias uma decisão final será tomada. Vamos buscar reposição se for o caso. A Lei Pelé, apesar dos avanços em vários campos, cria enormes distorções e tem que ser rediscutida em alguns pontos urgentemente, mas isso é outro assunto – explicou Póvoa.

Além das questões envolvendo Laprovittola e Hermann, o Flamengo ainda precisa esperar até o fim de julho para confirmar as permanências de Marquinhos e Benite. Ambos têm cláusulas de transferência para a Europa e a NBA nesse período. Já a situação de Cristiano Felício, que assinou com o Chicago Bulls por dois anos, ainda é um grande mistério rubro-negro.

– Só posso dizer uma coisa: boa sorte para ele no período que passar em Chicago. O Flamengo só se pronunciará mais amplamente sobre esse assunto em outubro. Ponto final – afirmou.

Compartilhe com os amigos

Veja também