Fonte: Renato Mauricio Prado
Sempre achei que o maior problema da bem-intencionada diretoria do Flamengo (aparentemente, competente em termos de gestão de finanças) era não saber bulhufas de futebol. Mudei de opinião. Bem pior que a ignorância em relação ao mundo da bola é a arrogância que faz com que erros crassos sejam cometidos e se insista neles por muito mais tempo do que seria razoável e aceitável.
O caso atual é exemplar. Ex-jogador de qualidade e excelente pessoa, Cristóvão, como treinador, chegou a dar a impressão de que também teria futuro na função, mas no próprio Vasco, onde estreou tardiamente, aos 52 anos, assumindo o cargo de Ricardo Gomes, após o AVC do titular, descobriu-se que não era bem assim.
O mesmo se deu no Bahia e, posteriormente no Fluminense, por onde passou e acabou demitido por falta de resultados. O que levou o Flamengo a decidir, desastrosamente, que seria ele o substituto ideal para Vanderlei, não se sabe. Se foi Rodrigo Caetano o seu principal avalista, deve sair com ele.
O que faz com que insistam é público e notório: a soberba de não reconhecer o equívoco, que é apenas mais um entre os inúmeros cometidos no futebol na atual gestão. Se tivessem esperado um pouco mais, logo após a demissão de Luxemburgo, teriam encontrado disponíveis no mercado Marcelo Oliveira e Oswaldo de Oliveira, ambos infinitamente mais preparados e prontos para dirigir um gigante do tamanho do Mais Querido.
Até lá, aposto, Jayme de Almeida (treinador que ganhou os dois únicos títulos da atual diretoria) teria dado mais certo que Cristóvão — é cria da casa, conhece cada palmo da Gávea e do Ninho do Urubu, além de ser adorado pelos jogadores.
Qualquer um que já tenha vivido o Flamengo de perto sabe disso. Menos os executivos, que caíram de paraquedas no futebol e devem usar planilhas Excel e Power Point para discutir táticas com a comissão técnica. Não sabem nada, inocentes…
Elias. De novo…
O cancelamento da festa de apresentação de Paolo Guerrero dá bem a medida do tamanho da crise que se instaurou na Gávea. Já havia sócios torcedores se preparando para fazer ato de protesto, revoltados com a péssima campanha no Brasileiro.
A possível contratação de Elias é a carta na manga que os dirigentes têm para acalmar a torcida. O problema é que o jogador não está aceitando se transferir para o Rio, ganhando o que recebe em São Paulo (cidade preferida por sua família). A oferta de prêmios extras por conquistas de metas é a arma rubro-negra para fazê-lo aceitar a proposta.
Dilema tricolor
Mesmo sem a Unimed, o Fluminense continua a ter o melhor elenco do Rio. Mas vai se desfazendo pouco a pouco de seus principais jogadores e pode acabar comprometendo as boas possibilidades que ainda têm de brigar na parte de cima da tabela. A saída de Wagner é mais um duro golpe. Kennedy já se foi e Gerson e Marlon devem seguir o seu caminho. As reposições anunciadas, Wellington Paulista e Oswaldo, estão longe de empolgar. Se o desmanche continuar, o Flu vai despencar já, já…
Joia alvinegra
Disse aqui, na última coluna, que estava curioso para ver a estreia do promissor jovem Luís Henrique, no ataque do Botafogo. E ele não decepcionou. Marcou dois gols e ainda deu o passe para o terceiro (assistência, como costuma dizer o Ancelmo Góis, é o cacete!).
O garoto promete e muito! Ridículo é saber que o Glorioso poderá ficar sem ele em cinco jogos na reta final da Série B, por conta de uma convocação para a seleção sub-17. Já não basta tudo que a CBF faz para prejudicar os clubes?
Em tempo: se é verdade que ele foi dispensado há dois anos, da base do Flamengo, o autor da infeliz decisão deve ser imediatamente expulso e encaminhado ao Instituto Benjamin Constant.
Tragédia
A foto de Jobson, sem camisa e algemado, com as mãos para trás, numa delegacia, no interior do Pará, retrata, tristemente, todo o drama de uma pessoa que não conseguiu aproveitar o dom que recebeu ao nascer. Infelizmente, um caso perdido.
Incomparável
Lionel Messi que me perdoe mas, com suas apagadas atuações com a camisa da Argentina, jamais se equiparará a Diego Maradona.
Eu só vejo esse babaca Reclamar. Pqp. Que cara chato.
Esse tal rmp é um lixo !
Esse cara só fala mal do CRF, da Diretria e dos Jogadores. Não cosegui ainda ver uma nota dele que elogiasse ou visse com bons olhos algo feito no Flamengo.
De pessoas como voce, rmp, nós não precisamos e queremos muita distancia, pois voce não ajuda em nada.
O CRF está em processo de reestruturação, de mudança total e voce não dá uma ideia plausivel, que ao menos possa ser discutida.
Não é de graça que a Fox tá te fritando.
Uma coisa é certa, se ganhar duas os dirigentes viram mito, mas se perder duas não sabem nada de futebol. O pior é que a torcida embarca nessas abobrinhas de RMP e Luxa. Alguém duvida que se tivesse contratado o osvaldo de oliveira ele estaria cornetando do mesmo jeito? e outra, quando demitirem o Cristóvão vai fazer outra crônica contra a demissão. Esse dai perdeu a boquinha que sempre teve, seus amiguinhos estão fora do comando do clube, então quando a fase não é boa vira um prato cheio para ele destilar seu ódio.