Volta da Copa Sul-Minas não pode ser solução para calendário do futebol

Compartilhe

Fonte: Máquina do Esporte

A discussão sobre a volta da Copa Sul-Minas, com a inclusão de Flamengo e Fluminense, é perfeitamente compreensível sob a ótica dos falidos estaduais, mas não faz nenhum sentido dentro de um calendário nacional. Por que deveria haver uma disputa entre 12 times da Série A como torneio de abertura da própria Série A?

Hoje, um torneio de pré-temporada de 20 datas, como são os estaduais, é um peso aos clubes. Não há retorno financeiro, nem esportivo. E cria-se um calendário totalmente destoado da realidade do restante do mundo. Mas ter Brasileirinhos antes do Brasileirão não pode ser a melhor solução.

Primeiramente, porque o excesso de jogos permanece. E, depois, cria-se uma concorrência entre produtos. Colocar um Internacional e um Flamengo em campo é justamente o atrativo do Campeonato Brasileiro em detrimento aos estaduais.

Novamente, a iniciativa dos clubes na última semana é compreensível graças ao melancólico primeiro semestre das equipes. O que não faltaram neste ano foram episódios lamentáveis relacionados aos Estaduais.

A promessa é fazer do novo torneio um produto pensado comercialmente. Algo que atraia público, mídia e patrocinadores, com eventos que hoje são inexistentes no futebol brasileiro. Ainda assim, seria muito mais interessante fazer isso com os 20 clubes da Série A do que com apenas 12. Ou seja, um Brasileirão decente.

Sabe-se, claro, da briga que seria a criação de uma Liga para o Campeonato Brasileiro. E do enorme desinteresse de grande parte dos agentes que compõem o futebol. Mas seria muito mais coerente.

Ver comentários

  • Como tudo no Brasil, não há reflexão e planejamento. As múmias que presidem as federações já perceberam que o seu produto não é mais rentável. O último rentável, por sinal, foi o Paulista (nos meados da década de 1990).Porém, as múmias não emitirão cartas de alforria. Tal como senhores de engenho, manterão os clubes presos a grilhões de seus campeonatos deficitários. A saída, a meu juízo, é converter os estaduais em acesso a regionais e um eventual torneio entre os melhores de cada região para ascender a última divisão do nacional. A série D já faz isso. Falta melhorar o acesso a ela

  • não tem nada haver... por acaso a copa do brasil tira a concorrencia do camp. brasileiro? são campeonatos distintos...assim como essa nova copa será..

  • O autor esquece da copa Nordeste que é o melhor exemplo da boa coexistência com os campeonatos estaduais (QUE SÃO DEFICITÁRIOS)
    Se lá no nordeste pode, porque não no SUL-SUDESTE ?
    O Foco é uma boa pré temporada com times que façam valer tal preparação e lucros condizentes com o investimento feito pelos clubes de grande porte.
    Que os estaduais sirvam de peneira para revelar jogadores promissores ... e talvez assim, esses "presidentes" das federações comecem a repensar o estadual de forma mais atraente e profissional.
    SRN

Notícias recentes

  • Destaque

Vini Jr iguala Pelé e Zico em Copas do Mundo após jogo do Brasil x Escócia

Como foi a atuação de Vini Jr em jogo do Brasil x Escócia? Vinicius Júnior…

25/06/2026
  • Notícias

Copa do Mundo: saiba onde assistir ao jogo da Espanha x Uruguai; 2 jogadores do Flamengo estão à disposição

Uruguai x Espanha acontece nesta sexta-feira (26) Uruguai e Espanha se enfrentam nesta sexta-feira (26)…

25/06/2026
  • Notícias

Jogos da Copa do Mundo hoje: Alemanha, Holanda, Estados Unidos e outras 9 seleções entram em campo nesta quinta

Seis jogos movimentam esta quinta-feira (25) pela última rodada da fase de grupos da Copa…

25/06/2026
  • Destaque

Lucas Paquetá, do Flamengo, destaca evolução do Brasil após jogo contra a Escócia, pela Copa do Mundo

Brasil se classificou na primeira posição do Grupo C A Seleção Brasileira venceu a Escócia…

25/06/2026
  • Notícias

Qual é o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo? Veja data e horário

Com show de Vini Jr, o Brasil bateu a Escócia, fechou o grupo C na…

25/06/2026
  • Destaque

“Um dos melhores do mundo”: Ancelotti se derrete por Vini Jr após show do atacante na Copa do Mundo

Treinador da Seleção Brasileira, Ancelotti elogiou Vini após os dois gols na vitória sobre a…

25/06/2026