Conforme demonstrado nos textos anteriores deste signatário, defende-se a ideia de que deve haver maior equilíbrio nas cotas de televisão dos clubes do futebol brasileiro. Pode-se utilizar seis critérios conjugados, a saber:
a) Um dos critérios é que 50,0 % da verba deve ser dividida por igual entre todos os clubes.
b) Outro critério é que 10,0 % da verba deve ser dividida de acordo com o resultado do Campeonato Brasileiro da temporada anterior.
c) Outro critério é que 10,0 % da verba deve ser dividida de acordo com as médias de público do Campeonato Brasileiro da temporada anterior.
d) Outro critério é que 10,0 % da verba deve ser dividida de acordo com as médias de renda do Campeonato Brasileiro da temporada anterior.
e) Outro critério é que 10,0 % da verba deve ser dividida de acordo com o ranking de sócios dos programas sócio torcedor de cada clube na temporada anterior.
f) Outro critério é que 10,0 % da verba deve ser dividida de acordo com o tamanho das torcidas de cada clube.
Então, analise-se o quarto critério: cada clube deve ter apuradas suas médias de renda no Campeonato Brasileiro da temporada anterior, considerando-se os jogos que tiver mando de campo; o campeão da temporada anterior em média de renda deve ficar com 1,1 % da verba total, o segundo colocado da temporada anterior em média de renda deve ficar com 1,0 % da verba total, o terceiro colocado da temporada anterior em média de renda deve ficar com 0,9 % da verba total, o quarto colocado da temporada anterior em média de renda deve ficar com 0,8 % da verba total, o quinto colocado da temporada anterior em média de renda deve ficar com 0,7 % da verba total, o sexto colocado da temporada anterior em média de renda deve ficar com 0,6 % da verba total, os sétimo e oitavo colocados em média de renda devem ficar com 0,5 % da verba total cada um, os nono, décimo e décimo primeiro colocados em média de renda devem ficar com 0,4 % da verba total cada um, e os demais nove clubes devem ficar com 0,3 % da verba total cada um.
Esta é uma metodologia que premia o mérito, de acordo com o desempenho em média de renda no CampeonatoBrasileiro anterior: em uma ponta, o campeão em média de renda recebe 1,1 % da verba total; na outra, os nove clubes de pior desempenho recebem 0,3 % cada um da verba total.
Outros critérios que apoiam a divisão de verba das cotas de televisão continuarão sendo apontados em textos posteriores.
*Luis Filipe Chateaubriand é consultor de conteúdo do Bom Senso Futebol Clube e autor da obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”. As opiniões expressas pelo autor não refletem a opinião do Bom Senso Futebol Clube.
Fonte: Lancenet



























Qual a lógica de remunerar mais de acordo com a média de público, quando que o negócio de TV é baseado em venda de minutos em publicidade baseado em audiência?
Particularmente concordo com uma nova distribuição, mais igualitária, por entender que o delta entre Flamengo e Corintians é muito maior que os outros. Contudo apoio que esses clubes tem sim que ganhar mais, pois são os que dão mais audiência!! É uma lei de mercado e seria injusto impor outro critério!!
Em tempo: São Paulo, Vasco e Palmeiras também devem sangrar em uma nova divisão de cotas, menos que Fla e Corintias, mas ainda sim devem sangrar …
Caro Diogo o Problema é que tanto Vasco como São Paulo e Palmeiras não querem a igualdade de suas Cotas de TV a outros Clubes menores, eles simplesmente querem ser igualados a Flamengo e Corinthians.
O mais bacana eh q a audiencia em si não eh usado como criterio em nenhum momento. Acho eu q a audiencia por ser cota de tv deveria ter ao menos um pouco de importancia, correto?
É incrivel como tem pessoas preoculpadas com os rendimentos do Flamengo.
Mas pensando bem se eu fosse torcedor de um outro clube tambem teria.
SRN
O Globo paga mais pra quem da mais audiencia… Qual eh a dificuldade das pessoas enxergarem isso??
Eta Ze povinho invejoso esse hein!
O PROBLEMA É QUE O CURINTIA ESTÁ FALINDO, POIS AO INVES DE RECEBER, PAGA A BAND E A GAZETA, O SAO PAULO TAMBEM, O MENGÃO ESTÁ VINDO @Í COMO O MAIOR DAS AMÉRICAS, JA SOMOS REFERENCIA…
Que ideia de bosta. Oferta e demanda. Assunto encerrado.
Pra quem bolou esta m… aí , só algumas palavras: VTNC!!!!
Esse bosta já deve estar acostumado a isso, pode ter certeza.
Só podia vir mesmo deste Jornaleco ! A lógica pela qual se deve pagar mais a quem te da mais dinheiro foi jogada no lixo por estes estrumes aí…
Primeiro e único critério de cotas e mais digno.
Recebe mais quem mais da retorno as empresas a qual Patrocina a Emissora pagadora das Cotas de TV.
Esses vermes só querem é abocanhar as cotas destinadas ao Flamengo, mas isso seria diferente se as mesmas fossem destinadas em valores maiores aos Clubes de São Paulo.
Só idiota para acreditar em boa vontade de divisão de Cotas, conta outra. Abraços SRN