Buscando títulos, clubes ampliam suas monstruosas dívidas e estão “indo para o buraco”

Fonte: Mauro Cesar Pereira

O consultor Amir Somoggi vive debruçado sobre os números que envolvem receitas e despesas dos clubes brasileiros. E eles são de assustar. Há torcedores que agem como o parente que se nega a aceitar que seu clube é como uma pessoa da família com uma doença grave. Que tem cura. Contudo, o tratamento é duro e demorado. Não encarar os fatos, e os números, é dar aval aos dirigentes que levam camisas importantes a isso.

Abaixo você confere a planilha de Somoggi com a evolução das dívidas dos clubes entre 2011 a 2014. É possível observar a evolução percentual do período, somente em um ano e nos quatro últimos. “Até 2011 havia uma concentração de grandes dívidas nos já tradicionais, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e Atlético Mineiro, mas outros entraram no grupo. Devem tanto que se aproximam dos de cima”, adverte.

A planilha de déficits, abaixo, mostra como cada um fechou o ano e também o acumulado. “Os clubes de fora do eixo RJ-SP, e mesmo eles, aumentaram o endividamento para acompanhar outros, naquela corrida do ouro, todos tentando ser campeões, a qualquer custo. E sempre é bom destacar que nossas competições não são viáveis financeiramente. Tanto que mesmo os campeões estão com rombos financeiros enormes”, ressalta Amir Somoggi.

Ele destaca dois clubes como fora dessa roda viva que os leva para um perigoso caminho. “Os pontos positivos são Flamengo e Atlético Paranaense. O primeiro pela redução da dívida e o segundo porque permanece equilibrado, mesmo com seu endividamento com a arena”, explica. Importante: o Furacão lança em seus balanços o custo do estádio, o que não acontece, por exemplo, com Corintians e Internacional, que também têm “arenas” da Copa 2014.

Para o especialista, chama a atenção o fato de os dois melhores times do Brasil em 2014 (os mineiros Cruzero e Atlético, respectivamente campeões brasileiro e da Copa do Brasil) fecharem com déficits e aumento de dívidas o ano passado. “Isso mostra claramente que sem regulação os clubes não mudarão seu modelo de gestão. Dos dois gaúchos o em pior situação é o Grêmio. Ambos viram suas dívidas aumentarem e não há viabilidade financeira”.

O Internacional, após semanas buscando, obteve empréstimo bancário de aproximadamente R$ 50 milhões. O intuito é alimentar o fluxo de caixa e quitar dívidas de curto prazo. “Inter, São Paulo e Corinthians têm as maiores folhas salariais do Brasil. Isso obriga, por conta da alavancagem, a buscar empréstimos, que geram despesas financeiras. E no final do ano elas contribuem com os déficits”, explica.

A conclusão é uma só: os clubes têm altos custos e as receitas não acompanham. E um esforço absurdo é feito por alguns. Tudo isso para poder se equiparar aos demais. “E o que digo é que estão todos indo juntos para o buraco”, define Somoggi.

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Se o Mengão continuar com os blues com este modelo de pagar as dívidas e aumentar a receita talvez em 5 anos dominaremos o futebol brasileiro.

    • O flamengo se continuar do jeito que ta, vai ser futuramente a maior potência do Brasil

  • O estádio do corinthians já está pago? Não vejo ele como dívida porque será ,não entendo ,o dinheiro para pagar vai sair do futebol como a dívida de todos os clubes mas essa dívida do estádio não conta.

    • Outra CPI vai ser aberta em Agosto, BNDES. Aí os aproveitadores, com seus estádios superfaturados, terão um Revés. Paguem já seus pilantras mancomunados com Adres Snches e Seu Lula.

    • nao esta pago nao. a divida do corinthians juntando tudo passa de 1 bi foi o q li.

  • Se alguém souber me explique outra a dívida do flamengo pelo que foi falado pelo próprio presidente estava em 580 milhões,mas sempre sai a dívida maior e é que fizeram a auditoria e mostraram a realidade mas a mídia sempre mostra maior.

  • é esse estudo ja fi feito a um tempão,creio que a divida do flamengo está mais baixa ainda...

  • hildemberg eles consideram como divida, as obrigações de curto prazo também, mesmo que futuras!

  • espero q essa cpi realmente saia mais faz tempo q vejo e esculto sobre essa cpi mais tem muitos deputados q nao querem andres sanches é um deles . falam q o rombo e quase igual o da petrobras .

Notícias recentes

Presidente do Santos convida Landim para assumir comando do time paulista

Marcelo Teixeira, presidente do Santos, quer que Rodolfo Landim seja o próximo mandatário do clube…

28/11/2024

CEO de banco rebate Flamengo após ser recusado como fiador do Corinthians em transferência de Hugo Souza

Corinthians usou parceiros para pagar 800 mil euros (R$ 4,8 milhões) ao Flamengo por Hugo…

28/11/2024

Flamengo busca contratação de atacante do Cuiabá para 2025

Flamengo já começa a pensar no planejamento da equipe para a temporada 2025 A temporada…

28/11/2024

Ex-Flamengo é anunciado por time da Série D

Gabriel Bernard surgiu na base do Flamengo em 2017 A temporada do futebol brasileiro está…

28/11/2024

Gerson manda recado para torcedores do Flamengo nas redes sociais

Após um início de temporada abaixo do esperado, Gerson deu a volta por cima e…

28/11/2024

Perfil da Copa do Brasil relembra título do Flamengo de 2013: “Festa mais que especial”

Flamengo derrotou o Athletico-PR na final de 2013 O Flamengo ficou com o título da…

28/11/2024