CBF se defende de críticas: ‘Os árbitros passam por cursos, provas e seminários’

Compartilhe com os amigos

Após mais uma rodada do Campeonato Brasileiro recheada de erros da arbitragem, dois gigantes que disputam a competição se manifestaram de forma oficial: Flamengo e Atlético-MG. Os dois clubes se sentiram lesados contra Palmeiras e Chapecoense respectivamente.

Em resposta, a CBF lançou o seguinte comunicado:

“Os árbitros passam por cursos, provas e seminários e recebem orientações que buscam a redução dos erros. A Comissão de Arbitragem da CBF trabalha para melhorar o espetáculo para os torcedores e os números mostram que isso está acontecendo. Em 2014, ao término do primeiro turno (190 jogos), a média de bola em jogo era de 52 minutos e 09 segundos. Em 2015, subiu para 55 minutos. No total, são 541 minutos a mais de bola rolando este ano. O campeonato de 2015 já soma 32 partidas com tempo de bola rolando acima de uma hora contra dez jogos no mesmo período do ano passado. Destaque especial para o jogo Atlético-PR 1 x 0 Atlético-MG, realizado na 3ª rodada, que alcançou incríveis 69 minutos e 54 segundos de bola em jogo”.

Confira abaixo o comunicado publicado pelo Flamengo em seu site oficial, mais cedo.

“O C.R. Flamengo vem, por meio desta nota, ratificar o total descontentamento e repúdio a respeito da arbitragem dos jogos que disputou no Campeonato Brasileiro de 2015. Desde o início da competição, os erros cometidos contra o clube têm se repetido e, acumulados, comprometem sensivelmente o desempenho de nossa equipe na tabela de classificação. Não bastasse a aparente falta de critério nas advertências e nas marcações de penalidades dentro de campo, este ano tivemos o desprazer de sofrer um gol até de uma bola que veio de fora do campo.

Reconhecido pelo Governo, sociedade civil e imprensa como praticante de uma política de honestidade, austeridade, transparência e clareza absolutas, a diretoria do Clube de Regatas do Flamengo entende que a arbitragem é passível de erros, que não existe aferição indefectível e que até haja quem considere esta imperfeição uma das “belezas” do futebol. O próprio C.R. Flamengo já foi favorecido em um lance contra o S.C. Internacional. Não vemos demérito em reconhecer. Sabemos que errar é humano. Mas insistir no erro não.

As coincidências fazem com que associados, torcedores e até jornalistas se perguntem e nos perguntem se não há, em tamanha recorrência, uma perseguição, um favorecido ou um interesse. Preferimos acreditar que não, apesar de já termos vivido as mesmas suspeitas por problemas semelhantes e em menor escala de importância no último Campeonato Carioca.

Por isso, no dever de defender os interesses do C.R. Flamengo e do jogo limpo como um todo, entraremos formalmente com uma representação contra o senhor Igor Benevenuto, árbitro das desastrosas decisões (ou indecisões) do último jogo contra a S.E. Palmeiras, em todas as instituições possíveis. Inclusive na FIFA, se possível. Entendemos que o referido árbitro simplesmente não está preparado para figurar entre os aspirantes da entidade.

E, por último mas não menos importante, o C.R. Flamengo solicita à Confederação Brasileira de Futebol e à Comissão Nacional de Arbitragem, além de uma maior atenção ao que está diante de tudo e todos e simplesmente não pode mais ser ignorado, um compromisso com a imparcialidade que dignifica o esporte mais popular do planeta e tão maltratado por aqui.

Apesar do Flamengo. Conselho Diretor C.R. Flamengo”.

Fonte: Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Seria este um discurso que comprova a ineficiência da instituição? Se os árbitros passam por todos estes procedimentos e ainda continuam com tantos erros assim (a maioria favorecendo claramente os gambás, é evidente) é sinal de que os critérios passados pela comissão e pela cbf são, no mínimo, duvidosos…

  • A CBF acha que somos idiotas, todos sabemos que essa perseguição é por causa que o flamengo esta contra os desmandos dessa entidade criminosa e nosso presidente foi até o congresso para lutar pela melhora do nosso futebol, e agora eles querem calar o EBM na força querendo mostrar poder, mas não adianta, pois precisamos de mais pessoas sérias e honestas no futebol como nosso saudoso presidente EBM.

  • Caso o Fla fosse jogar no Mexico queria ver a CBF e esses timecos de Sp terem "audiencia" UE essa imprensinha Paulista n anda dizendo que ñ da pra saber que o Fla e maior do mundo? Se o Fla fosse jogar até no Mexico queria ver se o Rouborinthians ia dar audiência kkkkkkkk 7 a 1 foi Pouco estou com Nojo.Torço pra seleção Mexicana

  • Me poupe Cbf você sempre nos prejudicou.Só que você deveria lembrar esse Campeonato manipulado Corinthiao 2015 só é sucesso de público graças ao Fla maior do Universo esse discursinho de curso blá bla n me convenceu.Campeonato Manipulado

  • Eles querem justificar os erros com tempo de bola rolando. Estão desviando o assunto, o que flamengo e outros times estão reclamando é a falta de critérios. Os mesmos lances pra corinthians é pênalti, pro resto é lance normal ou a velha desculpa de lance interpretativo. Vão se fuder CBF , COMISSAO DE ARBITRAGEM , PROVAVELMENTE FERJ QUE ESTA NO MEIO DE TODAS AS FFALCATRUAS

  • e quem disse que estamos falando que eles não sabem, estamos falando que estão é roubando mesmo

  • Flamengo desde a década de 90 vem sendo prejudicado, nao fomos campeões em 2001 e em 2011 exatamente por isso… Esse ano, no começo foi varios jogos consecutivos e agora denovo, ja perdir a conta de quantas vezes fomos prejudicados no Brasileiro esse ano.
    Percebem que nem falei do Estadual por que nem isso eles merecem.
    Obrigado, tchau… SRN!

  • Andre do Rio você está certo. Precisamos ir prós estádios com faixas e cartazes. Sugiro que a torcida peça intervenção da Polícia Federal na CBF por manipulação de resultado.

  • As torcidas tem que protestar com cartazes em todos jogos, estå descarado o roubo pró gambá !!!

  • CBF so tem Mafioso bando de Ladrões Q so Roubam para o Curintia timinho de seg Divisão

  • Deve ser cursos para a ensinar a favorecer os times paulistas

    • Principalmente o "Curintia"

      • curintia*

    • FATO

  • Bem… Se os juizes passam por cursos, seminarios e provas, a unica conclusão para Vsa não ter dado os dois penaltis foi MA FE, mesmo.Diante disso pergunto, a quem interessa:SRN

  • NAÇÃO,
    o quê poderíamos esperar de uma entidade manchada pela arbitrariedade de suas decisões, posições escusas e dirigentes de caráter medíocre.
    Gol da Alemanha . . .
    Pêsames Rubro Negros

Comentários não são permitidos.