Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Coluna do Torcedor #4: ‘Será que o Cristóvão é o único culpado?’

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 08/08/2015
1 comentário
Atualização: 08/08/2015
Compartilhar

Será Cristóvão o único culpado?

No último domingo vimos à impaciência da torcida com o treinador flamenguista, situação que ficou mais clara quando a torcida chamou o técnico de “burro” nas substituições de Alan Patrick por Gabriel e mais ao final do jogo (49 minutos do segundo tempo) de Éverton por Almir.

Será mesmo que o resultado ruim diante da equipe santista foi culpa exclusiva do treinador rubro-negro?

Para analisarmos o rendimento do técnico do flamengo contra o time do Santos, vamos considerar apenas três aspectos relevantes: a escalação, a capacidade de leitura do jogo e por fim as substituições. Outros fatores que poderiam ser sopesados ao analisarmos o desempenho do técnico rubro-negro, como “qualidade do elenco”, “quantidade de tempo” frente ao clube e “condições de trabalho”, serão deixados para outro momento, devido a grande extensão que o tema exige.

A escalação do flamengo foi muito boa, Cristóvão colocou no ataque o que tinha de melhor a sua disposição (Guerreiro, Sheik e Éverton), no meio de campo acertou ao escalar Alan Patrick e Marcio Araújo, o primeiro porque, até aquele momento, era o único articulador de jogadas disponível no elenco, além do fato de ter feito uma boa partida contra o Goiás, já Marcio Araújo mesmo sem ter aquela qualidade técnica desejada, tem muita disposição e o que é mais importante tem velocidade e boa capacidade de reação, que complementa o seu parceiro Canteiros, já que este embora tenha boa qualidade técnica, é muito lento na marcação. Na defesa Paulo Vitor poderia ser mantido no gol, já que vinha de ótima atuação na última partida, assim como Samir poderia ser escalado no lugar do zagueiro César Martins, já que é o melhor zagueiro do elenco rubro-negro e tem maior entrosamento com Wallace. Todavia, alerto que opinar depois do jogo é mais fácil, ou seja, se o técnico entra com o jovem goleiro César e este falha, todos iriam dizer que o técnico é burro porque não escalou o goleiro titular, mais experiente e pronto para esse tipo de jogo, o mesmo raciocínio vale para Samir, que se entra e falha, a crítica seria porque o técnico escalou um jogador sem ritmo de jogo, voltando de contusão. Logo, não temos como dizer que foi equivocada a escalação do treinador em relação à defesa e principalmente no que tange ao time no geral.

A leitura de jogo de Cristóvão em relação ao que ocorreu no jogo é o ponto crucial da análise, já que a mudança tática promovida por Dorival Junior, no intervalo do jogo, mudou o panorama da partida. O promissor jogador Lucas Lima foi recuado e passou a jogar na função de segundo volante. Naquela faixa de campo, bem menos congestionada, o talento do jogador santista apareceu, jogando livre de marcação e flutuando entre as duas linhas defensivas de quatro jogadores, iniciou várias jogadas ofensivas e chegou à frente da intermediária rubro-negra com muita facilidade. O técnico do flamengo, infelizmente, demorou a perceber a mudança tática ocorrida na partida, segundo o próprio treinador em sua coletiva após o jogo, a correção tática foi tentada sem o uso de substituições de jogadores, o que até poderia ter sido feita, porém Alan Patrick ou Sheik, que poderiam ser os jogadores incumbidos de voltar e acompanhar os avanços de Lucas Lima, não apresentavam quaisquer condições físicas para executar tal função e quando o técnico percebeu isto, já era tarde demais. Erro mortal que custou os três pontos, porém me pergunto: Será que não havia dentro das quatro linhas, um gerente de campo, um jogador que com um mínimo de leitura de jogo, que conseguisse promover as correções táticas necessárias? Será que qualquer mudança tática na equipe do Flamengo, dependia única e exclusivamente do treinador? Será que jogadores como Wallace, Canteiros, Marcio Araújo, Sheik e Guerreiro não teriam experiência suficiente para ter essa percepção de jogo?

Por fim, em relação às substituições, o técnico flamenguista poderia solucionar o problema tático da equipe na segunda etapa, com a entrada de um volante de marcação, porém o risco de uma vaia coletiva seria imenso, principalmente se essa modificação não surtisse o efeito esperado. Logo, a entrada de Gabriel, parecia a mais acertada, cheio de fôlego e com características ofensivas, o jovem jogador poderia acompanhar os avanços ofensivos de Lucas Lima e ao mesmo tempo ser uma bela opção para os contra-ataques rubro-negros. Substituição certa, porém realizada no tempo errado por Cristóvão, já que demorou muito para lançar o jovem baiano no time e quando o fez já era muito tarde. Em relação à última substituição, não há que se falar muito, foi aos 49 minutos do segundo tempo e em razão de pedido feito por Éverton, que já não tinha mais perna para continuar a partida.

Com os argumentos apresentados acima, tirem suas próprias conclusões e respondam, será Cristóvão o único culpado?

Att,
Odilon Meireles
Flamengo Sempre
Assuntos:coluna do torcedorcristóvão borges
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Kuringa72 disse:
    27/06/2016 às 10:06

    Ninguem é culpado, seu maluco !! Tá querendo tumultuar.
    A bola passa mais de 5 vezes dentro da area pequena e nenhum jogador do Flamengo tem a capacidade de empurrar para dentro e voce vem aqui vomitar dizendo que a culpa é do jayme ?? VTC !!!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Tite expõe maior mágoa que teve como técnico do Flamengo

4

Conmebol define uniformes para jogos do Flamengo x Estudiantes, pela semifinal da Libertadores

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino, do Flamengo, marca golaço após ‘deixadinha’ de Pedro em jogo do Brasil contra a Índia

16 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Reforço do Flamengo chora em despedida no Paysandu

51 5

Atacante de time francês admite sondagens do Flamengo e reforça sonho: “No momento certo vai acontecer”

39 1
Brasileirão

Santos x Flamengo: ingressos para jogo do Brasileirão na Vila Belmiro começam a ser vendidos hoje

4

Como o Flamengo pode manter a liderança do Brasileirão na volta da Data FIFA?

3
Libertadores

Libertadores e Brasileirão: Flamengo terá 7 jogos no mês de outubro; confira calendário

7

Estudiantes fecha contratação de Marcos Rojo para jogos contra o Flamengo na Libertadores

2 25
Comentários Recentes
  1. Felipe em Reforço do Flamengo chora em despedida no Paysandu

    "Apesar da pouca idade...", mas não diz a idade. Nos ajude, jornalista!

  2. Fábio do Rosário Pinto em Anos depois, Everson ainda não aceita o gol de Arrascaeta na Copa do Brasil

    Fala pra ele se juntar ao Abel Ferreira Chorão e Tia Leila Chorona dos porcos

  3. Joãozinho Trepidação em “Bruno Henrique é galo doido”, diz Djonga sobre ídolo do Flamengo e mostra “prova”

    E daí (so what)? Mudou, faz tempo. Aliás, está quwrendo minutos de fama, o cumpadi.

  4. Anderson liberdade em Pedrinho detona Bap: “Não cumpriu contrato assinado por Landim com a Liga”

    Pedrinho se perdeu no personagem, o bap nunca falou dele com tanto desrespeito, ele esculachou o bap e depois quer…

  5. sampietro em Flamengo vence 1ª batalha no STF em disputa contra o fim das bets

    Apesar de não ser Lula nessa estou com a opinião do presidente. Nosso futebol sem Bets era melhor.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo