Com mercado em crise, Flamengo se preocupa com o fim dos patrocínios

Compartilhe com os amigos

Fonte: Blog Bastidores

O fim de ano do Flamengo já promete se agitado por conta da eleição. Mas outros fatores podem tornar os últimos meses de 2015 especialmente complicados. Em um cenário de crise no mercado brasileiro, o clube terá os seus principais contratos de patrocínio – exceção da Adidas – encerrados no fim do ano. A previsão é de dificuldade até para fazer o orçamento de 2016, que esta gestão costuma concluir no início de dezembro. A principal preocupação é com o patrocinador master, a Caixa Econômica Federal. Com o governo promovendo cortes de gastos, a tendência é que a estatal reveja patrocínios no futebol, uma discussão que só deverá começar a partir de outubro, quando se discute orçamento na empresa.

O vice-presidente de finanças do Flamengo, Rodrigo Tostes, explica que o clube tem de buscar um plano B para a Caixa, mas, diante do cenário atual, é possível que um novo patrocínio não chegue aos valores atuais – cerca de R$ 28 milhões por temporada. Os contratos com a Jeep e Guaravita também se encerrarão no fim de 2015 e a preocupação é grande.

– O contrato Caixa termina no fim do ano. A Caixa não senta para negociar antes de discutir o seu orçamento para o ano seguinte. Agora, com o Levy (Joaquim Levy, ministro da Fazenda) lá, não acho que as coisas serão fáceis. O cara está tendo de cortar de tudo que é lugar. Estamos tentando trabalhar um plano B, mas será que um plano B será do mesmo valor? A Caixa já não teve atualização desde o primeiro ano, as duas negociações que fizemos com ela não teve correção, isso significa que perdemos 20% do valor do contrato original. Inclusive vejo uma dificuldade de fazer o orçamento do ano que vem porque todos os nossos patrocínios se encerram no final do ano, Jeep, Caixa, Guaravita… – disse Tostes ao blog.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não entendo os comentários raivosos. A matéria fala a verdade: economia em crise e busca por patrocínio não é algo fácil.

  • Vamos ter calma pessoal.
    O Fla recuperou sua imagem perante o mercado, então se o maior clube do Brasil não possuir empresas que tenham interesse em patrocina-lo, pode fechar as portas, o Futebol brasileiro acabou.
    Só lembrando que o Flamengo possui mais de 30 patrocinadores, não ficando restrito aos que aparecem no uniforme. SRN

  • Personalista é o Bap que já tinha recombinado com todos no começo do ano que o 'Carequinha' sairia candidato a reeleição, depois com briga do preço do ingressos virou oposição e implodiu o grupo. E como disse o Bandeirinha que traz patrocínio é a marca. E o Flamengo é o Flamengo. Dá-lhe Bandeira!

  • Eduardo Bandeira de Mello 72 por cento de aprovação. Enquanto isso… Rodrigo Tostes tocando o terror.

  • A realidade é dura mesmo velho, mas a politicagem dele… É baratinha que só.

  • O Tostes sempre foi realista, mas sempre finalizou as entrevista otimista, mesmo em um quadro ruim…agora que ele é oposição está querendo ser mais realista que a realidade. Duvido o Flamengo ficar sem patrocínio, podem ser valores menores, mas terá. E outra, ele poderia pontuar coisas que o EBM pontuou…a redução da parcela da dívida fiscal e a entrada da cota de transmissão que será um porrada considerável. E mais uma…se o Flamengo for a liberta…vai chover dinheiro. Se ele pontuou "se's" negativos com base…existem tb "se's" positivos. Fora que será um ano ruim para td mundo…se o Flamengo ( que previa um aumento em 2016 considerável de sua capacidade de investimento) mantiver sua capacidade de investimento deste ano…será bem maior que talvez tds os outros da série A.

  • Sobre o time de Lula todos nois sabemos q la no Governo so Trm Cor e paulista sao tds safados e a caixa nao vai Largar o Cor mas uma Hora a casa cai e ai vai ser igual A Kia ..

  • A Jeep ocupara todos os espaços de patrocinio e pagara um total de 150 mi por ano… U.U sonho rubro-negro.

  • Falei isso aqui há algum tempo e falavam que não tinha cabimento o que eu estava falando. Agora começa a aparecer a preocupação com 2016. Os maiores patrocinadores não irão renovar ou não deverão renovar. A luta para 2016 será angariar patrocinadores que no mínimo cheguem perto do que estamos recebendo. Uma ida à Libertadores seria um bom começo, mas acredito que a melhor opção continua sendo a junção da chapa azul. "Por um Flamengo ainda maior". SRN

  • A renovação da Caixa com o time do lula foi rapida.

  • O cara simplesmente alertou pra realidade econômica que nos espera. Parece que a galera aqui preferia ouvir um discurso otimista e utópico do que um realista que alerta pras dificuldades que encontraremos pra manter o mesmo patamar. Esse cara é disparado o melhor vice presidente de todos (sendo, inclusive um dos poucos que manteve se na função do início até agora), conseguiu cumprir tudo que planejou e acertou todas as previsões.
    Pior do que uma notícia ruim verdadeira, é uma ótima notícia falsa…

    • O cara ta fazendo politica pra quem ele apoia que é o bap so nao vê qyem nao quer

      • Thiago…o Tostes sempre foi realista, mas sempre finalizou as entrevista otimista, mesmo em um quadro ruim…agora que ele é oposição está querendo ser mais realista que a realidade. Duvido o Flamengo ficar sem patrocínio, pode ser valores menores, mas terá. E outra ele poderia pontuar cisas que o EBM pontuou…a redução da parcela da dívida fiscal e a entrada da cota de transmissão que será um porrada considerável. E outra…se o Flamengo for a liberta…vai chover dinheiro.

        • Há pouco tempo atrás um colonista aqui do site mesmo, esqueci o nome, fez o cálculo do aproveitamento necessário para se chegar no G4 ao final do campeonato. Precisaríamos de aproveitamento semelhante ao do Atlético Mineiro, tipo 70%. Ou seja, improvável.
          De qualquer forma, concordo que esse discurso, seja realista ou terrorista, favorece a chapa do Wallin e Bap.

          SRN!!

  • O que que eles ( ele e a imprensa ) estão tentando com todo este terrorismo todo? Tornar o Flamengo ingovernável e derrubar o 'Carequinha', como outros personagens e outra imprensa, fazem fora do Fla? E se ele entende tanto de Marketing não esta no Departamento errado? Ou estará querendo deixar o campo fértil para alardear que só a nova Chapa poderá captar dinheiro e patrocínios no mercado? E se o Fla com maior vitrine, visibilidade, e credibilidade do mercado não arrumar como vão ficar os outros? Ficaremos sem adversários para enfrentar o ano que vem? Se o Clube da camisa feiona, que colocou um defunto no comando, sem nenhum bam-bam-bam do mercado como ele vai contratou um camisa 10 melhor do que nós e vai tocando a vida…Ah moleque com todo o seu realismo, quando você veio com a farinha… Flamengo é Flamengo porra!

    • Só uma observação: o vice não contratou camisa 10 melhor coisa nenhuma. Quem? Nenê master que está sem jogar há um ano? E ele é atacante. Andrezinho bichado?? E vc disse que o vice "vai tocando a vida"? Só se for pra segundona.

      • Qualquer um abaixo do 10º colocado por estar tocando a vida pra Segundona jovem. E se dependesse do Tostes podia estar a baixo do 15º, se é que tu entendeu alguma coisa do que leu fio.

        • Concordo contigo, parceiro, só não acho o Nenê esse camisa 10 melhor que o nosso. O que ele tem feito nos últimos anos? Qto ao seu ponto de vista sobre os bastidores da política rubro negra, concordo plenamente. E valeu pelo 'jovem' com os meus quarenta e tais. Kkk

      • Olha Elvis eu não gosto de discutir com ninguém da família rubro-negra não, e o que eu quis dizer foi que as Bigodudas com um defunto na Presidência, mas quebrado do arroz de terceira e sem o Rodrigo Tostes contratou um jogador de ponta que dispensa apresentações e que brilhou por onde passou, e sem Rodrigo Tostes cabeça coroada do mercado, gênio da lâmpada nenhum, e que eles não poderiam fazer isso porque eles tem que ficar é na lanterna ou sumir do mapa, porque enquanto eles estiverem pelo menos na Segunda Divisão eles ainda estão em bem, porque não tem comparação com nós. SRN

  • A conta é simples. É elevarmos nosso sócio torcedor para 250.000 sócios ao custo médio mensal de 30,00 e teremos R$ 90.000.000,00 ao ano. O problema é convencer essa torcida que somos grandes! SRN.

  • A viton 44 já falou que não vai renovar, a caixa se renovar vai ser por um valor baixo do esperado. Com o mercado brasileiro estar em crise o bom pro flamengo seria se classificar pra libertadores 2016, com a maior visibilidade que a liberta trás seria mais fácil conseguir patrocinadores. Seria melhor também o grupo dos Blues (original) estarem unidos, pois foi com eles que conseguimos estes patrocínios que ai estão, tornando a camisa mais valiosa do Brasil. SRN.

    • Saudações Júnior,

      realmente seria ótimo a Libertadores, e sabemos que hoje temos condições para isso. Não podemos esquecer que o Mundo estará de olho no Brasil a partir do começo do ano por causa das Olimpíadas, o que pode fazer com que não queiram perder a exposição da marca, pois tudo chamará a atenção. Se o Mengão participar mesmo da Sul-Minas, poderá ser uma carta na manga para negociação, não acha? Com relação aos BLUES, você está CERTO, pois com mais calma e menos coração, reconheço e enxergo que precisamos dos PILARES dessa estrutura, o ORIGINAL
      SRN

  • O cenário pode ser ruim agora, mas vai mudar. Quantas empresas não gostariam de patrocinar o time de maior torcida, maior visibilidade do Brasil?? Quem deve se preocupar muito com isso são os clubinhos pequenos (Botafogo, Fluminense, Vasco, etc), porque têm dividas grandes, receitas pequenas e visibilidade pífia. Flamengo só tem um rumo: o crescimento! SRN!

  • ano passado o patrocinio da Caixa tb nao estava certo, a renovação do ombro da Viton 44 e a ida dela para as costas no lugar da Peogeot que pediu para sair tb nao estava certo.. e mesmo assim ele fez o orçamento..externar essa preocupação agora pra mim é um discurso politico.

Comentários não são permitidos.