Como entender o planejamento do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Amigos! Fui surpreendido ontem com a notícia de que Kayke, no momento atacante do ABC-RN está esperando apenas a confirmação de pagamento da multa para se transferir para o Flamengo.

Para quem não sabe ou não se lembra, Kayke já é um atleta bastante rodado, 27 anos, foi cria do Flamengo, subiu para os profissionais em 2007 e desde então viveu uma sequencia de empréstimos para times de pequena expressão. Na equipe principal do Flamengo realizou apenas 4 jogos, sem marcar gol algum.

Em 2010 foi negociado com o Tromso da Noruega, rodou por times da Dinamarca e voltou em 2013 para o Paraná Clube, depois Nacional de Portugal, Atlético Goianiense e finalmente ABC de Natal, seu clube atual.

Analisando este currículo, fico me perguntando: o que fez Kayke, que com 7 anos de carreira profissional tem 38 gols, para despertar o interesse do Flamengo em sua contratação? Amigos, não consigo ver uma lógica na contratação deste atacante, onde estão os garotos da base? Será que não há um jogador que possa ser promovido aos titulares para ocupar a “honrosa” vaga de substituto do Guerrero? Como fica Douglas Baggio, que está na base e não consegue subir?

Nada contra o Kayke, que pode chegar e render tecnicamente, mas não consigo entender essa lógica, esse planejamento de aproveitamento da base. Você pode dizer: “Ah…estávamos sem opções de ataque!”, tudo bem, e por que Alecsandro e Eduardo foram dispensados? Cadê o planejamento nisso? Cadê a base? Isso não é blindar a base, isso é jogar fora um grande patrimônio do clube, aquilo que pode nos gerar grande receita.

Todos na base são mal aproveitados, todos. Lembro a vocês que Jorge, nosso lateral, está jogando por mero acaso. O destino conspirou para que o técnico não tivesse outra opção para a posição, só assim foi utilizado. Estou farto de contratações como a de Pico, Thalysson, Airton, Bressan, que veio e já voltou, entre outros.

Gostaria de saber quando o Flamengo vai fazer uma revolução no futebol, assim como foi feito no departamento financeiro? Não é possível sermos reféns de treinadores e outros profissionais! O clube deveria ter regras no departamento de futebol e qualquer profissional (jogador, treinador, executivos etc) deveriam estar alinhados para fazer parte do departamento, da base ao profissional. Algumas regras simples, a meu ver deveriam ser colocadas, como por exemplo:

  • Contratações para o time principal apenas para jogadores que chegariam pra ser titulares. Em qualquer outra hipótese a base deveria ser utilizada, a não ser que não possuísse atleta capacitado;
  • No início de cada ano, jovens da base deveriam ser efetivados no time principal. O elenco do ano anterior deveria ser analisado e as dispensas necessárias se fariam.
  • O clube deveria adotar uma filosofia de jogo a ser seguida em todas as categorias, chegando ao time principal. Tanto a formação, quanto as contratações, deveriam ser avaliadas dentro dessa filosofia;
  • Em caso de necessidade de contratação de um treinador, este deveria se enquadrar na filosofia do departamento de futebol do clube, não o contrário. O mesmo se aplica a qualquer profissional do departamento;

Estamos muito longe disso e, enquanto isso, vamos convivendo com o desperdício de talentos e o pior, desperdício de dinheiro. Imagino o quanto foi gasto na formação do Kayke, que saiu do clube sem render nada aos cofres e que agora volta, com o Flamengo pagando multa recisória.

Realmente, não consigo entender.

Vamos Flamengo!

Marcos Vinicius Beton Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esses que pedem jogadores da base são os primeiros a vaiar, recentemente vaiaram o goleiro Cesar, já vaiaram; Aldair, Juan, Leonardo, Leo moura, djalminha, marcelinho carioca etc… nao têm a menor paciência.

  • E da-lhe corneta. Karaio véio. Nada, nunca tá bom! PV, Cesar, Samir (chegou em 2011), Jorge, LA, Jajá, Matheus Savio, Baggio (vem sendo chamado, está treinando com os peofissionais), entre outros. É hora de apoio. SRN

  • Porque o CRF não aproveita ninguem da base ?? Douglas bagio, Matheus sávio, Jájá e mais alguns que deveriam ser aproveitados.
    PORQUE O FLAMENGO NÃO APROVEITA NINGUEM DA BASE ???

  • Pelo jeito o Douglas Baggio vai ser o novo Kayke. Flamengo não dá oportunidades pra ele (já tem 20 anos), daqui a pouco empresta ele pro Macaé, depois Paraná, Atletico – Go… Porra ! Bota o mlk pra jogar, pra que contratar um jogador que fez 38 gols em 7 anos de profissional.

  • assino embaixo, vc falou tudo. Pra que contratar jogadores pra compor elenco,sendo que tem a base. Tudo errado! Trouxe o kayke, mas o douglas pode muito bem ser o reserva do guerreiro. Devia ter uma regra mesmo, pra base subir e ser aproveitados e não trazer jogadores pra compor elenco.

  • Eu até concordo com as dispensas de jogadores viciados em derrotas como os nossos, sem personalidades, que tomam um gol e entram em parafuso.Mas pra trazer jogadores com história, com personalidade, agora igual a este já temos um monte.
    Uma coisa é ser vice artilheiro da serie B jogando pelo ABC, outra é jogar pelo Flamengo na serie A, que até jogadores esperimentados sentem.

  • Concordo ! E também não vejo a hora de ver o Jaja ser testado na vaga do Canteros. Mesmo que o Canteros seja nosso melhor e mais lúcido volante, acho que o garoto joga muita bola, e merece ter algumas chances. Pode acontecer o que aconteceu com Samir e Jorge. Jovens que entraram pra tampar buraco de outros jogadores, mas que com talentos incontestáveis, assumiram suas respetivas vagas e são unanimidade no clube.

  • A questão de "não aproveitar agora" e depois, de forma, "burra" dispensar e "recontratar" logo em seguida, não é uma peculiaridade do Flamengo. Vários outros Clubes é assim, gente! Inclusive, em clubes como Barcelona, Real, Chelsea. Dispensam, emprestam… e depois, voltam e contratam. Tmb entendo quanto às questões do Flamengo…. aqui é foda msm… parece que ninguém dá certo, incrível. Ops! Desculpe! Não dá certo não… incompetência dos que regem as categorias de base, pois vários outros inúmeros jogadores que dotam de "bem menos" talento, dão certo em outros clubes… Aqui é aquela coisa, né: Nem o Alex (que sou fã) deu certo aqui, era Craque de bola e estava no auge… Denilson, Edmundo… Foda… São poucos que conseguem ser ídolos… vestem o manto e são unanimidade.

  • Bem…eu tb gostaria de termos mais revelações na base, mas entendo perfeitamente esta estratégia do RC. Saíram caras que com a chegada do Guerrero prefiriram sair e o flamengo precisa de um centroavante já "testado" e ainda economiza uma grana. Com a saída do Cáceres, que tb acho tranquila…precisamos achar um bom volante de contenção.

  • Nobre Marcos Vinícius, eu também gostaria que mais revelações surgissem da base do Flamengo, mas neste mundo querer não significa poder. Em relação ao Kayke, o cara está com 20 gols só este ano, boa fase e joga como centro-avante. Em relação ao Douglas Baggio, ótima aposta, mas não faz a função do Guerrero, ele é pequeno, rápido e abre nas pontas. O estilo do Guerrero é bem diferente, ele joga no meio dos zagueiros fazendo o pivô para quem vem de trás, além de uma capacidade técnica indiscutível. O Barcelona tem mais de 100 centros de treinamentos espalhados pelo mundo e quantos eles sobem por ano? O último a ser aproveitado foi o Pedro há uns 5 anos atrás, categoria de base não é garantia de produção de craques todo ano, é uma aposta no desconhecido. Se quisermos fazer times baratos e que fiquem patinando todos os anos, podemos aproveitar a base toda, todos os anos, mas se quisermos fazer um time campeão, temos que selecionar somente os melhores. Nossa base revela bons jogadores, que hoje jogam no time titular, como: Paulo Victor, Samir e Jorge. Se surgir um novo grande talento, que suba para o profissional e ajude o Flamengo à evoluir. SRN

    • Samir é da base?

      • Participe da discussão… A nao, ta certo… Ele jogou pelo Flu, Audax mas o Flamengo o revelou, ta certo, desculpa ai.

      • A nao, ta certo, ele jogou pelo Flu, Audax, mas foi o Flamengo que o revelou, ta certo, desculpa ai.

      • Samir é da base do Departamento Médico. Cujo técnico é o Dr.Runco e o assistente é o Dr. Tannure! hahaha

        • Kkkkk

      • É sim, em 2011 foi trazido do Audax do Rio para jogar na base. Ele teve sua estreia no profissional em 2013 ou 2014. É o mesmo caso do Matheus Sávio.

  • Texto bem coerente, acho que deveriam dar chance pro Douglas Baggio, gostaria de entender também pq a paciência com a base é menor do que com os que são contratatos vide Gabriel que joga, joga, joga não rende nada enquanto o Jaja nem testado é…também acho inadmissível que na base não tenha um lateral direito do nível do Pará ou Ayrton realmente algumas contratações são desnecessários, mas o clube acaba virando refém do treinador que é contratado, pois ele chega indica depois vai embora e o clube fica com o ônus dessas mediocridades que eles trazem. Sem mais…

Comentários não são permitidos.