Um profissional que se escora no sofrimento de um povo historicamente excluído e erroneamente marginalizado pela sociedade, a fim de esconder suas próprias deficiências profissionais. Um cidadão que se aproveita da cor da pele para se vitimizar quando o que está sendo questionado é o seu trabalho exclusivamente profissional, seja por insistência no erro de escalação – três volantes – ou pelo mal preparo físico de atletas que não conseguem completar 90 minutos de partida sem pedir substituição, ou ainda, pelas substituições absolutamente questionáveis que claramente prejudicam seu empregador.
Um treinador (sic) que não consegue vencer partidas como mandante e que insiste em entregar pontos fáceis para times claramente inferiores. Um técnico de futebol que trabalha no Flamengo, clube com a maior torcida negra do planeta, onde vários de seus ídolos também foram negros (Carlinhos, Ladrilheiro, Andrade, Adílio, Jayme.. Apenas para exemplificar alguns) e que reclama que as críticas que têm recebido tem caráter exclusivamente racista por ter nascido negro.
Patético, covarde, oportunista… Dá pra acreditar que esse cidadão é treinador de futebol do mais miscigenado clube do mundo? Se existe racismo neste caso, Sr. Cristóvão, então foi o senhor quem acaba de cometê-lo. Se aproveitar de uma questão histórica tão triste para justificar críticas e manter seu emprego por mais algumas rodadas é a maior ofensa que uma comunidade que de fato sofre racismo todos os dias pode aturar de um cidadão negro. Ao invés de colaborar com a causa, o senhor acaba de diminuí-la. Tome vergonha na cara e vá treinar o time, melhore o condicionamento físico dos atletas e não tire o Alan Patrick para colocar mais um volante.
Por fim, independente da cor da sua pele, se transforme em homem de verdade. Aprenda a escutar as críticas e deixe o oportunismo de lado. Combata ferozmente o verdadeiro racismo, que infelizmente muitos sofrem todos os dias, mas jamais o use para justificar seus erros. Admita suas falhas, aprenda com elas, e quem sabe assim ganhará a simpatia, respeito e admiração até mesmo dos que hoje te criticam, como eu. Até lá, para não perder o costume (até porque o senhor tem demonstrado merecer)… #FORACRISTÓVÃO. E não se esqueça meu senhor… Somos Rubro-Negros de alma, temos todos uma nega chamada Tereza !
_________________________
Bate Pronto: E se o leitor não concordar… Você acredita que Cristóvão sofra racismo no Flamengo por ser negro?
Música do dia: País Tropical – Seu Jorge (Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza)
PS: Deixa o seu comentário aí e vamos debater !
SRN, Luis Eyer.
luis.eyer@colunadofla.com
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.
Absolutamente pertinente seu comentário! Alem de incessantemente tirar Alan Patrick ,insiste c o patetico Gabriel, demora a substituir ( vide o jogo contra o Santos quando o time era engolido tática e fisicamente e ele se limitou a tirar o Alan inexplicavelmente p colocar o peladeiro Gabriel) e quando o faz é sempre sem critério! Fraco! Não pode treinar o Fla! Amauri de SA ( negro), SRN
Alem de cego ele é surdo também….
A gente chama ele de BURRO(o que ele não cansa de mostrar) mas parece que ele ouvi MACACO…..
Já que não esta gostando se Cristóvão, então PEDE PRA SAIR…..
Parece que vc é mais burro que ele intao pq ele falou da imprensa e não da torcida.
E vc é mais burro que o burro que é mais burro que ele, ele falou da torcida sim, quem vem perseguindo ele, por motivos profissionais é a torcida e não a impressa!!!
Kkkkkk assista à entrevista na espn, depois comenta, normalmente as coisas funcionam assim.
Ótimo texto … Realmente esse técnico (?) que aí está é " patético, covarde, oportunista"
esse cara é um mané, eu não aguento mais olhar para fotos desse cara na net, não pela cor, pela religiao, ou coisas parecidas, mas sim pelo pessimo trabalho que esse mane esta fazendo no clube ao qual torço, muito fraco profissionalmente, agora estou vendo q tbm é fraco como pessoa, emocionalmente, se esconde atras de fatos tristes do passado para encobrir os seus erros profissionais.
Essa coisa de racismo do Sr. Cristóvão, é muito sério e, isso pode manchar a história da instituição flamengo e de sua torcida, aja vista o Grêmio que é tido como time de torcida racista. O Andrade também sofreu muitas críticas como técnico do flamengo, mas não foi covarde de inventar uma história medonha como essa. Até Tele Santana que montou uma seleção, liderada por zico, que jogava futebol bonito sofreu várias críticas, porque o Cristóvão não pode ser criticado? Ele ganha muito bem e está usando isso para não ser demitido, o problema é que não se deve brincar com isso, o
racismo é pagina negra em escala mundial e o flamengo não contribui e nunca contribuiu para esse mal !!!!
Engraçado que Jayme, Andrade, Carlinhos, todos treinadores negros nunca reclamaram disso. Pq será?
Pq todos foram competentes no seu trabalho e nunca precisaram se fazer de coitados para permanecer no cargo.
Essa acusação feita por esse jumento é muito grave e pode sim manchar o nome FLAMENGO!
O sr poderia ser branco, pardo, azul, a cor q fosse, poderia ate ser da puta q pariu. Mais se nao tiver competência no trabalho seria criticado da msm forma.
Seja homem e assuma as cagadas q fez!!
É. Parei com o site…
Que bom!
Parabéns! Queria ter escrito esse texto
Ótimo texto. Já existem tantos problemas reais de racismo, é patético ver alguém usar este problema tão grave como escudo. Sou contra o racismo e qualquer tipo de preconceito, e isso que o senhor Cristóvão está fazendo é uma ofensa à todos aqueles que lutam por uma causa. Utilizar um gravíssimo problema social para usar com escudo contra sua demissão é algo que me traz tristeza e reflecção. Antes achava o Cristóvão um cara boa praça sem muita esperiência no futebol, depois disso, vejo ele como um covarde e oportunista. #ForaCristóvão. SRN
Thalmus, espero que vc nunca tenha o desprazer de passar por isso , porque so passando pra ver como nos sentimos tão incapaz, sobre certos seguimentos, o racismo é um mal que deveria ser suncumbido, o Cristóvão esta certo em relatar isso pois pior é ficat calado e se for provado que foi cometido esse racismo, que o meamo pague sendo preso e processado, para que outeo nao use do mesmo preconceito
Se ele vem sofrendo com isso, ele não pode generalizar a torcida ou até mesmo a imprensa!!! Sobre o "Mourinho do Pelourinho" foi um comentarista (RMP) quem disse. e só. E não vejo isso como descriminação racial, e sim como descriminação contra o povo nordestino, mas opinião é opinião!!!SRN
A melhor maneira de evitar que isso se repita é denunciando os responsáveis. A partir do momento que você só diz que acontece e não aponta os culpados, não está fazendo nada mais do que reclamar e se esconder atrás das desculpas. Se houve ato racusta, qur os culpados sejam punidos. Agora, não podemos misturar os maus resultados com o que o Cristóvão acreditar que há algo a mais contra ele.
Saudações NAÇÃO e Luis Eyer,
parabenizo pelo texto mais que coerente, pois não se pode levantar uma cortina de fumaça apelando para uma questão muito séria como o Sr Cristóvão Borges faz. É mostrar cada vez mais, o completo desconhecimento desse Sr em relação a história do FLAMENGO. Não somos um clube elitista, somos POVÃO e MISCIGENADOS, com muito orgulho pois é o que torna essa NAÇÃO mais linda. Eu era admirador da postura respeitosa, humilde, conduta séria e pelas referências que outros profissionais teciam sobre ele, e cheguei a pensar que influências internas atrapalhavam o seu trabalho por onde passou, mas eu me enganei, me deixei levar pela fala mansa de alguém que se auto intitulava grande estudioso do futebol (me faz lembrar o Mano Menezes com toda aquela "oratória"), ao invés de analisar de maneira fria e racional.
Até que ele prove o contrario, tem demostrado ser um técnico que não aceita criticas, não tem a humildade ver que 3 volantes não funciona (só no jg do Inter com time misto, chovendo e fator Guerrero), e que o aproveitamento de 45,2 % no Brasileirão 6v 7d 1e = 14 jgs (19 pts em 42 possíveis), é a maior demostração do quanto esta equivocado. O Jorge só surgiu por obra do destino, pois se não fosse um entrave do Armero, ele estaria fadado ao sub 20, e como ele temos o Jajá, Matheus Sávio e Douglas Baggio, que já mostraram ser diferentes daquela "geração" que tanto fizeram alarde. Se mostra incoerente nas substituições e analises do jogo, com uma conjuntivite aguda na leitura do jogo. É hora de ter coragem e fazer um MEA CULPA, e aproveitar a chance de treinar MENGÃO e fazer história com ousadia, pois se botar o time para jogar com OUSADIA no ataque, pois a NAÇÃO irá apoiar mesmo em face de uma derrota. É insuportável ver o time com cara de derrotar antes mesmo de começar a partida, e ai não a Amor que resista.
ISSO AQUI É FLAMENGO, E O RESPEITO SEMPRE ESTEVE PRESENTE
TUDO PELO FLAMENGO, NADA DO FLAMENGO
SOMOS Rubro NEGROS COM ORGULHO
SRN
Nao é a toa que so 21% da população brasileira consegue ler e comprender um texto, o cara falo que a imprensa o discriminou e nao a tocida, a8 vem um burro e escreve tudo isso e pior outro ainda acreditam
Sergio, a imprensa não vem criticando sintematicamente, que mvem fazendo isso é a torcida!!!!Ele quis dizer que a torcida vem o perseguindo, sim!!!Mas o maior cego é aquele que não quer ver!!!Sendo assim acredito que vc está nesses 21% da população!!!
Talvez sim talvez nao, mas se vc mesmo ent3ndeu ele fqlou imprensa e a imprensa esta falando tocida, agora veja a sua porcentagem, pois pior é a cabeça primitiva que nao consegue ver seu erros
O debate é justamente sobre isso, uma pessoa que não admite e aprende com seus erros, esse é Cristovão!!!!Ele já havia reclamado de preconceito contra a torcida do Vasco, aquele clube que abriu as portas para os negros no futebol. Mas respeito sua opinião, me desculpe se fui rude!!!SRN.
Valeu
Saudações Sérgio,
revi a entrevista do CB, e você tem razão quando não é direcionado a torcida, e sim a imprensa, mas a questão é, não se esquivar da culpa por um trabalho equivocado, tirando o foco para uma questão tão séria e degradante. Somos chamados de Bandidos, Flavelados, e muito mais, mas nem por isso ficamos de mi mi mi. Vá e processa quem o chamou de Mourinho do Pelourinho, o sistema judiciário serve para isso, pois o Andrade sofreu preconceito por parte da imprensa por ser um técnico novato e negro, e não veio a público reclamar. A melhor resposta se chama TRABALHO, e se tiver que ser em dobro, que seja para calar bocas cheias de tanta ferocidade. Muito cuidado ao chamar alguém de burro, pois não é o caminho mais inteligente a ser tomado para uma discussão. Levantar questões e desenvolver debates é sadio,e devemos exercitar nesse espaço que nos permite essa "liberdade". O Luis Eyer levantou a questão do CB desviar o foco do fraco rendimento do time para uma questão dos bastidores da noticia. O racismo sempre existirá infelizmente, em qualquer lugar, inclusive até dentro do próprio FLAMENGO, mesmo que seja composta por uma minoria "insignificante", mas que revolta. O autor dá a liberdade para quem quiser discordar se manifestar, pois é do interesse do próprio a nossa opinião.
Respeito a sua opinião, mas a interpretação é algo muito pessoal, e nem sempre conseguimos traduzir exatamente em palavras o que sentimos.
Valeu, SRN
MANDA ESTE CRISTÓVÃO TOMAR NO CU ESTE ARROMBADO QUER SE FAZER DE VÍTIMA SOBRE A SUA BURRICE EXCESSIVA
Tanto Andrade e Jaime como o Cristovão foram sim vítimas de racismo. O Mano Menezes e o Luxemburgo faziam o time jogar da mesma forma que o Cristovão e não sofreram o mesmo tipo de perseguição da imprensa e parte da torcida. Nunca deram o crédito para o Andrade pelo campeonato brasileiro de 2009, ganhamos por causa do Pet e Adriano, se tivesse perdido teria sido por culpa do Andrade. Hoje acontece o mesmo, se vence é por causa do Guerrero e Emerson, se perde a culpa é do Cristovão. Isto é discriminação sim. O RMP é exemplo que o racismo continua vivo e atuante no Brasil e infelizmente não é só ele.
Simples, Andrade e Jayme são tecnicos te tiro curto, ele não conseguem se manter em um bom nível por muito tempo, simples assim!!!Agradeço aos dois, mais não são técnico pra um longo tempo, Andrade saiu do Flamengo e foi treinar o Paysandu, o Jacobina e o Barra do Piraí e o Jaime ficou 1 ano desempregado, se não é bom para os outros clubes, pq seria bom para o Flamengo?
E sem essa de Racismo né. o Ney Franco teve a mesma rejeição que o Cristóvão, só que durou menos pq a diretoria era menos teimosa!!!!SRN.
Sem entrar no mérito de erros e acertos que o Cristóvão possa ter tido, vejo pedidos de demissão por aqui desde o segundo jogo após ele assumir o time. A postura é semelhante em alguns setores da imprensa. Pode ser porque ele não é um medalhão (a paciência com o Luxemburgo após 6 meses de um futebol medíocre foi muito maior), mas chama a atenção. E quando há comentários que o desqualificam citando sua cor (me refiro a um comentário reproduzido pelo próprio Cristóvão, não a nenhum que tenha lido), começa a ficar claro que parte da implicância pode ser sim racismo. Ninguém precisa vestir a carapuça por isso. Quem discorda do Cristóvão apenas por questões técnicas, ótimo! Está em seu direito. Mas ele é quem ouve todo tipo de comentário e xingamento, incluindo os que se mostram muito mais pessoais do que por motivos técnicos, ele é quem sente na pele o racismo provavelmente desde que nasceu. Eu, branca, não sei o que é isso e não acho que possa desmerecer suas motivações para comentar essa situação. Quem viu a entrevista percebeu que o comentário foi direcionado principalmente à imprensa e os jornalistas da ESPN fizeram questão de frisar que a declaração foi dada antes do jogo contra a Ponte (quando o Flamengo vinha de 2 vitórias e 1 empate). Na minha opinião, é preciso coragem pra falar sobre preconceito no Brasil, ainda mais em tempos de tanta intolerância.
OBS: Como os demais comentários aqui, essa é uma opinião pessoal. Não vou bater boca por visões diferentes.
Quem defende o cristovão sugiro q compre uma pomada chamada KY lambuse na cabeça da piroca do Cristovão e sente em cima!!!
Tnc seus merdass!!
Será que não enxergam q esse idiota ta acabando com o time!!!
# ForaCristovão
QUE TEXTO podre… o leitor foi enganado e induzido a dar ibope ,nao existe racismo. mas nao é´passivo de ataques como o cristovao vem sofrendo
Esse tal de luis eyer é lixo da pior espécie !!! Podre !!
Olá companheiro! Gostaria simplesmente de agradecer por tão bem escolhidas palavras pra exemplificar um sentimento de indignação, decepção, ira, e tantos outros que estamos sentindo ao ver esse senhor utilizar de forma tão pífia um elenco médio/bom,porém muito melhor que tantos espalhados pelos times do nosso campeonato nacional. Queremos mudança,e concordo que o treinador é em muitas vezes sacrificado como principal figura quando há tantos Mals resultados como ultimamente no nosso Flamengo. Porém ao ver tantos erros em que a infantilidade desses mesmos se mostra tão claramente,o sentimento é a razão nos falam e mostram que a mudança é necessaria. Torçamos para que nosso ano não acabe mal e que nosso Flamengo seja cada vez mais forte! Um abraço!
muito burrro esse CB. fica ai inventando desculpas para se defender da sua incompetencia, dos piores tecnicos que passou pelo fla esse eh o que mais odeio.