Amigos! Fui surpreendido na segunda-feira desta semana com um desabafo do nosso técnico Cristóvão Borges no programa Linha de Passe da ESPN Brasil. Neste depoimento, ele confirma suspeitas feitas por jornalistas integrantes da bancada de que vem sofrendo perseguição e críticas mais veementes por ser negro, ou seja, confirma que vem sofrendo racismo.
Apesar de deixar claro que isso não é um comportamento da torcida do Flamengo em geral, e que estava direcionando o desabafo para parte da imprensa, isso me deixou muito incomodado. Estou à vontade para falar, pois, na infância e adolescência, estudei em uma escola tradicionalíssima de Brasília, e por não ser um homem tão caucasiano assim e ainda por morar em um bairro de COHAB e sem tantas posses como os demais alunos, sofri com preconceito também.
Pessoalmente, não consigo identificar tais atos de racismo partindo da torcida nem da imprensa. Pra mim, tal pressão vem do fato do time estar perdendo pontos nos jogos em que estamos melhores e a percepção clara de que as modificações realizadas no time fazem com que o desempenho caia vertiginosamente. Claro que percebemos que o time hoje é melhor do que a bagunça deixada pelo seu antecessor Luxemburgo, até porque Cristóvão recebeu jogadores de qualidade para trabalhar, mas as críticas ao trabalho do treinador, a meu ver, são justas. Apesar de uma análise divergente de Cristóvão, nos últimos 3 jogos percebo o time muito mal em um dos tempos. Ou entramos com uma formação errada e temos um primeiro tempo desastroso para que depois venham as modificações e o time melhore, como no jogo contra o Goiás, ou o contrário, temos um bom primeiro tempo e as modificações desmontam nosso time, como nos jogos contra Santos e Ponte Preta.
Não posso acreditar que sofremos de um “racismo seletivo”, onde tivemos Carlinhos Violino sempre aplaudido e com um busto na gávea, Jayme de Almeida ovacionado, Andrade idolatrado como jogador e treinador e só o Cristóvão seja vitima de racismo. Toda a crítica está relacionada ao desempenho do time em campo. A tolerância da torcida é afetada por diversas variáveis, mas em nenhuma delas está o fato do treinador ser negro. Não tenho receio de sermos rotulados como racistas. Logo a torcida de mulambos? Logo a urubuzada ser racista? Logo a torcida que canta orgulhosa “Festa na Favela”? Que grande contrassenso seria!
Cristóvão, uma dica: Não deixe no ar uma acusação tão séria como racismo. Não fale em setores da imprensa e parte da torcida. Uma acusação como essa deve ser pessoal, identificada. Se você se ofendeu ao ser chamado de “Mourinho do Pelourinho” como disse no programa de TV, processe quem proferiu tais palavras e vá até as últimas instâncias para que se sinta justiçado, mas não impute a mim e a meus irmãos rubro-negros, que em sua maioria também são negros, a pecha de racista.
Cristóvão, não utilize o fato de ser negro como muleta para a pressão que vem sofrendo por maus resultados. A torcida não aliviará as críticas pelo simples fato de você ver componentes racistas nelas. As criticas são ao seu trabalho. Você está no time de maior torcida do país, onde tudo é aumentado, para o bem ou para o mau. No nosso time, até um pum em treino virou notícia de primeira página nos sites especializados. Se sinta orgulhoso por estar em uma posição de destaque pelos seus méritos num país onde sabemos que negros e pobres dificilmente têm uma oportunidade. Você é um vencedor. Aja como um!
Vamos Flamengo!
Marcos Vinicius Beton Amorim
Perfeito!
Perfeito! Onde assino?
Ótimas
colocações, só acho que ele tem que fazer as mudanças para poder
encontrar o time ideal, ele ainda não teve tempo para isso, acho que a
torcida perdeu a paciência com ele sem dar chance dele tentar
trabalhar…….posso até estar errado mas eu acho que se deixar ele
trabalhar ele vai apresentar um trabalho acima da média…….boa sorte
ao nosso mengão.
Que texto maravilhoso…falou tudo que precisava ser falado…agora é só enquadrá e levar lá no CT do Flamengo e pindurar….pra ver c essa cara-de-pau e covarde…ainda vai ter coragem de falar merd..! Marcos Vinícius Beton Amorim PARABÉNS !
É só assinar!? Onde???
Para de mimimi CB, aqui não é faísca nem patético mimimineiro.
Estás no MAIS QUERIDO DO BRASIL!!! Sinta-se honrado e eternamente grato pela oportunidade.
Quando assinar passe a lista pra mim.
Ridículo o CB… perdeu a condição moral de treinar o Flamengo com essa declaração. Temos time para ganhar os dois últimos jogos. Ele que é covarde e retranqueiro.
Cara, vou ser bem sincero, o ser humano, nao tô falando especificamente do brasileiro, é bom deixar bem claro, tem uma certa inclinaçao a ter sentimentos preconceituosos. Só quem sofre esse menosprezo traumatizante sabe como é, e tem o direito de se indignar. Talvez até pior q uma atitude racista seja a tentativa absurda de cercear o direito do desabafo, questionando a sua real intençao sem conhece-lo intimamente. Em nenhum momento vi o péssimo treinador generalizar. Ninguém q sofre com o racismo brinca com esse sentimento. É obvio q o Cristovão sofreu injuria racial. Só aq na coluna já vi alguns comentários, imagine em outros veículos e redes sociais. "Pega esse cú preto e vaza do Flamengo!" Só pra ser mais especifico do tipo de comentário q já vi aq.
PS.: Eu não sou negro.
Outra coisa. "Eu nao sou um homem tao caucasiano assim." Tu tá de sacanagem, né, parceiro? Eu tbm sou pardo e sempre fui pobre. Vc querer comparar de alguma forma uma ofensa racista com a sua situaçao foi absurdamente ridiculo.
Caro amigo Pilosgromiro faço minha as suas palavras, não estou de acordo com a escalação de determinados jogadores efetuados pelo técnico, mas usar o racismo com o intuito de agredir o técnico é demais não!!! Esses são pessoas covardes se escondem atrás de comentários e todos como Fakes, pois não tem coragem de se mostrarem.
Odiei esse "coitadismo" do CB por causa das criticas recebidas, ele alegar que foi racismo foi um golpe baixo pra tirar a atencao das pessimas decisoes dentro de campo.
Estavamos com o jogo ganho contra o Santos e o animal vai la e tira o Alan Patrick matando a equipe.
O mesmo aconteceu contra a ponte, ta certo que tivemos muitas (muitas mesmo) e nao conseguimos vencer o jogo, mas pq mexer no time de novo se esta bem?
Jogador ta cansadinho?? Os caras tem do bom e do melhor e nao tem condicoes de jogar 90 minutos??
Como o Zico mesmo disse: nao existe esse negocio de pedir pra sair por cansaco, ainda mais jogando pelo Fla em pleno maracana.
Resumo da opera; pare de se vitimar, tome uma decisao de cabra macho e peça pra sair pra treinar seu amado vasco que precisa MUITO de vc!
SRN
Parabéns.. belo texto
E seu bandeira está ficando feio vc ficar comprando briga para manter este bosta deste Cristóvão Bosta em
Alguns torcedores do CRF são burrros ( E muito Burros ! ).
Exemplos : Aqueles
ganhamos no 4-4-2. e esse esquema tem que continua,outro partida sai eweron e entra querreiro, assim e flamengo manos