Cristóvão Borges deve mesmo ser demitido?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Hoje serei uma voz contraria a maioria. Entendo que o futebol é algo absolutamente emocional. Mas a diretoria tem que se pautar por ações baseadas na razão. E a razão, em prol de uma filosofia e de um futuro melhor, me leva a entender que o Cristovão não deve ser demitido.

É fato que o próprio Cristovão Borges não anda se ajudando ultimamente. As recentes declarações, dizendo que as criticas direcionadas a ele têm algum cunho racista, são pífias. Vou me limitar a dizer que todas as críticas que vi feitas pela torcida são relacionadas ao trabalho que ele vem executando. Porém, penso que antes de sairmos com nossas tochas, foices e forcados devemos avaliar alguns pontos:

1) Temos que parar com a baboseira de “salvar o ano” trocando de técnico pura e simplesmente. O ano de 2015 já foi perdido. E isso aconteceu ali entre Dezembro de 2014 e Janeiro de 2015. Temos que parar de ser imediatistas e entender que futebol atualmente se faz com planejamento. Mesmo a sempre agradável conquista da Copa do Brasil apenas esconderia que o planejamento e a construção do time e do elenco esse ano deixaram a desejar mais uma vez. Esse é um time pra ser pensado pro ano que vem. Esse é mais um ano em que ficar ali no meio da tabela é o destino reservado ao Fla e qualquer coisa acima disso será surpresa. E eu vou mais longe…ganhar essa Copa do Brasil pode ser até nocivo ao Fla pensando no médio prazo. E acredito que aqueles que querem a queda do Cristovão de imediato entendem o porquê de eu escrever algo que parece tão absurdo.

2) Saindo o Cristovão quem entra no seu lugar? Se for pra demitir o Cristovão por um técnico excelente, tipo o Sampaoli, Ok. Agora, se for para demitir o Cristovão, que é um técnico comum, pra colocar outro técnico comum, tampão mesmo, além de ser algo pouco produtivo, provavelmente vai atrapalhar o planejamento pro ano que vem. Oswaldo de Oliveira parece ser o preferido da nossa torcida entre os que estão “na pista pra negócio”. Sinceramente, esse é o técnico que vocês querem ver no Flamengo para passar 2016 inteiro? Eu não. Nem ele nem o Cristovão por sinal. Mas temos que pensar em um técnico que fique no Fla por mais de uma temporada. É necessário que se implante desde já uma filosofia de dar tempo aos técnicos que são contratados. Uma filosofia que pregue trabalhos a médio e longo prazo. Não há condição e não iremos a lugar algum se continuarmos com essa média de 3 técnicos por ano. Trocas não devem ser feitas exceto em casos como o do Ney Franco. Acredito que ao fim de cada temporada deve ser feita uma avaliação sobre o decorrer da temporada e sobre o técnico que se deseja para liderar o time no ano seguinte. Supondo que o Cristovão chegue ao fim do ano, a diretoria deve avaliar seu trabalho e decidir se ele é “o cara” para montar e liderar nosso time ou se outra pessoa, com outro perfil já definido, deve ser trazida. E essa escolha deve ser feita com critério firmeza. É uma escolha fundamental para o decorrer da temporada seguinte.

3) Cristovão Borges erra e acerta como qualquer outro ser humano. Em que pese os momentos de teimosia extrema, como insistir com os 3 volantes ou ao fazer trocas contestáveis e achar que acertou, gostaria muito que a cobrança que a torcida está fazendo a ele fosse estendida também aos jogadores, afinal, nesse jogo contra a Ponte Preta por exemplo, não me lembro de um só gol perdido pelo Cristovão…

4) Ainda que consideremos os erros do Cristovão, seja em algumas escalações, seja na leitura no decorrer de alguns jogos, há de se pesar que ele já chegou na indesejável situação de bombeiro, para reconstruir a terra arrasada deixada pelo “pofêxo”. É inegável que o time evoluiu de lá pra cá. Mesmo se considerarmos os reforços, parte dessa evolução também deve ser creditada ao trabalho do Cristovão. Também é inegável que essa situação de chegar ao time no meio do ano é bem complicada pra um técnico. São menos de 20 jogos com um elenco que ele não ajudou na montagem e não tem total conhecimento sobre o mesmo. O normal vai ser o time oscilar. Situações onde um time evolui ferozmente com a simples troca de um técnico por outro, caso esse outro não seja um Guardiola, devem ser tratadas como exceção e até mesmo geram suspeitas quanto ao comprometimento dos boleiros envolvidos no “milagre”.

5) Lembrando novamente que por conta do planejamento e da construção do elenco o objetivo desse ano lamentavelmente é permanecer na Série A e trabalhar na construção de algo melhor no ano que vem, considero UMA TEMERIDADE trocar o técnico na situação presente. Não estamos jogando um futebol de time rebaixado (apesar de realmente esperarmos resultados e atuações melhores que as atuais ), o time não está na “zona da confusão” ( mas ainda está relativamente próximo ) e os jogadores parecem estar fechados com o técnico. Aqueles que acompanham futebol sabem o quanto isso é importante numa situação dessas e qualquer tipo de abalo pode desestabilizar o time nos levando a algo muito ruim ao fim dessa temporada.

6) Pelo amor de Deus…nada de Jayme…nada de Andrade. Com todo respeito e admiração a ambos e a tudo que conquistaram como jogadores e técnicos eu não acredito que eles sejam os mais recomendados para liderar o Fla nesse momento e em 2016 ( médio e longo prazo, lembram?).

Adianto que o Cristovão não é o cara que eu gostaria de ver a frente do Fla em 2016. Mas espero sinceramente que ele consiga permanecer até o fim do ano e que no fim do ano seu trabalho seja avaliado de forma mais justa. A conferir cenas dos próximos capítulos…

Saudações Rubro Negras!!!

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • SEJAMOS SINCEROS : O CRISTOVAM BORGES NÃO CONSEGUE TRABALHAR COM ESSE GRUPO, TEM QUE TROCAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ANTES QUE SEJA TARDE, ELE NÃO PODE RECLAMAR DOS REFORÇOS QUE TEVE, SE FOSSE UM BOM TÉCNICO ESTARIA NO PROPRIO VASCO OU FLUMINENSE. TODO MUNDO ODEIA O" CRIS" FORA BORGES!!!!

  • Em todos os comentarios não vi algo primordial, que está sendo despercebido: O maior problema do Flamengo chama-se Goleiro. Aquele rapaz que substitui o Paulo Vitor é muito fraco. Defende mal demais. Leva gol que nenhum outro goleiro da primeira divisão levaria. Não tenho nada contra o ser humano. Falo profissionalmente. Infelizmente ele não tem condições de estar num time como o Flamengo. Mesmo o Paulo Vitor não é lá essas coisas, embora seja um bom defensor de penaltes. O Flamengo precisa urgentemente de um grande goleiro, muito mais que de um novo técnico, ou outro jogador de qualquer outra posição. Obrigado pela oportunidade. Que Deus abençoe a todos

  • Em todos os comentarios não vi algo primordial, que está sendo despercebido: O maior problema do Flamengo chama-se Goleiro. Aquele rapaz que substitui o Paulo Vitor é muito fraco. Defende mal demais. Leva gol que nenhum outro goleiro da primeira divisão levaria. Não tenho nada contra o ser humano. Falo profissionalmente. Infelizmente ele não tem condições de estar num time como o Flamengo. Mesmo o Paulo Vitor não é lá essas coisas, embora seja um bom defensor de penaltes. O Flamengo precisa urgentemente de um grande goleiro, muito mais que de um novo técnico, ou outro jogador de qualquer outra posição. Obrigado pela oportunidade. Que Deus abençoe a todos.

  • São um bando de ciclópicos esse que creditam todas as nossas derrotas ao 'Professor' Cristovão Borges. Concordo com algumas coisas que o amigo disse aí, agora mandar o treinador embora pra trazer um "medalhão" que faça um trabalho de médio e longo prazo no Flamengo, tá de brincadeira. E desde quando a nossa torcida deixa ninguém fazer trabalho de médio e longo prazo? Trabalho de médio prazo no Flamengo é de 3 semanas e de longo é de 3 meses, e é por isso também que vivemos atolados na m*** quando se trata disputa de grandes Campeonatos como o Brasileiro ou a Libertadores. Outra coisa é a troca de 'Grupo Politico' no comando do Clube que se bobear acontece de 3 em 3 anos e afasta investidores e patrocinadores que não vão colocar os suas ricas moedinhas aonde reina a instabilidade.

  • Em primeiro lugar, temos vários jogadores que seriam titulares na maioria dos times do Brasil, citando: Paulo Victor, Samir, Jorge, Jonas, Canteros, Everton, Cirino, Ederson, Sheik e Guerrero. Quem tem dez jogadores de alto nivel dentro do futebol brasileiro? O papel do técnico é saber encaixar os melhores jogadores do elenco e criar uma tática para eles jogarem, não ter uma tática definida e tentar encaixar os jogadores nela. Não somos um Barcelona ainda para fazer isso. Segundo, não vejo nada perdido para 2015, estamos há 8 pontos da Libertadores e 14 pontos do título (este bem mais difícil), e temos 20 jogos, com 60 pontos para disputar. O líder deste ano tem 68,5% de aproveitamento, não tem nenhum time disparando, o campeonato está muito equilibrado e dá para chegar. Em relação ao Cristóvão, prefiro que seja mandado embora e dê espaço ao Jayme, que vai fazer o feijão com arroz e pelo menos botar os melhores para jogar. Nenhuma melhora é responsabilidade do Cristóvão e sim a chegada de jogadores, que estão decidindo algumas partidas. Nossa defesa tem um monte de gente e cada ataque é um desespero, não sei o que o cara está treinando. Nosso meio não existe, nossos ataques são fruto de chutões dos zagueiros. No ataque não vejo nenhuma jogada ensaiada, fazemos gols porque os jogadores são diferenciados. Resumindo, qualquer energúmeno faria melhor que o Cristóvão. SRN

  • Pergunta direta, resposta simples: SIM, o Cristóvão deve ser demitido.

  • a diferença do time do Cristovão pro do Luxa é que eles estão com o mesmo aproveitamento, só que o Cristovão tem Sheik, Guerrero, Alan Patrick, Ederson, Jorge, Cesar Martins e reservas para as duas laterais. Sim o time ta jogando melhor do que antes, mas mais pelos jogadores que tem do que por competencia do cristovão e o luxa ainda tava valorizando a base, coisa que o cristovão não faz.

    • Qual esquema o time jogava quando o luxa era o tecnico, quanto tempo o luxa teve pra arrumar esse time fira uma pre temporada e mas 30 dias em atibaia, agora me diz como o cristovam ta jogando com esse time, que toda hora 9u chega alguem ou sai alguem pro dm
      Uma coisa que eu falo niguem é obrigado a gostar do tecnico, mas falarque otime ta jogando desse jeito e o tecnico nao tem nada aver com issso e dose

  • O cara tá indo bem no flamengo apesar dos tropeços que são normais pra quem tá tendo que implantar um conceito moderno de jogo no meio de uma temporada e com pouquíssimo tempo de trabalho, Espero e torço muito pra que ele tenho longevidade no mengão pq isso significará muitas coisas boas!

  • O luxa em todo clube que vai deixa terra arrasada quando sai, foi assim no santos, foi assim no fluminense, foi assim atlético mineiro e o Cristóvão está tendo que começar tudo do zero novamente!

  • Sheik que está comandando o time, por isso defende tanto a permanência do CB, ficou claro isso ontem, já aconteceu isso várias vezes no Flamengo inclusive em 2009…ele que manda e por isso o time está melhorando

  • Uma vitória e boa apresentação do time, apesar da zaga continuar falhando e muito não eximi o Cristóvão de suas Burrices, o time evolui bem ontem, principalmente com Sheik, Ederson e Alan Patrick, esses três deram uma boa sustentação ao time. Já a zaga continua fraca, qualquer bola alta é perigo de gol, ninguém sobe para tirar a bola, apesar de todos marcarem a mesma ao invés de marcar o adversário, Walace mostrou definitivamente que está em péssima fase, espero que Samir entre pra não mais sair, ai sim nossa zaga será robusta. Caso Cristóvão saia o melhor substituto direto é o Jayme, conhece tudo e tem bagagem, mais do que o próprio Cristóvão.

  • Torno a falar aqui não acho o Cristóvão o pior técnico do mundo e nem o melhor acho que com um pouco de boa vontade do torcedor as coisas podem acontecer vemos o o caso do Tite no Corinthians depois da eliminação do Corinthians pro Tolima queriam matar ele e ele foi mantido e deu a volta por cima sendo hoje o treinador que é acho que devemos aprender a nos comportarmos melhor dentro 90 min e é notório que o Flamengo evoluiu tivemos mais partidas jogando bem do que mal se apoiarmos sem vaiar e mostrar que está ao lado de quem veste o manto as coisas tem de fluir melhor

  • É nítido que o time evoluiu (e ainda vai crescer mais)!!! Na época do Luxemburgo era uma bagunça desgraçada, não tinha padrão tático nenhum e mesmo assim vi muito mais tolerância do que em relação ao Cristóvão!!! Parte da torcida está perseguindo sim o Cristóvão, e de forma inexplicável, com argumentos patéticos beirando o ridículo!!! Ainda bem que a diretoria não ouviu (e nem vai) a torcida!!! SRN!!!

  • O flamengo hoje tem o melhor time do campeonato, não é todo mundo que elenco como esse só falta um técnico a altura com esse técnico que tá aí não vamos para lugar nenhum, Pq não tenta o Petcovit.e um treinador táticas novas e vem fazendo um bom trabalho no criciuma.e com um time como o flamengo então seríamos até campeão de alguma título esse ano.

    • Puxa…melhor elenco do campeonato é um pouco exagerado não? Não temos boas opções na lateral direita, não temos bons volantes que saem pro jogo, agora temos 2 meias "ok" e no ataque carecemos de boas opções pra substituir o Guerrero. Acho q esse elenco ai pensado pro ano que vem pode sim virar algo muito bom!!! Abraços!!!

    • So pra vc saber esse petkovit que vc ta pedindo, foi mandado embora do atlético pr nao faz muito tempo

  • Infelizmente pelo que vejo em muitos comentários, a bronca da torcida com o CB é principalmente pelo passado vascaíno dele, o Fla é um time em construção, um time competitivo não é montado em uma semana, hoje podemos ver uma evolução no time desde a época do luxa. As vezes acho que o flamengo só não é melhor por que muita gente torce contra, até uma parte da torcida, ninguém pode entrar no time que os cara já criticam. Vamos aguardar gente, o time vai evoluir. SRN!

  • Quem sabe ele não aprendeu hoje como um time deve jogar. O time jogou como o torcedor exige, aí ganhou

  • Não deve ser demitido não !
    CB é um cara técnico como qualquer outro no futebol Brasileiro.
    Vejo apenas que está, assim como todo o CRF, passando uma fase dificil, complicada, só isso.
    O Guerrero já está a dois jogos sem marcar ( Sem falar que não jogou nada contra a Ponte Preta ) então vamos fazer uma corrente igual a que estão fazendo contra o CB para demiti-lo tambem.

  • Como reconhecer quando um treinador é bom ou ruim? Será que é por ter muitos títulos?

    Como chegar a uma conclusão se o Cristóvão é bom treinador ou não (já que é o nosso treinador atual)?

    Abaixo minhas opiniões:

    1 – tempo de carreira como treinador?
    De 1998 a 2015:

    • E nós pudemos ver inlocco a atuação do Luxa nesse ano de 2015 como técnico do Fla… Abraços!!!!

    • Papo furado isso… técnico e jogador, nem sempre leva a história, mas sim o momento em que ele vive… vide Cuca, antes de ele dirigir o Flamengo, ele não havia ganho nenhum título, hoje é um dos melhores do país…. Luxa… só está se apegando ao passado, não muda filosofia e perfil. Você tem que olhar os últimos trabalho do jogador e técnico para saber se ele presta ou não… e não falo por título mas sim por sua capacidade de armar e jogar. Título, é planejamento, jogadores, circunstância etc…

      • Não disse que o Vanderlei é o melhor. Estatiscamente é o melhor de todos os treinadores brasileiros. São coisas bem diferentes.Obs.: Cuca têm16 anos como treinador.

        Dentro desses "últimos trabalhos" que vc comentou quem seriam os melhores técnicos do futebol brasileiro e por quê? O que ele fez para merecer, senão títulos (independente da série A,B,C…)?

        Me diz um treinador que não tem título e que seja bom?

        Na minha humilde opinião títulos é o que diferencia bons treinadores para simples treinadores.

        Eu, simplesmente, não contrataria Cristóvão ou qualquer outro treinador que não tivesse títulos ganhos. Não apostaria. Veja um exemplo: quando uma empresa quer se tornar diferenciada no mercado ela contrata profissionais gabaritados para desempenhar funções importantes. Jamais contrataria um recém formado para uma função chave da empresa e eu acho que o treinador é uma função chave para um clube como O NOVO FLAMENGO.

        Dependendo do nível dos jogadores que o treinador tem no elenco facilita muito o trabalho do treinador, mas aí é mais mérito dos jogadores que a do treinador, pois em jogadas individuais são capazes de garantirem vitórias em diversas partidas. Veja exemplo atual do Flamengo com Guerrero, Sheik, Ederson, Alan Patrick. Jogadas individuas trazendo diversos bons resultados. Por que tomamos tantos gols de bola parada? porque a zaga está mal posicionada e mal treinada. Porque não defini que o goleiro tem que sair na bola se vier em direção a pequena área? porque deixar diversos jogadores em posição de contra-ataque?

        Resumindo: não considero Cristóvão Borges, Cuca, Ney Fraco, Renato, Dorival, Joel Santana etc com melhores treinadores brasileiros.

        Na minha humilde opinião os melhores para treinar o Flamengo (não em ordem): Luxa, Muricy, Tite, Abel Braga, Marcelo Oliveira.

        • Título não define quem é melhor, se não vc vai me dizer que Vampeta é melhor que Zico… treinador ganhar título é consequência de trabalho + jogadores + ambiente + motivação + perfil… Quando vc fala que Luxa é melhor, Muricy (retranqueiro) não tem perfil da torcida.

          • Baseando na sua explicação…"treinador ganhar título é consequência de trabalho + jogadores + ambiente + motivação + perfil… "
            Não acha que a soma de tudo isso é título? Cristóvão ainda não tem. Mesmo após uma década como treinador.
            O que não pode acontecer são jogadores ficarem com pena do treinador Cristóvão e de dedicarem ao título somente por essa causa. Assim como aconteceu com andrade.

    • Luxa já foi o melhor treinador do futebol brasileiro… já foi… se for pra ficar escolhendo só quem já fez trocentos números, pra que lançar novos jogadores? Bem, Andrade e Jayme, não tinham nada no currículo e foram campeões… Então vamos com calma e analisar o que tá sendo feito, não simplesmente números… Luxa não deu padrão de jogo ao Fla, e não está dando ao Cruzeiro…

    • DISCORDO DESSE COMPARATIVO, SIMPLESMENTE PELO FATOR TEMPO DE ATUAÇÃO, SE COLOCARMOS PROPORCINALMENTE TEREMOS DADOS BEM DIFERENTES.

  • Puxa, até que enfim uma opinião equilibrada, parabéns Luis Henrique Amorim.

    • Obrigado. Abraços !!!!!

  • O cara que tira Alan Patrick e coloca Gabriel contra o Santos 2 x 2, o cara que tira Alan Patrick e coloca LA contra a Ponte Preta 1 x 0, o cara que insiste com Wallace de 4º zagueiro, MA como homem de proteção da zaga, o cara que coloca Éderson de atacante como hj e provavelmente Émerson de centroavante, tendo KAYKE e BAGGIO de centroavante, fala sério! deve ser grande estudioso mesmo!

    • Vai colocar quem dw 4°zagueiro se o samir nao sai do dm, cara tocerdo gosta mesmo é de criticar o cara cplocou o paulo vitor e mesmo falhou ai a culpa é do cristovao, porque o mesmo estava sem ritmo de jogo, se ele coloca o samir e o samir falha duvido alguem adivinhar de quem vai ser a culpa, mas se bao coloca ai o cara e burro olha ai e difícil entender

  • O TIME MELHOROU MUITO COM ELE , ESTÁ AMEAÇANDO MAIS ,QUEM SABE COM PACIENCIA ANO QUE VÉM PODEMOS SER CAMPEÕES DA SEGUNDONA, SERÁ COM CERTEZA UM TITULO INEDITO PARA O FLAMENGUISTA , ESTAMOS CAMINHANDO PRA ISSO , E CRISTOVÃO ESTÁ SE ESFORÇANDO O MAXIMO PRA QUE ISSO VENHA A ACONTECER , VAMOS AJUDAR FAZENDO UMA CORRENTE POSITIVA INCENTIVANDO , FORÇA CRISTOVÃO, RODRIGO CAETANO É CONTIGO ,EMERSON É CONTIGO BANDEIRA É CONTIGO ,WUALLACE É CONTIGO , GABRIEL É CONTIGO, VOCÊS UNIDOS JAMAIS SERÃO DEMITIDOS.

  • O time melhorou um pouco pq o sheik e Guerreiro chegaram e o Jorge acabou sendo efetivado na lateral por falta de opção. Se n fosse por isso o Cristóvão n colocaria. Agora… o que o Cristóvão acrescentou?? Nada. Nem o sistema de jogo ele mudou!!! Escala errado, substitui pior ainda…Tem gente precisando de óculos ai!!!

    • Quer dizer que se contratar neymar, cr7, messi,( so vou colocar esse três) e nao der um trinamento tataico e nem uma filosofia de jogo os caras vao ganhar tudo, serao capazes de arrumar o time so conversando dentro de campo é isso que entendi quando vc fala que com a chegado dwsses jogadorws pode mandar o tecnico embora que so eles resolvem

  • Não adianta pedir muito. Qualquer clube que tiver como titulares, Wallace e M.Araújo, nunca vai decolar. Jogadores básicos sem recursos técnicos. Enquanto eles não estiverem à frente da fileira de dispensados o time vai estar na rabeira. Culpar o técnico sem enxergar o óbvio é perder tempo.

    • Tem gente falando,esse time tá em construção e por ano que vem. Vão tomar no cu.que porra de ano que vem com esse elenco só falta um treinador de verdade porra de Gustavo Borges,ele era bom era pra nadar.

  • Não li o texto, só o título e minha resposta é SIM.
    Vlw. flw.
    SRN.

  • No final, eu espero que todos os Rubro Negros estejam errados e Cristóvão certo.

  • Parabéns amigo, análise fantástica. Concordo com o seu posicionamento e até confio que este time com alguns ajustes e uma continuidade possa ir aos poucos alcançando degraus mais altos, condizentes com a grandeza do nosso clube. É assim que se constrói um time vencedor!! O trabalho é lento, duro e o resultado aparece a médio-longo prazo. No mais, é aguardar e desejar Tb um pouco de sorte que vem nos faltando nos últimos jogos.

    SRN!!

    • Obrigado!!! Abraços!

  • Concordo inteiramente!! Também penso que ele comete erros, já pedi sua cabeça após as derrotas, mas devo reconhecer que o time melhorou desde o Luxa, que o grande erro foi o planejamento mal feito, e que o time vem perdendo muitos gols, contra grêmio, santos e ponte, por exemplo, e isso não é culpa do técnico. Devemos ser razoáveis e manter a calma, pois não há ninguém excepcional no mercado que possa substitui-lo. Vamos com ele até o fim do ano e aí sim faremos uma avaliação e um planejamento criteriosos. Além disso, temos que evitar fazer o jogo dessa IMPRENSA MARROM que quer ver o caos no FLAMENGO, vide RMP, KLEBER LEITE, EXTRA, LANCE, UOL E FOXSPORTS, e tentar desestabilizar nossa gestão revolucionária. Estamos todos no mesmo barco, galera. MENGÃO SEMPRE!

    • Isso ai, ninguém vai chegar ai e fazer milagre.. A torcida ta pensando que temos uma seleção..nosso time está em construção….

      • É terminar o melhor possível o ano de 2015 e pensar desde já 2016…o duro é que teremos um processo eleitoral ai no fim do ano…isso complica bastante o planejamento…Abraços!!

    • Vdd cara,o Flamengo está evoluindo consideravelmente, estamos perdendo muitos gols. A maioria das partidas que perdemos foi por erro individual.

      • Concordo. Só acrescento que o nosso sistema defensivo precisa melhorar…estamos tomando muitos gols de bola parada… Abraços!!!

    • Concordo em gênero, número e grau!! Abraços!!!

  • Nem vou ler esse texto, o título já me desmotivou assim como o Cristóvão vem me desmotivado de assistir ao jogo do flamengo.
    Não e de hj que esse cara já conseguiu mostrar se incompetente, e por conseguinte vem.mostrando a ingenuidade de que acredita em sua competência.

    • Se você sequer dá-se ao trabalho de ler o texto, guarde sua opinião para você, pois ela não é necessária. Tenho nojo desse tipo de gente que julga sem ao menos conhecer os fatos. Isso só deixa a prova de como você não temo mínimo de cultura para formar uma opinião que refute o argumento do autor.
      Lamentável torcedores como você torcendo pelo mesmo time que eu.

    • Puxa…ler o texto ajuda a termos um bom diálogo…rs. Abraços!!!

    • CONCORDO, MUITO FRACO ESSE BORGES, ALÉM DE TER A CARA DO VASO.

  • Tenho tomado muitas porradas por defender o CB, por achar que ele ainda não teve tempo para preparar o elenco que tem chegado novos jogadores a todo tempo, a torcida esta querendo que ele saia ainda na construção do time titular, quando um tecnico chega ele precisar passar por três etapas, 1ª – Construção, 2ª – Assimilação e 3ª – Execução, ele pegou um elenco e toda hora esta chegando novos jogadores e tendo que fazer improvisos nos primeiros jogos dele, é preciso pelo menos 6 meses para ser implantado todas as etapas, pode sair antes é se perder o comando do grupo ou se depois de três meses não tiver nenhuma evolução na etapa que esta sendo executada, com todas as mudanças ele ainda esta na primeira fase que é a de construção do time titular e esta dentro do periodo dele pelas contratações e a torcida esta querendo que ele saia, por isso algumas pessoas (inclusive eu) acha que é pessoal, ele não pode mudar nada, experenciar nada que é burro………não vamos chegar a lugar nenhum desse jeito…….boa sorte ao nosso mengão.

    • Só um burro precisa de tantas etapas assim 6 meses para conseguir escalar o time certo.Wallace,samir, pará.Jorge. Jonas Alan Patrick,andreson. Sheik,Marcelo cerilo. E guerrero ou vai ou racha ponto final.

      • O wanderley não fez en um ano

      • Existe algo interessante que se chama PSICOLOGIA DE GRUPO, ela encapsula os projetos de um profissocional que comanda grupos, no nosso caso tecnico de futebol, perguntinha: porque é que o Luxa que tem algo que atualmente é raro (inclusive no Brasil) que é fazer de jogadores medianos craques esta na situação atual?……se vc tiver essa resposta vc saberá do que estou falando……para simplificar pra vc, porque o Mourinho não ganhou nada na sua primeira temporada quando chegou no chelse?

    • Não acredito muito em algo pessoal. Acho que é mais impaciência de uma torcida apaixonada e otimista por natureza. E no resto concordo bastante. Abraços!!!!

  • Nao quero q meu fla perca quero goleada do mengao mais nao vou ficae mal se perder porque quero esse jumento fora do mengao.

  • descordo deste pensamento,se todos temos a convicção de que o cristóvão não deve ser o tecnico ano que vem,tem que ser trocado imediatamente,e tem gente boa no mercado,eu apostaria no muricy,mesmo que ele fosse de fato dirigir o time só ano que vem,deixa o jayme de interino,ja que tem tudo pra render mais que o cristóvão,pois conhece as caracteristicas dos jogadores. esse tempo seria pra avaliar o elenco e decidir quem fica e quem deve sair,pois o cara chegar em janeiro usar o estadual pra avaliar e conhecer a equipe o que acontece?montagem do elenco no meio do brasileirão,o resultado seria semelhante ao que estamos vendo agora.2015 ja era? ok,vamos executar um planejamento de elenco,simples,definir plano de jogo,quem se enquadra nisso,peças que precisam chegar etc,fazer isso com o bonde andando é amadorismo

    • Concordo plenamente com você !

    • Desculpe, meu irmão, mas não há uma grande contradição nessa sua 'alternativa'? Pois não estaríamos da mesma forma mudando no meio da competição? O grupo está fechado com ele, e isto, convenhamos, é um bom sinal. Eu acho até que tá faltando raça ao time.

      • OLA ELVIS, ENTÃO,EU PREFIRO QUE MUDE AGORA E USE ESSE RETURNO PRA AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO QUE USAR OS PRIMEIROS 6 MESES DO ANO USANDO ESTADUAL COPA DO BRASIL E INICIO DO NACIONAL PRA ISSO ENTENDE,PQ O CRISTÓVÃO NÃO É TECNICO FAZER UM PROJETO VENCEDOR,TALVEZ UM DIA POSSA SER HOJE NÃO É….

        • O problema é mudar agora e colocar quem? Quem seria uma boa opção para ser nosso comandante pela temporada de 2016? Por q se for pra contratar um cara pra ser demitido depois do carioca ou nas primeiras rodadas do brasileirão de 2016 complica….tem que ser um cara bom…com um perfil já designado e que tenha suporte da diretoria…e outra…até pra contratar alguém agora pra ficar no ano que vem complica por causa das eleições no fim do ano….Abraços!!!

      • ELVIS TBM NÃO ESTOU QUERENDO DIZER QUE O TECNICO ESTA COM UM PUTA TIME NA MÃO,MUITO LONGE DISSO PRECISAMOS DE REFORMULAÇÃO DE ELENCO,TEM JOGADORES QUE PODEM RENDER COM OUTRA CAMISA,COMO O EGIDIO,ATÉ MARCELO MORENO QUE FOI MUITO BEM NO CRUZEIRO ANO PASSADO DEPOIS DE SUCUMBIR A PRESSÃO NO FLAMENGO,OU SEJA,NOSSA CAMISA PESA…MAS PRA ISSO PRECISA DE TECNICO GABARITADO,CUCA,MURICY,TITE E LEVIR SÃO OS MELHORES NO BRASIL,A QUESTÃO É QUAL DELES SERIA POSSÍVEL.

        • Muricy eu não gostaria de ver no Fla sinceramente…o Tite é muito bom também, mas se for pra falar de técnicos empregados gostaria do Marcelo ou do Levir… mas acho é que devemos tentar algo diferente como o São Paulo com o Osório… sair do lugar comum sabe? Abraços!!!

    • Pode ser pessoal, mas se o Muricy viesse eu ia passar muita raiva…não gosto do trabalho dele como técnico, apesar dos muitos títulos conquistados. No mais…não gosto desse politica de interinos…e também acho que o Cristovão precisa de mais tempo pra ter seu trabalho melhor avaliado. Abraços!!!!

Comentários não são permitidos.