Cristóvão errou feio ao escalar Paulo Victor: goleiro falhou nos dois gols

Compartilhe com os amigos

Fonte: Blog Mário Magalhães

Críticas seletivas costumam indicar o uso de antolhos e podem expressar covardia.

Por isso, antes de falar do engano maior do Cristóvão Borges, no empate de 2 a 2 entre Flamengo e Santos no Maracanã cheio, três pitacos são necessários.

1) O técnico lançou no meio do segundo tempo o Gabriel, no lugar do Alan Patrick, que teria pedido para sair. Errou o colocar um jogador, Gabriel, que vem muito, muito mal. Errou de novo ao embolá-lo no meio do setor ofensivo, onde é mais fácil marcá-lo, longe dos flancos. Mas o erro é relativo, porque a indigência do banco é de dar dó.

2) O elenco é limitado devido à gestão sofrível do futebol rubro-negro. Clubes com orçamentos bem mais modestos, como o Sport, estão entre os primeiros do Campeonato Brasileiro.

3) Os jogadores também têm culpa. Depois de deixar os visitantes tontos com dois gols no final do primeiro tempo, voltar do intervalo de salto alto é imperdoável. Deu no que deu, dois tentos santistas, e igualdade. Também não basta aceitar como “sendo jogo” a sequência de chutes desastrados do Everton, partida após partida. Ontem desperdiçou, nos acréscimos, mais um gol.

Qual o engano maior do Cristóvão?

Supor que um goleiro ainda em recuperação estivesse em condições de jogo.

Paulo Victor, que antes da contusão vinha com um desempenho que autorizava especular sua ascensão à seleção, deveria treinar mais antes de regressar aos gramados.

OK, ritmo de jogo se ganha jogando.

Mas é preciso assegurar um padrão mínimo de eficiência para ir a campo.

Cristóvão e sua equipe técnica avaliaram mal, e o Paulo Victor falhou nos dois gols.

No primeiro, atrasou-se para afastar a bola cruzada em escanteio, e o Ricardo Oliveira anotou de cabeça.

No segundo, dava para ter espalmado _chegou a tocar na pelota_ o belo chute de Lucas Lima, de fora da área.

A escalação infeliz do _quando nos trinques_ ótimo Paulo Victor custou dois pontos ao Flamengo.

Haja paciência com o Cristóvão…

Para não dizer que não falei do Santos: o time parece melhor do que indica sua modesta colocação na tabela _é o 15º, e o Flamengo, 11º.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não concordo de jeito nenhum que o Cristóvão foi o culpado. Dizer que ele é culpado pelo erro do PV é comparar a atitude à de Celso Roth no Vasco, com Martín Silva. É aproveitar um gancho pra criticar o treinador. Casos diferentes. PV já estava liberado clinicamente, e tecnicamente só com ritmo de jogo. É assim com todos os goleiros, e ainda há um atenuante: quanto mais tempo fora, maior é a falta de ritmo de jogo. Portanto, se PV permanecesse fora, seria ainda pior. O Cristóvão já está sendo fritado por conta de algumas decisões (ai sim equivocadas como a famigerada conversas dos 3 volantes, herança de Luxa), mas essa seria pior se quem falhasse fosse o César, porque aí iram questioná-lo porque não escalou o PV, quando este já estava recuperado. PV e todos os goleiros tem obrigação de estudar os seus adversários, à exemplo de goleiros como Rogério Ceni, do São Paulo e Thibaut Courtois, do Chelsea, goleiros já consagrados, eu que não sou goleiro sei que Jádson do Corinthians, bate escanteio à meia altura na entrada da área, Rafael Galhardo do Grêmio, bate fechado, sempre tentando o gol olímpico, assim como Lucas Lima do Santos, PV deveria ser sabedor disso e sair esperando uma bola de curva e fechada. O segundo gol, não atribuo à ele a falha, pois ninguém esperava naquela hora um lampejo do bom meia do Santos, Lucas Lima, devem cobrar essa do Canteros que não acompanhou o jogador do Santos, e Emerson Sheik que não estourou a bola na defesa.

  • Eh o Cristovao ne gente… Vcs queriam o que, que ele acertasse?? Kkkkkk
    Acorda diretoria! Manda esse cara embora que ainda da tempo! Contrata o Cuca que podemos chegar no G-4!

  • Camaradas, vamos com calma. Até parece uma corrida pela cabeça do Cristóvão. Onde anda a culpa dos jogadores e diretoria. Todos tem sua parcela.
    Ontem, por ocasião de uma festinha dos meus pimpolhos, assisti ao vt do jogo às 23:00 já sabendo o que ocorrera horas antes. Num primeiro momento tinha a intenção de saber como o mengao tinha dado mais um mole no maraca.
    Como já sabia o resultado, me preocupei em identificar a evolução do time. No primeiro tempo, sem comentários, arrasamos o peixe, mesmo numa tarde onde nosso "predador" não estava tão inspirado assim. No segundo tempo, ao contrário da grande massa de comentaristas tendenciosos, não enxerguei uma melhora do Santos, mas uma caída de performance do nosso esquadrão, onde no meu ver o condicionamento pesou.
    Encurtando a história, no meu ver não jogamos mal no segundo tempo, apenas tivemos erros pontuais que comprometeram a vitória ( PV, Chute do Everton, os cachaceiros não estavam no banco "Paulinho e Cirino), e outros detalhezinhos).
    No entanto, gostei do Mengao, e estou esperançoso com o resto do campeonato.
    Ah! Valeu Nação por mais uma demonstração incrível de como torcer de verdade.

    • É isso mesmo cara. O Santos não evoluiu, foi o Flamengo q parou. Tudo o que o santos queria era espaço e o Flamengo deu esse espaço. Não é a toa q quando o Flamengo quis voltar a controlar o jogo conseguiu mas chances foram desperdiçadas e aí ja não dava mas tempo. Mas o santos não teve mérito nenhum e não mereceu o empate

  • É como eu venho falando: O mais importante não é o elenco, e sim saber usar cada peça desse elenco, saber a hora de tirar um jogador, saber quem colocar nesse lugar, saber as características do jogador, passar confiança ao jogador….
    O Cristóvão ao meu ver não sabe nada disso….
    No texto cita o Sport, lá o técnico sabe tudo isso, não é atoa que ele já está a muito tempo no comando…..

Comentários não são permitidos.