Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Eleições no Flamengo: ex-presidentes ainda não têm suas posições definidas

Redação
Redação
Publicação: 04/08/2015
5 Comentários
Atualização: 04/08/2015
Compartilhar

Fonte: GE

As eleições que apontarão o presidente do Flamengo para o triênio 2016/2017/2018 serão realizadas apenas em dezembro, mas as peças do xadrez político rubro-negro começam a se movimentar. São quatro possíveis candidatos até o momento: correligionários em 2012, Eduardo Bandeira de Mello e Wallim Vasconcellos se enfrentarão nas urnas. Além deles, estão na disputa Cacau Cotta, vice-presidente do Fla-Gávea durante a administração de Patrícia Amorim, e Lysias Itapicurú, que concorreu em outras oportunidades. Wallim concederá entrevista coletiva nesta terça-feira para abordar os planos da chapa “Vencer, vencer, vencer”.

O prazo para inscrição de chapas expira no dia 30 de setembro. Apesar de ainda existir longo tempo até o pleito, ex-presidentes e dirigentes influentes nos bastidores da Gávea começam a analisar o panorama eleitoral da Gávea.

Kleber Leite, mandatário do clube entre 1995 e 1999, disse que seu objetivo maior é ver Luiz Eduardo Baptista e Flavio Godinho, vices de marketing e relações externas respectivamente no início da atual administração, unidos novamente. Os tratou como “cabeças iluminadas”. Já o ex-vice de futebol Marcos Braz preferiu evitar qualquer declaração oficial por decoro em função de ser secretário municipal de Esportes e Lazer.

Márcio Braga em entrevista à CBN João Pessoa (Foto: Cadu Vieira)MÁRCIO BRAGA

Presidente do Flamengo por seis vezes, Márcio Braga não tem um lado definido no pleito. Elogia a atual gestão no tocante à administração financeira. Em contrapartida, a critica fortemente no tratamento dado ao futebol.

– Vamos ver o que está acontecendo. É preciso fazer uma pesquisa não de quantidade, mas de qualidade para saber o que está passando pela cabeça do nosso eleitor, porque está me parecendo que, tendo a Chapa Azul se rachado em duas, dá um espaço para uma terceira via. Time rachado não ganha campeonato. Partido rachado não ganha eleição (risos). Esse pessoal, sem sombra de dúvidas, foi bem naquilo que se propôs a fazer, que era o ajuste financeiro da instituição. Agora, na parte política do clube e no futebol não foram nada bem. Isso que precisa ser analisado para ver como está a cabeça do nosso eleitor em relação a isso – avaliou.

Márcio acredita que não apenas a situação está rachada, mas também os principais opositores à ideologia do grupo que venceu o pleito de 2012. Segundo ele, se muitas candidaturas forem lançadas, os potenciais oponentes à atual gestão não terão quaisquer aspirações no pleito.

– Do lado da oposição à Chapa Azul, a gente ouve falar em tantos candidatos, tantas posições. Se essa terceira via se racha e forma uma quarta, quinta ou sexta vias, também não há a menor condição de ganhar. Mas tem tempo, porque só em setembro as chapas serão inscritas.

Patricia Amorim, flamengo (Foto: Flickr / AmbevBrasil)PATRÍCIA AMORIM

Antecessora de Bandeira, Patrícia Amorim foi a mais neutra dos entrevistados. Afirmou, inclusive, não se sentir pressionada a apoiar Cacau Cotta, um de seus vices no triênio 2010/2011/2012. Por ter se sentido isolada no pleito passado, no qual tentou a reeleição, julga ser cômodo para os atuais postulantes procurá-la em busca de apoio.

– Não tenho candidato por enquanto. Até porque não foi definido quem são os candidatos. Converso com muita gente, muita mesmo. É muito dinâmico isso, mas com certeza a pessoa que deve estar mais à vontade (nessas eleições) sou eu. As pessoas estão sempre ligando (buscando apoio). Têm umas coisas estranhas, uns grupos. Hoje a política do Flamengo é dividida em grupos, e eu não concordo com isso. Sou Flamengo, não sou de grupos. Fulano pode estar aqui ou estar lá, mas eu procuro ver no final da história o que é melhor para o Flamengo. Grupo? Eu não concordo com essa divisão. Cor disso, cor daquilo? Não penso assim.

Kleber Leite (Foto: Nelson Veiga)KLEBER LEITE

Kleber Leite garante ainda não ter seu apoio definido, mas é muito elogioso quando fala no nome de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, ex-vice de marketing do Flamengo e um dos fundadores da Chapa Azul. Bap é considerado um dos líderes da “Chapa Vencer, vencer, vencer”, cujo candidato a presidência é Wallim Vasconcellos. Outro por quem tem grande apreço é Flávio Godinho, também vanguarda no grupo que triunfou no pleito passado e ex-vice. Uni-los novamente, aposta Kleber, é a chave para um Rubro-Negro mais forte no próximo triênio.

– Eu tenho profunda empatia por duas pessoas que compuseram e ajudaram a fundar a Chapa Azul: Bap e Godinho. Esses dois são brilhantes, figuras geniais. Só imagino para o Flamengo pessoas brilhantes e vamos conversar com um e com o outro, porque é muito importante que os dois estejam inseridos no mesmo contexto. É hora de brigar em torno de uma união e para que essas duas pessoas retornem o mais rapidamente possível (para o mesmo lado). Encontrar cabeças iluminadas não é fácil e nós temos duas – afirmou Kleber.

Flavio Godinho, do Grupo EBX, coordenador da chapa azul do Flamengo (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Kleber prega a reaproximação dos dois, pois, nos corredores da Gávea, fala-se que Godinho não descarta lançar candidatura ao lado do deputado estadual pelo Ceará Gony Arruda, possibilidade tratada como “um terceiro “tom azul”. Esta, porém, é integralmente rechaçada por Godinho.

– Afeganistão Azul? Era só o que me faltava! Com todo respeito à qualificação e aos predicados dos representantes dos diversos tons de azul, o Flamengo precisa mesmo é de união. Minha prioridade é esgotar os esforços para unir as duas “chapas azuis”, tendo em vista que a eleição para valer é só em dezembro e muita água ainda vai passar debaixo da ponte rubro-negra – metaforizou Godinho, falando ao GloboEsporte.com.

Patrícia Amorim e Hélio Ferraz em treino na Gávea flamengo (Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)HÉLIO FERRAZ

Hélio Ferraz presidiu o Fla entre 2002 e 2003 (Foto: Vicente Seda / GLOBOESPORTE.COM)
Presidente que assumiu o clube após o impeachment de Edmundo Santos Silva em 2002, Hélio Paulo Ferraz, o Helinho, disse ser muito prematuro para opinar.

– Ainda não tomei uma posição, não. É cedo. Eu, por exemplo, não sabia da chapa do Cacau. Depende ainda do número de postulantes. É preciso ver exatamente qual é o cenário – opinou Helinho, vice-presidente geral na administração de Patrícia Amorim.

Jorge Rodrigues (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)JORGE RODRIGUES

Candidato à presidência nas eleições passadas e homem de forte influência no Flamengo há muitos anos, Jorge Rodrigues ainda não definiu se concorrerá novamente ao cargo em dezembro. E garante que não tem um preferido caso abra mão de se candidatar.

– A chance é muito pequena, de um para 99 (risos). Mas também não defini (se apoiará alguém).

Assuntos:candidatoseleiçõesex-presidentesFlamengopolítica
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
5 Comentários
  • HEITOR disse:
    04/08/2015 às 11:43

    Tudo cambada de filhos das putas que so fuderão o Mengão por mim essas carniças tinha que ser proibida de falar do Mengão

    Responder
  • Weber RC disse:
    04/08/2015 às 11:49

    Kleber Leite, Patricia Amorim, Helio Ferraz, quem eles apoiarem é o que eu nunca vou votar.

    Responder
  • JOEL MASTER disse:
    04/08/2015 às 12:02

    Candidato da Nação!

    Responder
    • José Carlos Cataldo de Barros disse:
      04/08/2015 às 13:35

      EDUARDO BANDEIRO DE MELLO o candidato da Nação.

      Responder
  • José Carlos Cataldo de Barros disse:
    04/08/2015 às 13:33

    Amigos será que associados se deixarão influenciar por ex presidentes como Marcio Braga, Kleber Leite, Patricia Amorim e Edmundo S. Silva. Ah! não acredito, esses que durante anos se locupletaram do Clube, agora vem dar pitacos como tivesse sido pessoas honestas nas gestões em que comandaram o nosso querido Flamengo. É patético assistir ou ler matérias do senhor Kleber Leite questionar a atual Diretoria. Esse senhor opina de forma contraria ao EBM por ser ele amigo do BAP e Godinho. Kleber Leite vá se catar e se preocupe com a INTERPOL que está nos seus calcanhares por problemas financeiros.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Mundial começou! Time de Matheus Gonçalves vence e pode enfrentar campeão da Libertadores no Intercontinental

2

A contribuição do Flamengo no recorde de 174 estrangeiros no Brasileirão de 2026

3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

A negociação do Flamengo com a LiveMode para transmissão de jogos no YouTube

21 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Joia do sub-17 assina 1° contrato profissional com o Flamengo; veja quem é

8

Botafogo anuncia contratação de Tiquinho Soares antes de jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

7 16
Brasileirão

Flamengo enfrentará a Ferroviária nas quartas de final do Brasileirão Feminino

6 2

A festa no Maracanã para celebrar 1 ano de parceria entre Flamengo e Betano

14 4
Libertadores

A resposta entusiasmada do técnico do Del Valle sobre enfrentar o Flamengo na Libertadores

8 7

Del Valle derrota Tolima, e é adversário do Flamengo nas quartas da Libertadores

16 7
Comentários Recentes
  1. andre luis em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Mais um menino que é dado para outro clube, sem o Flamengo nada receber. Quem está por trás dessas negociações?…

  2. andre luis em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Verdade. Absurdo! Da os jogadores de graça depois de investir alguns anos neles , sem garantia nenhuma de retorno. Isso…

  3. Leandro Martins em Carrascal pode voltar ao palco de 1º jogo profissional da carreira caso Flamengo enfrente o Tolima na Libertadores

    Carrascal e Plata já deviam ter sido vendidos. Mas o mesmo Diretor que não traz reforços não se livra desses…

  4. Marcelo Pinheiro em Flamengo acerta saída de jogador para time de Portugal

    Libera os garotos da base pra ficar com ,De La Cruz ,Airton Lucas,Everton Araujo , ínguas

  5. Leandro Martins em Presidente de time russo ‘barra’ contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

    Os russos não sao bobos. Só os diretores do Flamengo tem vocação para gestores de asilos. Fora Boto

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo