Encontro com Presidente Eduardo Bandeira de Mello

Compartilhe com os amigos

Na noite da última quinta-feira, 30/07/15, a diretoria do Clube de Regatas Flamengo mostrando mais uma vez seu compromisso com a transparência da gestão e a abertura do diálogo com seus sócios e torcedores, promoveu um encontro informal e descontraído na sede da Gávea com o Presidente Eduardo Bandeira de Mello, no qual tive a oportunidade e o prazer em participar.

Educado e simpático como de costume, o Presidente EBM cumprimentou e agradeceu a presença de todos os convidados individualmente, e afirmou a importância de realizar encontros periódicos como este, para ouvir críticas, sugestões e apresentar os rumos da administração do Clube.

Com pauta diversificada, o encontro ocorreu como um bate-papo informal, mas de grande seriedade, e, sem se esquivar de nenhum assunto, foi abordada a relação com a FERJ, o Programa de Sócio-Torcedores, Esportes Olímpicos, Fla-Gávea, futebol, o projeto das arenas do Flamengo, dentre outros.

FERJ – Em respeito aos torcedores e patrocinadores, o Flamengo jogou sobre protesto o carioca 2015. Temos a certeza que este modelo falido causa prejuízos aos clubes. Estudamos intensamente posições que nos permitam jogar em 2016 em novas condições. Avaliamos ainda a criação de um torneio entre clubes do Sul, Minas, Flamengo e Fluminense. Para tanto, precisamos concluir acordo com a FERJ, CBF e a TV.

Sócio-Torcedor – Sabemos que o programa ainda não é o modelo ideal que desejamos, nem compatível com o tamanho de nossa torcida, e a grandeza do clube, mas trabalhamos para aprimorá-lo sempre.
O Programa representa uma receita importantíssima ao clube, próximo a um Patrocínio Master. E temos a certeza que no futuro, com o apoio da torcida, o Programa de Sócio-Torcedor poderá ser a maior receita do Clube.
Em breve teremos boas surpresas para apresentar, desenvolvidas junto com parceiros comerciais, que esperamos, agradem aos nossos torcedores e nos permitam o aumento desta receita tão importante ao Flamengo.

Arena multiuso – É um projeto de primeiro mundo, real e viável, entendemos que o Rio de Janeiro merece esta iniciativa, principalmente por estarmos às vésperas do Rio 2016.
Mais uma vez, precisaremos atender às solicitações de Órgãos Públicos, desta vez, da CET-RIO. Precisamos alterar novamente o projeto.
Aguardamos em breve concluir as solicitações e conseguir a liberação para o início da construção.
Será construída 100% com recursos privados, sem recursos públicos e nenhum custo ao Flamengo. Esta arena poderá abrigar além do basquete, o futebol de salão, vôlei, entre outros eventos.
Entendemos que com os projetos de mobilidade urbana em andamento na cidade e a nova linha do Metrô próxima a arena, não teremos maiores problemas com fluxo de pessoas. Conversamos com diversos setores da sociedade, todos estão de acordo e  esperamos em breve cumprir as exigências, e enfim anunciarmos esta obra tão importante para o Flamengo e o esporte de nossa cidade.

Arena do futebol – É um sonho antigo de todos. Pensamos num projeto para construção, viável como a arena multiuso e já conversamos com alguns setores e parceiros comerciais.
Trabalhamos em três frentes paralelas e não excludentes. A construção de uma arena de pequeno porte na Gávea; a construção de um estádio de médio porte em outro local, em conjunto com empreendimentos comerciais e em parceria com empresas interessadas, e ainda o uso do Maracanã, desde que em melhores condições ao Flamengo. Hoje nos preparamos para todas as alternativas possíveis, e uma, não descarta as outras.

Fla-Gávea – Sabemos que a sede possui deficiências, que está aquém do que os associados e a grandeza do Flamengo merecem, resultado de anos sem investimento.
Ao longo da nossa administração, temos realizado algumas melhorias em infraestrutura.
Reformamos o campo society, alguns ginásios, em breve quadras de tênis, e estamos construindo a nova piscina olímpica, que será a mais moderna do Brasil, e deverá ser entregue ao fim do ano, e o mais importante, sem custos ao Flamengo. Conseguimos realizar várias obras em parcerias e também com o uso de Leis de Incentivo.
Durante a Copa 2014 reformamos todas as instalações do futebol e do campo, em parceria com a Holanda.
Nas Olimpíadas Rio 2016, receberemos em nossa sede uma delegação olímpica, o que nos possibilitou acordos para a reforma de nossas instalações esportivas, e o recebimento de equipamentos sem custos.

Dívidas – Hoje somos o único clube do Brasil que está reduzindo a sua dívida. É claro que ainda temos uma dívida muito grande, mas quando assumimos, encontramos uma dívida apurada de quase 750 milhões de reais, que veio sendo reduzida ao longo do tempo, e mantemos o compromisso de continuarmos diminuindo.
Paralelo a isso, esperamos um grande aumento de receita, com o aumento dos membros Sócios-Torcedores e outras fontes, e, para 2016 um novo contrato de TV, em outro patamar, teremos um faturamento anual superior ao nosso endividamento, o que seria impensável a pouco tempo.
É claro que isso não se consegue sem sacrifícios, e o sacrifício maior foi o de vocês, torcedores, mas não havia outro jeito, tínhamos que honrar os compromissos como pessoas de bem, pagar impostos e salários em dia.
Hoje atingimos um patamar de credibilidade que nos permite alavancar novos negócios. Fruto disto ganhamos o prêmio por nossa transparência financeira por dois anos consecutivos.

Credibilidade – Hoje o Flamengo cumpre suas obrigações trabalhistas, salariais, fiscais, e mostra a todos, torcedores, atletas e empresários, que vale a pena acreditar no Flamengo.
Com a política de pés no chão, de responsabilidade, o Flamengo vai aos poucos, retomando seu lugar no cenário nacional e internacional.

Futebol – Tivemos de fazer sacrifícios em nome da saúde financeira do Flamengo, buscar a reestruturação do Clube. Mesmo sem grandes investimentos, tivemos o apoio fundamental da torcida e conseguimos ganhar 02 títulos.
Queremos sempre mais. Fomos e continuaremos sendo responsáveis, na certeza que estamos no caminho certo. Tentaremos sempre qualificar nosso elenco e lutar por títulos, mas sem cometer loucuras ou erros do passado, sem comprometer nossa política de responsabilidade financeira.
Realizamos as quatro últimas contratações sem custo ao Flamengo. E conseguimos o melhor atacante das Américas. Juntamente com todo o time, Sheik e Guerrero, com certeza nos colocam em outro nível neste momento.

Cotas de TV – Isto é uma relação privada entre duas entidades, o Flamengo e a TV. E sempre iremos lutar por nossos interesses. O Flamengo sempre foi, e é um grande gerador de renda, até mesmo para outros clubes, que usam isto a seu favor em jogos pelo Brasil afora. Se o Flamengo é rentável para TV, anunciantes e patrocinadores, nada mais justo que seja valorizado.

Esportes Olímpicos – Conseguimos e comemoramos a auto-suficiência e a sustentabilidade dos Esportes Olímpicos do Flamengo alcançada no início deste ano. Em 2013, encontramos um orçamento anual de 19 milhões de reais, e receitas de apenas 2 milhões de reais. Um déficit de 17 milhões de reais excluindo o remo, e que era suprido pelo futebol.
Hoje através de Leis de Incentivo e Patrocínios diretos, captamos 38 milhões de reais para um orçamento de 38 milhões reais.

Eleições – Sabemos que o Flamengo mudou durante os últimos anos, está mais sério. E com nossa Lei de Responsabilidade aprovada, possíveis aventureiros pensarão mais, antes de cometerem possíveis erros.
Sou candidato, com apoio de alguns Vice-Presidentes, e alguns grupos de sócios. Acreditamos e esperamos sempre o melhor para o Flamengo.
É um caminho sem volta, o Flamengo mudou.

Ao final do encontro de pouco mais de 02:00h, elogios da diretoria aos convidados, incentivos à participação ativa de todos, sempre que possível com sugestões e críticas, afirmando mais uma vez o interesse e o compromisso da diretoria, em manter o diálogo com todos, em prol do crescimento do Clube de Regatas do Flamengo.

Novos tempos na Gávea!

SRN
Twitter: @wgrsilvacrf
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Valeu mesmo, Wagner ! Seu trabalho é muto bom.

  • GOSTO DO BANDEIRA,MAS O MELHOR PRO FLAMENGO NESSAS ELEIÇÕES É O WALLIN GANHAR E CONTINUAR A FILOSOFIA DE GRUPO,O FLAMENGO É MUITO GRANDE PRA UMA SÓ PESSOA TOCAR O BARCO E ASSINAR POR TUDO…SE HOJE MATERIAS COMO ESSA SÃO FEITAS É GRAÇAS AO GRUPO CHAPA AZUL…UMA PENA BANDEIRA TER SIDO PICADO PELA MOSQUINHA DA POPULARIDADE,EU GOSTARIA MUITO QUE ELE DEIXASSE DE CONCORRER E CUMPRISSE O COMBINADO,PODERIA SER MUITO UTIL NUMA OUTRA PASTA DO GRUPO…

    • Se fosse vc roeria o osso pros outros ficarem com o filé ??

    • Mayko, cada história de tem sempre, no mínimo, 2 lados…
      O que podemos fazer é sempre buscar por informações…
      E só assim formarmos nossas opiniões.
      Mas, seja qual for o vencedor deste grupo, o Flamengo estará bem representado.
      SRN.

  • [Luz dos Fatos] Muito boa matéria, parabéns pro Wagner, que fez um ótimo resumo, e pro Coluna que está vindo pra ficar no cenário.

    • Obrigado Antonio. O Coluna busca informar de forma clara e objetiva, com comprometimento aos fatos e a verdade, prezando pelo respeito aos seus leitores. SRN.

  • Parabéns Vagner. Muito bom esse papo.

    • Obrigado Ciro. É muito importante divulgar, para todos tenham acesso a informação. Abs.

  • Parabéns Cabelo! Sou seu fã mermão! SRN

    • Obrigado meu amigo! A recíproca é verdadeira!!!

    • Obrigado Coluna!

Comentários não são permitidos.