Fla sai na frente, permite empate do Santos e perde 100% com Guerrero

Compartilhe com os amigos

Fonte: ESPN

Primeiro tempo rubro-negro e segunda etapa alvinegra. Em um duelo de duas partes bastante distintas, Flamengo e Santos empataram por 2 a 2, neste domingo à tarde, no Maracanã, e ficaram parados na tabela do Campeonato Brasileiro.

Diante de mais de 61.421 torcedores presentes (51.749 pagantes) no estádio, o Fla abriu uma vantagem de 2 a 0 antes do intervalo, com gols de Alan Patrick e Emerson Sheik, mas o time paulista reagiu no segundo tempo e igualou o marcador, com Ricardo Oliveira e Lucas Lima, em vacilos de Paulo Victor. Os donos da casa ainda pressionaram em busca da vitória nos minutos finais, mas o goleiro santista Vanderlei salvou.

O resultado tirou o aproveitamento de 100% do Flamengo com Guerrero em campo, em cinco jogos disputados. Desde a estreia do atacante peruano, que não pôde atuar na derrota para o Corinthians, a equipe carioca tinha vencido Internacional, Grêmio e Goiás, pelo Brasileirão, e Náutico, pela Copa do Brasil.

Após 16 rodadas, o Flamengo se manteve na 11ª posição, agora com 20 pontos, enquanto o Santos também não subiu e nem caiu na tabela, está na 15ª colocação, com 17 pontos.

O jogo

O Flamengo começou no ataque e o goleiro Vanderlei errou sua primeira saída de bola. Emerson Sheik acabou ficando com o rebote e arriscou, de fora da área, mas a bola saiu, sem levar perigo. Apoiado por uma grande e entusiasmada torcida, o time rubro-negro marcava em cima e não permitia que o Santos tivesse tranquilidade para sair jogando.

Aos cinco minutos, Emerson lançou Guerrero, que concluiu fraco, mas o goleiro Vanderlei, muito nervoso, quase deixou a bola escapar. Dois minutos depois, foi a vez de Márcio Araújo se lançar ao ataque e enfiar para Emerson, mas o zagueiro Werley bloqueou a conclusão do atacante, desviando para escanteio.

Só aos oito minutos é que o Santos chegou à área carioca, e com grande perigo. Ricardo Oliveira se livrou de Wallace e tocou para Gabriel, livre na área, mas Paulo Victor fez grande defesa, impedindo o primeiro gol do Peixe.

Depois dessa jogada, a equipe paulista começou a se soltar dentro do gramado, mas o Flamengo seguia com mais posse de bola. Aos 15 minutos, o lateral esquerdo Zeca falhou e Everton lançou Emerson na área, mas a marcação santista impediu a conclusão do Sheik.

O time dirigido por Cristovão Borges seguiu controlando as ações da partida, enquanto o Santos continuou preocupado em marcar o adversário. Aos 24 minutos, Everton ganhou de Gustavo Henrique e cruzou para Guerrero, mas o peruano não conseguiu alcançar a bola.

O domínio do Flamengo era absoluto. Aos 33, foi a vez de o volante Canteros receber de Pará, na área, e bater com categoria, dando mais um susto no goleiro Vanderlei.

O Santos não conseguia sair da defesa e o Flamengo pressionava cada vez em busca do primeiro gol. O que conseguiu, aos 39 minutos, por meio de Alan Patrick. O meia recebeu de Everton, deslocou-se da ponta para o meio e mandou a bomba, sem qualquer chance de defesa para Vanderlei.

Dois minutos depois, a equipe carioca ampliou. Canteros lançou para Emerson Sheik nas costas da zaga. O atacante avançou e tocou na saída do goleiro santista. Por comemorar com a torcida, o Sheik foi advertido com o cartão amarelo.

No intervalo, até a lutadora Ronda Rousey, vencedora na noite anterior do duelo promovido pelo UFC, apareceu nos camarotes com a camisa rubro-negra e foi muito festejada pelo público.

O Santos voltou para o segundo tempo com o meia Marquinhos Gabriel no lugar do volante Paulo Ricardo, tentativa do técnico Dorival Júnior de aumentar o poder ofensivo da equipe.

E, logo aos sete minutos, o Peixe marcou o primeiro gol. Lucas Lima bateu escanteio e Ricardo Oliveira se aproveitou da desatenção da zaga carioca para cabecear e colocar nas redes de Paulo Victor.

O Flamengo ficou desnorteado com a nova postura da equipe paulista e quase sofreu o gol do empate, aos 11 minutos, quando Victor Ferraz foi lançado por Marquinhos Gabriel, invadiu a área e chutou, mas Paulo Victor fez grande defesa, mantendo a vantagem da sua equipe.

Só depois dos 15 minutos é que o Flamengo voltou a equilibrar as ações. E Paolo Guerrero, muito discreto, apareceu em uma cabeçada que não levou perigo para o gol de Vanderlei. Logo depois, o atacante peruano se livrou da marcação e bateu com perigo.
Aos 20 minutos, Lucas Lima recebeu falta dura de Wallace. O meia bateu colocado e Paulo Victor defendeu, sem dificuldades.

Preocupado com a queda de rendimento da equipe, Cristovão tirou Alan Patrick e colocou Gabriel. Aos 26 minutos, o Santos, que jogava bem melhor, marcou o gol do empate com Lucas Lima. O meia ficou com sobra na entrada da área e chutou no ângulo. Paulo Victor ainda tocou na bola, mas falhou e não conseguiu evitar que ela entrasse.

A torcida silenciou e o Flamengo tentou partir para o desempate. Emerson fez bom lançamento para Guerrero, que tropeçou nas próprias pernas e acabou não conseguindo a conclusão. Nos acréscimos, o Flamengo pressionou intensamente, mas o goleiro Vanderlei apareceu bem em duas oportunidades e garantiu o empate.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 2 SANTOS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de agosto de 2015, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
Público: 51.749 pagantes (61.421 presentes)
Renda: R$ 2.450.700,00
Cartões amarelos: Márcio Araújo, Emerson, Wallace e Guerrero (Flamengo); Zeca e Werley (Santos)
Gols:
FLAMENGO: Alan Patrick, aos 39 minutos do primeiro tempo, e Emerson, aos 41 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Ricardo Oliveira, aos sete minutos do segundo tempo, e Lucas Lima, aos 26 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Paulo Victor; Pará , Wallace, César Martins e Jorge; Márcio Araújo, Canteros, Éverton (Almir) e Alan Patrick (Gabriel); Emerson e Guerrero
Técnico: Cristóvão Borges

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Werley, Gustavo Henrique e Zeca; Paulo Ricardo (Marquinhos Gabriel), Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Thiago Maia), Gabriel (Neto Berola) e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior

Compartilhe com os amigos

Veja também