Fonte: GE
Após demitir Guto Ferreira, a Ponte Preta vai estrear neste domingo, contra o Flamengo, um comandante que foi algoz do clube da Gávea em 2015. Doriva estava no Vasco que eliminou o Rubro-Negro na semifinal do Carioca e posteriormente foi campeão. O novo treinador chega em um momento difícil e tenta dar fim ao jejum de sete jogos sem vitória do time da casa. Apenas um ponto separam os dois na tabela, mas o Fla, ao contrário, vem numa crescente e ainda busca afirmação. De quebra, também busca encerrar um jejum, uma vez que não vence o adversário há 10 anos, ou sete jogos. O duelo será realizado às 16h, no Moisés Lucarelli, em Campinas.
A Ponte Preta busca a reabilitação no Brasileiro. Após um início empolgante, entrou em queda livre. Com 19 pontos, o objetivo é manter uma distância confortável para a zona de rebaixamento para depois, quem sabe, voltar a almejar algo maior. O novo treinador teve pouco tempo para trabalhar a equipe. Até por isso, manteve a base do antecessor.
Como a partida faz parte das comemorações dos 115 anos da Macaca, a serem completados dia 11, a diretoria fez promoção de ingressos. Sócio-torcedor com a mensalidade em dia tem direito a levar um acompanhante de graça. A expectativa é de casa cheia, com público de 10 mil. Os flamenguistas esgotaram a carga de 3,7 mil bilhetes desde sexta-feira.
O Flamengo vem de um resultado decepcionante num Maracanã lotado: empatou em 2 a 2 com o Santos no último domingo após abrir 2 a 0. A frustração aumentou a necessidade de vencer a Ponte, mesmo fora de casa, para que a equipe enfim consiga se afirmar no Brasileiro. A torcida mais uma vez deposita esperança em Guerrero, que ainda não perdeu desde que chegou. Foram quatro vitórias e um empate em cinco partidas com o peruano em campo.
Jailson Macedo Freitas (BA) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Ivan Carlos Bohn (PR). A TV Globo transmite para RJ, MG (Juiz de Fora), ES, GO, TO, BA, SE, AL, PE (Petrolina), PB, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O Premiere e o PFC HD também transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.
ESCALAÇÕES
Ponte Preta: Fernando Bob, com dores na panturrilha, é a única dúvida. No restante do time, força máxima, inclusive com a presença de Biro Biro, de volta após suspensão e se recuperar de uma lesão no tornozelo. Se Bob for vetado, Elton assume a vaga no meio. Os retornos de Gilson, na lateral esquerda, e Biro Biro, no ataque, e a entrada de Bady na criação são as outras novidades. A provável Ponte tem Marcelo Lomba, Rodinei, Renato Chaves, Pablo e Gilson; Fernando Bob (Elton) e Josimar; Felipe Azevedo, Bady e Biro Biro; Borges.
Flamengo: recuperado de luxação no cotovelo direito, Jonas deve retornar ao time titular. A dúvida é se Cristóvão jogará com três volantes, como costuma fazer fora de casa, ou com o meia armador Alan Patrick na vaga de um deles. A equipe comandada por Cristóvão Borges deve ir a campo com Paulo Victor, Pará, Wallace, César Martins e Jorge; Jonas, Márcio Araújo (Alan Patrick) e Canteros; Emerson, Guerrero e Everton.
QUEM ESTÁ FORA
Ponte Preta: se Bob atuar, a Ponte terá força máxima.
Flamengo: com problemas musculares na coxa direita, Marcelo Cirino, Armero e Paulinho ficaram em tratamento no Rio de Janeiro, assim como Nixon, que só volta a jogar em 2016. Cáceres, que está muito perto de ser negociado com o Al Rayyan, do Catar, e Ederson, ainda sem ritmo para estrear, estão fora. Anderson Pico, outro não relacionado para o duelo, também pode ser negociado.
PENDURADOS
Ponte Preta: Diego Oliveira, Felipe Azevedo, Fernando Bob, Juninho e Tiago Alves
Flamengo: Paulo Victor, Wallace, Jonas, Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antonio e Guerrero.