Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Arbitragem volta a ser o foco das discussões

Redação
Redação
Publicação: 08/09/2015
Nenhum comentário
Atualização: 08/09/2015
Compartilhar

– Corta! Foi braço!

Com o berro do quinto árbitro, instalado na sala de tv, ecoando em seus ouvidos, o primeiro árbitro apitou e paralisou a partida.
No momento exato em que o habilidoso meia-atacante do time Amarelo ia chutar a bola para o gol vazio à sua frente.
O apito paralisou os jogadores, emudeceu o estádio.
Por uma fração de segundo.
Na sequência, a gritaria foi ensurdecedora, tanto vinda das duas torcidas como dos jogadores amarelos, revoltados com a marcação e a perda do título.
Sim, se a bola entrasse o Amarelo seria campeão.
Seria.

Desgraçadamente, naqueles poucos segundos a edição de tv mandou novas imagens do lance. Uma delas, captada por uma câmera entre a bandeira de escanteio e a primeira trave, mostrava que a bola tinha tocado no ombro do atacante amarelo, pegando a direção, como um passe perfeito, de seu companheiro de time.
A jogada fora toda legítima.
Agora, porém, ela fora interrompida.
Os telões do estádio agora mostravam o lance e, entre eles, lá estava a fatídica imagem da câmera frontal. Bola no ombro.
O primeiro árbitro estava catatônico. Por sua cabeça desfilava sua lembrança do lance – de sua posição, ele mais intuíra do que vira que a bola tinha mesmo batido no ombro e não no braço. Em seus ouvidos ainda reverberava o berro do quinto árbitro. Ele achava que o cara torcia pro Vermelho. Agora ele tinha certeza.
Agindo como um autômato, cumpriu os protocolos há tanto tempo repetidos.
Distribuiu cartões amarelos, mandou pôr a bola no local da infração e logo depois da cobrança encerrou a partida.
Estava cansado.

O trecho acima retrata uma hipotética ação em futuro não muito distante, provável e desgraçadamente. Ao contrário do que anseiam os críticos das arbitragens, traquitanas eletrônicas não tirarão as dúvidas e não deixarão de interferir nos resultados.

Já cansei de ver discussões sobre lances de jogo. Grande quantidade delas, mesmo com o auxílio de imagens de diferentes câmeras, termina sem que se chegue a uma conclusão. Nem mesmo depois da mesma cena ser repetida inúmeras vezes, a ponto de irritar a todos, principalmente aos telespectadores.

O jogo que o árbitro vê somente ele vê.

E ele apita, ou não apita, de acordo com o que vê, mas não somente. Ao lado ou próximo da jogada, ele ouve. E sente. Da combinação de tudo isso o que para ele não é falta pode ser para quem está distante. Nem sempre a imagem da televisão retrata a realidade como ela é.

Penso que é importante melhorar sempre mais a arbitragem, mas descarto toda a absurda complexidade de equipamentos e equipes para “ajudar” o juiz a apitar.

Conheço razoavelmente a produção de vídeo, toda a geração e edição de imagens. Trabalhei nessa área por muitos anos. O grau de complexidade e os custos envolvidos para ter uma geração de imagens decente, acoplada a recursos de edição, para realmente auxiliar a arbitragem, só é viável, a rigor, em decisões de Champions League ou numa Copa do Mundo. Se isso um dia acontecer, teremos um brutal divórcio entre o futebol real e o futebol eletrônico ou virtual ou futebol de videogame, como queiram.

Minhas críticas a essas propostas de introdução de traquitanas eletrônicas não se dão por mero apego ao futebol como ele é, mas também à questão “custos” e à inevitável elitização de alguns jogos em detrimento de outros.

Pela volta dos assistentes de linha de meta

A realidade tem nos mostrado a importância da FIFA e da CBF voltarem com os assistentes de linha de meta. Acredito que ambos devem voltar, mas com mais funções, maior liberdade e maior autoridade para de fato auxiliarem o árbitro da partida em suas decisões, a exemplo do que vemos hoje com os auxiliares de linha lateral, os bandeiras.

Muito provavelmente, para não escrever um definitivo “com certeza”, lances como o de Wendel no jogo São Paulo x Corinthians ou o de Wallace, nesse FlaFlu, seriam marcados pelo auxiliar de linha de meta.

Por fim, ao contrário do que dizem os adeptos dos sistemas eletrônicos, quem é contra eles não é a favor da manutenção das “discussões de botequim”. Somos a favor, simplesmente, da preservação do futebol como ele é: o mais popular e apaixonante esporte do planeta Terra.

Por enquanto…

Queixas, notas & queixumes

Temos nota oficial sobre arbitragem. Na verdade, mais uma.
Temos treinadores jogando sobre as arbitragens a culpa de derrotas.
Temos treinadores e até presidente de clube fazendo pressão futura contra os árbitros.

Ninguém comenta os bons jogos das últimas rodadas, é como se eles não existissem.
Só que existiram e não são comentados. Que perda…
O tempo e energia estão direcionados para falar mal das arbitragens.
Crucificar árbitros e bandeiras.
Comprometer o campeonato.
Uma pena, mais uma vez. Uma grande pena.
Pois o melhor do futebol é justamente o jogo de futebol.

E, para não deixar passar em branco, para variar só se fala dos erros contra. Nunca se fala dos erros a favor.

O Clube de Regatas do Flamengo em sua nota oficial de ontem comentou a respeito e reconheceu o erro a favor, quebrando a escrita dos clubes de só falarem dos erros contra. Entretanto, já houvera outra nota sem essa novidade.

E depois do jogo, no próprio site oficial do clube o lance com Wallace foi tratado como legítimo, como mostrou o blog Meio de Campo (aqui) e depois alterado, mas sem registrar a verdade reconhecida pelo próprio atleta. Situação que a nota oficial corrigiu, ainda que tardiamente.

Ah, sim, nem vou discutir as bobagens sobre premeditação nos erros e coisas semelhantes, pelo simples fato de não existirem.

Por último, mas não menos importante: recomendo a todos os apaixonados pelo futebol que façam um curso de arbitragem. Não precisa ser um “cursão”, com aulas práticas e tudo o mais, durando muitas semanas.

Basta um curso simples, possível de ser feito em dois ou três finais de semana.

Acreditem, vai ampliar extraordinariamente a visão sobre o jogo, sem falar, é óbvio, na compreensão do que é apitar uma partida de futebol.

Fonte: Olhar Crônico Esportivo

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rivaldo se rende a Vini Jr e coloca cria do Flamengo como o melhor jogador do futebol brasileiro

1

Freguês do Flamengo falha e elimina Uruguai da Copa do Mundo

7
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

9 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

6 29

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

4 8
Brasileirão

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

9 2

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Corinthians hoje

8 4
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  2. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

  3. Daniel Lobo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Alexsandro podia fechar logo com o porto.

  4. Eduardo em Milan envia proposta milionária por Evertton Araújo, do Flamengo; veja valores

    Acho que nesse momento onde Pulgar está de saída, o Flamengo não deveria negociá-lo. É um jogador importante para o…

  5. Eduardo em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Se os jogadores assim desejarem, o Flamengo precisará urgentemente procurar atletas para ocuparem essas lacunas.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo