Defesa de Kleber Leite bloqueia uso de documentos em processo nos EUA

Compartilhe

Os advogados que defendem Kleber Leite, dono da Klefer e ex-presidente do Flamengo, no processo gerado pela investigação americana que culminou com a prisão de sete dirigentes ligados à Fifa em 27 de maio, em Zurique, conseguiram uma liminar na Justiça Federal brasileira impedindo a utilização de qualquer documento apreendido ou dos dados colhidos com a quebra de sigilo bancário. O motivo: até o momento a defesa não conseguiu acesso aos autos. Como o blog já informou anteriormente, existe uma carta rogatória dos americanos pedindo que os dados da investigação não sejam revelados a advogados. O receio dos americanos é de vazamento das informações.

Os sócios Ary Bergher e Rafael Mattos são os responsáveis pela liminar obtida no Tribunal Regional Federal (TRF), e estão à frente do caso. Segundo eles, se esses dados forem utilizados na investigação, significa uma quebra de soberania da Justiça brasileira. O receio existe porque, apesar de os advogados terem conseguido proibir o envio dos documentos apreendidos na buscas feitas na empresa Klefer, parte do material já havia sido enviado. Eles tentam agora no TRF anular o processo que gerou o bloqueio de bens, quebra de sigilo bancário e apreensão de documentos de Kleber Leite. E buscam, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a autorização para acesso aos autos, o que consideram fundamental para construir a defesa.

– De fato foi enviado uma parte, a juíza alegou que só ficou sabendo da liminar depois que já tinha sido enviado. Eu não tenho acesso a nada, por incrível que pareça. Estamos recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para buscar esse acesso. Há um habeas corpus, com liminar, que proíbe o uso de qualquer documento obtido aqui no Brasil nessa investigação. A liminar é para não poderem usar esses documentos, e o habeas corpus pede para que seja anulada toda essa decisão que determinou a quebra de sigilo e a busca e apreensão – disse Mattos.

Sobre a possibilidade de os EUA utilizarem a parte dos documentos que foi enviada, Mattos afirmou:

– Entendo que não pode ser usado nos EUA visto que na origem foi considerada ilegal a prova. Mas o advogado não tem acesso ao processo. A gente briga justamente contra isso. A gente tem um cliente que sofreu busca e apreensão, bens bloqueados, sigilo quebrado, e a gente não tem sequer poder fazer uma defesa. É impossível, mas a gente está se esforçando para demonstrar isso ao tribunal. A liminar é que está valendo hoje, de que os documentos não podem ser usados na investigação nem no Brasil e, por consequência, nos EUA.

Ary Bergher, por sua vez, acredita que o uso desses documentos configura uma quebra de soberania do Poder Judiciário do Brasil:

– Estamos advogando no escuro. É um absurdo, uma violência inominável. A Justiça americana vai dizer que o Brasil não pode usar sua Constituição Federal? Entendeu o grau de absurdo nesse procedimento? Qualquer utilização do material que foi apreendido aqui, em razão dessa liminar, em qualquer outra jurisdição internacional, configura uma afronta à soberania do Judiciário brasileiro. Isso é que tem de ficar claro, a questão central é essa – concluiu.

Fonte: Bastidores FC

Ver comentários

  • Kleber Leite está se borrando de medo, kkkk. Tomara se ferre ladrão safado.

  • Cadeia nele!. Não me interesso por este sujeito, pq este site posta tantas reportagens sobre o elemento?! Sinceramente, chato isso. Saudações st.. Ps: EBM por mais tres anos!.

  • Fbi nele, kkkkkk, se ta com medo é porque deve, que se phoda esse sujeito desprezível

  • A verdade é que ele é culpado. Eu lembro de um Globo esportivo que eu ouvi com o Penido (puxa-saco mor de tudo quanto é sujo, incluso o Eu-Rico Miranda) dizendo que o microfone da Globo estava aberto para o Kleber se defender. Até hoje esse microfone está aberto e nada. Espero que ele vá a Disney com a familia.

  • Escória maldita que um dia pisou em solo Rubro Negro!!!

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo planeja renovar com Léo Pereira depois de rejeitar oferta do Besiktas

Léo Pereira tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2027 O Flamengo recusou a…

29/07/2026
  • Destaque

Reforço do Cruzeiro, Zé Lucas explica ‘não’ ao Flamengo

Flamengo e Cruzeiro disputaram a contratação de Zé Lucas, do Sport Alvo de ‘duelo’ nos…

28/07/2026
  • Destaque

Flamengo acusa rivais de descumprimento de fair play financeiro e propõe sugestões

Clube emitiu nota na tarde desta terça-feira (28) sobre o tema O Flamengo deu mais…

28/07/2026
  • Destaque

Flamengo tem 2 jogadores convocados para a Seleção Brasileira Sub-20

Léo Nannetti, que esteve na última Copa do Mundo para auxiliar nos treinamentos, foi convocado…

28/07/2026
  • Destaque

Presidente do Peñarol quebra silêncio sobre interesse em De La Cruz, do Flamengo: “Ele quer vir”

Ignacio Ruglio falou sobre a negociação com meia do Flamengo Entre De La Cruz e…

28/07/2026
  • Notícias

Com Carrascal e De La Cruz, Flamengo divulga lista de relacionados para jogo contra o Internacional, pelo Brasileirão

Flamengo e Internacional se enfrentam nesta quarta-feira (29), pela 21ª rodada do Brasileirão Flamengo busca…

28/07/2026