É justo colocar a derrota em Brasília na conta da torcida?!

Compartilhe com os amigos

Com a derrota inesperada de ontem em Brasília, começou o mi mi mi do pessoal do contra.

Porque o Flamengo não deveria ter mandado o jogo fora, porque a torcida de fora do RJ não sabe torcer, porque se fosse no Maracanã iríamos ganhar, etc, etc, e blá, blá, blá.

Oooo papo chato!
Até quando teremos esta birra com os torcedores de fora do RJ?!

Os tempos são outros, é justo com o torcedor de outros estados, e necessário financeiramente ao Flamengo mandar seus jogos fora do RJ. Somos uma Nação! Muitos torcedores de outos estados são sócios torcedores (seja sócio), e quase nunca tem a oportunidade de assistir o Flamengo num estádio.
Essa galera é tão Flamengo quanto qualquer um, não pode ser desprezada ou injustiçada .
(confira http://www.colunadoflamengo.com/2015/09/off-rio-ou-nao-somos-todos-flamengo/

Esta imensa massa de rubro-negros espalhada pelo Brasil afora não têm a sorte e o privilégio de ver o Flamengo jogar toda semana num estádio, e como tal, muitas vezes talvez não tenham uma postura que os cariocas desejam ou têm no Maraca.

Ficar em silêncio, vaiar e cornetar não é privilégio apenas de Brasília. Já vimos isso há algum tempo no Maraca. Galera que também “não torce”, que “não sabe cantar”, que “não apóia”, que vaia durante o jogo. O público está mudando. Os torcedores são outros (confira http://www.colunadoflamengo.com/2015/09/modinhas-ou-renovacao/).

Algum tempo atrás no Maraca, tinham os que antes da bola rolar já pediam:  “Queremos Raça, queremos Raça”… Será que isso também ajuda?!

E vaiar durante o jogo?!
Você está pagando, ok, quer ver espetáculo, quer ver o Flamengo ganhar, golear, e entoa o mantra: “ganhar hoje é obrigação”, mas esquece que do outro lado tem outro time… E vaiando seu time durante o jogo será que vai fazer ele jogar melhor, ou o jogador fdp que não acerta um passe melhorar, ou fará aquele sem sangue fdp correr mais?! Servirá de incentivo?! Mas vaiar é seu direito!

Quem vai ao Maraca atualmente sabe, são 2 públicos diferentes, jogo a tarde e a noite, com maior ou menor apelo. E de certa forma, sempre foi assim.

Acho injusto colocar a derrota de ontem só na conta da torcida.
O time não se encontrou ontem.
Errou muito, estava nervoso, exagerou nos chutões e nas bolas aéreas.

A torcida foi lá, esgotou os ingressos, enfrentou filas enormes para trocar ingressos e entrar no estádio. De certa forma, fez a parte dela. Poderiam ter feito um pouco mais, ter apoiado e incentivado mais, ok, poderiam. Mas lembrem-se o quão acostumados eles estão…

Alguém se lembra de quantos jogos perdemos no Maraca este ano?! Muitos!
E de quantos ganhamos fora?! Mandando jogos ou como visitante?! Muitos!

É isso, faz parte, vamos parar de mi mi mi, de “preconceito” com os torcedores de outros estados, porque somos todos Flamengo!

Faltou o time jogar ontem.
Alguém com mais experiência, pra chamar a responsa e botar a bola no chão, pra passar tranquilidade no campo, e até mesmo, pra chamar a torcida para jogar junto.

Enfim, todos nós queríamos ter ganhado ontem.
E se tivéssemos, como foi em outros jogos fora, não haveriam reclamações contra a torcida…

Vida que segue. No geral, a rodada não foi tão mal.
Levanta a cabeça Rubro-Negro!
Domingo tem outra decisão!

Aos que puderem ir ao jogo em Minas, torçam, apóiem, façam a sua parte, o Flamengo precisa de vocês.

Lembrando aos amigos, em 2009, teve um Barueri (3×0) no meio do caminho do Flamengo.

SRN,
Wagner Silva.

Vamos trocar uma idéia?!
Twitter: @wgrsilvacrf
[email protected]
Todas colunas Wagner Silva 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É justo colocar a culpa nos jogadores, entraram com oba oba, dando passe de letra, achando que qualquer momento iria ganhar, sem raça, César bizarro, custou 3 pontos, sem gordura pra queimar, e fizeram que Palmeiras, Internacional e Santos acreditar no G4, agora segura a merda!

  • Excelente texto, lendo os comentários vi o debate e vi tbm q a galera comenta umas coisas sem nexo. Concordo que a torcida de certa forma errou em não apoiar o time o tempo todo, mas não se pode colocar a culpa da derrota na torcida qque lotou o estádio e fez uma bonita festa. Não se pode haver discriminação com os torcedores que moram fora do RJ somos todos flamenguistas, somos uma nação, quantos torcedores que moram foram do RJ são ST do Flamengo com o simples intuito de ajudar o time do coração. Apóio totalmente a idéia de que o Flamengo mande jogos pelo Brasil, sou nordestino e só tenho a chance de ve meu time uma vez no ano. Todos sabemos que a casa do Fla é o Maracanã e que sempre há uma magia diferente quando se joga la, mas aos torcedores Cariocas vamos deixar um pouco o egoísmo de lado, o Flamengo não é só de vcs, o flamengo é da nação. Lembrem-se que tudo pelo Flamengo e nada do Flamengo! SRN

  • Nada a ver. O time entrou mal, simples. A torcida vaiou, gritou Olé, ai tem duas coisas, uma é direito, a outra, achei desnecessário. Apoie durante o jogo, e vaie, se for o caso ao final. O time não foi bem, Coxa jogou melhor, Fato. E a questão de mandar jogos fora é que o fla ta fazendo Caixa. O custo maracanã, infelizmente, força o Fla a isso. E quem diz que torcida de fora do RJ, não sabe torcer, não conhece o nordeste, por exemplo, lá o Fla sempre foi bem tratado e está sempre em casa, de verdade.

  • Para mim quem deve fazer a diferença é o time dentro de campo sempre, a torcida é só um combustível a+, quem depende da torcida pra ganhar jogos é time ruim.

  • Eu falei que aqui tudo é diferente, a cidade e o comportamento das pessoas é diferente, tudo muito formal e normatizado, com um publico sem tradição de futebol, que se diverte no sofá, no bar, no cinema ou no teatro. E pra acabar de dificultar um campo que favorece totalmente que vem pra jogar fechadinho atras da linha da bola, pra chegar junto e não deixar jogar. Um publico que não sabe entoar nem dois canticos direitos daquele monte que a gente ouve no Maracana sem parar.
    Mas o que pesou mais mesmo foi o sapato alto a falta de habilidade pra fugir da marcação, um certo nervosismo do time diante de um torcedor que é seu mas que ele não está acostumado a jogar pra ele e deve ter se sentido até mais cobrado com tanto medo de errar que acabou travando. E também teve o fato que os jogadores não voltaram para buscar a bola do pé do seu companheiro para dar sequencia as jogadas, estavam muito estático e passivos esperando os passes do César Martins que no esquema do nosso 'Oswaldiola' funciona como uma espécie de 'Kaiser' pela direita, ai é dose nem sempre vai dar certo né e nem pode o Chapecó nunca poderia esperar aquilo. E o esquema e o jeito dos times do Professor jogar que são uma copia do outro a mais de 5 anos.

  • Vou colocar o mesmo que ja coloquei em outro post.Acho Babaquice e preconceito culpar a torcida de Brasília pela derrota. Sou do RJ, sou sócio torcedor e o meu amor pelo Flamengo com certeza é o mesmo compartilhado por vários outros urubus igual a mim, principalmente fora do Rio. Flamengo é o que é hoje, tamanho e poder, graças a distribuição em todo país. A forma de torcer é e sempre será diferente, é regionalismo, vivemos em um país de proporções e culturas diferentes e temos de respeitar isso. Pois somos todos Brasileiros e principal …. somos todos Flamengo. Abs aos Brasilienses, não vencemos desta vez, mais vcs mostraram a todos do país a legião que somos. SRN.

  • Gente.. Temos que saber da onde realmente saiu essa notícia pq não acredito que alguém colocou a culpa na torcida … O time não fogou uma hora ia acontecer ..

  • Concordo cm todos vcs,o time foi muito mal,e ao meu ver cmo n estão acostumados cm jogos do mengão lá eles n souberam incentivar cmo a torcida no Rio q canta o tempo todo . Mas nunca q merecem ser culpados,o time foi todo apático. SRN

  • muito bom o texto. Escrevi tambem defendendo o mando de jogos fora do Rio e de que o Mengao é um time nacional! Se tiver um tempo, tá lá na coluna do torcedor #11. SRN

  • Se é possível colocar nas vitórias, por que não nas derrotas? O que esperávamos da torcida ontem era apoio incondicional e o que vimos foi uma vaia estúpida em cima de um jogador que não mereceu tais vaias. MUITO AJUDA QUEM MENOS ATRAPALHA.

  • A midia quer dividir a nossa torcida, nao caim nessa galera. Dividir e conquistar.O time jogou mau e ponto. Que tal lembrar do sao caetano, Universidad do Chile, do Cabanhas e outros fracassos que tivemos com o maraca lotado.Perdemos uma partida por soberbe, vamos ganhar as galinhas la no horto, pode escrever e depois tem o vice

  • Se Foce culpa de torcida Real Madrí e Barça não arrebentavam todo mundo nO ESPANHOL COM MANDO OU NÃO . Inclusive acho que o Mengão tinha que mandar um jogo fora todo Mês para cubrir de uma vez por todas esse país de vermelho e preto adoraria ver um jogo do mengão AQUI NO COUTO PEREIRA OU NA BAIXADA COMO MANDANTE .MENGÃO É DO MUNDO SÓ TEM A SEDE NO RIO DE JANEIRO .

    • Boa Odair! SRN!

  • A casa do mengo é o Maracanã. Jogar em outro lugar pensando em dinheiro só se for amistoso ou jogo de cumprir tabela. Torcedores off rio não tem a manha de empurrar o time.

    • Kkkkk! E muda oq?? Os torcedores sao importantes mas nao ganham jogo nao velho! Sao 11 x 11 e acabou! Time estava com o queixo muito levantado e com salto alto já! Já tinha jogador falando em titulo!! Absurdo! O time começou a jogar bem de seis jogos para cá e já estavam se achando Barcelona! Bora abaixar a bola e ser humilde em reconhcer nossas derrotas! Esse ano no MARACANA o Flamengo perdeu varias partidas! Foi culpa da torcida carioca??? Claro que nao! Essa é uma discursao Botafogueana: Mi Mi Mi! Aqui é Famengo porra! Bora jantar o galo do domingo e voltar a G4 com muita seriedade e garra!

      • Por aí… Faltou sangue nos olhos! SRN!

    • Giggs, podem ainda não ter. Mas irão aprender. Eles são Flamengo, muitos são ST, e como qualquer um têm o direito de assistir o Flamengo como mandante num estádio.
      Desprezar estas pessoas é virar as costas para a torcida. SRN!

      • Concordo com vc e digo mais: esse discursão é igual
        Procurar pêlo em ovo: não adianta de nada e só tentar esconder as deficiencia do time que melhorou bastante com Oswaldo, justiça seja feita, mas que ainda tem que mostrar jogo a jogo, com muita seriedade, raça e comprometimento se tem capacidade de permanecer e não apenas entrar no G4! Acredito que tenha, mas tem que buscar isso a todo custo e a todo jogo!

      • inclusive aqui em natal apoiamos o time, cantamos, vibramos, cheguei em casa rouco, pagamos ingresso mais caro que do rio, quase lotamos o Arena da Dunas, batemos recorde de renda do arena ganhamos de 3 x 0. Mts são ST aqui. e o cara generaliza todos off-Rio. E mesmo os outros estados of-Rio eles com o tempo vão pegando a manha aprendendo a torcer. saber que só se deve vaiar o time se perder e no final do jogo, e nunca gritar olé contra o fla!

  • O que é inadimissivel é a próprai torcida vair o time.
    Quando o time tá ganhando é só festa e muitas alegrias mas basta o time jogar mal que essa mesmo torcida já xinga todo mundo e nenhum jogador e diretoria presta. Hipócritas !!!
    E nos momentos complicados que todos precisamos de apoio.

    • Bem colocado Ana.
      Penso que a vaia durante o jogo não é inteligente.
      Mas é um direito de cada um… SRN!

  • olhem esse jogo aqui flamengo x corintians, maracanã poucos torcedores flamenguistas, a torcida dos gambas calaram a do flamengo, pois não pararam de cantar, e ainda os RN cariocas vaiaram o cesar goleiro no segundo tempo ! ainda falam do torcedor de brasília meu Deus quanta hipocrisia !

    Assistam o video!
    https://www.youtube.com/watch?v=kHfqeErtuuU

  • Em ordem descrente, do MAIOR PARA O MENOR, fatores que influenciam a performance de qualquer equipe de qualquer esporte:
    primeiríssimo lugar DIRIGENTES!!!!!
    segundo lugar: Comando Técnico.
    Terceiro ligar; A própria equipe
    Quarto lugar: Torcida.

    • Boa Francisco! SRN!

  • E quem disse que a culpa é da torcida de Brasilia ? Deixa de ser sensacionalista !!! O time joga mal, sem nenhum poder de reação e vem um bando de maluco aqui dizer que a culpa e da torcida. De que lado mesmo voces estão ??? Não estão vendo que com esses comentários sem noção de voces estão prejudicando demais o clube ??

    • Boa Portteiro! SRN!

  • Tem gente que é muito hipócrita em falar que jogasse no Maracana ganhasse, vide aquele flamengo X figueirense, que esse mesmo time ai saiu vaiado. Essa torcida do Rio se acha a banbanban, tá certo tem um fôlego a mais que os off rio! Brasília não tem nenhum time de maior apelo! Acho desnecessário esses que falam que a torcida off rio e modinha!
    SRN

  • Discordo completamente desse texto,o fdp é quem escreveu isso! Está certíssimo não vender o jogo fora do marcanã,nossa casa é o marcanã,e até termos um estádio sempre será.É um fato não se pode vender mando de jogo nessa reta final,a torcida no marca faz a diferença que em qualquer lugar no Brasil,a torcida do flamengo em Brasília foi burra por vaiar o jogador errado e não cantar os 90 min,dá pra perceber quando a torcida é a que faz a mística e quando não é.Em Brasília não é assim só no marcanã é assim e.PONTO.

    • Torcida é importante mas nao entra em campo! Olha quantas derrotas o time teve em casa no Maracanã esse ano?! Varias! Perdeu este jogo pq estava de sapato alto e achando que era mais do que realmente é! Tinha jogador já falando em titulo!!! Mal se chegou ao G4 e ja estavao falando em titulo! Esse jogo de Brasilia foi um tapa de luva pra poder os empolgados cairem na real e por os pes no chão! Ainda estamos muito
      Bem e a partir de agora é jogar serio
      Todas as partidas sem excessao em busca da Libertadores e quem sabe, por obra do destino, brigar pelo titulo… Ja aconteceu no passado e pode muito bem acontecer de novo.

      • Boa! É isso aí! SRN!

      • Sim mas pode ajudar como atrapalhar,não seja hipócrita você sabe disso! Você realmente quer comparar o mane garrincha ao qual o flamengo só fez um jogo esse ano,com o marcanã que o flamengo tem pelo menos 7 jogos? Te garanto que ganhamos mais jogos do que perdemos no marcanã,só olhar as estatísticas agora no mane garrincha o único jogo que jogamos perdemos,é um fato a torcida no marcanã faz o estádio ter um mística diferente,temos que deixar o clubismo de lado e analisarmos as coisas friamente.

        • RpZ não sou hipocrita mas não acho justo justificar a derrota por conta da torcida e do estadio! Analisando friamente como voce propõe, são 11 contra 11 e pronto! A torcida apoia é importante mas no frigir dos ovos futebol se resolve nas 4 linhas! Mistica diferente que nada adiantou contra o Santo André na final de 2004, mística diferente que nada adiantou contra o America do Mexico na Libertadores, mistica diferente que nao ajudou na final contra o Cruzeiro em 2003 onde só empatamos no ultimo lance da partida e nao ajudou em nada…. Ou seja depende do time antes de tudo! Isso pra mim é choro e chorar é coisa de botafoguense e nao condiz com a historia do Flamengo!

  • O Flamenguista aqui da cidade do Rio se gaba de ocupar o posto de maior torcida do Brasil, mas acha que o torcedor do restante do país é menor que ele… uma espécie de torcedor genérico. Nem torcedores do interior do estado esses favelados toleram…

    • Ricardo, nem todos são assim. Infelizmente ainda existem alguns. Não enxergam a importância dos torcedores Brasil afora. SRN!

  • Finalmente um post sensato. Lembrem-se que já havia 7 jogos sem vencer em Brasília. O jogo de ontem foi o 8º. O torcedor de Brasília já está com um pé atrás com o time. Parece que o Flamengo só vem para Brasília para ganhar dinheiro. O futebol ele deixa no Rio. Assim não há paciência que resista. Mas vamos lá Mengão. Bola pra frente.

    • Curioso. Não sabia disto.
      Mas também perdemos muito aqui no Maraca este ano… Infelizmente, faz parte.
      Espero que em breve o CRF volte à Brasília e isso mude com uma bela goleada! SRN!

  • Wagner pra mim a explicação mais Plausivel tem relação com a logistica antes desse jogo, o Flamengo tava em chapeco foi pro RIO do rio pra brasilia, eu pergunto pra q ? pq eu creio q sei, o jogo foi fazer caixa, a torcida pagou e keria ver um espetaculo o q e justo mas os atores eu tenho certeza q estavam DESGASTADOS, isso tbm afetou a performance dos mesmos, ai torcida reagiu de forma espontanea, e claro q nao concordo com vaias muito menos oles, mas pra mim a causa RAIZ foi esse deslocamento Desnecessario, isso com certeza,atrapalhou um pouco aos nossos planos, mas tbm o time nao soube kebrar a RETRANCA do coxa, lembro q o fla ja perdeu no MARACANA da mesma forma pro figueirense, lembra? pra mim os jogos nessa fase q se jogam quartas e domingos, deveriam ser no rio pra evitar os deslocamentos e somente nos jogos semanais ai sim fora e fazer caixa, SRN.

    • Joe, concordo em partes. No planejamento, no início do ano, já constava a venda de jogos. Tanto para fazer caixa, que é necessário, o que muitos esquecem, quanto para valorizar o Sócio Torcedor. Se tivessemos ganhando, tudo estaria perfeito. É o risco. SRN!

  • parabens pelo texto, disse tudo

    • Carioca enche o peito e fala que o Flamengo e' um time nacional quando lhe convem

    • Obrigado Pablo. SRN!

  • Só acho que Ederson não deve jogar pela direita e Kayke tentou mostrar que pela direita ele pode render e realmente pode e não ser o reserva do guerrero. Também acho que o Jorge deu uma caida e deve ir para o banco colocar Everton no lugar dele o time deve ser PV, Para, Samir, Wallace, Everton, Marcio Araujo, Luis Antonio, Alan Patric,Emerson, Guerrero e Kayke

  • Que me desculpe a torcida Rubro Negra Carioca, na hora de se vangloriar de termos a maior torcida do mundo, as torcidas de outros estados servem, mas quando o time não entra em campo a culpa e da torcida. Ontem estava no estádio e desde da entrada tudo era festa. A cada momento a torcida cantava e tentava fazer que a atmosfera se transformasse.
    Como todos sabem somos detentores do recorde de maior torcida, "70.000 pessoas" e somente isso já deveria servir de estimulo para um time que recebe seu salário em dia em que os salários são astronômicos, que pelo joga-se com vontade . Mas além de tudo isso cantamos empurramos a todo momento e o time não correspondia em campo. Após o primeiro gol fomos para cima e nada do time reagir. O segundo foi a gota d'agua, neste momento nos tornamos meros expectadores, afinal víamos um time sonolento em campo e sem vontade de jogar bola, havendo vaias apenas no final do jogo após os 40 minutos do segundo tempo.
    Se existe algum culpado esse culpado não são os torcedores de Brasilia.

    • E mais, acho que esta havendo um inversão de de valores, não é a torcida que deve inflamar o time, mas o time que deve inflamar a torcida.

      • Boa Ítalo. Mtos cariocas concordam do Flamengo mandar jogos fora.
        Sou um deles. Torcida e time se completam, devem ser cumplices, um "levanta" o outro… SRN!

  • O Flamengo só jogou em Brasília agora. E antes dessa rodada tínhamos mais pontos fora de casa do que no Maracanã. Esconder a irregularidade do time argumentando que é culpa da torcida de Brasília é patetico, visto que somos um time com alcance para muito além do Rio de Janeiro e o time já protagonizou muitos momentos ruins também no Maracanã.

    • Perfeito Ronaldo. Mas o time, pela campanha, não merecia as vaias, nem os olés… SRN!

      • Concordo que as vaias foram desnecessárias, eu estava no estádio e me incomodei. Mas dizer que perdemos por isso ou que o torcedor off-rio é menos flamenguista do que os cariocas é ridículo. Por que será que nos chamamos de Nação?

        • Perfeita análise Ronaldo.
          E digo mais, esse pensamento de alguns cariocas é ridículo. Isso só faz engrossar as críticas que os antis e também a invejosa imprensa de SP lançam sobre a torcida do Flamengo. Segundo eles não tem torcida fora do Rio, são "simpatizantes".
          Vamos parar com essas bobagens, todos somos fanáticos pelo Mengão. Independente de onde moram.

      • Concordo Wagner, reclamei com os amigos e pessoas próximas pelas vaias, pois nisso realmente a torcida errou feio. ´Penso que se vou ao estádio é para torcer os 90 minutos, e se quando o jogo acabar eu tiver motivo, reclamar, mas nunca durante o jogo.SRN.

  • Time do Flamengo é uma nação, mais é do Rio, sua casa é o Rio… Agora vender jogos pra faturar e colocar a classificação em xeque é irresponsabilidade da diretoria.

    • Irresponsabilidade é sua em vir aqui escrever merda.
      Tem que vender os jogos sim para outros estados, pois o CRF não é só rio, o CRF é muito maior que todos.

  • Uma pergunta ao colunista: O que é mais importante, ir para Libertadores ou faturar?

    Tempos mudaram como vc diz, pra faturar coloca preços caros nos ingressos e traz um publico que não costuma ir em estádio. Em Brasília ontem foi uma vergonha. Torcedores modinhas sim!

    • Neisson, sem dúvidas Libertadores. Mas não é isso que estamos debatendo.
      Hoje somos pouco mais de 70 mil ST. E muitos são de outros estados.
      Todos se orgulham de sermos a maior torcida. E isso é graças a estes torcedores. De todo o Brasil.
      Pense em 1 número, em quantos milhares de ST seríamos se considerássemos que todos os caricoas ou apenas a metade deles fossem ST. E temos este número?! Reflita! SRN!

      • O que esta em jogo é uma vaga na Libertadores, agora não é hora de vender jogos. Faça isso na pré temporada ou amistosos… Vc não vê times de grandes torcidas vender jogos. O Flamengo é uma nação, mais tem sua raiz e sua força no Maracanã. Duvido se tivesse brigando no Z4 eles venderiam jogos.

        • Neisson, o Flamengo ainda tem todas as chances de conquistar a vaga. Ganhamos muitos jogos jogando fora ano.
          Agora me diga 1 time grande do Brasil capaz de vender seus jogos e lotar estádios?! Só 1! Que coloque pelo menos 50 mil em qualquer lugar do Brasil.
          O Flamengo não se compara a ninguém. SRN!

  • Parabéns pelo excelente texto… Obrigado pela compreensão que a maioria não tem, agora nos resta torcer pro Goiás n cair e viajar pra Goiânia uma vez por ano, como de costume. SRN!

    • Obrigado Tiago. Compreensão e um pouco de lucidez.
      Estava pilhado aqui, sabendo que o jogo seria aí e não poderia ir ao Maraca.
      Foi uma semana estranha rsrs como as últimas.
      Mas me coloquei no lugar de vocês, que não têm a mesma oportunidade, e são tão Flamengo quanto qualquer um. Torço para que o Flamengo mande novos jogos por aí. Existirão outras oportunidades, pois em 2016 o Maraca estará fechado. SRN!

  • Claro que a culpa não é da torcida, mas o time vem embalado com 6 vitórias seguidas, jogando " em casa ", a torcida deveria ter abraçado o time, dar apoio. Com 30 minutos já estava vaiando jogador, no intervalo já vaiou o time inteiro, e no fim do jogo ainda gritando Olé pro adversário. Estamos vivendo uma boa fase, claro q devemos cobrar, mas na hora do jogo tem q dar apoio ao time de inicio ao fim. Não estou isentando o time da culpa, o Flamengo perdeu porque jogou pior msm, mas na minha opinião a torcida poderia ter ajudado mais.

    • Concordo Wellington. Mas como disse, "Mas lembrem-se o quão acostumados eles estão…" Isso também faz diferença. Muitas vezes lembrar que a torcida empurra sim o time. SRN!

    • A torcida ontem deveria ter seguido o exemplo da torcida de Natal na Arena das Dunas, antes do jogo distribuíram panfletos contendo letras das músicas de apoio ao time, mesmo quando o Avaí estava melhor em campo, jogou com o time. Até entendo o comportamento da torcida ontem, não tem o hábito de torcer em estádio, são acostumados a torcer, sofrer e vibrar em frente das telinhas, em casa ou em bares. Mas são todos rubronegros.

      • Verdade Jessica, não estou questionando a paixão de cada rubro negro. Todos nos amamos o Flamengo da msm forma. A culpa da derrota foi do time, e não da torcida, mas acho q a torcida poderia ter apoiado o time mais.

        • Concordo, sou totalmente contra vaiar o time durante o jogo, depois tudo bem, gritar olé contra meu time nem pensar, os outros podem falar mal, eu tenho que falar bem, mesmo que em alguns momentos temos que fazer críticas construtivas.

  • Para aqueles que acham que nosso time não pode mandar jogos fora do rio eu pergunto.
    Isso significa que não devem ser socios????

    • Perfeito Rafael.
      Este público consome Flamengo, muitos são ST, compram camisa, geram audiência na TV, dentre muitas outras coisas, mas todos se esquecem disso. SRN!

  • Nunca , o coxa não tinha torcida ou tinha 1% lá , e fez o que fez lá em Brasília . a torcida sempre joga a favor do time entao foi uma tanha falta de competência dos jogadores .

    • Por aí… Faltou atenção e sangue nos olhos. SRN!

  • Eu estava no jogo e embora a torcida de Brasilia seja realmente mais impaciente do que no Rio de Janeiro, vale lembrar que a campanha do Flamengo em casa nesse brasileirão tem sido muito ruim(temos mais pontos fora de casa do que em casa.) E aos torcedores cariocas que acham que o problema foi apenas o estádio , vale lembrar que todo flamenguista se orgulha de pertencer ao clube de maior torcida do mundo, e isso se deve aos torcedores espalhados por todo o país e não apenas aos torcedores do Rio de Janeiro. É muito fácil querer que sejamos sócios-torcedores e ajudemos o clube financeiramente, mas não podemos sequer ter o prazer de ver o time jogar na sua cidade uma vez por ano. O Flamengo jogou em Brasília apenas uma vez esse ano e muitas no Maracanã, e atribuo a nossa irregularidade no ano as carências do elenco e aos erros da diretoria, e não ao comportamento dos torcedores.

    • Boa análise. SRN.

    • Isso mesmo Ronaldo. Também estava la com a familia toda, pagando 100 estalecas cada ingresso, sem o chororo dos "cariocas".Somos todos FLAMENGO e não importa onde se mora, por isso escrevi o longo texto acima. SRN.

      • outra coisa vejo alguns torcedores cariocas reclamando por pagar 50, 60 reais no ingresso, enquanto torcedores de outros estados pagam 100, 120 sem choro. Se esses cariocas querem que o flamengo jogue sempre no maracanã paguem esse valor e lotem o maraca todo jogo. pois uns dos intuitos da diretoria em jogar fora do rio tbm e fazer caixa alto. precisam pagar dividas e a folha salarial e alta !

        • Perfeito Junior. Se os "cariocas" querem que o FLAMENGO só jogue no Rio, então que lotem todos os jogos pagando um ingressoa mais caro, pois além de satisfazer a torcida de fora do Rio, os jogos fora visam solucionar um problema que é a baixa arrecadação no Rio. SRN.

    • Brasília não é a casa do flamengo,vcs são muito ingênuos a casa do flamengo sempre será o marcanã

      • O Flamengo nasceu do RJ para o mundo.
        Onde o CRF jogar terá torcida.
        É óbvio que há diferença no Maracanã.
        Mas a casa do Flamengo é o Brasil.

        • Isso é um factoide e dos grandes! Você sabe que o marcanã tem uma mística diferente é melhor jogar no marca olha quantos jogos ganhamos e perdemos no marca esse ano,quadrados mais,e no único jogo em Brasília perdemos o jogo,até a diretoria sabe disso o flamengo só foi a brasileira para ganhar dinheiro,agora se valesse campeonato duvido muito sairmos do marcanã

          • Claro. Flamengo é time do RJ, mas pela sua imensa torcida espalhada pelo Brasil, se tornou um time NACIONAL. O Maraca, sim era nosso, o MARACANÃ de hoje…o custo absurdo, faz com que o Fla mande jogos para fora do RJ. Nordeste, sempre foi a segunda casa do Fla, pelo apoio do torcedor, pela imensa torcida, legado da geração de ouro dos anos 80. O Flamengo é um time diferente, inigualável, por essas características.

            • Acabou de provar que a casa do flamengo realmente é o marcanã,no marca o público sempre comparece e faz aquela temida mística por adversários e em outros lugares dificilmente isso acontece,o caso de exageros em texas é outra questão agora em força da torcida o marcanã sempre será nossa casa,nada vai mudar isso.

      • Mente pequena.

        • Mente menor ainda é de quem não aceita opiniões adversas,a torcida no marca canta diferente isso é fato.

          • Eu concordo, só que time que depende da torcida pra ganhar é time ruim.

            • Discordo. Ter a torcida como aliada é sim importante, para qualquer time no mundo. Vai entrar em campo pra quem ver? Faz um gol e corre para aonde? A torcida é parte essencial de um time de futebol, sua razão de existir. Fora a parte financeira, ST…

              • Eu não disse que a torcida não é importante,oque eu quis dizer é que o time não pode depender da torcida pra ganhar jogos,a torcida é só um combustível a+.Mas entendo sua opinião também.

            • Então porque concorda em o flamengo jogar no mane garrincha só por conta da capacidade maior,meio contradição não acha?

              • Acho que nós não estamos falando a mesma língua,eu nunca disse isso!

                • Ou você não sabe interpretar texto mesmo,você deu a entender isso.

                    • Não saiu aqui não

    • Só complementando Ronaldo, a impaciência que você citou pode ter relação com o preço dos ingressos. No próprio Maracanã, quando aumentaram o valor da entrada, o perfil do torcedor que comparecia aos jogos era diferente, menos participativo e mais impaciente. De toda forma, não perdemos ontem por isso. Concordo com você. SRN

  • Um jogador de futebol profissional tem que saber lidar com a pressão da torcida, seja a sua própria que se voltou contra a atuação do time ou da torcida adversária. O que levou a derrota foi a própria ansiedade da equipe, nada a mais.

    • Perfeito Pedro. Talvez um pouco mais de concentração e sangue nos olhos.
      Talvez tenham pensado que era um jogo festivo… SRN!

  • Minha opinião não mudou,o time encaixou e voltou a ganhar em casa,o maracanã sempre foi nosso diferencial..ontem vi um monte de jogador escorregar,no maraca no pré jogo meia hora antes das partidas,nunca vi o gramado ser irrigado,ontem faltando 10 minutos pra começar o jogo da-lhe água..ja muda poraí…a torcida compareceu,mas pareceu a torcida da seleção na copa,não souberam apoiar,vaiaram na hora errada..nesse momento a fusão time torcida (do maraca) não poderia ter se desfeito,DUVIDO que teriamos perdido ontem…
    Outra coisa,diretoria,se quisermos sermos grandes,contratem jogador cascudo e campeão,o time não soube assumir o papel de favorito,funciona melhor comendo pelas beiradas,o problema é que chega um hora que só sobra o núcleo e é ai é que a gente ve quem é quem…
    Kayke,muito bom jogador,mas deixou subir a boa fase pra cabeça, o titular se chama paolo guerrero e ponto.

    • Nunca viu o gramado ser molhado antes do jogo…kkkkkk
      Esse entende pracarai!!!

      • O maracanã não costuma molhar o gramado em cima da hora do jogo,na arena dos gambás é o contrario,no aquecimento a grama esta seca,10 minutos ante do jogo eles molham,os jogadores de curic ja sabem disso… são detalhes que faz sim a diferença,vc não leu direito o que eu escrevi…

  • A torcida de lá não é animada como a do Rio (assim como acontece tbm em Volta Redonda e Macaé), mas, daí a colocar a culpa do péssimo futebol apresentado pelo time na torcida, vai lá uma distância muito grande!. Os caras não jogaram nada (todos, não salvou sequer um), mas, melhor assim, descem do salto alto em q estavam ficando. Time normalzinho e tem q jogar com raça e atenção sempre. Tinha jornalista bosta comparando este time normal a seleção da era Zico…putz…. Avante Mengão!. O negócio é se recuperar (e saber tbm. q sofreremos muito ano q vem sem o maraca e o engenhão. Se não houve jogo ontem no maraca por opção, ano q vem será por obrigação e em muitos jogos). Ano q vem o time tem q se preparar psicologicamente pra jogar longe do maraca…vão se preparando!. Saudações st..

    • Boa Sérgio. Então esta preparação já começou….SRN!

  • É certo que a torcida poderia apoiar mais ontem. Mas não se pode culpar o pessoal que foi ontem a Brasília.
    Do jeito que o time jogou ontem poderia ser até no maraca que teríamos perdido. O time entrou afobado e afoito e ficou ainda mais nervoso depois do primeiro gol. Isso é inadmissível, o jogo tem 90 minutos. Era pra manter a tranqüilidade, se reorganizar, colocar a cabeça no lugar e a bola no chão pra buscarmos a virada.
    O começo do jogo lembrou, infelizmente, os tempos do Cristóvão e os fatídicos jogos contra o Vasco, onde o time entrou no jogo do adversário e ficou sem reação diante da marcação imposta.

  • Eu nao sou do Rio mas a torcida do maraca e muito melhor a torcida em brasilia aos 20 minutos ja vaiava o Cesar e ali era pra tentar apoiar o jogador que nos outros jogos estava vindo bem.

    E nao da emocao de ver a torcida igual ao maraca (pra quem ta em casa) esquece a grana que gamos e vamos jogar so no maraca que ai sim vamos chegar longe porque la e nossa casa e fora e campo neutro para os dois times.

  • Claro que não…a soma de fatores foi determinante…e nem acho que o Coritiba jogou isso tudo…uma noite infeliz para o time…a torcida não teve nem tempo de se animar….e já estava 2X0…e todos esperavam um espetáculo. Agora é pés no chão…e esquecer o título por hora e enxergar o G4 como algo maravilhoso já…Bola pra frente…e que venha o Galo!!!

  • As vaias foram para o César Martins, e diga-se de passagem bem merecidas.

    • Depois viram que estava atrapalhando e começou a aplaudir, enfim! Faltoh o time jogar bola

  • Colocar culpa de uma derrota na torcida é sacanagem. A verdade é que o Flamengo não sabe lidar com favoritismo… ou vcs não lembram o vacilo contra o Goiás em 2009 onde o maraca tinha quase 100.000 torcedores, com direito a mosaico e tudo??? Então deixem de mimimi!!!

    • Perfeito! SRN!

    • Eu acho que o Rio de Janeiro, de tanto que se acha melhor que os outros, que o resto da nação, deveria se tornar um país independente, nem mantendo relação diplomática com o Brasil.

      Ah, fala sério. Essa impafia dos moradores do Rio de Janeiro é coisa que da nojo. O Flamengo a muito tempo deixou de ser um timinho local, para se tornar um TIME NACIONAL, razão pela qual também pode, e eu diria deve, fazer jogos sim onde tiver torcida representativa.

      Dizer que se tivesse jogado no Rio de Janeiro teria vencido é tapar o sol com a peneira e não querer ver que perdemos muitos jogos nesse campeonato jogando no Maracanã vazio, semi-vazio ou cheio, pois embora a torcida possa dar um animo a mais, quem ganha jogo é quem entra no campo, portanto, somente dos jogadores que se assustaram com a recepção com casa cheia ontem é a culpa pela derrota.

      Moro em Brasilia, quase não vou ao Rio de Janeiro, mas como sou FLAMENGO acima de tudo, sou sócio do clube e também sócio torcedor, pagando duas mensalidades para somente ajudar e ver meu time no lugar que merece, diferente de um monte de prepotente torcedor do clube que não faz nada, absolutamente nada, para ajudar o clube a vencer essa crise financeira, Tenho muito amigos la que não são sócios do clube, muito menos sócio torcedores, mesmo podendo financeiramente faz isso, mas que depois vem reclamar de quem somente por amor lotou o estadio ontem.

      Ah, vão se ferrar, pois quantas vezes estive no Maracanã e fiquei indignado com a torcida vaiando e xingando os jogadores, talvez sendo os mesmo que agora querem creditar a derrota aos torcedores que pagaram muito caro para ver seu time do coração. Covardia, inclusive do meu ídolo LEANDRO, pois fosse onde fosse o jogo de ontem, se o time jogasse daquele jeito perderia até para o Ibis.

      Tudo pelo FLAMENGO e nada, absolutamente nada, do FLAMENGO. SRN.

      • Concordo Taciano. Mas nem todos os cariocas pensam como você imagina. SRN!

        • Wagner, sei que não são todos, claro. Mas acho que a Diretoria deveria vir a público e defender a torcida que lotou o estadio, mesmo pagando um ingresso muito caro, por simples amor ao FLAMENGO, assumindo que o culpado único do vexame foram os próprios jogadores, alguns, ao meu humilde ver, sem a minima condição de vestir o MANTO SAGRADO. Tudo pelo FLAMENGO e nada, absolutamente nada, do FLAMENGO. SRN.

  • Me desculpem mais vou falar como torcedor apaixonado pelo mengão…ontem quando liguei a TV para assistir ao jogo na senti aquela paixao da torcida q empolga a pessoa q nao pode esta la(olha q eu sou de Fortaleza), foi uma sensação estranha totalmemnte diferente da outra quinta quando eu ligguei a TV para assistir flamengo x cruzeiro me arrepiava quando o locutor tinha q falar mais alto para q o som da torcida nao superasse a sua…Entao nao vou dizer q quem estava no Mane Garricha nao gritou, cantou ou foi homisso mais para mim faltou empolgação para sair daquele estadio roco, sem voz, pq era a chance de ouro para o flamengo, msm q tivesse levado o gol cedo deveriam ter feito do Mané um caldeirao insuportavel cantando, apoiando incondicionalmente!!! Isso nao se aplica somente ao Mané e sim a qualquer estadio em que o flamengo estiver por é por isso q nois amamos tanto esse clube e acha q isso sim é uma desmontração q nois torcedores apoiamos e amamos esse time, gritando em todo jogo como se fosse uma final!!! abraço

    • Boa.. Quem vê até pensa que as cabines do Maraca são abertas e abafam o locutor….Para né…
      A captação do som das torcidas no maraca e no mané é igualzinha…
      Galera vamos pensar pelo menos uns 2 segundos antes de escrever(embora alguns precisem de ao menos 2 hs)
      Ninguém é mais flamengo que ninguém!!!

  • " a torcida da um gás a mais pro jogador, mais não entra dentro de campo quem tem q atuar bem é os jogadores, eles são os protagonistas os torcedores é a prateia.

  • Ótimas palavras! Lúcido e muito firme no texto! Primeiro texto que comenta as torcidas off rio que realmente valeu a pena ler! Poderia ter apoiado mais poderia, mas não somos acostumados a ter jogo aqui!

    • Parabéns pra torcida de Brasília, so faltou aquele apoio intenso….

    • Obrigado Michael. No texto tem link para outros. Dá um confere. SRN!

Comentários não são permitidos.