É justo colocar a derrota em Brasília na conta da torcida?!

Com a derrota inesperada de ontem em Brasília, começou o mi mi mi do pessoal do contra.

Porque o Flamengo não deveria ter mandado o jogo fora, porque a torcida de fora do RJ não sabe torcer, porque se fosse no Maracanã iríamos ganhar, etc, etc, e blá, blá, blá.

Oooo papo chato!
Até quando teremos esta birra com os torcedores de fora do RJ?!

Os tempos são outros, é justo com o torcedor de outros estados, e necessário financeiramente ao Flamengo mandar seus jogos fora do RJ. Somos uma Nação! Muitos torcedores de outos estados são sócios torcedores (seja sócio), e quase nunca tem a oportunidade de assistir o Flamengo num estádio.
Essa galera é tão Flamengo quanto qualquer um, não pode ser desprezada ou injustiçada .
(confira https://www.colunadofla.com/2015/09/off-rio-ou-nao-somos-todos-flamengo/

Esta imensa massa de rubro-negros espalhada pelo Brasil afora não têm a sorte e o privilégio de ver o Flamengo jogar toda semana num estádio, e como tal, muitas vezes talvez não tenham uma postura que os cariocas desejam ou têm no Maraca.

Ficar em silêncio, vaiar e cornetar não é privilégio apenas de Brasília. Já vimos isso há algum tempo no Maraca. Galera que também “não torce”, que “não sabe cantar”, que “não apóia”, que vaia durante o jogo. O público está mudando. Os torcedores são outros (confira https://www.colunadofla.com/2015/09/modinhas-ou-renovacao/).

Algum tempo atrás no Maraca, tinham os que antes da bola rolar já pediam:  “Queremos Raça, queremos Raça”… Será que isso também ajuda?!

E vaiar durante o jogo?!
Você está pagando, ok, quer ver espetáculo, quer ver o Flamengo ganhar, golear, e entoa o mantra: “ganhar hoje é obrigação”, mas esquece que do outro lado tem outro time… E vaiando seu time durante o jogo será que vai fazer ele jogar melhor, ou o jogador fdp que não acerta um passe melhorar, ou fará aquele sem sangue fdp correr mais?! Servirá de incentivo?! Mas vaiar é seu direito!

Quem vai ao Maraca atualmente sabe, são 2 públicos diferentes, jogo a tarde e a noite, com maior ou menor apelo. E de certa forma, sempre foi assim.

Acho injusto colocar a derrota de ontem só na conta da torcida.
O time não se encontrou ontem.
Errou muito, estava nervoso, exagerou nos chutões e nas bolas aéreas.

A torcida foi lá, esgotou os ingressos, enfrentou filas enormes para trocar ingressos e entrar no estádio. De certa forma, fez a parte dela. Poderiam ter feito um pouco mais, ter apoiado e incentivado mais, ok, poderiam. Mas lembrem-se o quão acostumados eles estão…

Alguém se lembra de quantos jogos perdemos no Maraca este ano?! Muitos!
E de quantos ganhamos fora?! Mandando jogos ou como visitante?! Muitos!

É isso, faz parte, vamos parar de mi mi mi, de “preconceito” com os torcedores de outros estados, porque somos todos Flamengo!

Faltou o time jogar ontem.
Alguém com mais experiência, pra chamar a responsa e botar a bola no chão, pra passar tranquilidade no campo, e até mesmo, pra chamar a torcida para jogar junto.

Enfim, todos nós queríamos ter ganhado ontem.
E se tivéssemos, como foi em outros jogos fora, não haveriam reclamações contra a torcida…

Vida que segue. No geral, a rodada não foi tão mal.
Levanta a cabeça Rubro-Negro!
Domingo tem outra decisão!

Aos que puderem ir ao jogo em Minas, torçam, apóiem, façam a sua parte, o Flamengo precisa de vocês.

Lembrando aos amigos, em 2009, teve um Barueri (3×0) no meio do caminho do Flamengo.

SRN,
Wagner Silva.

Vamos trocar uma idéia?!
Twitter: @wgrsilvacrf
wagner.silva@colunadofla.com
Todas colunas Wagner Silva 

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Ótimas palavras! Lúcido e muito firme no texto! Primeiro texto que comenta as torcidas off rio que realmente valeu a pena ler! Poderia ter apoiado mais poderia, mas não somos acostumados a ter jogo aqui!

    • Parabéns pra torcida de Brasília, so faltou aquele apoio intenso....

    • Obrigado Michael. No texto tem link para outros. Dá um confere. SRN!

  • " a torcida da um gás a mais pro jogador, mais não entra dentro de campo quem tem q atuar bem é os jogadores, eles são os protagonistas os torcedores é a prateia.

  • Me desculpem mais vou falar como torcedor apaixonado pelo mengão...ontem quando liguei a TV para assistir ao jogo na senti aquela paixao da torcida q empolga a pessoa q nao pode esta la(olha q eu sou de Fortaleza), foi uma sensação estranha totalmemnte diferente da outra quinta quando eu ligguei a TV para assistir flamengo x cruzeiro me arrepiava quando o locutor tinha q falar mais alto para q o som da torcida nao superasse a sua...Entao nao vou dizer q quem estava no Mane Garricha nao gritou, cantou ou foi homisso mais para mim faltou empolgação para sair daquele estadio roco, sem voz, pq era a chance de ouro para o flamengo, msm q tivesse levado o gol cedo deveriam ter feito do Mané um caldeirao insuportavel cantando, apoiando incondicionalmente!!! Isso nao se aplica somente ao Mané e sim a qualquer estadio em que o flamengo estiver por é por isso q nois amamos tanto esse clube e acha q isso sim é uma desmontração q nois torcedores apoiamos e amamos esse time, gritando em todo jogo como se fosse uma final!!! abraço

    • Boa.. Quem vê até pensa que as cabines do Maraca são abertas e abafam o locutor....Para né...
      A captação do som das torcidas no maraca e no mané é igualzinha...
      Galera vamos pensar pelo menos uns 2 segundos antes de escrever(embora alguns precisem de ao menos 2 hs)
      Ninguém é mais flamengo que ninguém!!!

  • Colocar culpa de uma derrota na torcida é sacanagem. A verdade é que o Flamengo não sabe lidar com favoritismo... ou vcs não lembram o vacilo contra o Goiás em 2009 onde o maraca tinha quase 100.000 torcedores, com direito a mosaico e tudo??? Então deixem de mimimi!!!

    • Eu acho que o Rio de Janeiro, de tanto que se acha melhor que os outros, que o resto da nação, deveria se tornar um país independente, nem mantendo relação diplomática com o Brasil.

      Ah, fala sério. Essa impafia dos moradores do Rio de Janeiro é coisa que da nojo. O Flamengo a muito tempo deixou de ser um timinho local, para se tornar um TIME NACIONAL, razão pela qual também pode, e eu diria deve, fazer jogos sim onde tiver torcida representativa.

      Dizer que se tivesse jogado no Rio de Janeiro teria vencido é tapar o sol com a peneira e não querer ver que perdemos muitos jogos nesse campeonato jogando no Maracanã vazio, semi-vazio ou cheio, pois embora a torcida possa dar um animo a mais, quem ganha jogo é quem entra no campo, portanto, somente dos jogadores que se assustaram com a recepção com casa cheia ontem é a culpa pela derrota.

      Moro em Brasilia, quase não vou ao Rio de Janeiro, mas como sou FLAMENGO acima de tudo, sou sócio do clube e também sócio torcedor, pagando duas mensalidades para somente ajudar e ver meu time no lugar que merece, diferente de um monte de prepotente torcedor do clube que não faz nada, absolutamente nada, para ajudar o clube a vencer essa crise financeira, Tenho muito amigos la que não são sócios do clube, muito menos sócio torcedores, mesmo podendo financeiramente faz isso, mas que depois vem reclamar de quem somente por amor lotou o estadio ontem.

      Ah, vão se ferrar, pois quantas vezes estive no Maracanã e fiquei indignado com a torcida vaiando e xingando os jogadores, talvez sendo os mesmo que agora querem creditar a derrota aos torcedores que pagaram muito caro para ver seu time do coração. Covardia, inclusive do meu ídolo LEANDRO, pois fosse onde fosse o jogo de ontem, se o time jogasse daquele jeito perderia até para o Ibis.

      Tudo pelo FLAMENGO e nada, absolutamente nada, do FLAMENGO. SRN.

      • Concordo Taciano. Mas nem todos os cariocas pensam como você imagina. SRN!

        • Wagner, sei que não são todos, claro. Mas acho que a Diretoria deveria vir a público e defender a torcida que lotou o estadio, mesmo pagando um ingresso muito caro, por simples amor ao FLAMENGO, assumindo que o culpado único do vexame foram os próprios jogadores, alguns, ao meu humilde ver, sem a minima condição de vestir o MANTO SAGRADO. Tudo pelo FLAMENGO e nada, absolutamente nada, do FLAMENGO. SRN.

  • As vaias foram para o César Martins, e diga-se de passagem bem merecidas.

    • Depois viram que estava atrapalhando e começou a aplaudir, enfim! Faltoh o time jogar bola

  • Claro que não...a soma de fatores foi determinante...e nem acho que o Coritiba jogou isso tudo...uma noite infeliz para o time...a torcida não teve nem tempo de se animar....e já estava 2X0...e todos esperavam um espetáculo. Agora é pés no chão...e esquecer o título por hora e enxergar o G4 como algo maravilhoso já...Bola pra frente...e que venha o Galo!!!

  • Eu nao sou do Rio mas a torcida do maraca e muito melhor a torcida em brasilia aos 20 minutos ja vaiava o Cesar e ali era pra tentar apoiar o jogador que nos outros jogos estava vindo bem.

    E nao da emocao de ver a torcida igual ao maraca (pra quem ta em casa) esquece a grana que gamos e vamos jogar so no maraca que ai sim vamos chegar longe porque la e nossa casa e fora e campo neutro para os dois times.

  • É certo que a torcida poderia apoiar mais ontem. Mas não se pode culpar o pessoal que foi ontem a Brasília.
    Do jeito que o time jogou ontem poderia ser até no maraca que teríamos perdido. O time entrou afobado e afoito e ficou ainda mais nervoso depois do primeiro gol. Isso é inadmissível, o jogo tem 90 minutos. Era pra manter a tranqüilidade, se reorganizar, colocar a cabeça no lugar e a bola no chão pra buscarmos a virada.
    O começo do jogo lembrou, infelizmente, os tempos do Cristóvão e os fatídicos jogos contra o Vasco, onde o time entrou no jogo do adversário e ficou sem reação diante da marcação imposta.

  • A torcida de lá não é animada como a do Rio (assim como acontece tbm em Volta Redonda e Macaé), mas, daí a colocar a culpa do péssimo futebol apresentado pelo time na torcida, vai lá uma distância muito grande!. Os caras não jogaram nada (todos, não salvou sequer um), mas, melhor assim, descem do salto alto em q estavam ficando. Time normalzinho e tem q jogar com raça e atenção sempre. Tinha jornalista bosta comparando este time normal a seleção da era Zico...putz.... Avante Mengão!. O negócio é se recuperar (e saber tbm. q sofreremos muito ano q vem sem o maraca e o engenhão. Se não houve jogo ontem no maraca por opção, ano q vem será por obrigação e em muitos jogos). Ano q vem o time tem q se preparar psicologicamente pra jogar longe do maraca...vão se preparando!. Saudações st..

  • Minha opinião não mudou,o time encaixou e voltou a ganhar em casa,o maracanã sempre foi nosso diferencial..ontem vi um monte de jogador escorregar,no maraca no pré jogo meia hora antes das partidas,nunca vi o gramado ser irrigado,ontem faltando 10 minutos pra começar o jogo da-lhe água..ja muda poraí...a torcida compareceu,mas pareceu a torcida da seleção na copa,não souberam apoiar,vaiaram na hora errada..nesse momento a fusão time torcida (do maraca) não poderia ter se desfeito,DUVIDO que teriamos perdido ontem...
    Outra coisa,diretoria,se quisermos sermos grandes,contratem jogador cascudo e campeão,o time não soube assumir o papel de favorito,funciona melhor comendo pelas beiradas,o problema é que chega um hora que só sobra o núcleo e é ai é que a gente ve quem é quem...
    Kayke,muito bom jogador,mas deixou subir a boa fase pra cabeça, o titular se chama paolo guerrero e ponto.

    • Nunca viu o gramado ser molhado antes do jogo...kkkkkk
      Esse entende pracarai!!!

      • O maracanã não costuma molhar o gramado em cima da hora do jogo,na arena dos gambás é o contrario,no aquecimento a grama esta seca,10 minutos ante do jogo eles molham,os jogadores de curic ja sabem disso... são detalhes que faz sim a diferença,vc não leu direito o que eu escrevi...

Notícias recentes

Leila Pereira explica por que Palmeiras desistiu de Gabigol e afirma: “A gente tem que ter bom senso”

Atacante ainda não decidiu novo destino após fim do contrato com o Flamengo Gabigol tem…

16/11/2024

Novo estádio do Flamengo promete impacto bilionário na economia do Rio; veja números

Flamengo já é destaque com mais da metade do dinheiro gerado por futebol na capital…

16/11/2024

Flamengo x Franca: saiba onde assistir ao jogo do NBB hoje

Flamengo busca manter 100% de aproveitamento em casa no NBB É dia do Orgulho da…

16/11/2024

Landim cede à pressão e Gabigol pode renovar com o Flamengo para 2025

Após se despedir oficialmente do Flamengo, Gabigol pode renovar com o Mais Querido Apesar de…

16/11/2024

Jornalista afirma que Filipe Luís não está pronto para ser técnico do Flamengo: “Precipitação”

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a demissão de Tite, no dia 01 de outubro…

16/11/2024

Jogadores do Bayern prestam homenagem ao Flamengo

Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…

16/11/2024