#FinalDeTimeGrande – Flamengo e Cruzeiro já venceram 7 finais de Copa do Brasil

Compartilhe com os amigos

Flamengo e Cruzeiro já estiveram envolvidos em onze decisões de Copa do Brasil sem contar com a de 2017. Essa é a décima segunda decisão envolvendo as duas equipes em 29 edições da competição.

O Cruzeiro tem quatro títulos: 1993, 1996, 2000 e 2003. O Flamengo três: 1990, 2006 e 2013. O Flamengo chegou em seis finais, sétima com a de 2017: 1990, 1997, 2004, 2003, 2006, 2013 e 2017. O Cruzeiro tem o mesmo número de finais que o Flamengo: São seis. Sétima com a deste ano: 1993, 1996, 1998, 2000, 2003, 2014 e 2017.

Relembre as em que as duas equipes conquistaram o caneco da Copa do Brasil:

1990:

Em 1990, a Copa do Brasil estava em sua segunda edição. Flamengo e Goiás decidiram a Copa do Brasil. O Flamengo tinha em seu time craques que fizeram e iriam fazer história não só no Rubro-Negro, mas no futebol nacional e mundial: Zé Carlos, Aílton, Junior, Djalminha, Renato Gaúcho, Gaúcho, Zinho, Marcelinho e Nélio. A base da equipe que seria pentacampeã em 1992 com exceção de Renato Gaúcho.

Na primeira partida, vitória do Flamengo em Juiz de Fora por 1×0 com gol do zagueiro Fernando que viria a ser expulso da partida. No jogo de volta, no Serra Dourada, com o fim do jogo e o placar em branco, o Flamengo ganhou a sua primeira Copa do Brasil. Foi a primeira equipe do Sudeste a vencer a competição. O gol do expulso Fernando na primeira partida, acabou sendo o do título.

1993:

A final de 1993 foi entre Cruzeiro e Grêmio. O Flamengo quase chegou nessa final. Perdeu para o Grêmio na semifinal.

A partida de ida foi no estádio Olímpico. Num público de mais de 30 mil pessoas, Grêmio e Cruzeiro não saíram do zero e a decisão de  fato ficou para o Mineirão. Numa partida emocionante com um Mineirão lotado com mais de 70 mil pessoas, o Cruzeiro heroicamente com de Cleisson aos 46 do segundo tempo, se sagra campeão. Vitória por 2×1. Os outros gols foram marcados por Roberto Gaúcho aos 12 do primeiro tempo para o Cruzeiro e Pingo aos 25 também do primeiro tempo para o Grêmio.

3 de Junho de 1993 – Final da Copa do Brasil – Estádio Mineirão – Cruzeiro 2 x 1 Grêmio

1996:

Cruzeiro novamente na final e dessa vez contra o poderoso Palmeiras da Parmalat. Na primeira partida no Mineirão, empate em 1×1 com gols de Marcelo Ramos para o Cruzeiro e Cláudio para o Palmeiras. No jogo de volta no Palestra Itália, novamente o Cruzeiro arranca uma vitória heroica. O Palmeiras saiu na frente com Luizão, o Cruzeiro empatou com Roberto Gaúcho e virou com Marcelo Ramos aos 38 do segundo tempo. Segundo título.

2000:

Novamente o roteiro se repete para o Cruzeiro. Adversário paulista. Dessa vez, o São Paulo de Ceni, Belleti, Edmílson, Raí e França. Na primeira partida, placar em branco no Morumbi. No segundo jogo, no Mineirão, o São Paulo abre o placar com Marcelinho Paraíba aos 20 do segundo tempo. O Cruzeiro empatou aos 35 com Fábio Júnior e aos 45, Geovanni faz o gol do terceiro título.

2003:

Depois de seis anos, o Flamengo voltava a disputar uma final de Copa do Brasil. Pós-impeachment de Edmundo Santos Silva, primeiro presidente a deixar o cargo dessa forma e passando por momentos complicados, o Flamengo enfrentaria o fortíssimo Cruzeiro de Gomes, Alex, Deivid e Aristizábal comandado por Vanderlei Luxemburgo. Na primeira partida, no Maracanã, empate em 1×1. O Cruzeiro saiu na frente com Alex e o Flamengo empatou nos acréscimos com Fernando Baiano. Os gols foram no segundo tempo.

No segundo jogo, no Mineirão, o Cruzeiro nem deixou o Flamengo sonhar com o título. O Cruzeiro foi arrasador no primeiro tempo. 3×0 com gols Deivid, Aristizábal e Luisão. Fernando Baiano descontou no segundo tempo.

Cruzeiro e Flamengo na decisão de 2003

2006:

Pela primeira vez dois clubes cariocas decidiriam uma Copa do Brasil. Flamengo liderado por Renato e Vasco por Valdiram, fizeram uma final inesquecível para a Nação Rubro-Negra. A base do time do Flamengo, muitos futuros hexacampeões brasileiros em 2009 como Léo Moura, Ronaldo Angelim, Juan e Toró.

Na primeira partida, um acachapante 2×0 do Flamengo com gols de Obina e Luizão. Na segunda partida, o lateral esquerdo Juan marcou aos 28 minutos do primeiro tempo aquele que ficaria marcado como o gol do título. O segundo do Flamengo da competição.

https://www.youtube.com/watch?v=ZpHeDo_13dI

2013:

No primeiro ano da gestão de Eduardo Bandeira de Mello, o primeiro título. Em inicio de restruturação, o Flamengo chegou a final da Copa do Brasil no ano em que a competição passou a contar com os clubes participantes da Libertadores. Quem não lembra do épico jogo no Maracanã contra o Cruzeiro e o gol da classificação de Elias?

Na primeira partida, empate em 1×1, na Vila Capanema. O Atlético-PR saiu na frente com Marcelo Cirino e o Flamengo empatou com um golaço de Amaral. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo.

No segundo, num Maracanã lotado, reformado para a Copa do Mundo, o Flamengo mesmo com a vantagem do empate, venceu por 2×0 com gols no segundo tempo de Elias e Hernane. O Flamengo conquistava ali o seu terceiro título da Copa do Brasil.

2017:

Em 2017, as equipes chegaram novamente a final e a história de mais uma nova final começará a ser escrita na próxima quinta-feira no Maracanã.

Compartilhe com os amigos