Márcio Braga é um mal necessário

Compartilhe com os amigos

Antes que se inicie a choradeira nos comentários dos militantes azuis, faço questão de frisar que, mesmo não votando, sou adepto da ideologia da atual diretoria.

Não sei se optaria por Wallin, ou Bandeira no pleito, mas é imprescindível que o atual trabalho na parte de gestão econômica do Clube de Regatas do Flamengo se perpetue.

Se na parte econômica não poderia estar melhor, a grande falha da atual diretoria é justamente o futebol. Logo o futebol que é o carro chefe do clube, e quando nesse departamento as coisas não vão bem, dificilmente haverá tranquilidade para trabalhar em outras vertentes rubro-negras.

Nos três anos de da atual gestão, mesmo com as conquistas da Copa do Brasil 2013, e o Carioca 2014, passamos perrengues no Campeonato Brasileiro 2013,2014, e esse ano foi bem mais ou menos.

Isso pra não citar o caso André Santos, que quase culminou com o rebaixamento do Flamengo, por culpa única e exclusiva do amadorismo da alta cúpula de futebol do Flamengo. Duvido que com os ‘dinossauros das antigas’ isso acontecesse.

Sou da época que mesmo com as finanças cambaleando tínhamos bons plantéis, às vezes até passando pelos mesmos sufocos nas tabelas como com um elenco fraco, mas tínhamos ídolos, e equipes competitivas.

Obviamente que na maioria das vezes a forma com que o clube fazia para conseguir jogadores renomados acabava por aumentar ainda mais o rombo em que as diretorias anteriores abriram, e que hoje em dia tentamos sanar.

A partir de então não sai da minha cabeça uma ideia… Por que não usar os pontos fortes de cada de gestão? Uma fusão!

Mesmo achando ótima a ideia de colocar nessa função o tetracampeão mundial Leonardo, que tem uma grande vivência no futebol europeu, acho muito improvável que o dirigente assuma essa função no Flamengo.

O Flamengo precisa da atual gestão, ou de outro grupo com a mesma ideia de austeridade financeira. Mas concordo em partes com Luxa, e com o fato de que a diretoria não entende tanto de futebol, passar a gestão de futebol do para quem realmente entenda é uma saída.

O Flamengo também precisa de um ‘cartolão’ desses à moda antiga, COM PODERES LIMITADOS PELA ATUAL DIRETORIA, para comandar apenas o futebol do clube à mão de ferro, respondendo a presidência.

Assim sendo, Márcio Braga pra mim é o cara para assumir a Vice-presidência de Futebol do Flamengo. Ainda bastante influente, Márcio Braga é um dos maiores da historia do clube, e tem pulso firme para comandar o departamento.

Muitos flamenguistas mais novos não devem se lembrar, mas em 1976 Márcio Braga fundava a FAF, a “Frente Ampla pelo Flamengo”, um movimento muito parecido com a ‘Chapa Azul’, de renovação, e modernização administrativa do Flamengo.

Com toda sua influência Márcio Braga reuniu vários nomes de peso em suas áreas, e em 1977 se elegeu presidente. Iniciava o período de ouro do Flamengo, e Márcio Braga gravava o seu nome na história do clube.

Vale ressaltar que o ultimo título brasileiro do Flamengo, o hexa em 2009, foi em uma administração do Márcio Braga. As histórias do Flamengo, e de Márcio Braga se confundem.

Nesse caso, retroceder seria seguro, e não um tiro no escuro!

Vinny Dunga
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Que indivíduo sem noção!

  • quem é esse BOÇAL QUE ESCRVEU ISSO? DEVE TA GANHANDO ALGO SÓ PODE NAO TEM MAIS OQUE SE IMAGINAR… CALA A BOCA MONTE DE MERDA!!!
    GO BLUES! EU ACHO QUE WALLIM GANHA

  • Coloca o Márcio Braga, o Kleber Leite, a Patrícia Amorim, o Helio Ferraz, o Luiz Augusto Velloso, o Dunshee de Abranches, o George Helal, Delair Dumbrosck e ia me esquecendo, o Edmundo Santos Silva ! E manda todos esses para o Inferno ! O EBM está abrindo as pernas para tentar se reeleger ! Só cego que não percebe ! Todos os idealizadores da chapa azul, o largaram ! Tostes, Wallim, Landim, Bap… perdão, o único que voltou foi o Flávio Godinho ! O EBM vai vender sua alma para os capetas ! A ideologia do Bap, Landim, Wallim e Tostes tem que continuar ! O EBM nem ia ser candidato… Tomou o gosto do poder e virou as costas ao combinado ! Fazer um rodízio na cadeira da presidência ! Sou Rubro Negro, amo o Flamengo e ao meu ver, a melhor solução é a saída dele da presidência ! SRN !

  • Esse Vinny Dunga não me surpreende. Quanta merda num único texto. Profissionalismo é um imperativo na gestão atual do Fla meu caro. Esse modelo de gestão dos "Dinossauros" seria um retrocesso absurdo. Nem com poderes limitados ou poderes algum. Que não voltem nunca mais, suas heranças são desastrosas. SRN.

  • Será que você pode escalar o time do Fla quando da passagem do MB em 2005

  • O articulista perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Esse antigo cartola deu sorte de na base do Flamengo ter Zico, Adílio, Leandro, Júnior e Andrade…..nenhum cartola contratou esses jogadores….

  • Não entendi. Essa página da coluna é a de comédia?

  • Parei quando falou que tinhamos planteis, so se esqueceu de dizer que o club contratava e nao pagava, sou idiota de novo kkkkkk

  • A herança que o clube e nos torcedores temos desses antigos, vamos ser complacentes, incompetentes, é suficiente para desejar a turma EI para dar um corretivo neles!!!!

  • Quando o flamengo está quase se livrando dessa corja, vem um blogueiro falar asneiras, francamente essa diretoria está num outro nível, e o flamengo brevemente será o mais forte clube de futebol do Brasil financeiramente falando e por consequência terá um elenco compatível com a sua grandeza. Bandeira e ponto.

  • Marcio Braga que fundou a FAF?????Tá doido ca!!!!! MB foi o EBM da ocasião e por terem deixado ele se perpetuar na presidência deu no que deu. O Zico declarou que naquela época chovia dinheiro no Flamengo, aí eu pergunto: onde foi parar essa grana toda? E como o Flamengo se endividou tanto? Nenhum mal é necessário, e se EBM está se juntando ao MB então é Wallim já!!!!

    • Claudio o texto/coluna busca justamente inflar o tipo de leitura que você fez.

      Cola uma foto banal de quando da eleição passada (EBM com Márcio Braga) e desenvolve o texto para o leitor/rubro negro achar isto que tu achou.

      Márcio Braga (e sobre Márcio acho que deu sua contribuição ao nosso futebol, teve e tem seus méritos, mas como alguns colegas já disseram seu tempo passou) esteve "abraçado" com a chapa Perder Perder Perder nesta semana, juntamente com vários outros ex presidentes (não vejo isto como um mal como a maioria escreve ai), então para quem analisa quem está apoiando quem..ainda é cedo para isto, dezembro está longe.

  • Eu vim nos comentários pra poder exprimir minha indignação com o texto, mas já vi que muitos estão fazendo isso, então é desnecessário. MB conquistou títulos quebrando o Flamengo: não pagava impostos, salários, nem porra nenhuma. Sem dinheiro, a única coisa que ele poderia fazer é intriga… Deixe-o aposentado. O Flamengo está liderando a modernização no futebol, esses cartolas logo logo perderão espaço! SRN

  • O presidente do anão da colina também é uma mal necessário então???piada kkkkkkk errado não é quem escreveu o texto e sim quem publicou no site

  • parei na primeira linha

    BANDEIRA PRESIDENTE

  • MB nunca soube nada de futebol, ele mesmo dizia isso. Mas, colocava gente que entendia pra tocar o barco. Na atual gestão temos o Rodrigo Caetano, tido por muitos como o melhor executivo de futebol do mercado, tocando o barco.

    As pessoas precisam entender que austeridade e bons times jamais poderiam caminhar juntas em 2013 e 2014 e só agora em 2015 está sendo possível começar a ter um diálogo entre esses dois fatores tão importantes (vide contratação de Guerrero). Precisamos ter mais paciência e fé no futuro melhor. Quanto mais forte o Flamengo continuar sendo na parte administrativa, naturalmente mais forte se tornará o time dentro de campo.

  • pelo que li,talvez o leonardo possa pintar na gávea muito em breve…

    • Isto é uma praga, um anti flamengo.

      Para quem não lembra este europeu sugeriu e insinuou que o FLAMENGÃO deveria ser vendido a iniciativa privada.

      Vai cuidar do São Paulo, dos times italianos, mas no FLA não.

      • Hoje até que nao por que as dividas estão bem encaminhadas, mais como estava a uns 5, 4 anos atras, o melhor seria vender mesmo. Alem de que nao pode vender o Flamengo por que o Flamengo é uma empresa sem fins Lucrativos, ou seja, Nao tem como comprar por que nao tem pra quem pagar!

  • A fita cassete,depois o CD,em seguida o DVD e agora ,blu-ray.Todos foram importantes na sua época hj estão defasados, e olha q no caso dessas mídia não deram o prejuízo q o Márcio Braga,K. Leite e Patty.Seu texto é sem noção.

  • na verdade o certo seria maU e nao maL..e o mau nunca e necessario..

  • carro chefe do EBM EH ADMINISTRAçÃO. FUTEBOL vem depois, bem depois. PRA ele o mais importante eh ganhar titulos por excelencia administrativa para inflar seu ego.

  • Fora corja e seus defensores bastardos .

  • Marcio
    Braga, aquele q disse q o Fla não precisaria d Engenhão pq teria um
    estadio seu na Gavea ou aquele q denunciou ao MP a falta de CNDs quando o
    Fla tinha contrato com a Petrobras pra esmigalhar o adversario político
    (e o clube) pra poder voltar ao poder ou ainda aquele q teve o melhor
    time de todos os tempos nas mãos e não conseguiu obter nem estadio e nem
    ct pro Mengão?! Escolhe ai…. Putz, quanta besteira!. Os Blues
    cometeram erros sim, mas, tenho certeza q já pegaram as malicias do
    futebol. Infelizmente, o égo (a lamentar os srs. bap e wallin deixarem
    falar mais alto seus egos d q a importancia do Fla) falou mais alto e os
    chamados Blues se separaram. O Fla é mais importante d q todos.
    Saudações st.. Ps: Fora abutrez (incluindo o marcio braga q inclusive,
    usou o Fla pra virar dep. federal). NADA DE ABUTREZ. EM Q MUNDO VIVE ESTE RAPAZ?!

  • Esse coluna é muito ruim, como pode uma pessoa utilizar o nome do flamengo para falar tanta asneira. Esse cara torce contra o flamengo, é a favor desses caras que acabaram com nossso clube, e mais, antes além de não ganhar nada, ainda afundavam o flamengo.
    Hoje o flamengo prepara terreno para um futuro maravilhoso, isso é o mais importante. Ganhar titulo com zico e junior é mole, ganhar titulo endividando o clube sem responsabilidade é fácil. Agora ganhar a copa do brasil e estadual, tendo que ajeitar o que Kléber leite, Marcio Braga, Patricia amorim, Edmundo santos Silva, Luís Augusto Veloso, Gilberto Cardoso, Hélio Ferraz, Delair Dumbrosck fizeram o Bandeira é o melhor presidente da história. No futuro vamos reconhcer isso

  • Nao é verdade que o time só brigou pra não cair com Márcio Braga. Em 2004 e 2005, sim. Mas de 2006 a 2009, o fla sempre brigou na parte de cima da tabela e por títulos.

    Retificando: ele não era presidente quando o fla conquistou mundial e libertadores. Mas ele montou a base desse time e em 1980 ele ganhou o primeiro brasileiro como presidente. Depois, tb ganhou os campeonatos de 87, 92 e 09 como presidente. O tempo em que pude acompanhar o flamengo por já ter nascido, ele governou de 2004 a 2009. Foi a melhor época do Flamengo a partir de 2006. Copa do Brasil em 2006, terceiro no brasileiro de 2007, jogava o fino da bola em 2008 e não fosse aquele jogo com o América, tinha tudo pra levar a libertadores, não foi campeão brasileiro em 2008 por ter vendido todo o ataque (Renato Augusto, Marcinho e Souza) no meio da competição mas ainda ficou em quinto e só não foi à libertadores pq a liderança do ibson era muito pipoqueira. Campeão em 2009.

    O histórico do cara em montagem de elenco é muito bom. Ele e sua equipe sempre demonstraram criatividade e senso de oportunidade na escolha e negociação das peças. Além de saber lidar com os ratos nos bastidores. Justamente, coisas que têm faltado aos azuis.

  • Absurdo ter que ler uma matéria dessas. Vinny Dunga, aproveite o espaço e traga algo de útil pra gente.
    Essa corja antiga nunca mais deveria colocar os pés na gávea.

  • Eu não acredito! Retroceder seria seguro? É isso mesmo redação? Putz!

  • Acredito que Márcio Braga seje rubro negro como a gente e ele desses es presidentes seje o que mais tenho simpatia por ter conquistado alguns brasileiros e ser pé quente agora daí querer a volta dele ta de sacanagem passou chega vamos olhar pra frente que o que futuro nos aguarda é muito bom se continuarmos com essa política de colocarmos a mão aonde alcançamos vamos liderar o Brasil por muito tempo pode ter certeza disso poderemos contratar os melhores e pagalos vamos ter calma todos cometem erros e futebol não é uma ciência exata SRN

  • Coloca ele lá e voltaremos a passar vexame em campo e fora dele…

  • Administrador ultrapassado!

  • Desculpe, mas não gostei do texto

  • Gosto muito de Márcio Braga, mas, convenhamos, seu tempo já passou. Esses velhos dirigentes perderam a influência e não há mais espaço para amadorismo. Futebol virou coisa séria. Márcio Braga já deu sua contribuição o que está de bom tamanho. O futuro nos reserva muitas coisas boas. Saudações Rubro Negras!

  • O problema não é o Márcio Braga…o problema é o Márcio Braga e a corja que estaria por trás dele! Temos que olhar pra frente, esse povo do passado já deu sua contribuição, seja ela positiva e/ou negativa. Devemos somente aprender com os erros e aprimorar o que já deu certo. Esse papo que a diretoria erra no futebol é conversa de quem quer tumultuar o ambiente. Contratação é loteria, pode dar certo ou pode dar errado em qq clube, haja vista o Pato no corintians, o Ganso no SP e outros por ai a fora. Sofro como qq rubro-negro qdo vejo jogadores medíocres vestindo nosso manto. Mas tenho que admitir, que esses mesmos jogadores já passaram por outros grandes clubes do Brasil. Usar isso pra fazer campanha a favor desses "dinossauros" do passado não tem nada a ver. Principalmente nesse momento de eleição no clube. SRN!

    • Show mano certissimo

  • Tenho 25 anos e não é do meu tempo as primeiras adm do Márcio Braga, mas os dois mandatos que eu peguei o time frequentou mais a zona de rebaixamento do que disputou títulos. Ganhamos sim a Copa do Brasil em 2006(

  • Sem dinheiro ninguém entende de futebol. Trata-se de um processo gradativo, a partir do momento que o clube estiver com dinheiro para investir no futebol, pode ter Ximenes, Conselho Gestor, Pelaipe, etc. Todos vão entender de futebol, pois terão como contratar os melhores, simplesmente.

  • Achei válida a ideia. Poderiam experimentar. Pq realmente os azuis não entendem das tretas por trás de negociação com empresários, federações, CBF. São muito inocentes, inexperientes. Futebol no Brasil é diferente de qualquer outra empresa e país. Teen coisas que só quem atuou por dentro muito tempo entendem. E não custaria nada tentar. Se der ruim, tira. Acho que pior do que Wallim, Alexandre Wrobel e esse que ta aí agora e nem sei o nome, não seria.

    • Nunca vi o Flamengo com esses timaços na época do Marcio Braga, ele cometia os mesmos erros da atual diretoria. Flamengo além de frequentar a zona de rebaixamento, era conhecido por ser mal pagador.

      • Os bons times que eu vi foram os de 2008 e 2009. Os que eu não vi foram os da década de 80. Foi com ele que o Flamengo ganhou Mundial, Libertadores e alguns tantos brasileiros. Ele entende de formação de times e de bastidores do futebol.

        • Retificando: ele não era presidente quando o fla conquistou mundial e libertadores. Mas ele montou a base desse time e em 1980 ele ganhou o primeiro brasileiro como presidente. Depois, tb

          • Pára Zé… ja deu !!!!

      • Certo mano

  • Cara, não acredito no que li.

  • Nunca li tanta idiotice em tão curto espaço. Cara tu deve ter fumado alguma coisa, isso não é normal. Não existe MAL QUE SEJA BEM. O Fla hoje tem credibilidade, honestidade, porra herdou uma divida de 750 milhões…o clube estava FALIDO. E o Marcio Braga e C.I.A, que fizeram isso,… porra olha a Gávea cara, toda reformada, contas em dia, maior patrocínio do País, maior cota de TV…e claro Manezão, que leva tempo para voltar a ser competitivo dentro de campo…até uma criança sabe disso. Quer dizer que quer a VOLTA DA CAMBADA? Vai te catar cara. ZERO PRA VOCÊ. Sem mais.

  • É um texto irônico né!?

    • Espero que seja.

  • Meu Deus…

    • Meu Deus 2…

      • MEU DEUS 3…. Q TEXTO É ESTE?! EM QUE MUNDO VIVE ESTE RAPAZ?! ELE ACOMPANHOU AS administrações BRAGA OU LEU ALGO NA NET?!

        • MEU DEUS 4….

Comentários não são permitidos.