Modinhas ou Renovação?!

Compartilhe com os amigos

Neste post OFF-RIO ou não, somos todos Flamengo manifestei meu apoio a todos os torcedores rubro-negros de outros estados, falei sobre a importância dos mesmos e do direito de assistirem o Flamengo mandando seus jogos fora do RJ sempre que possível.

Fui saudosista, lembrando o antigo Maraca, gigante, com geral e suas cadeiras de ferro azuis, e a boa arquibancada de cimento que literalmente tremia e balançava durante os jogos do nosso Mengão. Tempos também, infelizmente, de muitas brigas e violência.

O mundo gira, o tempo passa, o Maraca mudou, encolheu, a torcida do Flamengo mudou, nós mudamos. Vivemos novos tempos, no qual muitas vezes somos remetidos a um novo termo, usado muitas vezes de forma pejorativa: “os modinhas”.

Mosaico-Maior-do-Mundo-2Uma mudança perfeitamente normal e natural, já que todos envelhecemos, alguns param de ir aos estádios e outros criam família e se veem com novas prioridades, reduzindo sua frequência.

Mas a mudança mais importante, são os jovens adultos que agora começam a frequentar os estádios, como seus pais e amigos fizeram no passado. Um ciclo virtuoso que deve ser incentivado sempre e que é necessário!

Esta nova torcida, formada também por mulheres, crianças e adolescentes, que muitas vezes foi impedida de frequentar estádios e acompanhar seu time do coração, devido a violência e, consequentemente, do desencorajamento de seus familiares a acompanhá-los, veem-se agora mais seguros e confortáveis em um novo estádio com mais segurança, além da facilidade e comodidade em comprar seus ingressos pela internet.

Alguém se lembra das filas quilométricas e das confusões de anos atrás para se comprar ingresso?! As filas que ainda vemos hoje, não representam nem um quarto do inferno que era comprar um ingresso. Hoje temos o Sócio-Torcedor (seja Sócio-Torcedor), com um cartão que carrega o ingresso automaticamente, sem a necessidade de troca, além da melhora da mobilidade urbana, pequena, claro, mas muito útil.

Nada mais saudável e bonito que isso!
Cada vez mais jovens, mulheres e crianças nos estádios assistindo ao Flamengo.

Nós mudamos, envelhecemos, e ninguém viverá pra sempre.
É a constante renovação da nossa torcida que perpetuará o amor pelo nosso Flamengo por gerações e gerações, ao longo dos séculos.

Estranhamente, parte da nossa torcida prefere hostilizar e chamar essas pessoas que tornam possível essa renovação de “modinhas”, muitas vezes de forma pejorativa, creditando preconceitos aos mesmos. É justo como eles?! É inteligente por parte da nossa torcida tratar nosso futuro assim?!

É um público novo, que ainda está “aprendendo” a torcer, se acostumando a frequentar estádio e a sentir a emoção de ver o Flamengo no Maracanã. Muitos são jovens, que cresceram com a tecnologia e as redes sociais ao seu lado, sempre conectados, que muitas vezes “vivem mais on line” que a “vida real”. E é óbvio, como tal, querem registrar cada instante deste momento mágico que é assistir o Flamengo.

Mas nem por isso deixam ser Flamengo, de torcer e de ir ao Maracanã, de consumir Flamengo.

No último domingo (06/09), tivemos um grande adversário, o feriadão de 7 de setembro na vasco-feira, mas o Maraca lotou, como sempre, maioria nossa, e vencemos o Fla x Flor (aliás, esta semana deveria se chamar FlorminenC, pois pulou a segunda…).

Muitos amigos e conhecidos habituais de Maraca não foram ao jogo, assim como amigos de amigos, (olha o feriadão aí, família, filhos, viagem, etc…), e outros ainda, estavam chorando a CB (acreditem ou não, tem gente pra isso).

Pude perceber então um pouco desta renovação, e a “diferença” de público de outros jogos. Muitos torcedores com dificuldades em se localizar, trocar ingressos, acompanhar o canto da torcida, muitos ainda hipnotizados com o que acontecia ao seu redor. Mas foram ao Maracanã, torceram e saíram com a vitória!

E o mais importante, viveram emoções f…., e com certeza voltarão novamente. Tomara que sempre levando mais rubro-negros consigo.

Isso deveria ser o mais importante, incentivar sempre a ida de novos torcecores ao Maracanã, mantendo sempre a casa cheia.

Mas nem só de vitórias vivemos, como qualquer torcedor, perdi e venci centenas de jogos, vi viradas incríveis, gritei “É CAMPEÃO!!!” lá dentro algumas vezes, e outras poucas, saí imensamente frustrado. Faz parte.

Mas quando se aprende a amar estas cores, e cria-se o hábito de frequentar os estádios, de sair rouco de tanto torcer, de abraçar um estranho depois do gol, você constrói a sua história, você faz parte da história rubro-negra, e só importa o Flamengo, independente de qualquer fase ou derrota.

Neste momento de clamor por união das chapas para as eleições no CRF, nós torcedores não deveríamos nos unir?!  Entender que precisamos de cada torcedor e que cada apoio é muito bem vindo?!

Todos pelo Flamengo, torcendo juntos, sem termos pejorativos, sem picuinhas, sem birras com os torcedores de fora do RJ, sem blá, blá, blá, afinal, somos todos Flamengo! E o Flamengo é de todos!

E, quem sabe, até mesmo as torcidas organizadas, em suas grandes, lindas e indispensáveis festas nas arquibancadas pudessem se unir e entoar o mesmo canto ensurdecedor no Maracanã, oprimindo nossos adversários, e mostrando que “Aqui, é Flamengo!”.

Pode ser uma viagem, uma ideia inocente e tola, mas, vai que…

Aos que puderem, quinta-feira, todos ao Maraca!

SRN,
Twitter: @wgrsilvacrf
[email protected]
Todas colunas Wagner Silva 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Pois é. Fui ao maraca domingo pela ducentésima vez. Hehe será!? Vou desde 1979( flamengo e colorado que por sinal nem existe mais) com certeza eu era um dos modinha ja que tinha 6 anos. Vi os titulos de 83, 87, 92 e 2009 in loco. Vi tudo que eh tipo de jogo. Durante meus 6 anos de uerj, nunca assisti uma aula de quarta de 21:00 em diante. Soh jogo. Domingo passado. Levei meu filho de 6 anos pela segunda vez( tb modinha) minha filha de 5 pela primeira vez( tb modinha) entao, para todos os torcedores que acham que sao mais torcedores que os outros: vão tomar no centro de seus respectivos cús. Muito prazer, eu sou o modinha!!!

    • Parabéns Ibsen! DNA de família rubro-negra! SRN

    • Seu anus e seu guia Ibsen
      SRN

      • Joe, se vc se guia pelo rabo, tranquilo.
        Não é a minha praia mas sou politicamente correto

        • quem usou este referencial foi vossa senhoria e com muita propriedade MR.Sadia

        • alias todo modinha gosta de liberar o dito cujo o q pra vc parece salutar

          • Rapaz, se você acha que tira alguma onda de intelectual com esse seu linguajarzinho pseudointelectual, aviso: além de viado que com certeza você é, você eh muito trouxa. Salutar eh o seu cuh seu enrustido

            • a boca fala o q o coração ta cheio sr modinha

            • teu cu e o teu guia Ibsen baitolao

  • Frequento o Maracanã deste 1985, pra ser sincero não sou fã das novas arenas, mais por amor ao Flamengo ainda frequento o hoje Teatro Mario Filho… Infelizmente muitos torcedores hoje estão mais preocupados em tirar selfie do que apoiar o clube… As eleições no Flamengo infelizmente dividiu a torcida, hoje nas redes sociais parecem inimigos ferrenhos e mortais, os azuis e não azuis… A minha única preocupação é a elitização que esta sendo feita, afastando muitas pessoas dos estádios. SRN (Respeito a opinião de todos e espero que respeitem a minha).

    • Neisson, sua opinião no Coluna é importante e será sempre respeitada desde que também seja respeitosa.
      Como em todo processo eleitoral os ânimos se exaltam. Mas o Flamengo estará em boas mãos, ganhem os "azuis" ou "verdes".
      De certo modo, a "elitização" afastou alguns, mas também aproximou e trouxe muitos outros… SRN!

      • Mais apoios e menos selfies… Sou contra a elitização… A vitoria dos verdes será o fim do popular e a elitização por completo.

  • Perfeito! Aprenda a fazer um texto de alto nível Vinny Dunga!

    • Obrigado Marcello.
      O grupo tem personalidades diferentes, e de certa forma, todos temos uma opinião.
      No Coluna temos liberdade de expressão dentro de padrões éticos.
      Se for do seu interesse, você pode debater sobre algo com ele, tenho certeza que ele irá te responder numa boa. SRN!

      • Tá certo Wagner, ponderado mais uma vez. Parabéns! SRN!

        • Obrigado. Eu tento, e sempre disposto a ouvir e aprender. SRN!

  • MUITO BACANA! BACANA MESMO!!!

    • Obrigado Malagute. SRN!

  • Excelente texto.

    Sempre fico pensando se não é hora das organizadas realmente se organizarem e acompanharem estas mudanças citadas..

    todas unidas no setor norte superior do New Maraca..

    Unificando os cantos a força seria maior..

    A concentração de pessoas torcendo intensamente como antes em um só lugar seria a continuidade do show a parte que sempre demos no Velho maraca.

    SRN

    • Isso Messias! Seria excelente termos isso novamente. SRN!

  • Como sempre meu amigo Wagner mandando muito bem! Temos que entender que a renovação faz parte! SRN!

    • Obrigado! É por aí Jerônimo… Faz parte e é necessária. SRN!

  • Excelente texto Wagner.

    • Obrigado Weber. SRN!

  • Excelente texto amigo Wagner!
    Acima de tudo rubro!
    SRN

    • Obrigado Brother! Sempre! SRN!

  • Wagner parabens por outro texto coerente, numa epoca de tanta incoerencia, eu creio tambem , que os tempos sao outros em alguns aspectos, mas mesmo mudando devemos ter equilibrio nas opinioes nao desmerecendo uma determinada epoca ou costume, o q se deve manter o q e bom e tenha qualidade, por exemplo , o q e melhor sair com uma princesa , namorar , beijar ou ficar q nem cinema de cachorro em frente a um acougue ou webcam? sera q ser virtual e moderno e melhor do q o tactil e palpavel toque,cheiro. ou visao? devemos ter a tecnologia como um meio, e nao como fim, assim como o dinheiro,.Torcer via net e bom , mas ir pro MARACA lotado, cantar com a galera, ver um gol de Zico na gaveta, de PET , de Junior isso nao tem preço, portanto deixo aki meus sinceros elogios ao seu artigo , que mostra q ha esperança nesse mundo perdido, onde as pessoas esqueceram o q e essencial, e dao lugar ao superfluo, superficial, mas parabens novamente por sua sensibilidade RUBRO NEGRA e outra coisa picuinhas,pequenes isso coisa de anti, nos somos de outro patamar sem qualquer demerito, somos cosmopolitas e nao regionais, somos INTERNACIONAIS E MUNDIAIS e nao nacionais, temos q ter uma visao de mundo pra torcer pro flamengo somos UMA NAÇÃO

    • Obrigado Joe! SRN!

Comentários não são permitidos.