Com o Campeonato Brasileiro afunilando e chegando ao seu final, o time do Flamengo veio de uma ótima recuperação, com seis vitórias seguidas, para duas partidas sem vencer. As derrotas para o Coritiba e Atlético MG acabaram por levantar dúvidas no torcedor Rubro Negro. Afinal, tem time para lutar pelo G4? Qual é a versão do Fla que teremos daqui para a frente?
Neste momento, convêm analisarmos o elenco, as partidas realizadas e os adversários. Obviamente que os resultados e os pontos somados são o que mais interessa no final, mas, vejamos. Depois da sexta vitória, o Flamengo jogou contra o Coritiba, em Brasília. Clima propício para a conquista da sétima vitória. Torcida lotando o Mané Garrincha, adversário patinando na parte inferior da tabela e o astral em alta. Contudo, não se pode esquecer, que o Coritiba vinha em uma sequência de recuperação, fazendo bons jogos e conquistando alguns pontos importantes em sua escapada do Z4. Derrota em um jogo onde realmente o Rubro-Negro não atuou bem. Mas, não se deve esquecer que o time vinha com alguns desfalques importantes, principalmente Wallace, Sheik e Alan Patrick.
Contra o Galo, a derrota seria até um resultado que não surpreenderia, pelo momento dos times. A goleada não era esperada. Entretanto, o time do Flamengo até o momento que tomou o terceiro gol, não vinha fazendo uma partida ruim. A defesa falhou bastante, mas ainda assim, teve a chance de sair na frente em um pênalti desperdiçado e fez um gol contra. Porém, empatou e controlou o jogo, tendo mais posse de bola e um volume maior, o que foi perdido após o terceiro gol. Lembrando que nesse jogo, estava desfalcado de Wallace, Jorge e Sheik.
Por coincidência, a queda de rendimento nas duas últimas partidas se deu justamente na ausência de Sheik. Quem nos ouve na Rádio Falando de Flamengo, durante as transmissões dos jogos, já deve ter escutado que eu prego que as duas peças mais importantes no esquema vencedor de Oswaldo de Oliveira são Everton e Sheik. Eles são as molas propulsoras, que quando o time é atacado, encolhem e fazem um sistema defensivo, junto com o meio de campo. Quando a equipe tem a posse de bola, são capazes de aliar velocidade e técnica, capazes de tornar o time perigoso. Sem a presença deles, o Mais Querido fica com o esquema sem funcionar razoavelmente bem, pois Cirino e Paulinho, não fazem esta função com a mesma eficiência.
Além disso, Sheik é uma espécie de incendiário de toda a equipe. Jogando com muita disposição e vontade, coloca todos em campo para correr e chama a responsabilidade. No próximo jogo, contra o Vasco, iremos sem Everton (suspenso) e Sheik ainda é dúvida. Espero que os jogadores que fizerem esta função, possam ter a consciência de suas importâncias para a equipe e possam estar bem alinhados com o sistema tático, para que possamos conseguir a vitória e continuar na briga pela vaga na próxima Libertadores.
Leonardo Lagden
Fonte: Falando de Flamengo
Contra Chapecoense, o time nao tinha Sheik jogou muito bem com o Paulinho e Cirino voltando sempre pra ajudar na marcação, fato que nao teve nos últimos dois jogos …
Exatamente Juninho.
Tirou as palavras da minha boca e dedilhou no teclado…
Mas não tem como comparar efetuar a marcação contra o time da Chapecoense com o time do Atlético MG. Já contra o Coxa, foi um jogo atípico, onde o adversário tem um sistema defensivo extremamente eficaz, jogando nos erros do Flamengo e saindo no contra-ataque. Concordo que o time com Sheik tem outra cara e outra vibração.
Meu querido preste mais atenção ao que escreve, Alan Patrick jogou sim contra o Coritiba.
É fato que o sheik puxa a responsabilidade prá si,infelizmente não temos uma defesa de respeito aí fica difícil.
Cara, falar que Walace é desfalque importante me fez parar de ler a coluna. Se falou bem do Sheik eu não sei, mas que ele fez uma tremenda falta nesses 2 jogos isso ele fez. Nesses 2 jogos percebi que o Fla sem Sheik é um e com Sheik é outro.
É amigo outro fator de nossa defesa levar gol de bolas aéreas é a não saída do nosso PV do gol para cortar os cruzamentos inúmeros cruzamentos são feitos na direção da pequena área pode observar.
Concordo brother. E ele tem outros defeitos além desse. Nunca pega penalti e na hora que um atacante se aproxima p chutar fica sempre adiantado sendo encoberto pelos chutes.
As defesas de reflexo, mesmo cara a cara que PV cansa de executar, embora todo mundo ache fantásticas são as mais fáceis. E por isso a maioria acha "o melhor do Brasil". Grandes goleiros são aqueles que executam os fundamentos do gol com maestria e sem necessariamente serem acrobáticos, fazendo pontes etc. Saída de gol é uma delas e PV nunca saiu bem. Até o Cesar ensaia saída de gol melhor que PV, mas ainda é muito novo e falta vivência.
Será que PV não sabia que quando o Dátolo limpou a bola pra perna esquerda ele iria procurar colocar a bola no lado direito dele? Até eu vi isso e ele não esboçou nenhuma reação. Isso é se antecipar ao lance, ler a jogada. Que saudades do Fillol…..
Não sou corintiano, mas tenho que aceitar que todos os jogadores que passaram por Tite evoluíram muito taticamente. E Sheik é um deles. Ele, além de toda sua habilidade característica, velocidade, entrega e malandragem, no pós-Tite ele teve uma evolução tática imensa e, por isso, é um dos principais jogadores do Flamengo. Tanto que o Wallace, que não tem nenhuma noção tática, logo saiu do Corinthians, provavelmente por reprovação do Tite…
No texto você diz que estávamos desfalcados do Alan Patrick contra o Coritiba, o que não é verdade. Ele só não jogou contra a Chapecoense. Contra o Coritiba ele estava em campo.
Verdade Pedro.
Ele chega a ser irritante na maior parte do tempo não passa a bola pra ninguém, fica fazendo firula e dando chapeuzinho que só serve para o adversário ficar sedento pra lhe meter a porrada, mas também de vez em quando é capaz de acertar um passe, fazer um lançamento inusitado e um gol que encendia o time.
Com todos os defeitos que esse cara tem eu gosto muito dele porque ele tem a alma Flamenga ele até exagera, se arrebenta todo no jogo, mas me lembra muito um outro jogador que era mala mas era um baita jogador taticamente e também tinha muito boa técnica que era o Tita e que sempre foi fundamental para aquele time "Campeão de Tudo". Tomara que volte domingo.
galera oque ta faltando no nosso time e ganhar nas bolas aerias pelo oque vir e que o time nao consegui tira uma bola aeria da zaga entao eles tem que treina muito e bola dentro da aria
Podem colocar a disposição Cristiano Ronaldo, Messi, Sheik, Guerrero e mais alguns jogadores de seleção que, com estes zagueiros ruim e este técnico burrro que o CRF tem, não tem jeito de ganhar de ninguem. Nunca vi uma zagueiraiada tão ruim como estes desta temporada !!!! E o que é pior é que muitos chegaram a chamar este "técnico" de "osvaldiola"….dá pra acreditar ???? O cara não consegue arrumar uma zaga de um time grande e a galera ainda aplaude. Épracabar mesmo !!!!!
Não adianta se não ficar reversando Sheik para que ele descanse ele vai voltar a machucar, ele não é mais nenhuma criança tem 37 anos estava na cara que ele ia estourar jogando quarta e domingo direto ,se a comissão técnica não colocar na cabeça que ele o mais bom que seja não poderá jogar tantos jogos seguidos ele vai estourar de novo e dessa vez pode ser mais grave e ater ficar fora do resto do campeonato .
Os volantes são fracos marcando, lateral direita baixo de altura e fraco.
Na sequência de vitórias do Flamengo o Emerson chegou a jogar mal, foi criticado por segurar muito a bola, e mesmo assim ganhamos. O Sheik tem sua importância, ninguém discute que é titular, mas justificar as duas derrotas simplesmente pela ausência dele nesses jogos é ignorar os problemas apresentados nessas partidas. E pra quem agora quer colocar a culpa das derrotas no Paulo Victor, sugiro olhar o posicionamento da defesa no último jogo e comparar com os anteriores, quando paramos de tomar gols em bola aérea. Aliás, o PV vinha conseguindo sair nos outros jogos, justamente pq a defesa não tava deixando o ataque adversário ficar tão próximo do gol, além de terem melhorado o aproveitamento nos cortes por cima. Voltamos a falhar na marcação individual e demos espaço por baixo também, o próprio Paulo Victor teve que fazer pelo menos 4 defesas difíceis, em lances claros de gol, que já tem gente dizendo que eram fáceis. Aí já parece implicância mesmo.