OFF-RIO ou não, somos todos Flamengo

Compartilhe com os amigos

Como carioca, me sinto um privilegiado por viver no RJ. Não pela cidade, mas pelo Flamengo!

E desta forma pude conhecer e frequentar o antigo Maraca, gigante, com geral. Assisti a jogos nas cadeiras de ferro, azuis, que hoje são as lestes e oestes inferiores, e na boa arquiba de cimento que literalmente tremia e balançava durante os jogos do nosso Mengão.

Infelizmente, também vi muitas brigas, violência, mas fui muito feliz ali (sou!). Vivi, perdi e venci centenas de jogos, gritei “É CAMPEÃO!!!” lá dentro algumas vezes, e outras poucas saí imensamente frustrado. Faz parte.

O mundo gira, o tempo passa, o Maraca mudou, encolheu, a torcida do Flamengo mudou, nós mudamos. Vivemos novos tempos, no qual muitas vezes somos remetidos a um novo termo, usado de forma pejorativa: “os modinhas”. Mas isso é papo para outro dia.

Hoje quero escrever sobre meus “irmãos rubro-negros” de outros estados.

Tenho amigos fora do RJ e sempre penso nos mais de 80% de torcedores do Flamengo espalhados pelo Brasil.

Em muitos lugares não existem clubes disputando a série A do Brasileiro. Portanto, o Flamengo não joga em muitas cidades e estados.

Ser torcedor do CRF apenas de longe deve ser F… pra C…… mesmo!!!

Essa galera, “órfã” de Flamengo, sempre aguardando a oportunidade de vê-lo de perto, torce de longe, sofre, consome produtos oficiais. Muitos são ST, e apenas por amor, pela vontade de contribuir (pois sabemos que o ST ainda precisa melhorar, principalmente para quem é de fora do RJ), contribuem muito com sua audiência na TV e PPV.

E quando eles podem viver sua paixão de perto, ver o Flamengo ao vivo num estádio?!

É, quase nunca…

Mas eles, como quaisquer outros torcedores, merecem muito ver o Flamengo jogar sob seus olhares de admiração, gritos de apoio, e também de corneta, rsrs, porque torcedor é igual em qualquer lugar.

Vejo hoje muitos cariocas reclamando pelo Flamengo mandar alguns de seus jogos fora do RJ. Não os entendo. Mandar jogos fora do RJ é justo e necessário. Tanto pelo ponto de vista comercial, financeiro, como, principalmente por reconhecimento aos seus torcedores de todo Brasil.

O Flamengo é plural, é pobre e rico, é morro e asfalto, é festa na favela, é do povo, é nacional, em breve mundial, universal.

É graças a nossa imensa magnética, espalhada por todo Brasil, que bradamos que somos a maior torcida do mundo e o 1° em contratos de TV no país.

Não podemos nunca nos virar contra, ou ignorar estes torcedores. Nem nós e nem o CRF.

A Copa 2014 nos deixou de herança, além alguns elefantes brancos, estádios que podem receber grandes espetáculos. E uma torcida apaixonada e ávida por fazer parte deles.

Nós cariocas, precisamos entender que TODOS fazemos parte da Nação Rubro-Negra e que o Flamengo é de todos. Devemos respeitar todos os torcedores. É justo e necessário que o CRF jogue sempre onde sua torcida está, no Brasil inteiro.

É claro que também precisamos analisar o momento, a logística, os custos, a fisiologia dos jogadores, dentre outros aspectos. Esse é o trabalho da diretoria do CRF.

E nossa torcida merece ser atendida e ver o Flamengo nos estádios por todo o Brasil!!!

O termo torcedor OFF-RIO criado, acredito eu, com um sentido “carinhoso” de inclusão, está sendo utilizado muitas vezes de forma exclusora, pejorativa ou até preconceituosa por alguns torcedores cariocas, assim como o termo “modinhas”, criando situações hostis e de rivalidade desnecessárias.

O Flamengo é de todos!
Somos todos Flamengo!

Jogue onde jogar, o Flamengo sempre lota os estádios, sempre terá uma imensidão de torcedores apaixonados, que merecem vibrar, torcer e vencer nos estádios.

A Nação Rubro-Negra merece muito ver o Flamengo por todo o Brasil!

Somente unidos, faremos o Flamengo cada vez maior e mais forte!

E hoje, amigos de Natal, mostrem sua força, sejam o 12º jogador, torçam, empurrem o nosso Flamengo à vitória!!!

Agora é com vocês! Mostrem que podem fazer uma linda festa! E que pode ser uma prévia para 2016, visto que não teremos Maracanã por alguns meses.

E aos rubro-negros de outras cidade e estados, torço para que, em breve, possam fazer o mesmo!

SRN,
Twitter: @wgrsilvacrf
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ontem em Natal, foi uma lindíssima festa, estou estasiado até agora. A torcida encantou o time e o time encantou a torcida.

    • Arthur, que se repita várias vezes, em vários estados. A torcida merece! SRN!

  • Exelente texto Wagner. Sou de Natal e estou indo pela 2° vez o mengão jogar aqui, acredito que um jogo e outro pode-se fazer isso mais vezes depedendo da ocasião. E que hoje seja mais uma vitória. Vamo que Vamo mengão!

    • Cássio você é pé quente! Foi uma bela festa, o estádio estava lindo, e conseguimos uma importante vitória. Desejo que tenha outra oportunidade em ver o Flamengo em breve. SRN!

  • Obrigado pelo ótimo texto Wagner Silva. Sou das Alagoas e sinto orgulho de ser um torcedor OFF-RIO. Não tive incentivo familiar nenhum em tornar-me flamenguista, apenas quando tinha 9 anos em 1985 assisti a um jogo do Flamengo (nem lembro qual) e instantaneamente tornei-me flamenguista. Na época eu não entendia como uma pessoa como Pelé e Garrincha (que não vi jogar) poderiam ser considerados divinos, tendo um atleta como Zico produzindo lances que na época me deixaram fascinados: se Pelé e garrincha eram divinos Zico pra mim era um Deus. Hoje meus filhos e duas ex esposas são flamenguistas (tenho uma boa torcida já que são 6 filhos) e sinto que eu com minha paixão influenciei nessa decisão. Por fim assisti poucos jogos aqui no meu estado, já que moro no interior, mas assisti à final da Copa dos Campeões entre o Mengão e São Paulo e novamente me encantei com um gringo que além de ser um craque, cobrava faltas como ninguém PET e, sinceramente, não entendo como num estadiozinho modesto, com capacidade pra pouco mais de 20000 pessoas suportou tanta gente parecia uma lata de sardinhas. Enfim mesmo não sendo do Rio sinto-me tão flamenguista quanto os Cariocas da Gema e espero sim (mesmo achando difícil alguma partida oficial que não seja pela Copa do Brasil) que outras partidas possam ser disputadas aqui perto, pois o Flamengo é uma nação e como uma NAÇÃO não pode ficar restrito apenas à um estado. Mais uma vez obrigado pelo texto.

    • Obrigado Leandro. Parabéns pela família! Todos com DNA rubro-negro! Desejo que tenha outra oportunidade em ver o Flamengo em breve. SRN!

  • Parabéns! Este é o pensamento de milhões de rubro-negros de verdade. O Flamengo "não é do Rio", " Está no Rio", o Flamengo é do BRASIL! SRN!

    • Isso aí Luiz! SRN!

  • Parabens pelo texto Wagner.
    Saudacoes RN de Brasilia !

    ps. Aqui mais de 50% da populacao e' flamengo.

    • Obrigado Pablo! Tem uns amigos aí que me falam isso! Assim que puder, conhecerei. SRN!

  • Excelente posicionamento.
    O flamengo é diferente de tudo e a torcida de todo o país merece essa atenção. Graças a Deus eu tenho condições de ver o flamengo em todo o país, mas essa não é a realidade da maioria. Temos que entender isso e valorizar esse ponto, ao invés de criticar.
    Alan

    • Parabéns pelo pensamento Alan! SRN!

  • Sou carioca e torcedor do Flamengo, tenho oportunidade de ver jogos do FLA, não acho nada demais dividir um pouco com torcedores de outros Estados, pois o FLA é o mais querido!

    • Parabéns!!! Quem dera mais pessoas pensassem assim….

      • O Flamengo não é só RJ, mas sim de todo Brasil, por isso é um clube de futebol diferenciado e odiado pelos arco-íris, o que é um ou dois jogos em comparação a tantas oportunidades que nós cariocas temos? nada demais! Se há torcedores em todo Brasil, nada mais justo que todos tenham oportunidade de acompanhar " O MAIS QUERIDO DO BRASIL".

  • Parabéns apelo texto.
    Queremos ser o maior clube do Brasil e para isso precisamos ser um clube que está sempre presente na vida do torcedor.
    Jogamos uma média de 45 partidas por ano no Maracanã.

  • Ok, o texto foi muito bacana, Wagner, mas é preciso considerar alguns fatos. Em primeiro lugar, devemos reconhecer que embora o Flamengo tenha ultrapassado fronteiras, essencialmente ele é um time do Rio de Janeiro, ou seja, nascido aqui, localizado na Gávea e seu palco principal, onde a força de nossa torcida sempre se fez presente, marcante e temida é o Maracanã. Isto é um fato. Penso sim, que devido À interdição do maracanã e engenhão em 2016, o Flamengo deve mandar ALGUNS jogos fora do Rio para que o torcedor de outros estados possa viver a experiência ao vivo, pois viajo pelo Brasil e já conheci torcedores tão ou mais apaixonados do que muitos cariocas. E é um motivo de honra chegar na Ilha de Marajó, no Paraná ou Maceió e encontrar um torcedor do Flamengo local, porque aí sim você percebe a grandeza da nossa nação rubro negra. No entanto, "transferir-se para São Paulo em 2016" foi o motivo de indignação de muitos e, inclusive da minha. Primeiro, pelo seguinte motivo que você mesmo destacou, ao dizer "É claro que também precisamos analisar o momento, a logística, os custos, a fisiologia dos jogadores, dentre outros aspectos. Esse é o trabalho da diretoria do CRF", e segundo por um fato destacado hoje mesmo aqui nesse site que diz na manchete "Flamengo perdeu mais da metade dos pontos ao vender jogos para fora do Rio". Mais uma vez, reafirmo que esta mudança não pode ser radical, como apregoada ontem por um site, inclusive muito questionável,mas foram palavras do wallin e bap (mais conhecidos como o vaidoso covarde e o vaidoso elitista), visando apenas lucros e a expansão do sócio torcedor em sampa, o que pode ser feito de outras maneiras, como um plano off-rio. Temos que priorizar o time, porque se o mesmo for mal em campo, todo o resto vai mal. Há alternativas como Caio Martins em Niterói, Portuguesa da Ilha, claro, com algumas reformas, MAcaé ou Volta Redonda, jogando eventualmente não apenas em SP, mas em JF, no ES. PR, MA, BA, etc, etc, etc. Falo aqui como torcedor que frequenta o maracanã desde 1980, assim como você e muitos outros, da geral às arquibancadas, e não me sinto mais flamenguista por isso, mas igual a qualquer um que se diz rubro negro. Aceito quem pensa diferente, mas esta é minha modesta opinião.

    • Duvido que isso de transferir ocorra. Engraçado que o Bap mora em sp né? Ficaria mais fácil pra ele.
      Poderíamos aproveitar 2016 e testar esses jogos pelo brasil a fora, mas sempre disputando jogo no Rio de Janeiro. Não podemos perder a identidade carioca. Mas seria uma alavanca financeira conquistar outras praças. Basta fazer um excelente estudo para tornar isso viável.

      • Kassio, para "testar" em 2016, já precisamos acumular experiências agora, para acertar possíveis erros.
        No Rio, parece que há alguns estudos, alternativas para mandar os jogos também em 2016. Mas independente de 2016, o CRF precisa conciliar seus jogos com o tamanho de sua torcida. E para isso, precisa mandar alguns jogos fora do RJ. SRN!

    • Faço das suas minhas palavras!

    • Olá Elvis, o Flamengo começou a ser nacional na década de 80. Quando do início das transmissões em TV.
      E hoje, todos torcedores Brasil afora contribuem para o CRF de alguma forma. Mesmo que apenas vendo os jogos pela TV.
      Não disse, e também não concordo em mandar jogos apenas em SP.
      Perdemos pontos mandando fora sim. Mas também perdemos muitos aqui no Maracanã este ano. Isso não é parâmetro. Faz parte. A CB está aí de prova, infelizmente…
      Além de reconhecer e valorizar os torcedores de outros estados, mandando jogos em outras praças, isso também poderia aumentar o ST.
      O mais importante, é o respeito com os torcedores de fora, como você mesmo disse, motivo de honra, encontrar tantos Flamenguistas pelo Brasil afora, e levantar este debate, esta troca, que pode contribuir muito com o CRF. SRN!

  • Otimo texto, Sou flamengo e de João Pessoa, e os Estados vizinhos em peso lotaram la! Varios setores esgotados! Temos que fazer valer a frase: "SEMPRE ESTAREI CONTIGO". SRN

    • Isso Pedro! Conheço sua terra e adoro. SRN!

  • Grande texto Wagner! O Flamengo é de todos! Todos somos Flamengo! Perfeitas colocações! tmj! SRN!

    • Obrigado Jerônimo! Infelizmente nem todos pensam igual… SRN!

  • Parabéns Wagner Silva!
    Um belo texto que traduz a grandeza do Flamengo que ultrapassa limites geográficos!
    O Flamengo é um gigante graças a sua multidão de torcedores espalhados Brasil e mundo a fora!
    Todos merecem o mínimo de atenção e sempre que possível terem o privilégio de ver o Fla jogar alimentando a paixão Rubro Negra, e conquistando asnovas gerações em todo Brasil.
    SRN

    • Perfeito Leandro! Penso igual! SRN.

  • Belo texto, tá aí um cara que sabe realmente o que é ser FLAMENGO.
    Ontem saiu uma notícia que o Mengão poderia mandar jogos aqui em SP caso o Walin ganhe as eleições, para mim que sou daqui foi uma notícia maravilhosa, pois aqui quando tem jogo do Mengão a nação lota a parte que é destinada a ela e ainda vão embora muitos torcedores que não conseguem ingressos, isso aconteceu comigo esse ano contra o palmeiras e quase aconteceu contra o São Paulo.
    Enfim, concordo plenamente com o texto de um verdadeiro rubro-negro que sabe conhecer o tamanho do FLAMENGO, parabéns.
    Só para comentar sobre o termo modinha, nesse site sempre tem caras que se acham dono do flamengo só pq moram no Rio, mas pelos comentários da para perceber que muitos nem ao estádio vão, e falam que o Mengão não deve mandar jogos em outros estados.

    • Obrigado André. É o que penso. Em breve escreverei sobre o termo " os modinhas".
      SRN!

      • No aguardo.

  • Nossa… Ótimo! Texto bem colocado, falou tudo que eu pensava! Parabéns!

    • Obrigado Iago. SRN.

  • Muito bom texto caro irmão rubro negro. Gostaria muito de ajudar o ST, moro em Linhares ES e acho que o Clube poderia colocar um pacote de 20,00 para Off Rio. Ficaria muito feliz em contribuir.

    • Obrigado Frederico. O ST de certa forma ainda é um programa novo e está se ajustando.
      Parece que o CRF está buscando novas formas de contemplar da melhor forma os torcedores de fora do estado. Espero que em breve tenham novidades que possam ajudar e incluir sempre mais torcedores em ST's. SRN!

      • O tempos foi excelente, infelizmente a realidade se impõe de forma diferente. Tem mais de 2 anos que escutamos que o ST é novo, esta se ajustando, etc, etc, etc.
        Não vai acontecer.

  • Verdade Wagner nossa paixao pelo flamengo nao tem limites mesmo morando longe tentamos ajudar o CRF sempre de todos os jeitos..
    E ter oportunidade de ver o flamengo aqui de perto eh a melhor sensação do mundo, em fim muitos cariocas tem o privilégio de escolher qual partida vai no estadio e nos nao apenas ficamos contente de pagar os valores que alguns empresas e empresarios nos colocam e ainda sim vamos lah nos preparamos semanas e semanas, ate passamos noite sem dormi na expectativa, desse momento magico…..

    • É isso mesmo brother! Lailson, se você for ao jogo, grite por mim! A festa hoje é Natal, é de vocês! SRN.

  • Se for nesse pensamento, pra que construir um estádio? Então a torcida que pare de encher o saco pra construir um estádio, a cada mando de campo leva um jogo pra um teatro (arena)… Ai quando tiver brigando pra cair, joga no Maracanã… Texto hipócrita.

    • Neisson, apenas quis "mostrar" a importância da torcida de fora do RJ, e reconhecer que o Flamengo é de todos.
      Não somos apenas nós, os cariocas que somos os 40 milhões de torcedores.
      A população de todo o estado do RJ, não é a metade disso.
      O Flamengo é do Brasil.
      E ter nosso estádio um dia, não impede que joguemos em outros estádios.
      Lembre-se que em 2016 não teremos o Maracanã para jogar.
      Independente do estado, todos são torcedores do CRF e merecem ver o Flamengo.
      SRN.

      • Entendi Wagner… Mais mesmo sendo um time com torcida em todo Brasil, temos "o Maracanã" aonde a atsmofera é diferente, tirando que os jogadores não gostam de viagens longas… Como em 2016 sou contra jogar só no Pacaembu.

        • Desculpe Neisson mas esse pensamento e totalmente Provinciano, o flamengo nasceu no RIO mas a TORCIDA E COSMOPOLITA, Somos mais do que regionais, nacionais, somos internacionais e e claro que a MAGNETICA faz a diferença no maracana mas o Flamengo e uma NAÇÃO

    • Falou aí dono Mengão…

    • Voce não é Flamengo .Com este raciocínio ,me desculpe , idiota, não sabe o que é ser realmente o FLAMENGO.
      Tenho 70(setenta anos) sou mineiro e mora há 40 anos em Salvador !!
      No ultimo jogo do Flamengo aqui contra o Vitória, no final do jogo , como a saída é um pouco estreita para torcedores visitantes, eu fiquei esperando um pouco para diminuir o movimento para poder sair.Então , sentada na beira desta saída e também esperando como eu , o movimento diminuir , eu percebí uma garota de aproximadamente 20(vinte anos) com a camisa do Flamengo como eu só com um detalhe muito importante: ela era deficiente física provávelmente vítima de algum acidente na qual ela perdeu uma perna do joelho para baixo.A partir dalí, desta percepção minha, eu a protegí da massa que saía do estádio para não tropeçarem nela .
      Amigos, principalmente voce Wagner Silva, eu saí do estádio a ajudando a andar com a muleta pois lá no Barradão , há uma escada enorme e a ajudei até a saída propriamente dito.
      Sinceramente , o que motivou esta garota com toda esta dificuldade de locomoção a assistir o jogo do Mengão?????O FLAMENGO, esta paixão que nos faz mover montanhas!!!Eu digo aqui, eu chorei e muito depois que me despedí dela!!!

      • João, parabéns pela atitude em perceber o próximo!
        O amor que temos pelo Flamengo, por estas cores, é algo indescritível.
        Esta moça, foi incrível! Seu esforço e sacrifício para ver o Flamengo superados, e nos ensinando uma lição. SRN!

    • Esquece essa história de brigar para cair. Esse ano de 2015 foi o último e foi graças ao Luxemburgo e esse bando de jogadores fracos que ele trouxe, do contrário estaríamos no G4, na copa do brasil é campeão do carioca, se desde o começo tivéssemos um treinador bom.
      Dentro de anos ainda o Flamengo não terá condição de montar um estádio. Promessas que não serão feitas. Simplesmente Pq vai custar quase 1 bilhão para tal.
      Quantos jogos do Flamengo você foi esse ano? Ajudou a lotar o estádio em todas as rodadas do brasileiro? Principalmente no começo do brasileirão? Se foi, parabéns. Eu não fui por n motivos. E acredito que grande parte tb não, principalmente as quartas. Então acho que seria uma boa.
      Srn

      • O Flamengo é do Rio e se contentem com isso… Se fizer um estádio será no Rio.

        • Amigo, concordo. A questão é que não tem estádio e nem vai ter por muitos anos. Nem Maracanã teremos no ano que vem.
          Se tivéssemos a história seria outra é isso raramente seria cogitado. Iríamos faturar mais do que o palmeiras está faturando. Mas pelos próximos anos estádio mesmo só como promessa de campanha. Não tem como fazer.
          Srn

        • se e do RIO entao pq com quase 5 a 6 milhoes de torcedores e so temos 70 mil STS sendo q só 55% a 60% desses sao do rio, pra mim e vergonhoso,os torcedores de milhares de km e q tem feito a diferença, a MAGNÉTICA do RIO e so CAÔ? Pare de Ser Provinciano e veja o clube nao de forma regional mas sim de forma nacional e internacional e com certeza Mundial, veja o barcelona um clube regional com visao mundial, amigo kebre esse seu paradigma, evolua futebol nao e so paixao e bussiness e como dizem os yankess, o dinheiro o fala e o resto e boston

    • Neisson, obrigado por participar.
      Nós respeitamos a sua opinião, mesmo não concordando nem um pouco com ela.
      Sinta-se à vontade para comentar, sempre, especialmente se for sem ofensa.

      SRN.

      • Como ja falei… Quando briga pelo Z4 empurra o jogos para o Maracanã… E o New Flamengo S/A fundado em 2013.

    • O estádio tem q ser em algum lugar certo? Séria óbvio q fosse no Rio certo? Isso qualquer um sabe, entretanto mesmo o Flamengo sendo um clube que teve sua origem no RJ hoje ele pertence a todo o Brasil, é uma nação, portanto a casa do Flamengo é em qualquer canto do Brasil meu amigo!

  • Perfeito!! Sempre Flamengo!!!

    • Obrigado Samuel. Fazemos parte da mesma Nação! Sempre Flamengo! SRN.

      • Parabéns pelo texto caro amigo….Muito bom mesmo

  • Wagner Silva….. Não tenho nem palavras…..apenas PARABÉNS ….que texto maravilhoso…. Perfeita sua colocaçã !

    • Obrigado Silvio. Precisamos ter este respeito. Somos uma Nação! Sempre Flamengo! SRN

  • O Flamengo foi um time Carioca, na sua essência ainda há e sempre haverá traços Cariocas mas hoje, o Flamengo é uma "Nação" e como este próprio termo nos passa, o Flamengo é do pais inteiro, é do mundo!

    • Perfeito Luciano. SRN.

Comentários não são permitidos.