Você leu aqui que Cristóvão Borges precisava ficar para a ideia do 4-2-3-1 com Alan recuado e velocidade na frente funcionar. Não ficou. 4 jogos é pouco tempo, mas há mudanças sensíveis na equipe de Oswaldo de Oliveira – novos treinos e novos conceitos sob o mesmo 4-2-3-1 – veja bem, conceitos diferentes, não melhor ou pior.
A primeira mudança é na disposição das peças: Alan volta para o centro da linha de meias e Éverton e Sheik trocam de lado pelos lados. Com a móvel referência de Kayke, o quarteto ofensivo ganha em mobilidade e troca de posições, ainda que perca a compactação que Márcio Araújo oferecia quando atuava pelo lado.
Na saída de bola (a transição ofensiva), a maior mudança: Canteros vem buscar a bola na linha de zagueiros e executa a saída de 3, mecanismo que acompanha Oswaldo desde os tempos de Botafogo. O segredo desse princípio de jogo é o uso dos laterais: veja como eles estão perto do ataque, prontos para tabelar com os pontas. E veja o miolo do campo, como está ocupado, gerando linhas de passe.
A saída de 3 torna o time mais veloz, e permite ao Flamengo controlar o jogo, algo que incomodava os palmeirenses no início do ano: é tanta posse e controle que a equipe pode ficar sem profundidade e velocidade no terço final do campo. Ou quando Sheik recuava, como na imagem, atendendo os berros de Oswaldinho: “vem buscar!”. Tudo para ser dono da bola, o tempo todo.
As chegadas do Fla no ataque eram construídas e pensadas com organização: lateral apoia de um lado, Kayke busca espaços vazios e os 3 meias invertem, realizam as trocas ofensivas que desorganizaram o compacto Avaí. Talvez por isso Armero, de conhecida afinidade ofensiva, voltou à equipe e participou bem da fase ofensiva que resultou em 3 gols.
Pense: se o time fica tanto com a bola, quer atacar sempre e preza pelo controle, será atacando menos. Logo, vai se defender menos – pois a bola nunca está com o adversário. Por isso Oswaldo confia em encaixes individuais – o que é um perigo. Veja abaixo: Rômulo está com a bola, e Ayrton vem caçá-lo no meio. Olhe o vazio no meio-campo: se a marcação é individual, o time sai correndo atrás do adversário ao invés de cercá-lo.
Isso faz o time ficar dependente de rebotes e desarmes. Agora pense, de novo: é mais difícil pro jogador desarmar alguém que corre (como o Rômulo na imagem), não? Por isso o Flamengo precisa ocupar espaços: assim ninguém desarma, mas sim neutraliza a movimentação do adversário.
Mas calma! São ajustes que o excelente Oswaldo sabe e quer implantar. É preciso ter calma com Kayke, são alguns jogos, gols e um futuro enorme que não pode pular etapas. Ter calma com o time, saber que G-4 não é obrigação, mas fruto de um trabalho que depende de muitos fatores.
Se o Fla piorou ou melhorou com Oswaldo, só o futuro dirá. Mas tem algo acontecendo aí – padrões de jogo que se repetem e podem evoluir.
Fonte: Blog Painel Tático / GE
Galera vamos acabar com essa palhaçada dos vascaínos ridículos , espalha a foto ai até março estávamos a 10 jogos ou 3 anos sem perder pra esse time de serie B
Nem os times da série B levam de 06 do Inter. Esse time do vasco é série D
A frase final resume bem, padrão de jogo, algo que Luxemburgo e CB não conseguiram dar ao time com tempo de trabalho bem mais longo. O Oswaldo conseguiu em menos de 15 dar um padrão de jogo, além de o time conseguir controlar melhor a bola e não errar tantos passes, só observar os números de Márcio Caramujo e Canteros, além disso Oswaldo mantém o padrão tático mesmo com mexidas forçadas na equipe. No mais excelente análise e Ásia é esperar pra ver se o time consegue evoluir. SRN!
Quem deu padrão de jogo foi o Alan Patrick. Se ele estiver fora nem Oswaldo dá jeito.
Perfeito. Mas o nosso Oswaldiola ajuda pelo menos a não perder de muito, não acha?
Talvez a grande diferença entre o o Oswaldo e o Cristovão, digo até mesmo pelo pouco tempo, seja a percepção do jogo. Oswaldo parece ter uma leitura mais rápida e ser mais objetivo na hora de tomar decisões, certamente por ser mais experiente. Cristovão é um bom técnico mas ainda inseguro, se isso se estabelecer ao longo da sua carreira pode se tornar, de fato, incompetência. Ele não é suficientemente maduro para dirigir um time como o Flamengo.
Não é que o seu Cristovão fosse mal. Mas é que o Oswaldiola é muito melhor é um treinador muito mais qualificado, um treinador pronto.
Exceto a questão do Cristóvão ser meu, o restante foi exatamente o que eu disse.
vc so fala merda…vtnc…..e alis deve ser parente de marcio cara bosta…vai da esse cú para o marcio cara bosta seu merda é leva ele pra bem longe do mengão…pq de futebol vc não etende ua bicha encubada
Postagem insana, abaixo da crítica, totalmente ignorada.
Essa coluna já foi mais seletiva, antes era preciso ter o mínimo de educação, hoje qualquer "formosa dama"escreve suas bobagens e são aceitas. Algumas pessoas não tem um mínimo de senso crítico e vomitam sua estupidez. Dê uma olhada na lixeira da sua casa e veja se é nela que foi parar sua educação porque certamente ou vc não faz uso dela, ou sequer recebeu. Quando tiver condição de conversar como gente vc volta a me dirigir alguma postagem. Não costumo responder postagens desse nível.
O Osvaldo tem méritos, mas pegou o time mais arrumado que o CB quando assumiu e com mais opções. Ele soube dar continuidade ao trabalho e fez alguns ajustes, como o texto explica bem. Quando o Cristóvão chegou o Flamengo não conseguia trocar passes e jogava muito espaçado, foi evoluindo e a afirmação do Alan fez muita diferença também. Acredito que a tendência é seguir melhorando, mesmo que oscile, como nos primeiros 30 min de ontem, quando o Avaí foi melhor. Até que surgiu o gol e mudou completamente a partida. Foi bom ver isso, dá confiança. SRN!
4-1-4-1
……………………Paulo Victor……………………
Pará……..C.Martins………Samir………Jorge
………………………..Jonas…………………………
Everton…..Alan Patrick…..Ederson…..Sheik
………………………Guerrero………………………
Jonas sozinho é complicado. Por outro lado, é difícil tirar um desses 5 caras da frente, todos com bola de titulares.
é um esquema ousado, exige a aplicação de todos, qualquer volante que tiver essa missão sozinho não terá um trabalho fácil. Logo, se o Flamengo tem à disposição no elenco os volantes Jonas, Canteros, MA, LA e Jajá, eu penso que o jogador com mais características de marcação e desarme seja o Jonas, por isso minha escolha.
Jonas até marca muito bem, mas tem uma péssima saída/condução de bola.
M. Araújo, por pior que seja, é o único volante que temos no elenco com essas características. Ou seja, pode não ser craque, mas para ESSE esquema ele é peça chave.
Jonas marca mais do que o MA, nesse esquema é mais importante um jogador de desarme do que um de saída, porque tem vários jogadores criativos à sua frente.
Gosto da ideia dessa escalação, mas vc ta tirando dois dos principais jogadores do Flamengo, que nao aparecem muito para torcida, mas para o time jogar como um todo estao se doando muito, Cantero e Massaraujo, até mais Marcio Araujo, ele tem que ser o 1 entre as duas linhas de 4.
Marcio tem dado sua contribuição para o crescimento do time, respeito sua dedicação e esforço na posição de volante, mas nesse esquema é imprescindível, na minha opinião, ter um volante especialista em recuperar a posse de bola, neste fundamento o Jonas se destaca mais do que o Márcio por isso minha escolha.
Galera, independente das peças escolhidas pelo treinador esse esquema privilegia o que o Flamengo tem de melhor hoje que são os jogadores de meio/ataque. seja qual for o volante escolhido todos terão que se aplicar na marcação para que o jogo possa fluir. minha opção pelo Jonas se dá pelo seu diferencial que é o chute de fora da área forte e preciso, característica que não é encontrada nos demais volantes do elenco.
Jonas também é o volante mais jovem, talvez isso explique um pouco da sua ansiedade em dar o combate e roubar a bola do adversário, se isso for trabalhado juntamente com a sua saída de bola acredito que o Flamengo ganha muito em qualidade.
Não tem a mobilidade do M. A. É uma questão de adequação entre característica e esquema tático. Jonas é útil ao time quando precisar fechar mais, no entanto não tem velocidade para cobertura e por isso se fixa mais. Isso acaba tirando o balanço do time quando quer girar a bola. Com Jonas muda o esquema tático.
MA mais rápido e móvel, mas não é especialista em desarme, se você perceber ele cerca o adversário na maioria das vezes e conta com o apoio de um segundo jogador para dar o bote. é só pegar o scout dele e vai perceber que estou falando a verdade, MA desarma pouco para um cabeça de área.
Jonas desarma mais, cabeceia mais, lança mais. é mais lento e sai pior. mas com tantos jogadores criativos a saída de bola do Jonas não vai fazer tanta falta.
Pode ser Ferreira. Mas como ele é rápido consegue cercar o adversário dando tempo para recompor a defesa, no final acaba sendo tb responsável pelo desarme que não lhe é creditado. Vamos ter a oportunidade de ver o meio campo sem ele e Canteros no próximo jogo.
Assim como outros jogadores também realizam desarmes que seriam creditados ao primeiro volante (no caso MA nessa função), a equipe tem se ajudado. Sim, vamos ver como a equipe irá se comportar sem ele e Canteros, Everton, Jorge (se não retornar a tempo), Ederson, Guerrero, Armero( se não se recuperar) e talvez Sheik e Pará caso peguem um gancho.
será um jogo complicado e com muitos desfalques de uma vez, isso também precisará ser considerado.
E aí, Ferreira Duarte. O que achou?
Fala Icaro, achei que o Jonas começou muito tímido, sem ritmo, proporcionou dois contra-ataques bobos pro Cruzeiro. e estava muito recuado quase como um terceiro zagueiro e não dava opção de saída de bola se movimentando pouco. depois dos 30 do primeiro tempo começou a ter uma pegada melhor no meio campo e se mostrou mais seguro. Iniciou a jogada do primeiro gol. No segundo tempo se soltou um pouquinho mais, acertou bons lançamentos, mas nada que fizesse sua participação ser mais do que burocrática. tem potencial pra render muito mais se tiver sequência e mais confiança.
Luiz Antônio esteve muito apagado, mal pegou na bola o jogo inteiro, parecia correr pro lado oposto do jogo. no fim conseguiu fazer um golaço, acredito que sua qualidade técnica seja inquestionável, se passar a jogar com mais sangue nos olhos e presença em campo, chamando a responsabilidade, pedindo a bola, pode crescer muito, tem talento e estrela.
O Canteros até fez falta na minha opinião, porque apesar dele errar muitos passes ele erra os passes que são verticais, passes que desmarcam o companheiro e pegam a defesa adversária de calça arriada, por isso alguns colegas aqui da coluna dizem que ele passa a bola pro seu amigo imaginário hehe, mas eu percebo a boa intenção de buscar os passes verticais que nenhum outro volante tenta fazer, mas isso é importante pra dar dinâmica na saída de bola. não adianta apenas ficar tocando a bola pro lado é preciso ousar, e nessa ousadia o Canteros erra e acerta….melhor do que não tentar nunca. mas também quando ele acerta gera lances por exemplo como a bela assistência para o gol do Sheik contra o Santos.
Sinceramente, opinião pessoal mano, não senti falta nenhuma do MA, apesar dele ter bastante confiança, entrega e personalidade, já está no limite do que pode fazer e não faz mais do que os que jogaram quinta, não tem de onde tirar um coelho da cartola se o time precisar como um passe, assistência, cruzamento, lançamento. Marcar e correr os outros também sabem fazer…
e você, o que achou?
Achei que levamos sufoco justamente por ter perdido a saída de bola. O time estava torto, Jonas com LA estava embolando e sumidos no jogo. Pode ser falta de ritmo, mas fiquei com saudades do meio campo titular.
Pode até me chamar de teimoso, mas eu não admito o pior volante ser titular. com MA o Flamengo não passa nenhum sufoco? rs vamos com calma amigo, não estamos falando de Zito, o inquestionável carregador de pianos.
Considero levar sufoco ficar um tempo inteiro sendo dominado. Se defender do ataque adversário é parte do jogo. Não me incomoda ouvir opiniões. Não é teimoso por isso.
O detalhe desses comentários e padrão de jogo, foi a subida de produção do canteiros e Márcio Araújo que fizeram dois jogos perfeitos, mas notei a queda de rendimento do sheik
As bolas dele não estão entrando isso esta deixando inquieto em campo, domingo vai entrar e tudo.muda
Marcio Araújo tem jogado essa mesma bola há muito tempo. É o melhor volante que temos e ainda assim a turma pega no pé dele.
Poxa, ele participou de 2 gols… Quer melhor que isso ? SRN
Sheik tá sem aproveitamento na pontaria, mas os lances dos dois primeiros gols devemos muito a ele. Sem falar na marcação dedicada ao Nino Paraíba, que é um dos melhores jogadores do Avaí. Mas a pontaria vai voltar.
Parem de criticar o Sheik, corre muito! honra a camisa, fazendo ou não gol, joga pro time!
Osvldiola deu padrão de jogo,embora o alan patrick seja peça vital nesse time,estou gostando das viradas de bola,ultrapasagens pelas laterais,e antecipação dos defenssores,compactando o time,com ederson no lugar de everton e com guerrero,podemos surpreender e brigar entre os 3 primeiros sim,pena essa roubalheira toda pros gambás.
Problema é que o Wallace vem antecipando muito mal. Tem que acertar isso, tá deixando o PV na mão
Se a diretoria nao insistisse muito com Cristóvão poderíamos estar mais perto do topo.
Agora é nítido a mudança do padrão de jogo. O time tocou muito a bola contra o Sport e acheinque era por estar com 1 jogador a mais, mas ontem podemos ver o time girando a bola com paciência e chegando com qualidade ao ataque.
Na saída de bola tb podemos ver o Márcio Araújo fazendo um terceiro zagueiro, liberando os laterias para receber a bola mais avançados.
A única coisa que me preocupa é a dupla de volantes que não são pegadores, e qdo somos atacados, eles não dão proteção suficiente a zaga (que não é essas coisas) e por isso estamos sofrendo muitos gols.
Será que o Jonas poderia fazer essa função do MA?
rubro negro. Acredito que não. Jonas tem um estilo mais pesado. É mais fixo. O Oswaldo certamente o tem como opção tática para quando quiser mudar o estilo de marcação.
porrha vcs devem estar de sacanagem, mostrando tática do Mengão, brincadeira, entregando ouro bandido…sejam mais espertos e mostrem a tática dos adversários, e não do seu clube.
Caratismo daí foi postado no g1
Estou gostando muito do trabalho do Oswaldo, porém no jogo contra o Avaí atacamos menos e Paulo Vítor fez grandes defesas. Se almejamos G4 algumas coisa precisam ser melhoradas, mas é nítido que é mais uma questão de qualidade de quem joga.
Ainda acho que o nosso Oswaldiola vai acertar essa bagaça de um jeito ou de outro e fazer um belo trabalho a frente do Mais Querido. Aliá já começou até antes do que eu esperava.
Bom dia nação. Vendo o jogo na quarta feira eu vi uma cena se repetir várias vezes. O porra do Wallace na lateral deixando toda a zaga desprotegida. Na frente do gol ,e ele lançando bola pros laterais e até querendo inverter bola. Ele ja joga bem fazendo o arroz com feijão. Imagina querendo ser volante lançador. Ta de brincanagem neh seu Wallace?
Esquece um pouco o Wallace, pense no Flamengo, é hora de apoiar!
É o que tem mesmo … talvez o Jonas no lugar do M.Araujo para dar um pouco mais de segurança à nossa zaga (que medo dessa zaga rsrs). E dependendo do jogo, manter o Canteros (para auxiliar na marcação)ou o prórpio M. Araújo , ou o Ederson (para auliar o A. Patrick e fazer a bola chegar nos atacantes). Ou ganhar o meio de campo, tirando o Everton e colocando o Ederson ………. No mais (me xinguem a vontade), mas ainda acho que o Guerrero não tem essa bola toda que dizem que têm. Deixa o Kayke mesmo, e coloca o Baggio para jogar um pouco. O Guerrero chegou no MAIOR DO MUNDO e só fica de cai-cai (nem todo toque é para se esborrachar no chão, ainda mais com com a má-fé dos juízes para com o Mengo) …….. GUERRERO! FICA MAIS EM PÉ E PARA DE RECLAMAR. SÓ JOGA BOLA QUE TÁ BOM. ESTÁ MUITO ESTRELINHA