Quatro zagueiros e nenhuma segurança

Compartilhe com os amigos

Mais uma vez a defesa é colocada em xeque no Flamengo, são 37 gols sofridos, a quarta pior defesa do campeonato. E por qual motivo o Flamengo toma tantos gols?

Há quem diga que é uma questão de posicionamento, outros de que é uma questão de atitude, e outros de que é uma questão de entrosamento, mas mesmo sabendo que uma defesa não se resume apenas a uma posição, eu direi que o Flamengo tem quatro zagueiro fraquíssimos no seu atual elenco, e esse é o principal motivo de tantas bolas buscadas no fundo do gol de Paulo Victor/ César. A cada jogo que passa, eles acirram ainda mais a disputa pelo premio de pior zagueiro do elenco.

Wallace deixou de ser um zagueiro mediano para se tornar um zagueiro medíocre. O nosso capitão está mais preocupado em dar declarações infelizes do que jogar seu futebol, que por sinal sempre foi limitado. Já virou rotina vermos Wallace  marcando no meio de campo e deixando verdadeiros buracos na defesa, isso quando não resolve ir para ao ataque sem nenhuma preocupação com possíveis contra-ataques dos adversários. A verdade é que nosso capitão, que é muito inteligente e estudioso fora de campo, não passa de um ignorante dentro dele.

Marcelo é um dos muitos indivíduos que conseguem chegar a lugares grandes na carreira profissional mesmo não tendo talento nenhum. Marcelo não tem intimidade nenhuma com seu principal aparelho de trabalho, a bola. Uma vez comparei o Marcelo aos zagueiros Junior Baiano e Odvan, e hoje peço perdão aos dois. É inadmissível um zagueiro fazer um gol contra como o que vimos no último domingo, comprometendo todo um bom jogo que a equipe vinha fazendo até o momento. Não tem goleiro no mundo que conseguiria ficar tranquilo, tendo um zagueiro tão atrapalhado na frente de sua meta. Esse rapaz já poderia pensar em fazer uma faculdade ou um concurso público, porque jogador de futebol, isso com certeza ele não é.

Samir é o melhor zagueiro do time, oque não quer dizer grande coisa no atual momento. Tecnicamente tem boas qualidades, mas tem o dom de transformar partidas fáceis em difíceis para sua equipe. Quando não escorrega, se posiciona mal, e quando não comete pênalti, faz gol contra. Seria incapacidade ou simplesmente azar? O fato é que Samir tem potencial para melhores atuações.

César Martins deve ser o jogador mais alto do atual elenco, e por incrível que pareça, é o que mais falha em jogadas áreas. E o principal motivos para essas falhas é que o nosso zagueirão não tira os pés do chão, são raras as vezes em que o vemos pular em alguma bola defensiva. Chegou como um jogador desconhecido, e pelo que vem fazendo, é assim que permanecerá.

Elaborei um dossiê sobre alguns gols sofridos do time durante o campeonato, e veremos que os erros individuas dos nossos zagueiros estão diretamente interligados a tantos gols sofridos:

2° rodada – Flamengo 2 x 2 Sport: No segundo gol do Sport, Wallace tropeça ao tentar marcar o atacante, que toca de calcanhar para o meia Elber fazer o gol.

8° rodada – Flamengo 0 x 2 Atlético MG: Samir abriu o placar com um gol contra.

13° rodada – Flamengo 0 x 3 Corinthians: O segundo gol do Corinthians se originou de uma saída de bola errada de Wallace, enquanto que  no terceiro, Wallace trombou com Jonas, deixando a bola livre para Elias tocar para Jadson fechar o placar.

16° rodada – Flamengo 2 x 2 Santos: O primeiro gol do Santos foi marcado por Ricardo Oliveira, que pulou sozinho para aproveitar uma cobrança de escanteio, César Martins era o seu marcado, que sequer saiu do chão.

17° rodada – Ponte Preta 1 x 0 Flamengo: O gol do jogo saiu de um escanteio na qual o zagueiro Pablo tomou a frente de seu marcador, Wallace.

18° rodada – Flamengo 3 x 2 Atlético PR: O segundo gol saiu de um escanteio na qual o zagueiro Kadu subiu bem mais alto que seu marcador, César Martins. Vale ressaltar que César tem uma altura de 1,90 contra 1,88 de Kadu.

19° rodada – Palmeiras 4 x 2 Flamengo: No primeiro gol, era César Martins quem estava na marcação de Jackson, enquanto que no segundo gol, Cleiton Xavier cabeceou uma bola fraca que iria nas mão de César, mas Samir desviou com o peito para próprio gol.

20° rodada – Flamengo 2 x 1 São Paulo: No gol do São Paulo, fica claro na imagem que era Samir quem estava marcando Luis Henrique, autor do gol.

23° rodada – Fluminense 1 x 3 Flamengo: O gol do Fluminense saiu em um pênalti desnecessário e acintoso cometido por Samir.

24° rodada – Flamengo 2 x 0 Cruzeiro: Só não ouve mais um erro, porque o juiz não viu a jogada na qual Samir agarra o adversário durante uma cobrança de escanteio. O jogo estava 0 a 0 até o momento do pênalti não marcado.

26° rodada – Flamengo 0 x 2 Coritiba: No segundo gol do Coxa, é César Martins quem erra o passe que origina o contra-ataque do adversário, enquanto que Samir sai da área para fazer a marcação, mas não retorna, e assim dando condição de jogo ao atacante Henrique, que faz o gol.

27° rodada – Atlético MG 4 x 1 Flamengo: Jemerson fez dois gol (o segundo e o terceiro) se aproveitando de uma marcação frouxa feito pelo zagueiro Samir. Já o primeiro gol da partida, foi feito de forma bisonha pelo zagueiro Marcelo, na qual ele chega sozinho na bola, inteiro no lance, e coloca a bola para dentro do próprio gol, comprometendo uma boa partida que a equipe vinha fazendo até o momento.

Ah que saudade de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim…

Rodrigo Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.

[email protected]

 

 

 

 

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Juntar os 4 não da metade de angelim, são horríveis, pelo amor de Deus, estamos em setembro, oas caras jogam desde fevereiro e não aprenderam.

  • Perfeita analise é isso mesmo muito dificilmente o Flamengo vai conseguir ir para a libertadores por que o que o ataque cria e o sistema defensivo destrói ,Cesar é o único que eu acho que pode vim a evoluir com o tempo mais o resto não tem jeito Samir que eu tinha grande esperança que ele se tornasse um grande zagueiro hoje eu vejo que eu me enganei muito, ele é muito fraco não dar para confiar nem um pouco nele .

  • pessoal deixem nomes possíveis de zagueiros para o flamengo contratar em 2016(se quiserem deixar de outras posições pode deixar) só gostaria da opinião de vcs

    • Henrique ( Ex palmeiras), Rever, Dedé, Felipe Santana, Anderson Martins, Alex (Milan)…

  • Samir falhou também no gol contra o Cruzeiro, no turno.

    • Exatamente … O Manoel subiu sozinho

  • Estamos péssimos de zagueiros. Quatro amebas que não jogam porra alguma. Se esse Samir é nosso melhor defensor, imagine o pior. Depois do Brasileirão, é preciso se livrar o mais rápido possível dessas pragas que não servem para time de pelada. Péssimos! Vendam, doem, joguem no lixo… metam o pé na bunda desses apostemados. Essas pestes jogam contra o Flamengo.

  • Sempre, desde o começo do ano, comento aqui sobre a zaga do CRF de como é fraca e muito deficiente em todos os aspectos. Bastava ver os jogos do campeonato carioca e logo percebiamos que iriamos ter muitos problemas.
    Mas o impressinante é que entra "técnico" e sai "técnico" e não resolve este problema.
    Exaltaram tanto esse Osvaldo, chegando ao extremo absurdo de chama-lo de 'Osvaldiola", mas que pramim não passa de um "técnico" muito mediano e que não tem postura e nem capacidade para dirigir um elenco de time de primeira divisão, e que, só agora, estão vendo a tremenda M…que fizeram em não terem resolvido esse problemaço.
    G4 ?? Não acredito mais.

  • Todos são fracos sim, não sabem se posicionar, não têm tempo de bola, todas as características que um zagueiro tem que ter falta neles. O menos pior é o Samir, mas nada demais também. E digo mais, quando a zaga é fraca o goleiro tem que sair em todos os cruzamentos, coisa que não ocorre no MENGÃO. Ou toma vergonha na cara e contrate zagueiros ou vamos continuar passando perrengues. SRN

    • Certissimo, Fabricio.
      Visão perfeita.
      Mas temos que colocar também essa deficiencia com o osvaldo, pois ele é o "treinador" e já deveria ter resolvido isso.

      • Perfeito Portteiro, vamos aguardar o jogo contra o bacalhau para ver se realmente o Osvaldo vai conseguir corrigir esses defeitos defensivos, pois está tendo a semana toda para isso.

  • Concordo com todos os comentários e acrescento que o PV precisa de outro goleiro com status de titular para voltar a comer a bola e tb aprender a sair nas cobranças de escanteio porque na minha humilde opinião, bola na pequena área é do goleiro sem mais.

  • Vão cobrar oq de Wallace? Ele era 3° zg do corintias para ser titular absoluto e capitão do time do flamengo. Vergonha pra nós pegar um resto. Pq o curintias é assim? Pq lá só joga quem serve. Não e bagunça

  • Samir tem uma deficiência no jogo aereo, se posiciona mal mesmo, e quando tenta antecipar alguma jogada aerea vai muito mal. O wallace quando reconhece suas limitações é um zagueiro regular, o Cesar Martins é alto, porém, nao sobe e nao se posiciona bem, mas tem um saida de bola boa. O Marcelo é aquele jogador de várzea mesmo, ele é muito limitado tecnicamente. O problema maior é o sistema defensivo e nao somente a zaga e nisso inclui os volantes do flamengo, enquanto nao pensar o time de uma forma completa nós estaremos assim. Vale ressaltar tambem que o Paulo Victor nao sai bem em bolas aéreas, reunindo tudo isso nos temos o panorama atual.

  • Resumindo, juntado os quatro não da um !!!

  • Lembro que Angelim não era tão alto, alias, nem sei se sequer chegava a ser considerado alto… e ganhava todas de cabeça, tanto na defesa quanto no ataque…. saudades… Eu fui zagueiro e sou baixo (1,80) e uma coisa básica que aprendi é atrapalhar o cara mais alto no corpo, coisa que o Samir podia ter feito com o Jemerson.

  • Só discordo do seguinte, o Samir é o pior na bola aérea… Mas sem dúvidas é disparado o melhor no chão… O C. Martins pra mim ainda tem jeito, Samir tbm… os outros dois, rua.

    • O que acho mais interessante nisso tudo é o Samir. Pra mim ele é melhor
      zagueiro do elenco indiscutivelmente, mas é impressionante como gosta de
      entregar…Escorregões, pênaltis, gols contra, e por ai vai.

  • Desde quando assumiu o Flamengo, EBM sempre falou que o ano que poderíamos fazer maiores investimentos seria 2016. Em 2015 conseguimos montar um time qualificado do meio pra frente sem gastar um fortuna( salvo Guerrero) com isso, espero um grande investimento na defesa em 2016. Precisamos de 2 zagueiros bons, experientes, 2 volantes que saibam marcar e sair jogando e 1 lateral direito. Se chegar esses jogadores acho que brigaremos por coisas grandes em 2016. SRN

    • Concordo Frickson, mas tem muito zagueiro barato e bom por aí, acho que não é só uma questão financeira e sim de competência.

      • Concordo! Tem que mapear bem o mercado. Mas se possível espero 1 zagueiro experiente, que não precise ser testado. E volantes de qualidade. Nossa saída de bola é fraca comparada aos melhores times do País.

    • Muitos não concordarão, mas precisamos de um goleiro, para, no mínimo, fazer um revezamento com PV.
      PV, na minha opniao, é um reserva a altura.

      • Defendi essa ideia TB! Tem que ter alguem para fazer uma sombra. Jogador não pode ficar sem concorrência na posição.

        • Sim, acho que o PV vai mal pq não tem um banco pra assustar. Só que a safra tá ruim, talvez a saída seja buscar fora do Brasil.

      • PV tá mal?

        • O PV é um goleiro superestimado … Simplesmente não sabe sair do gol

      • Claro que concordo com vc

      • Vç esta certo olha os últimas penalidades afobado teve um que ele nem pulou

  • São ruins mesmo , mas acho que o césar ainda pode melhorar, chegou agora e estava muito tempo sem jogar. O resto é o resto.

    • Concordo, pra mim, ele tem jeito. Contra a Chapecoense e Cruzeiro mostrou todos os recursos de um bom zagueiro, inclusive boa saída de bola

Comentários não são permitidos.