Segundo matemático, Fla tem 50% de chances de G-4

Rodada é boa para o líder do Brasileirão, que tem 77% de chances de conquistar a taça, segundo matemático Tristão Garcia. No Z-4, Vasco tem 96% de risco de cair

A rodada só não foi perfeita para o Corinthians porque o Atlético-MG conseguiu o empate no clássico com o Cruzeiro. Mas a vitória do líder do Brasileirão, o resultado do Galo e a derrota do Grêmio aumentam as chances da conquista do sexto título corintiano, que agora são de 77% – na última rodada, o Timão aparecia com 67%. Consequentemente, diminuíram as chances de mineiros e gaúchos. Mas nada que abale as esperanças de quem persegue o líder. O Atlético-MG tem 17% de chances de levantar a taça, e o Grêmio possui 3%. Flamengo e São Paulo também aparecem com possibilidades de título, mas remotas: 2% para o Rubro-Negro, 1% para o Tricolor. Os dois surgem como principais candidatos à quarta vaga do G-4, com os cariocas em vantagem.

Os cálculos são do matemático Tristão Garcia, do site infobola. Segundo ele, “Para o cálculo são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.”

Na outra ponta da tabela, o Vasco conquistou, pela primeira vez no campeonato, a segunda vitória seguida e diminuiu o risco de rebaixamento. Mas nada que deixe a situação do Cruz-Maltino menos desesperadora. A equipe de Jorginho agora, segundo os cálculos de Tristão, tem 96% de risco de cair. Na última semana o número era de 98%. Apesar do péssimo prognóstico, o Vasco tem a campanha do Fluminense em 2009 como alento. Naquela edição, o Tricolor tinha um ponto a menos que o Gigante da Colina na 25ª rodada, era o lanterna e conseguiu escapar da degola no fim.

Com mais uma derrota, o Joinville também está em situação crítica. Os riscos de queda para o Coelho passaram de 77% para 81%. O Avaí deu um respiro no último minuto e melhorou sua situação. Tem 55% de risco de terminar o campeonato no Z-4. O Coritiba, que fecha a zona de rebaixamento, tem riscos menores do que o Figueira, que está logo acima. Enquanto o Coxa aparece com 44%, o Figueira tem 41%. Ainda na luta para fugir da degola, Goiás, Cruzeiro, Chapecoense e Ponte Preta aparecem com números consideráveis. O Esmeraldino tem 24% de risco, Raposa e Macaca possuem 18%, e a Chape está com 19%.

Briga pelo G-4: Flamengo e São Paulo na disputa por quarta vaga

A luta pela vaga na Libertadores tem três equipes bem confortáveis. Corinthians e Atlético-MG têm mais de 90% de chances de conquistarem a vaga no torneio continental. O Grêmio está com 68%. A disputa pelo quarto lugar está mais acirrada, mas com um favorito. O Flamengo, com sua sexta vitória seguida, deu novo salto e agora aparece com 50% de chances de terminar a competição entre os quatro primeiros. O São Paulo, quinto colocado, tem 39% de chances e é o principal concorrente da equipe de Oswaldo de Oliveira.

Segundo os cálculos de Tristão Garcia, outras seis equipes ainda podem alimentar a esperança de se classificar para a Libertadores. Mesmo abaixo do Palmeiras, Atlético-PR e Santos possuem melhores chances: 13%, contra 11% do Verdão. O Internacional tem 9%. O Sport voltou a vencer, mas está com apenas 2% de possibilidades, e o Fluminense, em queda livre na competição, tem 3%, segundo o infobola.

Fonte: GE

Veja também

  • Há algumas semanas esse matemático disse que o Flamengo teria 0% de chance de ser campeão. Que eu saiba, 0% é nenhuma chance, ou seja, pode esquecer o título. E agora ele diz que o Flamengo tem 2%. Que critério é esse? Como antes não tinha chance nenhuma e agora tem uma pequena chance?

  • Cálculo perfeito do matemático, porque ou o Flamengo fica no G4 ou não fica, ou seja 50% de chance.

    • Perder tempo com matemático, é igual a recorrer a pai de santo no inicio do campeonato. Semana que vem ele volta e fala que o Flamengo tem 60% de chances . Ele mesmo disse, na final do 2º turno que o Flamengo tinha 1% de chances de chegar no G4 e 0 de ser campeão

  • Pelos meus cálculos esses matemáticos tem 100% de chance de estarem perdendo tempo fazendo isso agora

    • Kkkkkk falou tudo

    • Kkkkkk ótimo cálculo rs 2

    • Boa, Marcos. Agora, eu sou daqueles que se houver chances de ser campeão, sempre acreditarei no título. E o Flamengo é um time de chegada, sempre foi, e tenho certeza que os três da frente estão ligeiramente incomodados, secando a gente. Sei que devemos ir jogo a jogo, claro, mas se vencermos o Coxa e a galinha preta no domingo, sai da frente!

Comentários não são permitidos.