‘A Fifa escolheu continuar com a bola murcha,’ diz coordenador de Zico

Compartilhe

O confuso, burocrático e arcaico processo eleitoral da Fifa, que terá eleição presidencial em 26 de fevereiro de 2016, foi duramente criticado pelo coordenador da campanha de Zico à presidência da entidade, Rafael Oliveira. Para o designer, que em sua carreira já trabalhou coordenando campanhas de políticos como José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG), ao não possibilitar a candidatura do brasileiro, a Fifa dá provas de que tudo na entidade contribui para a prática da corrupção.

– Hoje a bola murcha é a gestão do futebol mundial, deformado não pelos gols ou dribles em campo, mas pela sua entidade maior, a Fifa. Mas o problema é que o juiz não quer trocar a bola. Calendários, regras, modelos de negócio, negociações, todas formadas e estabelecidas de forma que favorecem à corrupção. Ontem (segunda-feira, dia em que zico não conseguiu registrar sua candidatura) Zico não conseguiu consagrar sua candidatura à presidência da Fifa. Fora os detalhes sórdidos que nos levaram a perder as cartas que estavam prometidas, só num mundo o futebol não é dono de nada que Zico não consegue 5 cartas de apoio. A Fifa escolheu continuar com a bola murcha. Se agarra à bola murcha. Se defende numa bola murcha – escreveu Rafael.

Pré-candidato ao cargo de próximo presidente da Fifa, Zico confirmou, na última segunda-feira – último dia para a confirmação das candidaturas -, que não disputará a eleição que será realizada em 26 de fevereiro, em Zurique, sede da entidade. Atualmente técnico do FC Goa, da Índia, o Galinho não conseguiu apoio suficiente para registrar a candidatura dele.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O ARTIGO DO COORDENADOR DE ZICO

“Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

Não explicaria. Daria uma bola para que ele jogasse…

Dorothee Sölle.

Uma vez, vi o Zico bater uma falta na entrada da área, daquelas que ele quase nunca errava, bateu a quilômetros do gol, a bola subiu como se tivesse sido isolada por um zagueiro com raiva. Ninguém entendeu. Zico nada fez, e num lance em que o juiz parou o jogo perto dele, pegou a bola e mostrou ao juiz que a bola estava murcha. E o Juiz trocou a bola e jogo seguiu.

Hoje a bola murcha é a gestão do futebol mundial, deformado não pelos gols ou dribles em campo, mas pela sua entidade maior, a Fifa. Mas o problema é que o juiz não quer trocar a bola. Calendários, regras, modelos de negócio, negociações, todas formadas e estabelecidas de forma que favorecem à corrupção. Ontem (segunda-feira, dia em que zico não conseguiu registrar sua candidatura) Zico não conseguiu consagrar sua candidatura à presidência da Fifa.

Fora os detalhes sórdidos que nos levaram a perder as cartas que estavam prometidas, só num mundo o futebol não é dono de nada que Zico não consegue 5 cartas de apoio. A Fifa escolheu continuar com a bola murcha. Se agarra à bola murcha. Se defende numa bola murcha.

A dúvida é, ate quando essa bola murcha vai atrair investimento. Até quando vai atrair torcedores. Perde o futebol. Ganham alguns dirigentes, que ainda estão no poder, mas que em breve não vão nem mais poder viajar pelo mundo do futuro do futebol. A CBF, bom a CBF com sua postura covarde e cínica, faz jus ao 7 a 1.

A Federação do Japão. Vergonha. Mas a vida terá outros jogos, este jogo acabou, mas o campeonato é de possibilidades corridas. Numa eleição que até 6 dias antes das inscrições, tudo podia mudar numa reunião extraordinária do comitê executivo, muita coisa ainda pode acontecer. Obrigado Galinho por nos fazer sonhar com um futebol, mais limpo, mais justo, sem corrupção, com democracia e transparência.

Obrigado Galinho por mais uma vez entrar em campo, mesmo que mais uma vez tenham parado você de forma tão desleal.

Valeu Zico.

Rafael Oliveira,

Coordenador da pré campanha de Zico a presidente da Fifa”.

Fonte: Lancenet

Notícias recentes

  • Destaque

Jornalista denuncia ameaça de cartel mexicano para o Equador de Plata ser eliminado da Copa do Mundo

Plata e companheiros teriam sido ameaçados antes de México x Equador Acabou o sonho do…

02/07/2026
  • Destaque

Cebolinha no Fluminense? Veja quais são os planos do Flamengo para o atacante

Everton Cebolinha já pode assinar pré-contrato com outro clube Nas redes sociais, cresceu a especulação…

02/07/2026
  • Notícias

Ex-Palmeiras, Felipe Melo relembra o dia em que quase acabou com a carreira de Vini Jr no Flamengo

Felipe Melo deu uma entrada criminosa em Vini Jr no Palmeiras x Flamengo de 2018…

02/07/2026
  • Destaque

Defesa de Bruno Henrique contesta acusação por estelionato e pede julgamento de STJ e STF

Bruno Henrique levou cartão amarelo contra o Santos no Brasileirão de 2023 A defesa de…

02/07/2026
  • Destaque

Campeão da Libertadores pelo Palmeiras prefere Flamengo campeão do mundo do que Brasil hexa

Júnior Baiano quer o bi mundial do Flamengo Marcado na história do Palmeiras pelo título…

02/07/2026
  • Notícias

Flamengo acerta amistoso contra Olímpia, em Brasília, durante a Copa do Mundo

Além de três amistosos em Portugal, Flamengo enfrentará o Olimpia (PAR) O Flamengo acertou mais…

02/07/2026