A transição de Douglas Baggio

A cada dia que passa é maior a expectativa na atual geração sub-20 do Flamengo. Uma bela safra de jovens jogadores vem por aí…

Depois do lateral-esquerdo Jorge, que já conseguiu subir aos profissionais, e ainda por cima caiu nas graças da nação ao se firmar como titular, barrando o experiente colombiano de Copa do Mundo Pablo Armero, mais jovens devem aparecer brevemente no time profissional.

Além de Matheus Sávio, que claramente também dá indícios que se tornará um grande jogador, Douglas Baggio desponta como um grande atacante. O camisa 9 da equipe sub-20 do Flamengo começa a aparecer no time principal.

No último domingo, durante o amistoso contra a Desportiva Capixaba no Espírito Santo, Baggio entrou na partida, e marcou o seu primeiro gol nos profissionais, o primeiro de muitos outros que estão por vir.

É notória a habilidade que o Douglas possui na finalização, o fundamento principal para um centroavante. Mas o que mais me anima, é que não é apenas na finalização que o Baggio se destaca, e por isso a grande expectativa em cima do jovem atacante.

Douglas Baggio se movimenta muito bem, não fica preso dentro da área, cai pelos lados, e tem explosão física invejável, ficou claro na arrancada que culminou com o quarto gol do Flamengo, após belo passe de Gabriel.

Esse gol ainda ganhou a cereja do bolo em sua finalização que lembrou os grandes craques que essa posição já teve. À la Ronaldo, Romário, ou Nunes, Baggio deu um tapa de segurança, rasteiro, cruzado, no canto, indefensável!

Os ‘trocentos’ gols que o jovem marcou nas divisões de Base do Flamengo, ainda que mostrem que Baggio é um grande goleador, não podem servir como parâmetro na categoria profissional.

São vários os exemplos de jogadores que na Base foram goleadores, mas sentiram muito a diferença ao subir de categoria. Bruno Mezenga, Fabiano Oliveira, e o próprio Kayke que voltou ao Flamengo anos depois, são exemplos de jogadores que não tiveram o mesmo sucesso nos profissionais.

Sem essa de novo Nunes, novo Imperador, nada de superestimar o promissor atacante, não vamos cometer o mesmo erro que já cometamos antes, jogando uma responsabilidade desnecessária pra cima da revelação.

É de suma importância que essa expectativa que a nação rubro-negra já tem em Douglas Baggio não atrapalhe a finalização de sua formação. O momento é crucial para o jogador, a transição entre Sub-20, e profissionais é o ultimo passo para o sucesso.

Agora é a hora que o jogador precisa do apoio incondicional do torcedor, quanto mais confiança melhor. Assim como a comissão técnica tem que dar mais chances para o Douglas Baggio se firmar.

Com a disputa da recém-criada Primeira Liga (Rio-Sul-Minas), o vergonhoso Campeonato Carioca do ano que vem, será uma grande oportunidade dos jovens do Flamengo mostrarem o seu valor.

Com contrato renovado até julho de 2017, Douglas Baggio está jogando a sua última temporada nos juniores, fará 21 anos no próximo dia 2 de fevereiro, e já participará da pré-temporada junto com o time profissional.

2016 será o ano de Douglas Baggio, o céu é o limite!

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Vinny Dunga

Ver comentários

    • Fala Josean!
      Lembrou mesmo, falei a mesma coisa na hora do gol.
      Tomara que o repertório do Baggio seja longo.
      Abraço! SRN!

  • Sim vai da pra esquecê negueba Thomas digao adyan recife o zagueiro Marlon o atacante Fernandinho o Diego Maurício Luiz Antônio também é ruim essas molecadas da geração da copinha são Paulo de 2011 poucos se salvaram mas esses nomes que eu citei são todos que dever nem está no banco do flamengo agora to otimista com o matheus Sávio Douglas Baggio jaja.

    • Fala Felipe!
      É isso aí, as ultimas promessas acabaram que ficaram só na promessa mesmo.
      Espero que com essa safra as coisas sejam diferentes.
      Baggio, Sávio, Jajá, Thiago Santos, Dumas, Cafu, dentre outros.
      Vamos torcer para que vinguem.
      Abraço! SRN!

      • Cafu, Thiago Santos nao sao bons não, sao tipicos jogadores que se criam na base brasileira que so correm, tem explosão, mas chuta mal, nao tem a inteligência pra uma troca de passes, os promissores msm dessa safra sao Jorge, Baggio, Jaja e Matheus Savio, mas pra frente, forçando a vista, acho que da pra enxergar o zagueiro Leo Duarte tbm, e o Ronaldo volante

        • Fala Felipe!
          Justamente, não podemos subestimar, como também não podemos superestimar.
          Vamos manter um meio termo, e dar chances para todos eles mostrarem o seu valor.
          Emprestar a garotada para pegar experiencia é uma boa também.
          Abraço, SRN!

      • tem um moleque do sub 17 que jogou a copa do brasil que perdemos para o Vitória ele usa a camisa 11 ele me traz uma esperança de mais mais para o ano que vem muito lucido esse menino se souber o nome dele acho que e " Patrck Souza ouro franzino" gostei muito dele vira muito bem a bola da cadencia e velocidade ao time, esta por vir coisas boas e outra vejo que também não so depende do futebol tem que dar sorte de ter um treinador do profissional disposta a usar as peças da base sem panela

  • Na primeira vez com o proficional, ele ja tinha feito uma bela partida faltando o gol, agora ele usa muito bem o corpo protege e tabela muito bem, gostei do gabriel e da movimentação do jorge melembrou muito o Athirson.

    • Fala Maílson!
      Tem razão.
      O Baggio jogou na despedida do Léo Moura, e já mostrava potencial para jogar no profissional. Também jogou uma partida do Carioca ano passado.
      Tem todos os fundamento de um grande atacante, vai longe.
      O Gabriel, misteriosamente, vem jogando bem, e desse jeito já pede passagem no time.
      Falar bem do Jorge é chover no molhado, esse moleque é impressionante.
      Abraço! SRN!

    • Quero MT ta errado , como devo estar pq todos gostam do Jorge e eu não gosto e acho que em nada ele lembra o Athirson ( craque ) acho que hj o Jorge fraco

      • João Porto tá maluco! Jorge fraco e Athirson (craque) amigo se quiser arrumo uma receita de LEXOTAN, pois a coisa tá feia. kkkkkkkk

        • Vide 1999 e 2000 mais repeito, e falo do Jorge hj não que não possa vir a ser craque. Espero para o nosso bem que sim.

      • Amigo, respeito sua opnião, mas Jorge vai ser muito melhor que o Athirson (se não se perder). Ele é mais completo. SRN

        • Verdadeiramente quero MT ta enganado, e vou torcer pra isso, saudações. Em tempo.. Athirson foi um monstro.

          • Rclima ... Que os anjos digam amém pq Athirson jogou MT.. E olha que vi Júnior Leonardo ele pra mim ta no mesmo nivel

      • O jorge tem uma deficiência na marcacao... mas com ele nossa saída de bola melhora muito, tem muita qualidade e agilidade pra sair jogando.
        Fora que ainda vai evoluir muito, não o acho craque, mas vejo futuro no jogador e penso que ele tem boas chances pra ir pra seleção no futuro.

    • Fala Maílson, sobre o Gabriel se prestarmos atenção, todo final de temporada ele joga demais. Parece de propósito só pra se garantir no ano seguinte. Ano passado no final ele comia a bola, esse ano voltou uma draga. SRN

      • Cara! Pensei isso tb! Ano passado ele emendou uns 6 jogos fazendo gol! Acho q a posição real dele eh pelo meio, mais solto! Não tem caixa nem físico pra marcar lateral...

    • Fala Fabricio!
      Como qualquer centroavante, ele também vai precisar de sorte.
      Também desejo.
      Abraço, SRN!

  • Dunga, bela analise do Baggio! Mais colocar Nunes e Romário na mesma frase não pode... Kkkkk (com todo respeito ao Nunes) mais ele era muito grosso! Kkklk... SRN

    • Fala meu amigo Neisson!
      Pensei que ninguém perceberia. kkkkk
      Obrigado.
      SRN!

    • Fala Neisson! Realmente Romário monstro era infinitamente melhor que o Nunes! Mas acho que a intenção do Vinny foi realçar a qualidade do moleque, fazendo referência ao fato dele arrematar de primeira... só ajeitando o corpo! Nesse quesito o nosso Nunes tb era fodastico! SRN

    • Fala Welington!
      Era pra ter tido mais chances mesmo.
      Mas tudo tem o seu tempo, vale ressaltar que com outras promessas tivemos pressa, e não acabaram que se queimaram.
      Vamos com calma.
      Abraço! SRN!

  • Guardada as devidas proporções, o D. Baggio me lembra o Aguero. Mesma altura, tipo físico similar, muita movimentação na frente, protege bem a bola, boa arrancada e finaliza bem. Claro, são jogadores em patamares completamente distintos, mas é um exemplo atual de que mesmo sendo baixo ele pode ser tão goleador quanto foi na base.

    • Fala Camila!
      Bem lembrado, estilo é parecido mesmo.
      Vamos apoiar, e torcer.
      Abraço! SRN!

        • Fala Rclima!
          Muito obrigado.
          É vivendo e aprendendo!
          Abraço! SRN!

          • Vdd, meu elogio é sincero, pois vc sabe que não gostava dos seus textos e já tinha falado antes. Mas os últimos dá até gosto ler. Abraço!

    • Guardada as devidas proporções, a movimentação e finalização dele no gol foi idêntica a do Romario.

      • Exatamente Lucas, sempre achei o estilo parecido (Falei o estilo). Pq o Baixinho foi o melhor dentro da área. SRN

      • E o Aguero era comparado ao Romário quando começou (ainda é vez por outra), então... Haha. Nesse lance pareceu mesmo.

        • Acho o aguero um jogador sensacional e o estilo de jogo pelo porte físico do Baggio tem que se basear nele msm, velocidade e finalização.
          E que como fã do baixinho na hora só consegui lembrar dele, o tapa na bola foi bem similar. Kkk

        • Sempre pensei as mesmas coisas rs. Vejo muito do Aguero no Douglas e vejo muito do Romário no Aguero. São atacantes que tem técnica e uma arrancada que deixa zagueiros desatentos muito para atrás... E apesar da baixa estatura, tem bom posicionamento e impulsão para marcar uns gols de cabeça. Mas claro, tudo isso guardando as devidas proporções rs

  • O Flamengo tem um jogador na base com nome de Thiago Santos, que se tiver juízo, vai colocar todos esses garotos no bolso.

    • Fala Luciano!
      É verdade, tem mais velocidade, é habilidoso.
      Promete também.
      Abraço! SRN!

      • WIlson, ai fud....futebol parecido com este não dá futuro ao garoto.

        O futebol do Paulinho, ainda está perdido lá atrás, uns dois três anos atrás...agora ele vai viver mais alguns meses em cima do "achado golaço" em cima da Chapecoense.

        Sei que fizestes a ressalva "em boa fase", mas o Paulinho é muito traia para pouco futebol.

        • Eu tenho acompanhado a base do Fla e acredito muito no futebol desse moleque. O carioqueta vai servir para dar bagagem a essa garotada da base, para que possam ser aproveitados mais para frente.

          Tenho muita espectativa nos seguintes jogadores da base rubro-negra: Gabriel (goleiro sub-17), Thuller (zagueiro sub-17), Léo Duarte (zagueiro sub-20), William (zagueiro sub-20), Ronaldo (volante sub-20), Hugo (volante sub-17), Klebinho (LD sub-17), Paquetá (meia sub-20), Patrick (meia sub-20), Matheus Sávio (meia-atacante sub-20), Renan Pantera (meia-atacante sub-20), Thiago Santos (atacante sub-20), Douglas Baggio (atacante sub-20) e Felipe Vizeu (atacante sub-20).

    • Sempre vejo o Thiago Santos chamando a responsabilidade e comandando as jogadas. Tem tudo pra dar certo.

  • Ano que vem, pelo que tudo indica, a base terá mais chance. Tomara que alguns jogadores, como o Baggio e Matheus Sávio, citados no texto, além do Jajá e do Ronaldo tenham mais chances e mostrem o seu verdadeiro potencial. O que mais me impressiona nem é a qualidade do MS e do DB, é o entrosamento dos dois, e a prova é o terceiro gol contra o Desportiva. Todos esses craques que estão aparecendo agora, ao que tudo indica, servem para compensar a péssima safra anterior, que teve Negueba e LA como destaques.

      • Ixi... deve ser gambá, viceino ou florzinha! Sai da pagina do mais querido xovem...

    • Fala meu amigo!
      É verdade, também percebi o entrosamento.
      Tomara que vinguem.
      Abraço, SRN!

Notícias recentes

“Primeiro de muitos”: atacante celebra gol em estreia pelo profissional do Flamengo

Felipe Teresa marcou o segundo gol do Flamengo em jogo contra o Grêmio, pelo Brasileirão…

23/09/2024

Atacante do Flamengo bate recorde e entra para o Guinness Book

Cristiane recebeu prêmio de maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos A atacante Cristiane segue…

23/09/2024

Flamengo ‘muda nome’ de Gabigol e confirma jogador contra o Peñarol

Gabigol, que já foi Gabi, virou Gabriel Barbosa nos canais oficiais do Flamengo Fora dos…

23/09/2024

Árbitro explica motivo da expulsão de Carlinhos em jogo do Flamengo no Brasileirão, contra o Grêmio

Carlinhos foi expulso aos 12 minutos do segundo tempo em duelo entre Flamengo e Grêmio…

23/09/2024

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

23/09/2024

Léo Ortiz titular e Gabigol testado por minutos: Tite esboça escalação do Flamengo para ‘decisão’ com Peñarol

Léo Ortiz briga por vaga no meio de campo do Flamengo para jogo contra o…

23/09/2024