O animador no Ginásio Paulo Sarasate bem que tentou criar um clima de favoritismo para o Basquete Cearense contra o Flamengo, evocando o carcará, mascote do time e ave de rapina típica do Nordeste. Mas o que se viu na prática foi um jogo marcado pelos erros das duas equipes. Quando resolveu atuar um pouco melhor, o atual tricampeão do NBB abriu vantagem e venceu o amistoso de preparação realizado nesta sexta-feira, em Fortaleza, por 68 a 58.
Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, foi o melhor jogador de seu time e cestinha da partida, com 18 pontos. Davi Rosseto também se destacou na armação de jogadas. Do lado do Flamengo, os dois melhores jogadores foram os cestinhas da equipe carioca. Marquinhos e JP Batista assinalaram 16 pontos, cada, e comandaram a vitória rubro-negra.
No primeiro amistoso entre os dois times, o que chamou a atenção foi o baixo índice de pontuação. O terceiro quarto foi tão fraco que o placar foi de 9 a 7 para o Flamengo. As duas equipes voltam a se encontrar no domingo para mais um amistoso, às 11h (12h de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
Jogo pegado
Os primeiros dez minutos de jogo foram bem intensos, mas cheios de erros das duas equipes. Os donos da casa abusavam de errar lances de três pontos. Audrei, Rashaun e Duda Machado não conseguiram converter uma bola sequer de longe. Pelo menos até os últimos cinco segundos. Além disso, a marcação na defesa era confusa. A ponto de Olivinha marcar dois pontos sozinho, de dentro do garrafão, sem ter trabalho algum. O Flamengo, por sua vez, era desatento. Facilmente, Rafael Luz e Meyinsse perdiam bolas dominadas.
As falhas dos dois times foram diminuindo com o passar do jogo. Embora fosse amistoso, Alberto Bial e José Neto armaram seus times para vencer. Enquanto o Fla se posicionava melhor, os comandados de Bial iriam acertar os seus arremessos de três pontos com o cronômetro quase zerado. Faltando três segundos para terminar o primeiro quarto, Dudu fez arremesso despretensioso de antes do meio da quadra. A bola entrou e o ginásio festejou o empate em 17 a 17.
No segundo período, as bolas de longe começarem a cair para o Basquete Cearence, principalmente com Felipe Ribeiro. No entanto, as bolas de dois pontos passaram a ser artigo raro. A marcação apertada dos dois lados resultou em placar apertado antes do intervalo: 35 a 34 para o Basquete Cearense.
Equilíbrio pelos erros
No terceiro quarto, embora o jogo fosse bem movimentado, a bola caía menos ainda. E dessa vez, nem em arremessos de três e muito menos de dois. Após sete minutos, o Flamengo ganhava por apenas 5 a 3 na parcial. O panorama não mudou. Embora o rubro-negro tenha deslanchado um nos últimos dois minutos, os constantes erros equilibraram a partida e o placar do período terminou em 43 a 42 para o Fla.
O Flamengo deslanchou e começou a mostrar seu favoritismo no último quarto. Nos primeiros três minutos, construiu uma diferença de sete com marcação ainda mais apertada sobre o Basquete Cearense. Do outro lado, o time comandado por Bial aceitava a pressão rubro-negra e não apresentava muitas opções de jogada para sair do revés. No final, 68 a 58 para o Flamengo.
Fonte: GE