Estão querendo roubar o que é do Flamengo!!!

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Cotas de TV. Novamente me vejo obrigado a tratar desse assunto que teima em se apresentar de forma cada vez mais insistente, mesmo se tratando de um pleito tão esdruxulo. E não tenho prazer nenhum em falar sobre isso novamente, já que em um mundo mais coerente tal situação jamais se faria presente. Mas me repito nesse tema por achar o momento por demais perigoso: Vejo muita gente de olho no que pertence de maneira justa ao Flamengo.

Um dos novos fatos que me levam a falar desse tema que já deveria estar vencido são as “sugestões” do Grêmio para melhorar nosso futebol ( entre elas está uma possível mudança no formato do campeonato, idéia da qual sou a favor, porém não para o péssimo formato sugerido pelos gaúchos…mas isso é assunto para outra coluna…). Outra motivação que eu tive foi a notícia veiculada de que os valores pagos para Corinthians e Flamengo teriam virado alvo de investigações do excelentíssimo Ministério Público Federal. E por fim a declaração do novo “aliado” do Flamengo, o novo CEO da Copa Sul Minas, o já conhecido atleticano Alexandre Kalil.

Por partes: Eu sou a favor de que exista um “bolo” de dinheiro para ser dividido entre os clubes de acordo com a classificação final do campeonato. Mas acho inadmissível que esse “bolo” seja construído compulsoriamente com o dinheiro pago pela televisão ao clubes. É completamente absurdo. Não faz o menor sentido. Já que a CBF é organizadora do torneio e teve um faturamento semelhante ao de Flamengo e Corinthians somados no ano de 2014 , uma boa idéia seria que ela colocasse o dinheiro dela nesse bolo. Outra boa idéia seria angariar patrocinadores para “inflar” esse bolo. Até mesmo cada clube colocar um valor “x”, igual para todos os participantes, para somar ao “bolo” acima sugerido é algo plausível. Mas nunca, em hipótese alguma, seria justo mexer no valor negociado individualmente pelos clubes em uma relação comercial particular entre clube e televisão.

Ora, dizem que relembrar é viver. Pois bem: anteriormente as cotas eram negociadas coletivamente através do clube dos 13. O que de bom essa união entre os clubes gerou? Por anos os valores arrecadados pelos clubes fora pífios e desatualizados. E qual o tipo de solidariedade, irmandade e parceria comercial entre os clubes aconteceu nesse período? O que eu mais vi foram clubes e presidentes de clubes sempre se eximindo de qualquer ação no intuito de falarmos de uma verdadeira união entre os clubes…união essa que somente aconteceu na Copa União em 1987…e todos conhecemos os resultados disso até hoje correto?

Pois bem…após a quebra do clube dos 13 cada agremiação foi negociar suas cotas de TV individualmente. E ai quem pode mais chora menos. E amigos, o Flamengo pode muito. Só para citar poucos e simples exemplos: Joinville x Flamengo chegou a 29 pontos de audiência e Flamengo x Chapecoense chegou a 25 pontos. Enquanto isso São Paulo x Palmeiras chegaram a 20 pontos e Inter x São Paulo bateram 16 pontos. Notem ai que coloquei jogos entre o Flamengo e times de menor expressão e para vias de comparação coloquei jogos entre equipes chamadas grandes no nosso futebol. E depois ainda aparecem alguns para falar em divisão injusta, em “espanholização”, etc. Isso me parece uma bravata e um jogo de interesses muito do mesquinho. A verdade é que tem muita gente que quer viver explorando o Flamengo. Cada um que faça o seu dever de casa e explore o seu potencial da melhor forma possível. Olhar apenas para a “grama do vizinho” numa situação dessas é de uma pequeneza…

Sobre a atuação do MP no caso em questão digo o seguinte: em primeiro lugar trata-se da relação entre diversos entes particulares e nada de irregular vem sendo feito, a princípio. A TV se dá ao direito de pagar mais a quem gera mais lucro pra ela. Simples assim. Nada mais comercial e capitalista que isso. E dentro desse conceito é absolutamente injusto querer falar em cotas mais “igualitárias”. É querer socializar o dinheiro alheio. Muito fácil assim. Sem falar que acredito que o MP tenha coisas mais importantes para tratar não é mesmo?

E sobre a entrevista do Kalil, mesmo ela não tendo sido direcionada ao Flamengo é bom abrirmos os olhos e tomarmos cuidado com os nossos “aliados”. Afinal, sair da frigideira para cair dentro do forno não é um bom negócio, certo?

Ao que parece que nossa diretoria está de olhos abertos para essa questão, mas temos eleição no fim do ano, e esse é sempre um momento de instabilidade. E também temos o time disputando uma vaga na libertadores do ano que vem, algo que chama muito a atenção e pode deixar temas de médio e longo prazo, que também devem ser tratados, jogados pra escanteio. Todo cuidado é pouco. Temos que manter ficar de olhos abertos!!!!

Saudações Rubro Negras!!!

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acredito que a ideia dos outros clubes não é se igualar ao Flamengo ou Corinthians e sim diminuir a diferença. Se o Flamengo realmente estiver interessado em participar de uma liga independente da CBF, comandada pelos clubes, eventualmente teremos que ceder, pois entendo que isso seria uma condição imposta pelos clubes menores. Uma liga independente faria bem ao futebol brasileiro, porém, na atual situação do Flamengo, é complicado abrir mão dessa vantagem financeira quando a nossa dívida ainda é muito maior que a dos outros clubes. Na teoria, uma equalização das receitas de televisão é importante para fortalecer os clubes menores e consequentemente aumentar o nível técnico do campeonato, tornando-o mais valioso. Com um produto melhor em mãos, seria possível obter novas receitas como melhores patrocínios, bilheteria e ampliação do programa de sócio torcedor. Assim, o Flamengo teria condições de, com estas novas receitas, aumentar ainda mais a diferença de arrecadação em relação aos outros clubes, sem depender o dinheiro de televisão.

  • Luiz Henrique Amorim filho da paty parquinho ? vaza u.u

    • Não tenho parentesco algum ela….

  • Eu vejo muitos jornalista da ESPN, Fox, Band, etc, cobrando esse assunto. Ou seja a segunda divisao da imprensa esportiva. Daqui uns dias eles vao querer dividir o salario do Galvao Bueno tambem.
    Quem sabe eles nao dividam o salarios deles, negociado individualmente com seus respectivos Patroes, com os que ganham menos e estao em uma tv menor.

  • Gente, o Flamengo é o time que mais deve, que não tem estádio, nem ct, que é amarrado a federação carioca que cobra 10% , fora o fato das gratuidades que só existe de maneira exagerada no Rio; como abrir mão da audiência proporcionado por nossa torcida! Temos culpas, porém não deixemos usurpar nossa maior riquesa! Se o bandeira não se ligar ele vai prejudicar o Flamengo! !!!!!

  • Ninguém nunca deu a minima pra essa copa sul/minas! Foi o flamengo aderir e olha no que está se transformando! Ainda querem discutir se o flamengo deve receber mais que os outros clubes ou não! Brincadeira né!

    • Pois é né?

  • É questão de lógica matemática…não tem discussão! quem gera mais audiência, vende mais, quem vende mais, recebe mais…e ponto final!

    • Pois é. A galera quer socializar e fazer caridade com o dinheiro alheio…
      Quem pode mais chora menos….E o Flamengo pode muito!!!

      Abraços!!!

  • Para ser grande é preciso saber se impor como grande divisão será igual na porcentagem e tbm na colocação do clube na competição. Temos que para de ver evoluções com medo e sim com acessibilidade para melhorar.

    • Eu só acho que não é justo q se trate cota de TV no mesmo balaio de desempenho. Cota de TV tem relação com audiência e retorno para a emissora. E vejo com muita desconfiança quando vários clubes se unem e o assunto "cotas de tv" aparece como prioridade. Tem muita coisa pra discutir na frente….abraços!!!

  • nao pode deixar porra de cbf mandar no mais querido do mundo eu amo esse clube

    • Coisa chata todo ano a mesma novela parece até os 10 Mandamentos só vai acabar em apocalipse
      Ministério plubico tem que se preocupar com o seu quintal (juízes ladrões políticos miseráveis e funcionários prostitutos
      Deixar o futebol com quem cuida dele ,isto é maior que clubismo.

  • Parabéns bandeira
    Mengao e mengao

  • Mais engracado que o presidente ja deu a réplica explicando que não tem nada sobre cotas o Kally veio e confirmou ainda deu uma futucada no Willuan

    • Que bom que o Bandeira já se manifestou. Sinal que está de olhos abertos. Mas temos que ser todos vigilantes sobre esse assunto…qualquer vacilo e vai ter malandro querendo se dar bem nas costas do Fla… Abraços!!!!

  • Vejamos o seguinte…. Se e somente se, os clubes que querem ser iguais conseguirem que a empresa fornecedora de material esportivo para eles pague o mesmo que a Adidas paga para o Flamengo podemos começar a falar de "divisão" igualitária das outras verbas.

  • O KALIL INFORMOU QUE AS COTAS AINDA NÃO FORAM DISCUTIDAS, E QUE OBVIAMENTE, O FLAMENGO GANHARÁ MAIS.

    • Que bom. Mas temos que nos manter vigilantes. Afinal 10 é maior que 9 e essa não pode ser a diferença entre Atl MG é Flamengo em relação a cota de TV, até por que não é essa a diferença de retorno que ambos dão a emissora…. Abraços!

  • Voltando ao assunto Bandeira tá dormindo com inimigos, pode parecer bobagem, mas o Corinthians e Flamengo precisam morrer abraçados com a cota, fazer cumprir o contrato.O único q tem a perder numa eventual divisão é o Fla,os outros não (sul-minas)Talvez estreitar com o outro de cota grande seja melhor se garantir, do q enfraquecer posição c kalill e cia

    • Nem acho q seja ruim se unir com outros clubes. Até acho a liga uma necessidade. Mas temos que ficar de olho para não sairmos prejudicados nisso…. Abraços!!!

  • Hj o governo obriga a ter cota de produção nacional, na maioria precária, nas TVs a cabo.Daqui a pouco vai ter cota de emprego se for torcedor de Bangu,Olaria e times pequenos. No Brasil o governo, preocupa onde não deve ,e onde deve nada faz.Corrupção comendo solta,criminalidade batendo recorde,educação , saúde falidos e infraestrutura?? Falta trens, estradas,Água…

  • Bandeira já disse ao lance em resposta a essa matéria que as cotas ainda não foram discutidas, e que logicamente o flamengo vai receber mas, kalil também confirmou isso!

    • Que bom. Mas temos que nos manter vigilantes. Afinal 10 é maior que 9 e essa não pode ser a diferença entre Atl MG é Flamengo em relação a cota de TV, até por que não é essa a diferença de retorno que ambos dão a emissora…. Abraços!

  • Querendo ou não, uma hora as cotas de TV serão revista. E mesmo com uma divisão mais justa o Flamengo continuara recebendo mais que os demais clubes. Pois se os clubes param o campeonato, o Flamengo não ira jogar sozinho.

    • Eu não consigo ver justiça em uma cota de TV mais igualitária entre um clube que "sozinho" da 25…30 pontos de audiência… E outros que dão pouco mais da metade disso jogando em jogos com 2 times de torcida mais representativa…

      Veja o desespero da FERJ quando eles viram que iam negociar as novas cotas do carioca sem a dupla Fla – Flu…. Nesse negócio de negociar cota de TV, acaba que quem pode mais chora menos… E o Flamengo pode muito.

      Sobre não jogar sozinho… Duvido muito que o Flamengo ficasse sozinho num improvável racha entre os clubes sobre esse assunto…. abraços!!!

  • O QUÊ ??? Estão querendo diminuir a parte da verba da tv do MENGÃO QUERIDÃO ?
    Com certeza isso é culpa da torcida de Brasilia. Só pode !

    • Kkkkkkk

  • Mata mata e o melhor campeonato mas so seria justo da forma que foi realizado em 87 com 16 clubes e os 4 primeiros se comendo entre si para dois disputarem o titulo esse negocio de pontos corridos nao concordo que o melhor e o merecedor sendo assim o campeao nao deveria ser o cruzeiro pois pegou durante um ano o galo 7 vezes e nao ganhou uma sequer concordo que o melhor e o sistema mata mata temos libertadores copa do brasil que volte logo o velho e emocionante pega pra capar no brasileirao e por favor alguem sabe sobre o recurso da copa uniao do flameng no stf desde ja agradeco isso aqui e flamengo mulesta

    • Eu não gosto muito da maioria dos formatos anteriores que o Brasileirão já teve. E de fato o da copa União foi um dos menos piores. Mas eu penso que a minha proposta de formato agrada a "gregos e troianos". Mas isso ficará para a próxima coluna…hehehehe.

      Sobre o julgamento no STF está parado no momento. Isso pode demorar anos.
      Mas eu nem esquento a cabeça com isso. Clubismo e tosqueiras a parte todos sabem que o Flamengo é campeão Brasileiro em 1987. E qq torcedor de time "grande" que diz o contrário pra mim é uma pessoa que corrobora com a postura de "não ler oxque assina". E é por essas e outras que acho que temos q ser vigilantes quanto a união com outros clubes em prol de um futebol melhor….afinal…Não podemos ser novamente prejudicados enquanto nossos parceiros se fazem de desentendidos e ficam assoviando e olhando de lado…. Abraços!!!

  • Tomara q o Bandeira esteja de olho Aberto se não vamos ter q Rancar ele na mão de la da gaveia ta mim cheirando Armadilha..

  • Clubes de torcidas médias querendo mamar nas tetas do Flamengo.

    Bandeira, não seja trouxa.

  • São duas situações diferentes: cota de TV e prêmios da CBF.
    Concordo que seja dividido igualmente os prêmios pela CBF. Quanto a cota de TV recebe mais quem gera mais audiência.
    Que aumentem os valores dos prêmios da CBF e dividem em partes iguais.
    Engraçado que o Kalil não quer receber a mesma cota de TV que a Caldense. Por que será?

    • Ia me manifestar… Mas vc disse tudo! SRN

      • É isso aí Adriano Gomes, falou tudo SRN !

    • Pois é… Engraçado como é bom socializar o dinheiro alheio né??? É muita cara de pau….Abraços!!!!

    • a divisão de cota e pelo produto vendido, o produto vendido e a liga, então a divisão pode ser feita de maneira da premier league 50% para todos, 25% por colocação e 25% por audiência. o flamengo vai ganhar mais e ainda vai ter o ppv. premiação e individual.

      • Tem um camarada meu que torce pro São Bento de Sorocaba (!!!) que também acha uma divisão semelhante a essa mais justa…Pode até ser….mas os valores mudariam menos do que os "vampiros" gostariam… E continuaríamos a discussão sobre o tema…

        E outra…pra mim isso é uma questão de princípios… A TV paga mais cota de TV pra quem dá mais retorno pra ela. Por isso se chama cota de TV. Isso pra mim é querer socializar o dinheiro alheio… Pergunta pro Kalil se ele quer dividir melhor as cotas do campeonato mineiro com os pequenos de lá….

        Sem falar q até dia desse o clube dos 13 é quem negociava os direito de TV do campeonato… E não estava bom pra ninguém… Todo mundo ganhando muito pouco. Valores defasados…

        Veja bem…também acho q os clubes tem sim que ser rivais dentro de campo e parceiros fora…
        Mas também acho q temos que ficar de olhos abertos…afinal… "gato escaldado tem medo de água." E nessa de união o maior prejudicado foi o Flamengo. Abraços!!!!

        • muito bem exposto !

        • pelo amor de deus, a divisão e pra que esta na liga, se for 20 times. vc acha que o são bento vai disputar. acorda.

          • O fato dele torcer pro São Bento não quer dizer q o São Bento estaria na divisão. Só citei como curiosidade e uma singela homenagem ao colega. Claro que a divisão se daria entre os membros da liga. abraços.

        • unico lugar no mundo onde não a divisão de cota de tv e no brasil e espanha, nos outros lugares e 50% iguais para todos, 25% por colocação e 25% por audiencia

          • Acho que você está equivocado sobre isso. De toda forma, tem uma matéria no lance que, se tiramos o clubismo e nos atermos aos dados, fica claro que o que ocorre aqui não é de forma alguma o descalabro que propagam aí….está muito semelhante a divisão da maioria dos países "classe A" do futebol quando olhamos os % dos valores divididos… E muito…mas muito longe da Espanha.

            E lembre-se: as cotas de tv eram negociadas em conjunto…E era uma bela porcaria…Quando separou melhorou pra todos…pra uns mais que pra outros…de acordo com o mercado e com o poder de marketing e negociação de cada um.

            Outra.. Eu duvido que, caso fosse feita essa divisão aí os sangue sugas se dariam por satisfeitos…até por q isso aí não ia gerar mais do que "10 milhões" pra cá e pra lá e a diferença ia continuar sendo grande, como é de se esperar entre um time que tem por baixo 35 milhões de torcedores e outros que tem 6…7 milhões…

            E por fim…Tem muitas outras coisas a serem discutidas antes de se falar tão acintosamente sobre as cotas de TV. Tem o estado do gramados, horário dos jogos, questões de logística, arbitragem, controle de jogadores suspensos, atratividade do produto, violência nos estádios,marketing … Mas a galera quer começar justamente pelas cotas de tv…por que será????

            Daqui a pouco aparece uma campanha: " Por um Brasil mais justo, mudem o formato das cotas de TV". E não é bem por aí certo? Abraços!!!

            • eu entendo o seu pensamento, mas eu quero um campeonato forte igual a premier league. uma divisão justa. todos vão ganhar e o flamengo sempre vai ganhar mais isso e certo nas divisões de audiencia e ppv

              • Eu também quero um campeonato forte, como a premier league. Mas antes discutirmos as cotas temos os assuntos que eu citei acima para serem discutidos… Ou ao menos em conjunto… Por que se ficar nessa de cota, cota, cota…corre o sério risco de ficar por isso mesmo… Abraços!!!

                • se vc percebeu no financeiro do flamengo a cota cada dia que passa não e mais o mais lucrativo do clube e se isso acontecer vai provar que a cota e so para aumentar receita e não salvar o time

        • Concordo plenamente. Tem pessoas que não entendem.

  • POSITIVO, BANDEIRA! ESTAMOS CONTIGO!!

  • esse negocio de mudar o brasileirão e para pessoas burras, mata mata ja tem que e a libertadores e a copa do brasil, se o brasileirão virar mata mata e a mesma coisa de andar pra tras, devido ao brasileirão ser de pontos corridos os clubes acordaram e viram que tem que ter um planejamento, uma organização, um bom elenco.

    • Eu não gosto muito da maioria dos formatos anteriores que o Brasileirão já teve. Mas eu penso que a minha proposta de formato agrada a "gregos e troianos" e não implica em diminuir planejamento, organização e busca por um bom elenco. Seria um híbrido. Mas isso ficará para a próxima coluna….Abraços!!!!

      • Sempre defendi que o Brasileiro deve ter uma final em dois jogos entre o melhor do primeiro turno e do segundo. Uma final nos moldes do superball!! O clubes iriam poder promover bem o espetáculo, ganhar muito dinheiro em bilheteria e exposição em mídia, uma vez que polarizariam toda a atenção do mundo o futebol nacional em dois jogos.
        Esportivamente também acho interessante, pois julgo que um time para ser considerado o melhor precisa passar pela provação de uma final e todos os elementos psicológicos e técnicos que ela exige.

        • A minha proposta de formato tem a ver com isso. Vou expor na minha próxima coluna. Abraços!!!!

      • Certo amigo quem gera mais lucratividade para a TV, flamengo ou chapecoenses, isso com todo respeito ao povo de Chapecó.

  • vc esta totalmente errado, a cota de tv e uma arrecadação de um campeonato sou a favor de 50% iguais, 25% por colocação e 25% por audiência, o flamengo vai ganhar mais de todo jeito e no ppv vai ganhar mais, essa e a maneira justa, a cota de tv não pode entra em orçamento e um dinheiro que vem para ajudar e não para solucionar, o flamengo do bandeira de mello ja viu isso e ja não conta com a cota de tv para sobreviver, quando isso acontecer por completo o dinheiro da tv vai ser so para contratar como se faz o madrid e barça, temos que pedir a reestruturação do flamengo e não ficar brigando por migalhas, temos que se associar, comprar produtos oficiais e fazer o flamengo forte, como disse quando o flamengo não contar mais como cota de tv o caminha ja estará limpo para grandes conquistas como o bayer que receber o mesmo que o ultimo colocado mas ganha na audiência e colocação.

    • Cara…Tem um camarada meu que torce pro São Bento de Sorocaba (!!!) que também acha uma divisão semelhante a essa mais justa…Pode até ser….mas os valores mudariam menos do que os "vampiros" gostariam… E continuaríamos a discussão sobre o tema…

      E outra…pra mim isso é uma questão de princípios… A TV paga mais cota de TV pra quem dá mais retorno pra ela. Por isso se chama cota de TV. Isso pra mim é querer socializar o dinheiro alheio… Pergunta pro Kalil se ele quer dividir melhor as cotas do campeonato mineiro com os pequenos de lá….

      No mais, sobre crescimento, organização, aumentoe diversificação da arrecadação acho q vc tem razão…

      E também acho q os clubes tem sim que ser rivais dentro de campo e parceiros fora…
      Mas também acho q temos que ficar de olhos abertos…afinal… "gato escaldado tem medo de água." E nessa de união o maior prejudicado foi o Flamengo. Abraços!!!!

  • o bandeira nao sabe onde esta se metendo………

  • positivo wallim………………….. estamos contigo…………..

  • Grêmio esqueceu que já jogou a série B…. Então depois não chore por que caiu mais uma vez e fique sem o tal repasse!!!!!

Comentários não são permitidos.