Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Flamengo pode ter acesso a recursos da Lei Rouanet

Redação
Redação
Publicação: 04/10/2015
1 comentário
Atualização: 04/10/2015
Compartilhar

Na última quinta-feira (01.10), o Patrimônio Histórico do Flamengo deu mais um passo no processo de desenvolvimento do departamento. O Conselho Deliberativo do Rubro-Negro aprovou, por unanimidade, um acréscimo nos objetivos do clube, previstos no Estatuto e, além de ter fins esportivos, o Flamengo passou a ter fins culturais. Por isso, o Mais Querido agora terá acesso a recursos de incentivo à cultura previstos pela Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91).

A alteração – um verdadeiro gol de placa em prol da riquíssima e centenária história rubro-negra – consistiu no acréscimo do inciso VI no art. 2º do Estatuto, com o seguinte conteúdo:

“Art. 2º – O FLAMENGO tem como objetivos promover, incentivar e desenvolver: […] VI – atividades culturais e de promoção à cultura, através de projetos, programas e medidas que fomentem os conhecimentos históricos e as tradições do FLAMENGO, por meio de espetáculos, cursos, simpósios, artes audiovisuais, exposições, concursos e quaisquer manifestações culturais vinculadas aos objetivos do clube”.

Tais atividades ficam sob a batuta do departamento de Patrimônio Histórico, responsabilidade que consta no inciso XVI do art. 131 do capítulo X:

“Compete aos vice-presidentes de departamentos: […] XVI – de PATRIMÔNIO HISTÓRICO: […] coordenar a execução de projetos, programas e medidas de incentivo à cultura, nos termos do inciso VI do art. 2º deste Estatuto”.

Daniel Rosenblatt, responsável pelo Patrimônio Histórico do Flamengo, comemorou a aprovação pelo CODE.

“O Flamengo passa a fomentar atividades culturais, desenvolvendo projetos para livros, documentários, filmes, melhorar o acervo, seus equipamentos para restauração de troféus, e tudo mais que diz respeito à promulgação da arte e suas mais variadas possibilidades. A Lei Rouanet é muito abrangente neste sentido”, explicou.

Rosenblatt ainda lembra que a Cidade Maravilhosa passa por um grande momento no âmbito artístico e cultural, com novos museus e exposições lotadas, e o Rubro-Negro pode fazer parte deste movimento.

“O Rio de Janeiro está passando por uma revolução cultural e o Flamengo quer estar inserido neste contexto. Definitivamente, este é um passo muito importante que nos aproxima do tão sonhado Museu do Flamengo. Poderemos dar andamento a diversos projetos que estavam parados por falta de verba. Com a promulgação da alteração do Estatuto, podemos voltar ao mercado para apresentá-los às empresas interessadas, que terão as contrapartidas previstas pela Lei”, disse.

Vanguarda rubro-negra
Extinta em 2004, a vice-presidência de Patrimônio Histórico do Flamengo foi recriada no dia 29 de outubro de 2013, no primeiro ano da nova gestão. Foi feito um planejamento para cuidar do acervo do Mais Querido e a equipe passou a buscar profissionais e parceiros para organizar, conservar e incrementar os valores históricos do clube.

Para melhorar o andamento de tudo, Rosenblatt sentia falta de uma coisa: receita. No dia 1º de outubro, última quinta-feira, a aprovação da mudança do Estatuto veio como uma boa saída.

“O Flamengo até onde sabemos, é pioneiro nesta questão de ter em seu Estatuto a cultura como uma das atividades econômicas secundárias. O clube, com certeza, está na vanguarda desse movimento. É um projeto lento, mas foi um passo enorme que demos”, finalizou.

Entenda a Lei Rouanet
A Lei Rouanet pôs em prática o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que é formado por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal (Mecenato) e o Fundo de Investimento Cultural Artístico (Ficart).

O mecanismo mais conhecido, de Incentivo Fiscal, possibilita que pessoas físicas e jurídicas apliquem parte de seu Imposto de Renda devido em ações culturais e ganhem 100% de isenção fiscal – além de investirem em sua imagem institucional fomentando tais projetos.

Em caso de pessoa jurídica, podem ser investidos até 4% do Imposto de Renda, enquanto no caso de pessoa física até 6%. O investimento pode ser feito em forma de patrocínio – com direito à publicidade do patrocinador – ou doação.

Empresas interessadas podem ligar para o telefone 2159-0199.

Fonte: Site Oficial Flamengo

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Weber RC disse:
    05/10/2015 às 07:27

    Mais um gol de placa do EBM.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Leonardo Jardim explica motivo de titularidade de jogador após jogo do Flamengo x Vasco: “Acreditamos muito nele”

1

Pedro volta a mostrar poder de decisão e se livra de jejum de gols pelo Flamengo

4
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | ELE DE NOVO! Samuel Lino castiga o Vasco pela 2ª vez e amplia goleada do Flamengo no clássico

8
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

As declarações de Danilo e Boto após renovação de contrato do jogador com o Flamengo

12

Flamengo anuncia renovação de contrato com Danilo; veja detalhes

11 6
Brasileirão

TENTE OUTRA VEZ! Pedrinho segue sem conseguir vencer o Flamengo como presidente do Vasco

13

Opinião: Flamengo dá resposta de campeão contra o Vasco e fortalece campanha pelo título do Brasileirão

10
Libertadores

Paquetá deixa jogo contra o Vasco com dores no joelho e preocupa Flamengo na reta final da temporada

7 11

Flamengo cutuca Conmebol após decisão sobre ‘caso Rojo’ na Libertadores

46 5
Comentários Recentes
  1. Sidney em “Quando o grupo está forte, é difícil ganhar do Flamengo”, diz Emerson Royal após goleada sobre o Vasco

    Top top jogo hoje

  2. Sidney em “Quando o grupo está forte, é difícil ganhar do Flamengo”, diz Emerson Royal após goleada sobre o Vasco

    Mengao e outro patamar

  3. Marcelo Pereira em Comentarista da Globo vê fim de ano “melancólico” para o Flamengo mesmo com título do Brasileirão

    Melhor torcer para o Corinthians.

  4. Eduardo em Flamengo contesta vaga na final Libertadores, mas Conmebol já discute ingressos com Palmeiras e Estudiantes, diz detentora da transmissão

    O esquema já está montado. Não tem o que fazer.

  5. Eduardo em Flamengo contesta vaga na final Libertadores, mas Conmebol já discute ingressos com Palmeiras e Estudiantes, diz detentora da transmissão

    Diante disso, parece tudo já resolvido. Já está tudo confabulado pra isso.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo