As federações estaduais estão dispostas a aprovarem a realização da Sul-Minas-Rio, especialmente as do Nordeste, pelo princípio de que, como foram fundadoras do Nordestão, não têm motivos para serem contra outro regional. Mas não será a qualquer custo. Cresceu nesta semana um movimento para que haja um critério geográfico na competição, passando a ser Sul-Sudeste. Com isso, uma das sugestões feitas na assembleia da CBF terça-feira será a garantia do direito do Espírito Santo ter participação na Liga.
A origem da articulação para a estipulação do critério Sul-Sudeste foi em Brasília, onde sete presidentes de federação, inclusive o capixaba Gustavo Vieira, estiveram em audiência na CPI do Futebol. Ao mesmo tempo, as federações vão pedir que haja um veto para adesões de clubes de fora das duas regiões em questão, como ocorre na Copa do Nordeste, da qual já tentaram participar, por exemplo, Flamengo e Goiás.
Na geografia da CBF antiga, os capixabas eram da região Centro-Oeste, tanto é que jogam a Copa Verde. Mas a reforma estatutária mais recente devolveu o Espírito Santo ao Sudeste, assim como recolocou Maranhão e Piauí no Nordeste.
Fonte: De Prima
Apesar de não ter clubes de expressão, seria gratificante para a população capixaba participar dessa liga. Para o Flamengo, seria muito bom.
Concordo! Acho justo ES ter 1 vaga!
porque nenhum time procurou a liga para a filiação, agora todo mundo quer entrar.
Pow se o ES passa vergonha na copa verde imagina nessa copa
Coloquem 1 time e pronto. Não vejo problemas, alias, alguns jogos poderiam ser realizados no ES.
Seria interessante pelo menos um clube do ES participar… O Flamengo tem 60% da torcida, seria dinheiro no bolso. Outro detalhe, a distancia é de apenas 50 minutos de voo. Da pra voltar pro RJ no mesmo dia! SRN
Já tao querendo morder um pedacinho…amigos a liga é dos que a fundaram.
Se for sul-sudeste entra até SP.
60% do estado é flamengo ou mais, moro aqui somos o único estado do sudeste com futebol fraco 1 representante na serie D apenas, se soubermos usar isso talvez conseguiremos em um médio ou longo prazo reviver o futebol capixaba, talvez se não fosse do estado não aceitaria pelo fato de os clubes capixabas não terem iniciado o processo(afinal eles não tem força politica , não influenciariam em nada hsaushaushauh) mas da uma vaguinha pra nós que ai vejo o Mengão aqui