Quando o assunto é NBA, sempre é ressaltado a qualidade técnica dos jogadores norte-americanos e acabamos esquecendo os europeus e canadenses que integram a melhor liga de basquete do mundo. O blog Garrafão Rubro-Negro apresenta quais jogadores que não são norte-americanos que podem dar trabalho para o Flamengo na partida contra o Orlando Magic, no próximo dia 17, na Arena da Barra.
Mario Hezonja – O “Super Mario” croata que vem conquistando seu espaço no Magic
Um dos mais promissores talentos da seleção croata, Mario Hezonja foi draftado pelo Orlando Magic, nesse ano. O jogador que foi apelidado de “Super Mario” em sua passagem pelo Barcelona, na Liga ACB, devido a sua versatilidade técnica em quadra.
Pontos fortes de Hezonja – os arremessos de três e a explosão na infiltração dentro do garrafão.
Números de Mario Hezonja durante a sua passagem pelo Barcelona
64 jogos – 299 pontos – 36 % de aproveitamento na linha de três – 129 rebotes, 73 assistências e 23 tocos.
Hezonja que enfrentou tanto Rafa Lu e Jason Robinson na sua passagem pela Liga ACB.
Evan Fournier – A juventude francesa que negou o pedido dos pais e virou jogador de basquete
Se dependesse dos pais de Evan Fournier, o jovem francês viveria profissionalmente atuando em outra modalidade esportiva, o futebol. Mas o jovem de apenas 22 anos, foi persistente e fez do seu sonho, realidade. Fournier que integra a seleção francesa desde a suas categorias de base e hoje integra o grupo principal que fez conquistando belos resultados no cenário mundial.
Fournier foi medalhista de bronze com a seleção francesa na Copa do Mundo, na Espanha, em 2014, e foi medalhista de bronze na última edição da Eurobasket.O Orlando Magic é a segunda franquia que o francês defende na NBA. A primeira foi do Denver Nuggets. Founier teve como média de 12 pontos na última temporada regular com a camisa do Orlando Magic.
Pontos fortes de Evan Fournier – A facilidade na conclusão nas cestas de dois pontos e a boa disciplina defensiva do francês.
Melvin Ejim e Andrew Nicholson – Os canadenses que alguns rubro-negros já enfrentaram no Pan-Americano, em Toronto.
Os dois canadenses tiveram a oportunidade de enfrentar Rafael Mineiro, Rafa Luz, Olivinha e JP Batista durante o Pan-Americano, de Toronto, nesse ano. Naquela ocasião, os brasileiros tiveram melhor sorte e acabaram conquistando a medalha de ouro. E agora teremos o reencontro no duelo entre Flamengo e Orlando Magic, na Arena da Barra.
Na final contra o Brasil, Ejim e Nicholson tiveram aproveitamento semelhante na partida – marcaram 10 e 11 pontos respectivamente. E os dois integraram a seleção canadense na Copa América, no México, ajudando o pais a conquistar a medalha de bronze na competição.
Nikola Vucevic – O gigante montenegrino do garrafão do Magic
Dois metros e treze de altura. O montenegrino Nikola Vucevic vai ser um dos principais desafios para a defesa do Flamengo no jogo contra o Orlando Magic. Seu grande volume de rebotes e a capacidade ofensiva fazem dele, um dos destaques das últimas temporadas pela franquia do Magic.
Números de Nikola Vucevic nas últimas temporadas pelo Orlando
Temporada 2012-2013 – Média de 13,1 pontos e 11,9 rebotes por jogo.
Temporada 2013-2014 – Média de 14,2 pontos e 11 rebotes por jogo.
Temporada 2014-2015 – Média de 19,3 pontos e 10,9 rebotes por jogo.
Fonte: Garrafão Rubro-Negro