Caros Rubro Negros,
Conforme prometido continuo discorrendo sobre o assunto proposto na coluna anterior.
A minha proposta é um híbrido dos pontos corridos que conhecemos. Basicamente funcionaria assim:
Teríamos 2 turnos exatamente como temos hoje. Ida e volta, todos contra todos. Caso um time fosse campeão dos 2 turnos ( obviamente seria o detentor da maior quantidade de pontos do campeonato inteiro ) seria campeão, como acontece hoje nos pontos corridos. Caso tenhamos clubes diferentes sendo campeões de ambos os turnos teríamos a uma final em 2 jogos, sendo que quaisquer vantagens do tipo “resultados iguais” e jogar o último jogo em casa seria da equipe que tivesse mais pontos na soma dos 2 turnos.
Até ai nenhuma novidade. Já existem alguns campeonatos nacionais em outros países com formato semelhante. A novidade vem agora e é o motivo desse modelo ser chamado por mim de híbrido: teríamos um terceiro ente inexistente até então nessas possíveis finais. Até agora temos os campeões do 1º e do 2º turno. A novidade é: Caso exista um 3º time, que não tenha sido campeão de nenhum dos turnos e este time seja o time que tem mais pontos somados nos 2 turnos este estaria dentro de uma fase final com os outros 2 times que foram campeões de turnos!!! E seria o detentor de qualquer vantagem das já conhecidas em finais e citadas anteriomente. Nesse caso de termos 3 times na fase final poderíamos ter apenas 3 jogos, com locais definidos sempre na “casa” do time de “melhor campanha”. ( Nesse ponto em especial podemos nos aprofundar e dicustir vários formatos… uma semi-final entre os times campeões de turnos e o vencedor jogaria contra o time de maior pontuação nos turnos…uma final entre o time com mais pontos e o time campeão de turno com mais pontos…existem várias possibilidades aqui…).
O rebaixamento prossegue da mesma forma que é hoje, exceto pelo fato de que um time que seja campeão em um turno não poderá ser rebaixado naquele mesmo campeonato, independente da pontuação final dele.
As vagas para a libertadores seriam decididas da seguinte forma:
Todos os times que participam da fase final conseguiriam vagas na libertadores. A vagas restantes ( 0,1,2, ou 3 a depender da situação e da escolha da forma da fase final ) seriam distribuídas conforme classificação geral no campeonato, considerando os 2 turnos.
“Mudar por quê?”. Vários motivos. Um deles é pelo espetáculo. Todos sabem o quanto uma final pode ser algo poderoso em termos de emoção e marketing. Olhem a final do Super Bowl. É um espetáculo. Tem shows, audiência, público incrível…e a parte financeira…o custo da um minuto de propaganda no intervalo da final do Super Bowl… É muito dinheiro arrecadado. O céu é o limite para o que pode ser feito em termos de marketing em uma final como essa. Outro motivo é cultural. O Brasileiro gosta de finais. Gosta da emoção que traz um apogeu como uma final. Não somos ( ou não éramos ) pasteurizados por nossa própria natureza.
“É injusto”. Isso é muito relativo. NBA, Futebol Americano, NHL… nunca vi ninguém ficar choramingando dizendo que eram injustos. O ideal é que o formato seja atrativo e justo na mesma medida. E o campeonato de pontos corridos corre um risco muito grande de perder parte da atratividade antes do final. No fim das contas jogamos o campeonato para saber quem será campeão. Quem vai pra libertadores, que vai ser rebaixado…isso são ( ou deveriam ser ) coisas secundárias. O mais importante é o título. E, na medida do bom senso e do razoável, devemos preservar essa decisão pelo maior tempo possível. E outra: a “grande injustiça” de um time que foi mediano no campeonato eliminar um que foi protagonista fica muito reduzida aqui. Estamos falando em uma fase final curta com 2 ou 3 times que tiveram boas campanhas e protagonizaram ao menos metade do campeonato. E mais: aplique isso ao campeonato atual. Ao invés de termos 2 times disputando o título teriamos uns 5 ou 6, em função do fato de ser campeão do turno poder ser algo muito importante. E mesmo assim existiria a forte possibilidade de termos o campeão sendo o time como mais pontos durante o campeonato, no caso o Corinthians. Sem falar que casos como o do SP em 2007, que praticamente largou o campeonato ao ( de forma justa e impressionante ) se sagrar campeão com várias rodadas de antecedência provavelmente não aconteceriam…ou ao menos não com tantas rodadas faltantes…afinal, se o time vacilar e “perder” o turno, tudo pode ser posto a perder…Me parece algo justo e interessante na mesma medida.
“Isso vai elitizar ainda mais o campeonato, afinal nas finais o ingresso será caríssimo”. Isso já vem acontecendo nas arenas e também em finais de diversos campeonatos… e nesse caso a briga deixa de ser comigo e passa a ser com o sistema capitalista e os custos cada vez mais altos do nosso futebol. Boa sorte!!!
“Á fórmula é complexa”. Não…não é.
“É possivel haver manipulação na tabela”. Isso já é possivel hoje. Por exemplo, posso fazer a tabela do Brasileirão 2016 colocando um certo time para fazer 3 ou 4 partidas no ínicio do campeonato contra times que se classificarem para a libertadores do ano que vem, que possivelmente jogarão as primeiras rodadas do campeonato com times mistos…
“A influência da arbitragem pode decidir o campeonato”. Hoje já decide segundo alguns. Tem gente que diz que o campeonato está manchado pelos erros de arbitragem…
“Mas na Europa é assim”. Pois é. Seria a prova que podemos fazer algo melhor do que o que eles tem feito.
“Não tem datas”. Os campeonatos estaduais estão a caminho do cemitério no formato que nós conhecemos. As mais de 20 datas que serão deixadas por eles podem muito bem compor um novo formato de estadual, bem mais curto ( ou não ), compor a pré-temporada e ainda sobra 2, 3 ou 4 datas para nossa fase final.
“E o que os times que não estão nessa fase final vão fazer?”. Os turnos do campeonato devem acabar por volta da primeira semana de Dezembro. E a fase final,se existir, tem que acabar antes do Natal. Os times que não se classificam à fase final podem antecipar as férias e começarem seus trabalhos na primeira semana de Janeiro. Os outros terão 2 ou 3 semanas a menos de pré-temporada que podem perfeitamente ser “recuperadas” com menos amistosos que também estariam contemplados nessa pré-temporada, que esse ano já foi um pouco maior e também poderá ser complementada com algumas datas dos falidos estaduais.
Enfim…essa minha sugestão é absolutamente rudimentar, mas tenta manter todos os ganhos adquiridos com o sistema de pontos corridos e colocar “uma pimenta” nessa história. E não vejo motivos para pensar que, no caso dessa proposta aprofundada e implementada, o planejamento dos clubes seja de alguma forma desestimulado. Lembrando que muitos acréscimos podem ser feitos e elementos podem ser retirados dessa minha idéia. Por exemplo…na fase final podíamos ter jogos de ida e volta em caso de 3 times na fase final…mas ai seriam necessárias mais datas. Ou ainda… podíamos ter uma final entre o time com mais pontos e o campeão de turno com mais pontos entre os 2 campeões de turno. São muitas possibilidades a serem exploradas. E é uma discussão que passa por outro tema complexo que é uma reformulação do calendário do futebol brasileiro. Mas repito: acho que vale a pena discutir esse assunto agora antes que algum cartola aloprado jogue pro alto toda a evolução conquistada nesses últimos anos. Pra mim vale a pena tentar. Se eu pude idealizar esse torneio de modo simplório, como numa conversa de bar, fico imaginado o que poderiam fazer especialistas esportivos e em maketing, dedicados ao tema, com suporte e em equipe… (A sim…e um viva a Recopa Brasileira, aonde o Campeão Brasileiro enfrenta o campeão da copa do Brasil. “Valendo o quê?” Título, dinheiro, mídia, show,espetáculo…Os jogos valendo esse título poderiam até ser os mesmo que esses times eventualmente disputariam pelo campeonato do ano seguinte, em se tratando de equipes de série A…mas isso é assunto pra outra coluna. ).
E você o que acha? Devaneio da minha parte? Boa idéia? Curta, comente, compartilhe, critique…participe!!!!!!!!
Saudações Rubro Negras!!!
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com.br
David Luiz tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano Parece que Filipe Luís…
Jogos do Campeonato Carioca terão transmissão da Globo e da Band A volta de um…
Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…
Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Filipe Luís comanda três dias de treinos até jogo na Arena Castelão O Flamengo se…
Ver comentários
nem li todo, e ja te dou uma resposta: vai procurar o que fazer.
O que eu posso dizer? Obrigado pela atenção!!! Abraços!!!
Eu prefiro que os 4 primeiros colocados do brasileiro disputem o título havendo semifinais e final 2 jogos de ida e volta sendo que o primeiro colocado geral tenha vantagem de decidir em casa e empate seria muito mais interessante e daria muito mais audiência....
Eu gosto disso mas os defensores dos pontos corridos são raivosos em relação a essa algo assim. Só tentei trazer algo que tenha as vantagens dos pontos corridos e a emoção de uma final...Abraços!!!
Para mim o problema não passa pelo formato do Brasileirão, mas pelas datas que outros campeonatos tomam dele. Gosto muito mais do modelo do Bom senso.
Também gosto do modelo do bom senso. Mas não achei minha idéia de toda ruim...Abraços!!!!
Eu gostei da ideia. Claro que ainda é uma idéia em fase de desenvolvimento, consegue sim atingir o objetivo. Concordo que uma final e muito bom pro futebol... acirra as rivalidades, eleva o lucro e as emoções.
Obrigado por entender a essência da proposta. Acredito que essa idéia bem desenvolvida pode sim se tornar algo bem plausível!!!!
Abraços!!!!
Ja não tem datas suficientes para dois turnos... Imagina ainda disponibilizar datas pra finais?
Pra esse problema eu dei solução no texto. Os estaduais estão para morrer. Em algum momento as mais de 20 datas hoje ocupadas por esses estaduais poderão ser melhor redimensionadas.
Abraços!!!
Eu ja penso em diminuir de 20 para 16 clubes... Iniciaria a temporada com o Brasileirao... E estenderia por toda temporada... O Brasileiro já esta começando a gostar dos pontos corridos.
O problema de diminuir pra 16 clubes é que todo ano teríamos equipes ditas grandes cairiam....afinal...São 12...
Eu já penso que pelas dimensões e peculiaridades do nosso país deveriamsos ter 22 ou 24 times...mas isso é outra discussão...
Não acho q a minha proposta perca a essência dos pontos corridos...acho as pessoas poderiam gostar...E do ponto de vista comercial acredito que seria um sucesso!!!
Abraços!!!
Neisson Almeida. O formato que propus utiliza apenas 32 rodadas. Significa que teria ainda uma sobra de pelo menos + 06 rodadas. O que daria para incluir até mais 04 clubes.
Não entendo essa insistência em mudar o correto (tentar). Todos os grandes campeonatos do mundo são em pontos corridos. Aqui tá funcionando otimamente bem!. Os clubes que se organizem!. Pq pontos corridos é pra clube organizado, talvez esse seja o motivo da insistência em mudá-lo aqui (a zona q impera em tudo no País). Portanto, PONTOS CORRIDOS DE REGULAMENTO E DO INÍCIO AO FIM E PONTO FINAL. EBM por mais tres anos!. Saudações st..
A idéia é evoluir. Evoluir até para evitar qualquer retrocesso como a proposta do Grêmio. Porque devemos nos manter na zona de conforto??? Somos incapazes de fazer algo melhor???
A minha proposta não desestimula em momento algum que os clubes se organizem. Nada de bom que foi ganho com os pontos corridos seria perdido....
Eu espero mesmo que não aja mais lugar para pessoas como essas citadas por você... Mas não é o que eu vejo todos os dias...E isso é mais um motivo para nós discutirmos esse e outros assuntos do nosso futebol....para que não sejam discutidos apenas por Euricos, Marins, Del Neros e afins....mas dando uma olhada em alguns dos nomes envolvidos na criação de liga Sul Rio Minas eu ainda fico em dúvida....
Abraços!!!!
Gostei da idéia, interessante.Mas ainda fico com a preferência dos 4 ou 8 melhores fazerem as finais. Pouco me importa a justiça. Eu quero é emoção.
Eu tentei agradar a "gregos e troianos" com essa proposta. O melhor de 2 mundos...
Abraços!!!!
Sim, eu entendi. Sua ideia e válida. No seu conceito existe a chance de ter um campeão direto? Simulando isso no campeonato atual, o time de lula seria campeão?
Existe. O campeão dos turnos é campeão direto. Acho q o Corinthians é líder do segundo turno...E como foi "campeão" do primeiro... Seria sim campeão direto.
Abraços!!!!
Está parecido com o estadual do RJ com relação a este comentário.
Tá não puxa... O meu tem todos contra todos em turno e returno. O meu considera o time q fez mais pontos nos turno e returno independente de ter sido campeão do turno...
Que maldade... Rs
Abraços!!!
Kkkkkk
Passamos mais de 30 anos com vários modelos e formatos. Agora que encontramos um, vamos mudar? A Espanha que só tem 2 equipes seria a primeira a querer uma final, mas não é assim. Itália e Inglaterra idem. O nosso problema é o jeitinho brasileiro. Até no futebol. Meu time não é o melhor, mas vamos arranjar um jeito dele se classificar e quem sabe ser campeão, mesmo não sendo o melhor no campeonato.
Na minha opinião, o melhor deve prevalecer. E para se descobrir quem é o melhor, só havendo dois turnos (ida e volta) e quem fizer mais pontos é o campeão.
Bem, acho q a estrutura da eua não da espaço para o famoso jeitinho br hue, e lá tem mata-mata nas finais de seus campeonatos.
Eu acredito que podemos evoluir. Minha proposta é evoluir o que já existe. Tornar o produto comercialmente mais atraente sem perder tudo de bom que os pontos corridos trouxeram...Não vejo nada de jeitinho ou de querer que o melhor perca....até por que esse negócio de "o melhor em 2 turnos" e muito relativo. Não vejo ninguém contestando a copa do mundo, o libertadores, a champions, a NBA, o Super Bowl por não serem pontos corridos... E repito: o objetivo é tornar mais atrativo do ponto de vista comercial sem perder o que de bom temos nos pontos corridos... E trazer mais equilíbrio entre justiça e atratividade comercial. Imagine o evento que podemos fazer em uma super final dessa??? Ou mesmo em uma final da recopa??? Pode ser um evento espetacular...algo q se torne tradicional... Que seja sucesso de público, renda, audiência... Acho que vale a pena ao menos pensar a respeito... Senão for,por
Toda e qualquer boa sugestão deveria, teoricamente, ser bem recebido e melhorado. Como a sua, por exemplo.
Penso exatamente dessa forma!!!
abraços!!!!
Gostaria q os Estaduais continuassem com os grandes jogando com o Sub-23 e os pequenos com mais chances de serem campeões , em 3 meses no máximo , simultaneamente aos Estaduais uma super copa do Brasil , sendo disputados com os 20 da série A + os 20 da série B + os dois melhores pequenos de cada Estadual pra se valorizarem , em um sistema de mata mata atéa grande final em jogo único, começaria em fevereiro e terminassem em junho , o campeonato brasileiro em abril com jogos somente nos finais de semana até dezembro , criando assim espaços para amistosos, o calendário seria esse com espaços para a Libertadores ! O Brasileirao seria nos moldes atuais sendo campeão o q conquista mais pontos e uma grande jogo no final de ano com o campeão da super copa do Brasil e mais o campeão do Brasileiro e quem sabe o campeão da libertadores sendo brasileiro é claro !
O estilo adotado do Brasileirão é bom, só não é bem executado. Primeiro deveria acabar com os jogos em períodos de amistosos. Depois deveria promover uma redução no período dos estaduais e, consequentemente, aumentar a pré-temporada e os períodos de recesso.
Estaduais devem ser etapa da copa do brasil.
Todos em mata, jogo único onde só avançam as fases nacionais os campeões. Da primeira rodada di estadual a final da copa do brasil, 10 jogos.