Zico comenta afastamentos na Fifa: ‘Hora de mudança estrutural’

Compartilhe com os amigos

Galinho postou nas redes sociais pronunciamento sobre suspensão de cartolas da entidade

Um dos pré-candidatos à presidência da Fifa, Zico falou sobre a suspensão dos dirigentes da entidade nesta quinta-feira. Para o Galinho, este é o momento para uma mudança estrutural na entidade.

– Fica cada vez mais evidente que esse é o momento decisivo para uma mudança estrutural urgente na entidade. Enquanto as decisões da Fifa forem tomadas seguindo esse padrão de atuação, dentro de uma caixa preta, não teremos solução para o impasse ético e moral que se passa na entidade. Precisamos de transparência e democracia já!.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, Michel Platini, comandante da Uefa e pré-candidato à eleição na entidade, e o ex-secretário geral Jérôme Valcke foram suspensos por 90 dias pelo Comitê de Ética da organização e não poderão se envolver em nada ligado ao futebol neste período. O também postulante ao cargo máximo da Fifa, o sul-coreano Chung Moon-jong, foi punido com seis anos, mais pagamento de multa.

As suspensões de Blatter, Platini e Valcke poderão estendidas por mais 45 dias caso o Comitê veja necessidade. Neste período eles não poderão frequentar as sedes da entidades ou participar de qualquer evento esportivo.

Zico fez questão de dizer que, se eleito, vai mudar as regras do pleito na Fifa.

– Se eu tiver a honra de ser o novo presidente da FIFA, mudarei completamente as regras das eleições, criando regras mais transparentes e democráticas que envolvam todos os personagens, categorias e parceiros ligados ao futebol ao redor do mundo.

VEJA O PRONUNCIAMENTO OFICIAL DE ZICO

“Frente aos processos abertos pelo Comitê de Ética da Fifa pelas suspensões de Sepp Blatter, presidente da Fifa, seu braço direito, Jérôme Valcke e o presidente da Uefa e concorrente a presidência da Fifa, Michel Platini, fica cada vez mais evidente que esse é o momento decisivo para uma mudança estrutural urgente na entidade. Enquanto as decisões da FIFA forem tomadas seguindo esse padrão de atuação, dentro de uma caixa preta, não teremos solução para o impasse ético e moral que se passa na entidade.
Precisamos de transparência e democracia já!

Estamos no meio de um processo eleitoral em que as regras ainda são criadas pela velha Fifa, onde as candidaturas se tornam viáveis através de apoios e acordos que muitas vezes são não podem ser publicados.

Hoje enquanto alguns candidatos são suspensos, outras candidaturas não ligadas a essa estrutura não conseguem apoios para serem formalizadas. O modelo está completamente errado e viciado.

É muito importante que pessoas de todo o mundo do futebol abracem o projeto de candidaturas que rompam com este modelo.

Se eu tiver a honra de ser o novo presidente da Fifa, mudarei completamente as regras das eleições, criando regras mais transparentes e democráticas que envolvam todos os personagens, categorias e parceiros ligados ao futebol ao redor do mundo.”

Fonte: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Diz-se por aí que "vingança é um prato que se come frio". Entretanto, no caso do idiota do Plattini, o Galo teve que se cuidar para não queimar a boca, porque essa vingança chegou muito rápida e, consequentemente, bastante quente!!! Esse francês arrogante debochou da candidatura do Zico e tentou ridicularizar um homem sério que quando jogador foi infinitamente maior do que ele e agora ficou comprovado que como homem digno também da aula ao francês, que ainda que seja inocente, amarga uma lição de ter sido arrogante e agora estar com os olhos do mundo prontos para criticá-lo. Avante Galo, o mundo carece de craques de caráter!

Comentários não são permitidos.