Azul, com traços brancos

Não abro mão da filosofia de austeridade financeira implantada pela atual gestão Eduardo Bandeira de Mello.

A tal da ‘Chapa Azul’ é um marco na história recente do Clube de Regatas do Flamengo  e sem dúvidas deve permanecer no poder do maior clube do Brasil, pelo menos pelos próximos 3 anos.

Mas o grande problema dos últimos 3 anos foi justamente o futebol do clube, sem o devido comando, agonizou na mão de pessoas que de fato não sabem gerenciar da melhor forma o setor mais importante do Clube de Regatas do Flamengo.

Foi nas mãos de um dos candidatos à presidência, Wallim Vasconcelos, que por muita sorte não tivemos a maior vergonha da história do Flamengo, um rebaixamento por puro erro administrativo no caso André Santos em 2013.

O grande chamariz da campanha do candidato Cacau Cotta é o futebol do Flamengo, e acompanhando os últimos debates até simpatizei com algumas ideias, principalmente sobre um maior comando do mais importante departamento do clube.

Disse que se caso for eleito, o próprio responderá pelo futebol, e poderá cobrar dele os resultados. Gostei do ímpeto do candidato, mas não acho válido retrocedermos, e voltarmos a gerir o clube de maneira inconsequente.

Mas por que não colocar o Cacau Cotta como Vice Presidente de Futebol?

Cacau Cotta está demonstrando, pelo menos no discurso, que pode ter pulso firme no comando da pasta, e tendo que responder ao Bandeira de Mello, e seu conselho gestor, evitaria maiores problemas financeiros para o Flamengo.

Já passou por outros departamentos do clube, como o Fla-Gávea e a administração, se destacando. Cacau Cotta tem personalidade forte, muita disposição, e ótimas ideias para o futebol do ‘Mais Querido’.

Uma reformulação do futebol do Flamengo é ansiosamente aguardada pela nação rubro-negra para o ano que vem, é o momento certo para Cacau entrar, e tentar implantar a sua filosofia de trabalho, que na teoria é interessante.

O momento pede mudança, e para mudar não pode ter medo, enquanto o futebol do Flamengo se comportar de maneira covarde serão poucas as mudanças, e não sairemos da mediocridade técnica que vivemos há tempos.

Estou fechado com o Eduardo Bandeira de Mello, e não abro, mas o Clube de Regatas do Flamengo precisa de uma oposição ainda mais ativa. Sem ela não há fiscalização, e nem pressão social por novas demandas no clube.

Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!

Vinny Dunga
vinny.dunga@colunadofla.com

Vinny Dunga

Ver comentários

  • O Cotta dá algumas bravatas e vai resolver tudo ? Pior texto da história !!!

    • A palavra "bravata" vitalizou da mesma forma que "leviana", das eleições para presidente do Brasil em 2014.

      Hahaha

    • Fala Rodrigo!
      Não, ele não vai resolver tudo sozinho, mas pior do que tá, fica?
      Abraço! SRN!

      • E tbm eu não quero algo, omente melhor q isso, mas sim algo que seja bom.

      • Então você acha que 2015 estava igual a 2012,e isso mesmo produção,ele acha que o Flamengo não pode piorar...e cada um viu.

  • vc e um louco, o cacau não disse nada com nada parecia esta drogado. uma pessoa que se diz simpatizante por ele deve ser do mesmo nivel dele, ruim pra caramba

    • Kkkkkkkk assino embaixo. Cacau Cotta eh corja, fanfarrão cretino!

  • Olha Vinny,

    Sinceramente... eu não faria isso. Nem sonhando, convidaria Cacau Cotta pra administrar o futebol do flamengo.

    No debate que vi pela ESPN, a proposta dele é convidar treinadores com identificação com o flamengo pra comandar o clube. Acontece que os nomes que ele citou remete a gente a um passado não tão distante. São treinadores para apagar incêndios... que pode nos ajudar em momentos de crise.

    Acredito que a proposta agora tem que ser uma política diferente que afaste de uma vez por todas o amadorismo que estamos acostumado a ver no nosso futebol.

    Portanto, dentro dessa filosofia, nenhum desses nomes iria ajudar. Nem mesmo o Oswaldo Oliveira tem perfil pra promover essas mudanças que precisamos.

    Ta na hora de investir em treinadores com novas filosofias. Eu apostaria no Muricy. Vale a pena tentar. Ver essa experiência que ele teve nos clubes europeus e dar carta branca pra ele implantar essa filosofia que ele imagina pra nosso futebol.

    Se não der certo com ele... não vejo outro nome no Brasil. Então... o caminho seria apostar em nomes estrangeiros.

    Um abraço meu amigo.

    SRN!

    • Muricy? Sério? Juro que vcs não entendem de futebol, tem um Aguirre dando mole no mercado e você quer muricy? Vc quer mudar o futebol do flamengo, então precisa de treinador com filosofias novas e não muricybol...

      • Desculpa sabichão. É a minha opinião. É claro que se pudéssemos ter o Aguirre seria ótimo... Sampaoli... seria excelente mas eu vejo o Muricy como opção paupável. Ele se preparou esses últimos meses... acredito que deveríamos apostar.
        Só pra você saber... o Tite também passou pelo mesmo processo. Foi chamado de retranqueiro. Parou um tempo... se preparou... e olha como ele voltou!
        SRN!

        • O Muricy se não sabe ficou apenas 13 dias no Barcelona , e n gosto me do Luis Henrique como técnico, pra mim o Muricy continua o mesmo

        • Duas semanas de "preparação", seu conceito de futebol está muito limitado. Se for pra ter Muricy prefiro continuar com o Oswaldo... Tudo farinha do mesmo saco.

    • A "experiência" do Muricy durou 2 semanas. Isso ilustra bem a visão que ele tem de futebol, extremamente simplista.
      Duas semanas dá pra motivar um técnico a agir de uma maneira diferente, agora pra aprender a por em prática, ele teria que estudar, correr atrás, qualificar-se etc. Demoraria meses ou mais de um ano.

      Sem contar as questões de saúde, que na pior das hipóteses, representa grande risco de interrupções no trabalho (mas não de interrupção no salário astronômico dele).

      • Mesmo com tudo isso Thiago, eu apostaria.
        Sinceramente eu vejo pouca possibilidade de termos agora um técnico estrangeiro de alta qualidade. Custa caro... muito caro e precisamos de melhor muito culturalmente pra aceitar uma filosofia estrangeira.
        Mas olha meu amigo... acredito que o flamengo está dando passos largos pra em breve ser um time rico. Mudando a filosofia do futebol, acredito que o torcedor também vai amadurecer e aí sim podemos estar abertos a treinadores estrangeiros.
        É assim que penso!
        SRN!

    • Fala meu amigo Antonio!
      Entendo sua opinião, mas precisamos de pulso firme no comando do futebol do Flamengo.
      Também apostaria no Muricy para o ano que vem!
      Abraço! SRN!

      • Que pulso firme precisamos e de técnico com o conceito de modernidade que entenda como o futebol esta evoluindo em conceitos técnicos e taticos eu ate entendo vc que e um torcedor da velha guarda q acha q se ganha as coisas cm gritaria e cara feia mais as coisas não funcionam mais assim meu senhorzinho estamos em 2015 e a realidade e que se ganha títulos com um cara na beira do campo com um cérebro não com um peão gritando abrs

    • Concordo cm quase td menos o Muricy,ele passou uma semaninha na Europa e vc ta dizendo da experiência que teve nos clubes europeus?
      Primeiro que ele so foi no barça e viu as instalações e os juniores treinando isso não e estudo estudo de vdd eo q o tite eo dorival junior fizeram o tite ficou 1 ano estudando e o dorival 4 a 6 meses se não me engano e olha o resultado são os responsáveis pelos dois melhores times do Brasil atualmente voltando ao Muricy acho ele ultrapassado e do msn barco do Luxemburgo do joel Santana e outros ai...
      Na minha opinião o flamengo devia trazer o Milton Mendes que e o único treinador brasileiro com o curso de formação da uefa e ele fez um bom trabalho no atlético pr bastaria ter paciência cm ele que os resultados viriam ate cm esse elenco atual pois ele e muito capacitado

  • Olha, colocar a culpa do caso André Santos na conta do Wallim? Será que ele tomou essa decisão Jurídica? Não foi o Depto. Jurídico, dirigido pelo Flavio Willeman? Sempre coloquei a culpa do episódio no Jurídico do clube, que tem feito um grande trabalho nas negociações trabalhista, mas não entende nada de futebol.

    • Não cara.. A culpa foi dos responsáveis pelo futebol, que tem que saber de tudo envolvendo a pasta!!! O cara que comanda o futebol tem que parar de ser moleque e puxar a sardinha pra si. Pessoal fala tanto em comando mas na hora que o bicho pega, joga a culpa no outro. Isso não é coisa de chefe!

      Os responsáveis pelo futebol na época eram o próprio presidente EBM (por ser o presidente, claro), mas principalmente o Walin Vasconcelos, que era o responsável direto pela pasta do futebol.

      • Respeito sua opinião, mas já naquela época, pensei que foi uma falha do Jurídico do clube. Não do Michel Assef Filho, que disse não ter sido consultado.

      • Você está falando de organograma administrativo interno. O TITE ontem deu uma entrevista demonstrando como as coisas acontecem dentro do departamento de futebol deles. Quando temos um orgão moderno o poder de decisões é dividido nos diversos especialistas que compõe e circulam o tomador de decisões. Cabe as pessoas qualificadas que compõe o departamento serem competentes no seu trabalho em equipe. Na dita entrevista o técnico explicava como seria a decisão de escalar os jogadores que vieram da seleção, ele afirma que não vai se responsabilizar por uma lesão e que antes da decisão DELE vem a decisão, médica, fisiológica, juridica, diretiva e, aí sim, a técnica e tática dele.

        Isso demonstra o Organograma interno empresarial bem estabelecido e com essa divisão de decisão baseada na participação competente dos especialistas envolvidos. Tendo especialistas de alta qualidade não recai somento ao diretor ou VP ou técnico, que no futebol do flamengo ainda são centralizadores e ocupam o lugar da administração clássica, como é no exército. O CUrintia é referencia nisso para mim e essa demonstração do técnico deles só expõe o quão atrasados nós estamos pensando que deve-se centralizar o comando, trazendo um homem forte para comandar.

        O futebol moderno requer estrutura e planejamento. Pede por qualificação e multiplicação dessa qualificação, em todos os setores e trabalhando unidos, coesos e autonomamente. Essa sua proposta ai de centralizar a decisão é o passado, uma pessoal para ser responsável por tudo e "botar a cara". A decisão deve ser conjunta e autônoma de uma equipe qualificadíssima baseada em dados, fatos, pesquisa, ciência, experiencia, histórico, avaliações...

        SRN

        • Com td isso o Corinthians ainda aumenta a divida mais que o flamengo kkklk

          • É verdade e acho que se o Flamengo tomar a liderança desse movimento global de limpeza e transparência no futebol ele ganhará ainda mais em cima do CUrintias, que dá um péssimo exemplo.

            Mas dentro do campo e na organização de futebol, os dois melhores do país, Patético e CUrintias, dão aula no Flamengo.
            Isso é inegável.

            SRN

    • Fala Eduardo!
      Sem dúvidas a culpa foi do Wallim, afinal, ele que respondia pelo futebol.
      Mesmo sendo uma falha do setor jurídico, tem que ver, rever, questionar, para aí sim tomar uma atitude tão perigosa ao clube, e um jogo que não valia nada.
      Será que podemos cobrar do Wallim, caso for eleito, os resultados do Futebol do Flamengo? Ou ele irá transferir para outro?
      Abraço! SRN!

      • tudo que e de ruim, bota a culpa no walim! E o bandeira por ser o presidente estar ausente dessa culpa? interessante isso!

  • Vinny, não sei se vc se lembra, mas as notícias que tivemos do Cacau na gestão anterior, foram de brigas e confusões com a torcida e com sócios do Flamengo.
    As propostas para o futebol com técnicos da casa, a meu ver são um retrocesso.
    Cacau está mais para um Euriquinho, rei das bravatas, mas fraco de cabeça.
    Esta avaliação dele na Gávea, só ele que sabe.
    SRN

    • Parabéns não só pela colocação, mas principalmente pela paciência ao responder o "colunista".

    • Fala Germano!
      Lembro sim, ele brigou com o Michel Levy!
      Você lembra do Michel Levy?
      Foi por uma boa causa, antes alguém que lute, e brigue pelo Flamengo, do que um passivo sem pulso firme.
      Abraço! SRN!

  • Amigão,
    não tem nada pra escrever, não escreve merda, por favor!!! O cara defendeu com unhas e dentes a gestão da patricia amorim, um demagogo e falastrão como qualquer político brasileiro sem moral, ética ou dignidade. E você se utiliza de um espaço com apelo como esse para enaltecer as propostas desse ANIMAL?

    Por favor, seja mais criterioso em suas analises politicas!
    Isso é muito sério, a gestão do Flamengo está seguindo numa linha para fornecer algo que a forma de gerir clubes no Brasil nunca conseguiu: estabilidade!!! Com essa estabilidade cresce a nossa credibilidade, os patrocinadores tem mais estabilidade para investir, a gestão pode fazer planos e projeções a longo prazo.

    Estamos caminhando para dar um passo pioneiro NA AMERICA DO SUL: começar um processo que a 20 anos foi realizado na Europa e que hoje faz de lá o mercado mais lucrativo e mais rico do mundo. Seremos um clube/empresa em mais alguns anos, sem essa palhaçada politica de CACAU COTTA OU CORJAS. Um clube com projeção continental, bem administrado, maior torcida do mundo, 2 dos maiores palcos do continente são nossa casa, teremos CT de ponta...

    O Flamengo será um sucesso internacional dentro e fora de campo e só conseguiremos isso quando eliminarmos essa oposição baseada na politicagem, que não colabora com o Flamengo e só vem bagunçar um bom trabalho realizado até então.

    Rapaziada, o CUrintia tá batendo no teto. Eles não crescem mais que isso ai não, podem e vão ganhar mais títulos, mas em relação a projeção, não crescem mais. Tem uma divida grande a ser paga nos próximos 10 anos enquanto a nossa só diminui e receita crescendo. Vamos evitar pensamentos como desse colunista e focar no GIGANTESCO futuro que nos aguarda!!!

    SRN

    • Fala Arthur!
      Por favor seja mais criterioso em sua militância política.

      Olha, na teoria tá muito bonitinho essa viagem de potência, por sinal, é o mesmo discurso da Chapa Azul de 2012.
      3 anos depois... Não conseguimos chegar a lugar algum!
      E por incompetência no departamento de futebol, no restante tá maravilhoso.
      SÓ CHEGAREMOS NO OBJETIVO DESSE SONHO QUANDO TIVER PULSO FIRME NO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL.
      É trágico, mas o LUXA tinha razão, não entendem nada de futebol.
      Abraço, SRN!

      • Não tenho nenhuma militância politica! Tenho, sim, bom senso, aliás como a maioria aqui, que veio rechaçar a sua proposição para o departamento de futebol. Muitos acharam até que era brincadeira...

        Na sua opinião, luxa entende de futebol ?... OK!

        Não é pulso firme que faz os grandes clubes do mundo hoje serem campeões! Você é daquela parte da torcida que acha que um dirigente gritando "Isso aqui é Flamengo!!" resolve tudo. Você representa o passado do futebol, quer saber só do resultado e não do trabalho que é feito pra chegar lá. É claramente imediatista ao propor que um cara sem o menor perfil no futebol assuma o departamento e estabeleça o critério de "técnico caseiro" como filosofia de contratação. Parece brincadeira mesmo. Você acha que algum clube no mundo contrata algum técnico porque ele é caseiro? Ou será porque cumpre os critérios internacionais de avaliação da profissão de treinador de futebol?

        De novo, dar linha para essa oposição que não agrega nada é prejudicar o clube e só vem a minar um caminho longo e árduo que está sendo estabelecido para que se trilhe um trabalho sério, a longo prazo e profissional para se conseguir resultados independentemente de quantos e quando, mas que é muito mais já que não busca unica e exclusivamente o resultado.

        SRN

        • Discordo!
          Afinal, os vices que da Chapa Azul não deram nada certo.
          A diretoria não entende nada de futebol.
          Você aceitando, ou não, isso é fato.
          O choro é livre militante!

        • Falou td mestre...concordo cm td q vc disse ate agora pro Vinny ai vc merece dois prêmios um por ser um mito e outro caso vc perca o primeiro

    • Arthur... concordo com você. Só te pediria pra ser menos grosseiro.

      Ja tive uma vez esse tipo de reação com o Vinny mas ele se mostrou um cara educado e cheio de boas intenções. Ele é do time do TUDO PELO FLAMENGO E NADA DO FLAMENGO.

      Essas oportunidades que temos de discutir é bacana porque passamos a compartilhar idéias e quem sabe, se um dia poderemos levar todas essas contribuições para o flamengo.

      Mas repito que concordo com você em gênero, número e grau!

      Abraços. SRN!

      • Valeu Antonio!
        Em um mundo de ignorantes, a melhor maneira de ignorar a ignorância de um ignorante, literalmente é ignorar a ignorância de um ignorante.

        • Midia rubro-negra, só tem duas: séria e palhaçada!
          Não sou seu amigo, conhecido, chegado pra você me chamar de ignorante ou de militante. Não lhe ofendi, apenas critiquei, veementemente, sua posição que na minha visão continua a ser NOCIVA! Você pode ser uma pessoa maravilhosa, mas isso não vem ao caso. Vem ao caso o que foi escrito, e, por acaso, unanimemente rebatido e rechaçado pelos frequentadores do veiculo.

          Quem fala o que quer ouve o que tá precisando ouvir, se você não quiser ouvir o que eu disse, tudo bem. Mas ouça o que todos estão falando e seja corajoso para admitir que você propôs um nome RIDICULARIZADO por vários aqui para o cargo mais importante do departamento de futebol do Flamengo.

          Você poderia, ao invés de dar importância para uma oposição que não agrega NADA ao futuro do Flamengo, falar sobre a EXOS e sua experiência em outros clubes e seleções, como a da Alemanha. O departamento de futebol não te incomoda? Então.

          Não é colocando um homem bruto e cheio de bravatas para geri-lo que você vai modernizar e melhorar a produção do mesmo. Quem quer bravatas não olha a longo prazo, quem quer um cara gritando 'ISSO AQUI É FLAMENGO, PORRA!!" e batendo na mesa e acha que isso é modernidade, não entende de futebol. O Leonardo deu uma entrevista falando sobre o Milan Lab e a importância da inteligencia na gestão de futebol, o Flamengo está começando a agregar esse valor ao seu departamento, não vai ser de uma hora pra outra que isso vai funcionar.

          Dar essa tecnologia para alguém como Cacau Cotta é como dar um MACPRO para um macaco, ele vai distruir com certeza!

          Respeito a sua opinião mas continuo a acha-la NOCIVA ao clube. Precisamos pensar no futuro, no grande, no conhecimento, na tecnologia, no pioneiro, no que há de mais refinado e não em um homem como esse Cacau Cotta, que é de baixíssima categoria e um verdadeiro IGNORANTE!!!!

          SRN

          • Quanta contradição, tão piegas você.
            Uma hora fala que minha opinião é uma MERDA, e depois fala respeita ela.
            Que papo de maluco.
            Pelo menos tá sendo bem pago pra fazer militância?

          • Eu respeito a merda, mas ela nao deixa de ser merda! Eu respeito quem não concordo, mas não deixo de discordar. Para assumir que falou merda, ai sim precisa de muita coragem.

            Não tem uma pessoa que comente aqui e fale alguma coisa a favor do CACAU COTTA ser VP de futebol do flamengo.

            Você ja percebeu o que escreveu?

          • HAHAHAH Essa é apenas a merda da sua opinião. Respeito ela!
            Você é obrigado apenas a pagar os seus impostos, não é obrigado a concordar comigo.
            Nem Jesus foi unanimidade.
            Mas não respondeu... E aí? Tá sendo bem pago pra fazer militância?

          • Ganho muito bem, obrigado! Com 10 anos de profissão como advogado idôneo e jurista honesto na cidade do Rio de Janeiro, sou atualmente sócio majoritário de um grande escritório de advocacia. Não preciso provar, nem atestar nada quanto a minha dignidade para alguém que nem conheço e que acha bonito sair por ai questionando a moral dos outros baseado em uma discussão dentro de um veiculo claramente sem credibilidade.

            Não preciso do Flamengo e sua repercussão "polêmica' como você e nem sou sócio.

            Mas se você acha que um veiculo onde, o colunista é constrangedoramente rebaixado pela maioria opinante de seus leitores, é um bom lugar pra fazer campanha eleitoral, tudo bem. Eu acho falha sua premissa, mas é sua opinião.

            Penso que uma coluna com mais credibilidade e séria seria um lugar mais oportuno até porque é caro ser sócio do Flamengo e julgo que essas pessoas, os sócios do Flamengo, buscam veículos mais sérios e comprometidos.

            É meu dever como sócio-torcedor desde 2013, +amor, st435647, combater opiniões como a sua. Tentando trazer propostas ultrapassadas e discussões que não procedem e não agregam nada ao Flamengo.

            Eu não vi até agora você admitir para ninguém que se opôs, e não foram poucos, o que escreveu, só refuta superficialmente. Ele (Cacau Cotta) é considerado por muitos um atraso para o clube e você até agora ainda esta defendendo essa posição que ele seria um bom VP de futebol, é isso?
            Humildade, todo mundo erra...

            SRN

            Ops.... Mais um comentário perguntando se o texto é brincadeira!

  • Meu Deus... Esse cara só escreve cagada.. Esqueceu que o Cacau Cotta quer o Jayme e Andrade de técnico e auxiliar, porque "o flamengo sempre se deu bem com técnico caseiro". Então coloca o ropeiro, com 30 anos de casa! Técnico antes de tudo, tem que entender de futebol, de treinamento, de tática, de informações estatísticas e além de saber motivar e cobrar os jogadores.
    O mesmo vale pra dirigente, o que adianta uma topeira com pulso firme??
    Se apenas pulso firme resolvesse o Vasco do Celso Roth já estava fora do Z4 e poderíamos contratar o Capitão Nascimento pro lugar do Caetano.

    • Fala Thiago!
      Então você está satisfeito com o departamento de futebol do Flamengo atualmente?
      Abraço! SRN!

  • Vinny, pela amor de Deus!!!!Esse Cacau nem na páscoa . nem Patricia, Plinio, Kleber Leite. Eu particularmente, gosto do Presidente EBM. Mas, eu acho que ele tem se aliado a política do passado negro da Gávea. CUIDADO e VIGIA BANDEIRA!!!!

    • Fala Rafael!
      Eu sugiro no texto que Cacau pode ser Vice Presidente de Futebol.
      To fechado com o Bandeira, e não abro.
      Abraço! SRN!

  • Parece que o problema, lá para os lados da federação Chilena, é mais grave, que pensávamos. Têm roubalheiras, e que tais, onde o presidente até parece ter "fugido", com a família; nada diferente daqui.
    Não seria, a oportunidade, de tentar a contratação do Sampaoli?.
    Até porque, as eliminatórias, só ano que vem.

Notícias recentes

Flamengo ‘muda nome’ de Gabigol e confirma jogador contra o Peñarol

Gabigol, que já foi Gabi, virou Gabriel Barbosa nos canais oficiais do Flamengo Fora dos…

24/09/2024

Árbitro explica motivo da expulsão de Carlinhos em jogo do Flamengo no Brasileirão, contra o Grêmio

Carlinhos foi expulso aos 12 minutos do segundo tempo em duelo entre Flamengo e Grêmio…

24/09/2024

MELHOR DO MUNDO! Vini Jr é comunicado que será o Bola de Ouro em 2024, diz jornal

Jornal ‘Marca’ trouxe a informação de que Vini Jr ganhará o melhor do mundo Vinicius…

24/09/2024

Flamengo vira manchete no Uruguai antes de jogo com Peñarol

Imprensa comentou sobre o Flamengo ter poupado 12 jogadores contra o Grêmio O Flamengo deixa…

24/09/2024

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

24/09/2024

Flamengo tem campanha de rebaixado no 2º turno do Brasileirão

Após derrota para o Grêmio, o Flamengo estacionou nos 45 pontos O Flamengo voltou a…

24/09/2024