Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Do azul e ouro para o rubro-negro: a troca que conquistou o mundo

Redação
Redação
Publicação: 15/11/2015
Nenhum comentário
Atualização: 15/11/2015
Compartilhar

O dia era o 17 de novembro de 1895. O casarão de Nestor de Barros, primeiro secretário da história rubro-negra, na Praia do Flamengo, número 22, recebia naquela noite 18 homens que tinham uma missão: fundar o Grupo de Regatas do Flamengo. O “Grupo” que acabou virando “Clube” tempos depois. A data oficial de fundação ficou para dois dias antes, 15 de novembro. A ideia da primeira diretoria era que no aniversário do clube sempre fosse feriado nacional, uma vez que, na mesma data, se comemora a Proclamação da República. Também ficou decidido que as cores oficiais seriam o azul, do céu da Guanabara, e o ouro, simbolizando as riquezas brasileiras, com grossas listras horizontais na camisa.

Ainda somente como clube de regatas, pouco mais de um ano após a sua fundação, uma das mudanças mais significativas aconteceu na assembleia do dia 23 de novembro de 1896: sai o “ourazul” e entra o rubro-negro. O tesoureiro da época, Felisberto Laport, percebeu que os uniformes nas cores originais vinham da Inglaterra. Além dos preços elevados devido a importação, o azul e dourado desbotavam com muita facilidade devido à luz do sol e à salinidade da água da Baía de Guanabara.

Trecho da ata de reunião do Flamengo explicando a troca das cores do uniforme (Foto: Reprodução / Patrimônio Histórico do Flamengo)

Mas havia um outro motivo: com suas cores primárias, o Flamengo jamais venceu uma regata, na época, dominadas pelo Botafogo. Não conquistava nada além de repetidos terceiros lugares. Tais resultados fizeram com que o recém fundado grupo levasse a fama de “Clube de Bronze”. Como é possível ver em uma ata de reunião da época, cedida pelo Patrimônio Histórico do clube, que faz o trabalho de recuperação e restauração de documentos, troféus, uniformes e tudo que diz respeito a história do Rubro-Negro.

“… Como as primeiras camisas desbotavam muito, foram alterados os Estatutos para substituir as cores por vermelho e preto e alterar o nome para “Club de Regatas do Flamengo”.

O nosso Club era chamado o “Club de Bronze”, porque não havia conseguido um 1° lugar; somente ganhava medalhas daquele metal….”

Com as novas cores, o Flamengo conquistou títulos expressivos. No detalhe, a camisa de Doval  (Foto: Matheus Frigols / GloboEsporte.com)

O estatuto precisou ser alterado após as mudanças de cores e, por consequência, bandeira, escudo e uniforme.

A bandeira, ficou com as mesmas 12 listras horizontais, intercaladas em cores preta e vermelha. Das duas âncoras, restou uma. Foram adicionados remos e as iniciais do clube: CRF.

Nestor de Barros foi quem sugeriu a mudança para vermelho e preto, afirmando que as novas cores trariam mais sorte ao Flamengo, que tinha o sentimento de que as medalhas de bronze ficariam para trás e que as conquistas de ouro se tornariam mais frequentes para o, agora, clube. Ele estava certo. Com o passar dos anos, o Rubro-Negro venceu competições de remo e, com a chegada do futebol, coleciona títulos estaduais, nacionais, continental, além de conquistar e pintar o mundo de vermelho e preto em 1981.

Fonte: GE

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Grêmio entra no Z4 antes de enfrentar o Flamengo, e Chape está rebaixada; veja tabela do Brasileirão 2026

2

Volante de time inglês crava futuro do Flamengo: “Com certeza, serão campeões brasileiros”

16
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | ELE DE NOVO! Samuel Lino castiga o Vasco pela 2ª vez e amplia goleada do Flamengo no clássico

8
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Edu Gaspar é oferecido ao Flamengo para 2027

56 11

Jogador de time italiano cita Flamengo e faz promessa: “Vou jogar lá”

42 1
Brasileirão

Vai lotar! Veja parcial de ingressos vendidos para Flamengo x Grêmio pelo Brasileirão

8

Árbitro envolvido em polêmica com o Flamengo em 2025 apita jogo contra o Grêmio e gera preocupação

3 25
Libertadores

Libertadores 2027 já tem 11 classificados; Boca Juniors se junta a Flamengo e Palmeiras

9

Flamengo corre risco de ser punido pela Conmebol por atitude em jogo da Libertadores

4 18
Comentários Recentes
  1. Joãozinho Trepidação em Flamengo empata com o Bahia e decide vaga na final da Copa do Brasil Feminina em casa

    Desculpe, mas futebol feminino é duríssimo de ver.

  2. Marco em Flamengo perde em casa para o Operário-PR e está fora da Copa do Brasil Sub-20

    Mais um vexame na conta da Diretoria

  3. Alexandre Salomao em Árbitro envolvido em polêmica com o Flamengo em 2025 apita jogo contra o Grêmio e gera preocupação

    A CBF é corrupta, ela faz tudo pra beneficiar o varmeiras!!

  4. PAULO ANDRADE DO NASCIMENTO NETO em Presidente Lula manda recado e explica motivo de ser contra a volta das bets no Brasil; veja vídeo

    ESTE LIXO DE PRESIDENTE, VAI PAGAR O ESTADIO DO TIME DELE E PROIBIR PATROCINIO DOS OUTROS

  5. HENRY PIO PERES em Presidente Lula manda recado e explica motivo de ser contra a volta das bets no Brasil; veja vídeo

    Velho maldito, tá querendo ferrar o meu mengão.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo