Time que mais oscila no Brasileiro, o Flamengo conta com um departamento de psicologia que não aparece na hora da crise. O descontrole de Guerrero, expulso contra o Grêmio, e de outros jogadores, como Emerson Sheik, ao longo do campeonato, deixa claro que o equilíbrio não é o forte do atual elenco. A situação é agravada pela clara queda de produção técnica. Depois de seis vitórias seguidas, o time não vence há quatro jogos e perdeu sete das últimas oito partidas.
O psicólogo responsável pelo contato com os jogadores, segundo o clube, é Fernando Gonçalves. O profissional trouxe consigo um grupo de psicólogos para desenvolver o trabalho, entre eles o renomado Carlos Eduardo Brito. Como não tem acesso aos jogadores, o especialista passou a se concentrar nos atletas da base. Em momentos conturbados, como agora, um detalhado método fica apenas na teoria e guardado na gaveta.
De acordo com o clube, já foram realizados dois seminários internos para treinamento: um para os chamados “catalizadores”, que são líderes da comissão técnica e diretoria, e outro para os jogadores. Internamente, porém, os relatos são de que o trabalho passa por um papo informal com alguns atletas, sem qualquer aplicação em grupo frente aos maus resultados.
Ainda segundo o Flamengo, alguns resultados da metodologia criada já foram observados e vários atletas profissionais realizam algum tipo de treinamento, mas o detalhamento é considerado anti-ético. Recentemente, o diretor-geral Fred Luz, entusiasta do trabalho de Fernando Gonçalves, destacou o método do departamento de psicologia.
— Estamos começando a estruturar métodos para tirar o melhor de cada jogador. O Flamengo reorganizou uma área de psicologia — destacou Fred Luz.
O clube informou que o trabalho dos psicólogos é bem avaliado pelo departamento de futebol, que classifica a atuação como “um dos pilares fundamentais para a excelência em performance”. O JOGO EXTRA tentou contato com Fernando Gonçalves, mas ele não retornou para falar sobre o trabalho.
Fonte: Extra
Sério que existe um Departamento de Psicologia no Fla? Então já passou da hora de executar e transformar as teorias em práticas! Não só a base deve ser trabalhada, mas principalmente os profissionais qua não estão sabendo lidar com o momento de crise do clube. Ser expulso e pegar gancho por reclamações e desabafos é o cúmulo do equilíbrio psicológico de um profissional!