Oswaldo não é mais técnico do Flamengo: “Estou triste, queria continuar”

Compartilhe com os amigos

Incomodado com notícias sobre procura por novo treinador, Oswaldo se reúne com diretoria e acerta saída. Jayme de Almeida comandará o time nos dois últimos jogos

O sábado ganhou ares decisivos para o futuro do Flamengo logo cedo. O que poderia ser apenas mais um treino nesta reta final de Campeonato Brasileiro virou despedida para Oswaldo de Oliveira. Pela manhã, o técnico foi ao Ninho do Urubu, se reuniu com a cúpula rubro-negra antes do treino das 9h e acertou a rescisão com o clube em comum acordo. Após a conversa que contou com a presença do presidente Eduardo Bandeira de Mello, do diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, do diretor geral Fred Luz e do vice de futebol Gérson Biscotto, ficou decidido que Oswaldo não irá comandar o time nas duas rodadas finais. O auxiliar Jayme de Almeida vai para o banco contra Atlético-PR neste domingo e Palmeiras no fim de semana seguinte.

Oswaldo vinha se sentindo muito incomodado com as notícias que saem quase diariamente na imprensa sobre a procura do Flamengo por um novo técnico. Ele não estava nos planos da diretoria para a próxima temporada. A oposição também não contava com ele para 2016 – a eleição na Gávea para o triênio de 2016 a 2018 está marcada para o dia 7 de dezembro, após a última rodada. Portanto, partiu dele a iniciativa de pedir o desligamento imediato. O GloboEsporte.com já havia noticiado, na noite de sexta, que a reunião na manhã deste sábado deveria selar a saída de Oswaldo do Rubro-Negro.

O agora ex-comandante do Fla se despediu dos funcionários e conversou por alguns minutos com a imprensa após o treinamento, que já teve Jayme como técnico. Oswaldo se mostrou chateado e contrariado com a decisão de não ficar para 2016.

– O que me trouxe ao futebol foi a emoção. Quando há uma ruptura dessas, sinto que há trabalho inacabado, não me sinto bem, me sinto mal. Para mim é doloroso, queria ter a oportunidade de continuar e mostrar isso. Minha experiência mostra isso. Toda vez que tive continuidade, sempre foram trabalhos muito bem-sucedidos. Estou triste, queria continuar, acho que poderia construir muito com essa gestão, Para mim fica aquela sensação do inacabado.

O presidente Bandeira de Mello ficou ao lado de Oswaldo na mesa da sala de imprensa e fez um breve pronunciamento antes do treinador começar a responder perguntas dos poucos jornalistas presentes. O mandatário disse respeitar profundamente a decisão de Oswaldo de sair antes do fim do Brasileiro, desejou a ele muitas felicidades e disse que um dia os dois podem se reencontrar no Flamengo.

Para o lugar de Oswaldo, o Flamengo já tem acerto verbal com Muricy Ramalho. Ele está apalavrado para comandar o time em 2016, e o anúncio deve acontecer após as eleições, que ocorrem no dia 7 de dezembro, caso o presidente Bandeira de Mello seja reeleito.

Contratado para substituir Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira começou muito bem sua segunda passagem pelo Flamengo. Foram seis vitórias seguidas no Brasileiro, que levaram o time ao G-4, onde não chegava desde o fim de 2011. Mas o futebol da equipe desandou e veio um caminhão de derrotas – chegaram a ser sete num espaço de oito partidas. Os maus resultados minaram o prestígio do treinador, e a permanência foi descartada pela diretoria. Com ele, o time ainda disputou o segundo jogo das oitavas da Copa do Brasil contra o Vasco e foi eliminada ao empatar por 1 a 1 – havia perdido na ida por 1 a 0. Ao todo foram oito vitórias, três empates e oito derrotas, com aproveitamento de 47%.

Veja outras declarações de Oswaldo de Oliveira para a imprensa:

Lamentação

Lamento muito esse acontecido, queria muito dar sequência, permanecer no Flamengo, por tudo que vínhamos planejando. Como o presidente disse, me procuraram na segunda na minha casa, assim como fizeram para me contratar, e fiquei muito surpreso com a decisão. Achei que não era de parar, dois jogos antes de o campeonato acabar, e pedi para permanecer até o final. Mas se isso fosse uma coisa que a gente conseguisse controlar… Como a gente não está conseguindo controlar, é muita especulação, isso acaba prejudicando a mim, ao Flamengo, o desempenho dos jogadores e a própria diretoria do clube. Se ficassem essas especulações, iriam dizer que o Flamengo não estava me respeitando, que eu não tinha sido comunicado, já que era fato que todos já tinham conhecimento.

Avaliação do trabalho

Não há o que se avaliar e nem considerar insucesso. A avaliação precisa de início, meio e fim para ser bem-sucedido ou não. A gente está interrompendo o trabalho no meio. O Flamengo já tinha tirado dois técnicos neste ano (Luxemburgo e Cristóvão). Para nós, que estamos chegando, é sempre muito difícil isso. Então, se uma coisa iniciou mas não acabou, você não tem os parâmetros para uma avaliação. Eu acreditava que daria continuidade no ano que vem. Mas infelizmente o Flamengo tem uma gestão mais ampla e outras pessoas avaliaram que eu não deveria seguir, por isso o trabalho foi interrompido.

Sondagens de outros clubes

O clube chinês onde o Cuca está… Já acertei duas vezes e voltaram atrás. Sondagem tenho o ano todo, inclusive do exterior, trabalhei mais de 20 anos fora. Tenho propostas o tempo todo, sondagens. Isso sempre aconteceu, graças a Deus. Então, não tem nada a ver com isso. Não vou imediatamente assumir nenhum trabalho, mas claro que preciso trabalhar. Se acontecer algum contato, vai ser muito bem-vindo.

Sem frustração nem sentimento de culpa

Saio triste, mas não frustrado. Sairia frustrado se não conseguisse realizar o que planejei. Minha ideia era terminar este ano, fazer como vínhamos fazendo no planejamento para contratações de jogadores e melhoria das condições de trabalho no Ninho. Esse era meu planejamento. Não tenho por que me frustrar, não tenho culpa. Fico triste por não ter a oportunidade de continuar, mas não tenho nenhuma frustração.

Elogias às finanças, críticas ao futebol

Acho que o Flamengo está indo muito bem nessa parte das finanças. A gente nota muita segurança, um trabalho muito bem feito. Mas dentro do campo continua a instabilidade, não produz. Toda vez que você tem ruptura, tem recomeço. Recomeçar sempre no futebol não é benéfico. A gente está vendo o campeão brasileiro com o treinador que iniciou a temporada (Tite). Tem como se organizar.

Fonte: GE

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Com esse elenco nem o Guardiola dá jeito.

  • No que ele falou sobre especulação está certo mesmo, é muuuuuuuuuuuuuuuuuittta especulação e isso prejudica o clube. Mas o culpado disso somos nós torcedores que damos audiência pra esses fdp’s que só sabem inventar e colocar crise no Fla. Temos que parar com isso! Ou vamos deixar a imprensa mandar no clube?

  • Se vier Muricy e não ter jogadores vai cair até agosto.
    Muricy não iria aceitar se não viesse bons jogadores, ou viria fazer essa besteira? Acho que não.

    • Se vier Naldo,Geromel,Rodnei,Sanches,Arão, Bob,Diego

      • Já está de muito bom tamanho se vier esses aí. ☺

Comentários não são permitidos.