Pratas do Fla: psicologia esportiva levada como treinamento mental

Compartilhe

A psicologia esportiva não é apenas responsável por analisar e entender os fatores psicológicos que influenciam o desempenho de um atleta. No departamento de psicologia do futebol de base do Flamengo, o psicólogo Carlos Eduardo Brito aplica a metodologia dos “Cinco Pilares”, que realiza um treinamento de potencialização das habilidades mentais.

Em atividade na base rubro-negra desde fevereiro deste ano, Carlos Eduardo, coordenador da equipe, atua ao lado de Fernando Gonçalves, responsável pelo trabalho no futebol profissional, da psicóloga Aline Brito e do estagiário Leonardo Matias. Com os “Cinco Pilares”, os psicólogos conseguem, além de fortalecer a autoconsciência do atleta, identificar características comportamentais e analisar possíveis problemas extracampo.

O método “Cinco Pilares” consiste no mapeamento e treinamento nos seguintes conceitos: aumento da autoconsciência/autoconhecimento, da autodisciplina/automotivação, autoconfiança, autocontrole e atenção plena. O conceito de treinamento mental não é destinado apenas aos atletas fragilizados. Os “Cinco Pilares” fazem parte do cotidiano dos jogadores, assim como os treinamentos físico e tático.

“A metodologia tem como principio deixar os atletas mais fortes ainda mais fortes e deixar mais seguros os atletas mais fragilizados”, afirma o psicólogo Carlos Eduardo, que tem 35 anos de experiência na área.

Inicialmente, o modelo foi aplicado aos juniores, e hoje, após nove meses de trabalho, já está sendo expandido às categorias Juvenil e Infantil. O treinamento mental começa com um curso de dez horas com a comissão técnica, para identificação dos cinco elementos da metodologia. Após o curso, a comissão técnica elabora um mapa individual de cada jogador pelo ponto de vista deles.

Com os atletas, o treinamento se inicia com uma palestra para apresentação do modelo. Em seguida, cada atleta faz sua autoavaliação baseada nos “Cinco Pilares”. Com o material recolhido da comissão técnica e dos jogadores, o departamento de psicologia consegue elaborar um psicodiagnóstico, com um perfil individual de cada atleta. Mapeados e identificados psicologicamente, os jogadores realizam o treinamento de fortalecimento psicológico através de dez sessões.

Outro recurso utilizado pelo departamento de psicologia é o BiofeedBack – equipamento de última geração da neurociência, responsável por desenvolver a capacidade da autorregulação. O aparelho de alta tecnologia auxilia os profissionais com o retorno imediato de informações – através de sensores eletrônicos – sobre processos fisiológicos dos garotos, como frequência cardíaca, temperatura periférica, controle de ansiedade, respiração, tensão muscular e pressão arterial. Essa análise é feita através da instalação do equipamento na cabeça do atleta quando este está exposto a situações de análise.  No caso dos jogadores, quando estão assistindo a um jogo.

Na rotina diária, a equipe acompanha treinos, jogos e realiza com frequência reuniões com a comissão técnica para analise de comportamentos pontuais.

“O talento não mantém um atleta no auge. É necessária uma resistência psicológica para sustentar. É difícil falar em excelência e alto desempenho sem falar em treinamento mental. Por isso, deve ser levado como o treinamento físico e tático”, finaliza o psicólogo.

Nas próximas semanas apresentaremos os departamentos:

– Médico;
– Serviço Social;
– Comissões Técnicas;
– Centro de Análise de Desempenho;

Fonte: Site Oficial Flamengo

Ver comentários

  • É esse tipo de orientação que os atletas precisam para desenvolver um maior profissionalismo, o clube que não tem esse tipo de trabalho na base acaba com jogadores como nós estamos vendo hoje no Flamengo, totalmente descompromissados e indiferentes ao momento do time é bom saber que as próximas gerações de jogadores do Fla virão com a a cabeça mais preparada para os altos e baixos da carreira.

    SRN #boicoteaocarioca

Notícias recentes

  • Destaque

Ex-Flamengo, Marcos Braz revela 2 principais dificuldades para contratar jogador

Marcos Braz concedeu entrevista ao Coluna do Fla nesta sexta-feira (03) Por que o Flamengo…

03/07/2026
  • Destaque

Samuel Lino rechaça rótulo de amistoso em jogo do Flamengo x River: “É Brasil x Argentina”

Samuel Lino marcou um gol na partida desta sexta-feira (03) Amistoso? Que nada! Flamengo e…

03/07/2026
  • Destaque

Joshua aponta principal cobrança de Jardim no dia a dia do Flamengo e o exalta: “Revelou o Mbappé”

Joshua teve minutos contra o River Plate (ARG) nesta sexta-feira (03) O Flamengo empatou em…

03/07/2026
  • Notícias

Colômbia x Gana: onde assistir ao vivo, palpites e prováveis escalações

O que esperar de Colômbia x Gana, na Copa do Mundo? Colômbia e Gana duelam…

03/07/2026
  • Notícias

Bruno Henrique revela segredo para sucesso após jogo com River Plate

Flamengo e River Plate ficaram no 2 a 2 em amistoso no Estádio do Algarve…

03/07/2026
  • Notícias

Ayrton Lucas traça planos para o futuro e brinca: “Flamengo é uma loucura”

Ayrton Lucas foi titular no empate do Flamengo com o River Plate (ARG), nesta sexta-feira…

03/07/2026