Flamengo lança Projeto CUIDAR na Gávea

Compartilhe

Nesta quarta-feira (02.12), o Flamengo lança o CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atleta de Rendimento), na sede social do clube, na Gávea. Com a participação da Estácio e do Anjo da Guarda como apoiadores, o projeto terá Izabel Miranda Rohlfs como responsável. A profissional chega com a experiência de oito anos de trabalho no Minas Tênis Clube.

O CUIDAR vai aprimorar a interdisciplinaridade no esporte, unindo o treinamento de atletas com trabalhos de diversas áreas do esporte atuando em conjunto, que complementem a formação de cada um. A ideia é que, além de capacitar atletas, também desenvolva os profissionais envolvidos na lapidação de novos talentos. Para falar sobre o projeto, o diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, Marcelo Vido, conversou com a equipe do site oficial do clube.

Confira a entrevista:

Quais são os principais benefícios para o clube com o projeto CUIDAR?

– O maior benefício é para os atletas. São o centro de tudo. Costumo falar de seis áreas: preparação física, técnica, tática, desenvolvimento intelectual, educacional e emocional. Tudo isso representa a ciência e tecnologia, ou simplesmente conhecimento, que vai formar o atleta de alto rendimento. Hoje, não se pode mais dissociar isso do rendimento.

Como um projeto tão científico pode melhorar o rendimento do atleta na prática?

– Quando se fala em ciência do esporte temos que estar baseados em ciência, mas também precisamos estar na piscina, na quadra… Enfim, tudo isso tem que chegar ao atleta. E todas as comissões técnicas precisam estar muito conectadas a este projeto. Ou seja, esse trabalho precisa estar integrado com o técnico, com o preparador físico, sempre como algo padronizado. Como os Estados Unidos chegaram ao ápice? Estão sempre investindo em tecnologia. E o USOC (Comitê Olímpico dos Estados Unidos) é um grande parceiro nisso. A Estácio também é uma grande parceira, do ponto de vista acadêmico e com recursos.

Já é o terceiro ano do Anjo da Guarda, que também foi importante para o CUIDAR. O que podemos falar para as pessoas que contribuem com os Esportes Olímpicos do Flamengo?

– É o terceiro ano de sucesso. Já é o programa com maior número de adesões de pessoa física. A gente sabe que no momento econômico que o país passa, isso pode nos afetar na captação de recursos com empresas. Por isso é fundamental a contribuição de cada rubro-negro para o projeto. Também temos como objetivo captar recursos de impostos de renda de pessoas jurídicas. Apesar disso tudo, a gente acredita que o número de adesões de pessoas físicas ainda tem muito a crescer.

Os esportes olímpicos dependem apenas do Anjo?

– Estamos diversificando nossas fontes de renda. Hoje temos o que vem do imposto de renda (pessoa jurídica e pessoa física), ICMS (estadual), recursos da Lei Pelé, através da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), e o patrocínio direto, além de parcerias com comitês (dos EUA e Inglaterra). Também temos a Escola de Esportes Sempre Flamengo, que traz um bom serviço para o associado e ajuda a trazer atletas.E, em tudo isso, é importante demais a parte de prestação de contas dos serviços para toda a torcida, indicando onde o dinheiro está sendo investido e mantendo esse ciclo virtuoso.

Com o Anjo da Guarda cada vez mais forte, qual o futuro do esporte olímpico do Flamengo?

– Estamos construindo um futuro muito melhor para os esportes olímpicos. Tanto para os atletas, quanto para as instalações: quadras, ginásios, etc. Buscamos uma modernização e padronização. Projetamos em 2020, data em que esperamos que o projeto esteja bem mais forte, uma Olimpíada com bastantes atletas formados pelo Flamengo. Tudo vem sendo construído desde 2013, Anjo da Guarda, projetos de incentivo, agora vamos pensar nos próximos anos. A consolidação vem no próximo triênio.

Fonte: Site Oficial Flamengo

Notícias recentes

  • Notícias

Após empate com o Santos, Flamengo inicia preparação para clássico contra o Fluminense

Leonardo Jardim comanda treino do Flamengo n o Ninho do Urubu nesta sexta-feira (9) O…

09/10/2026
  • Notícias

Torcedores do Flamengo hostilizam Rossi na Vila Belmiro após empate com o Santos: “Volta para a Argentina”

Rossi ouviu xingamentos de rubro-negros depois de participar do lance que originou a expulsão de…

09/10/2026
  • Notícias

Gabigol deixa a Vila Belmiro com camisa do Flamengo nos ombros e aplaude a torcida rubro-negra

Atacante do Santos sofreu um dos pênaltis no empate por 2 a 2 com o…

09/10/2026
  • Manchetes

Jorginho detona critérios de Daronco em jogo do Flamengo x Santos, pelo Brasileirão

Jorginho recebeu cartão vermelho após ter lance revisado pelo VAR, que culminou em pênalti para…

08/10/2026
  • Destaque

Jardim analisa impacto da ausência de Arrascaeta e detona não expulsão em jogo do Flamengo x Santos

Leonardo Jardim lamentou a fratura de Arrascaeta Contra o Santos, o Flamengo fez o primeiro…

08/10/2026
  • Destaque

Palmeiras vence Bahia e fica a 1 ponto do Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2026 na 29ª rodada

Palmeiras tirou dois pontos de diferença nesta quinta-feira (08) A 29a rodada do Brasileirão não…

08/10/2026