Mauro Cezar: ‘EBM diz que tem a maior torcida em 24 Estados. Certo ou errado?’

Eduardo Bandeira de Mello foi reeleito na segunda-feira para mais três anos na presidência do Flamengo. E voltou a dizer que seu clube detém a maior torcida em 24 Estados brasileiros (atenção, a referência é aos Estados, não apenas às capitais). Ele está certo ou errado em sua afirmação?

O tema mexeu com torcedores, claro. Para responder a tal pergunta, o blog convidou Vinicius Paiva, economista, blogueiro de marketing esportivo, autor do blog Teoria dos Jogos, que é especializado em pesquisas sobre torcidas. O texto dele, abaixo, tem o objetivo de eliminar dúvidas sobre o assunto.

por Vinicius Paiva

É corriqueiro que se questione os números atribuídos às torcidas brasileiras com base numa certa megalomania verificada por dirigentes quando explanam a respeito. A desconfiança é válida. Para alguns cartolas, parece normal internalizar 5 milhões ou dez milhões de torcedores, utilizando-os indevidamente em iniciativas de marketing ou ações de mídia social.

Mas nem sempre esta apropriação indébita acontece de caso pensado ou por má fé. Em algumas situações, ela aparenta ser tão somente fruto da desinformação. Este talvez seja o caso do Flamengo. Reiteradamente, o presidente Eduardo Bandeira de Mello afirma que o clube deteria “a maior torcida em 24 Estados brasileiros” (o que fez mais uma vez em entrevista ao Sportv um dia após sua reeleição), mas a verdade é que os números são um pouco diferentes, embora nem tão distantes do sentenciado.

Para esclarecer esta questão, se faz necessário recorrer aos arquivos internos do Blog Teoria dos Jogos — clique aqui e acesse —, espaço dedicado à compilação de informações relacionadas às pesquisas de torcida. Por quase três anos, o BTJ compôs os quadros do Globoesporte.com, promovendo um profundo mapeamento do perfil das massas. Por ter ficado independente há um ano e meio, a maior parte daquelas informações não mais se encontra disponibilizada pelo antigo hóspede.

De todo modo, foi um mapeamento robusto. Nada menos que 12 estados foram contemplados em parceria firmada com o Instituto GPP — todos com a mesma metodologia —e outros 11 abordados total ou parcialmente (capitais ou interiores). Alguns deles, como Distrito Federal ou Maranhão, se encontram disponíveis no “novo” Blog Teoria dos Jogos.

Tendo o material em mãos, pode-se dizer com boa dose de segurança que o Flamengo é detentor da maior torcida em 21 dos 27 estados da federação. Seriam seis os domínios de outras agremiações: São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul apresentam maioria corintiana. Já Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco são de predomínio do Grêmio, Cruzeiro e Sport, respectivamente.

Contudo, a pluralidade das metodologias utilizadas faz com que este entendimento não seja pacificado. A última pesquisa Lance-Ibope, por exemplo, apresentou números conflitantes nos estados do Ceará, Bahia, Paraná e Minas Gerais. Em dois deles, outras torcidas foram alçadas ao topo em detrimento dos rubro-negros, restringindo sua hegemonia nacional. Corinthians e Cruzeiro também perderiam postos. Por conta da metodologia questionável, a pesquisa recebeu críticas no Blog Teoria dos Jogos.

Em suma: no que se refere às torcidas, nem sempre as coisas são como parecem. Paixões cegam – como no expediente do “olhômetro”, quando as pessoas identificam a camisa do seu clube em meio a uma multidão, ignorando a do rival. Por essas e outras, pesquisas científicas são o melhor método de mensurá-las, ainda que nem estes estudos tenham chegado a conclusões definitivas.

Por enquanto.

Fonte: Mauro Cezar

Veja também

  • Chorinthians nao passa de um Chorafogo perto do Fla ultimate e tenho dito

  • Unico argumento desses clubecos e isso mimimi 81 n vi nada demais.alguem fala daquela mercosul que o Penarol espancou a maioria de jogadores do fla ganhamos na bola e se n ganhassemos? iam dizer que era mimi vao passear gambazada isso aqui e Flamengo aqui e trabalho meu filho kkkkk e ninguem cala o chororo do chorinthians que quer ser o maior do planeta e do Brasil na base da falcatrua

  • nao adianta Churica voces sao nossos eternos vices da nacao e quem sabe nem isso por exemplo onde eu moro so tem gatos pingados.ate o parmera tem mais torcida qie o Churica onde eu moro.na verdade acho que o proprio gamba que quer vir jogar no rj.quer a qualquer custo se comparar ao fla senta ai gambazada.n temos ct e estadio com dinheiro sujo ou alguem duvida das falcatruas churinthians e msi de 2005.1981 nosso roubo? rasgaram a perna do zico o patetico entrou pra bater n pra jogar tava uma pancadaria n sou dessa epoca mais procuro pesquisar as coisas.no dia que o fla ser sujo assim eu largo de mao.claro isso sera Nunca abracos SRN

  • a torcida do flamengo e a maior, mas quando vai jogar em outro estado a propria torcida critica, isso e errado temos que apoiar sempre, o maracanã e uma estadio emblematico todos querem torcer e jogar la mas quando o fla vai para outro estado criticam pensam que o fla so e rio, por isso que torcida de outros times e jornalistas ficam jogando isso no ventilador.

    • Dando municao pra Neto falar baboseira.sem mentira o Churinthians nao passa de uma torcida que n sai de Sp.Ate o Parmera foi campeao teve mais festa que os Gambas.no Ne aqui n se tem simpatia por times de Sp.mas tem quantidade consideravel Sao paulo Palmeiras o resto e pelo Cariocas ou Locais.Flamengo vai eternamente dominar a paulistada sem.mimimi nesse quesito e com a mega organizacao dominaremos o Brasil Srn

  • o correto seria 21 estados e ficando proximo do primeiro em 3 e perde para sp, mg, rs e pr. por isso somos a maior.

  • Eu sou um fã dos canais ESPN e assisti nesse dia, essa questão surgiu como uma dúvida em relação ao que o presidente (EBM) tinha dito na entrevista que concedeu e não foi matéria do programa (BB) para medir as torcidas do Brasil; Na minha opinião de 24 para 21 ainda é um nº muito grande, queiram os antis ou não nós mandamos no Brasil; Quanto MCP ele é um ótimo jornalista que procura olhar o futebol de uma maneira holística e não focar apenas nas quatro linhas (porém devo confessar que ele chega a ser chato as vezes) as pessoas que estão acostumadas com programas de futebol só da TV aberta, raramente tem paciência para ouvi-lo ou concordar com ele uma vez que só querem ouvir as coisas boas do seu time sem entrar num debate mais profundo, ou seja o cara fala as verdades que ninguém fala e que torcedor nenhum quer ouvir e só para esclarecer ele torce para o Racing da Argentina mas também é um rubro-negro enrustido.

    SRN #boicoteaocarioca

    • OBS: isso é Flamengo, até peido vira notícia e gera audiência.

      SRN #boicoteaocarioca

    • vc não e fã da espn, agora assista a fox e perigoso vomitar. so fala de paulista

      • kkkkkkkk pelo jeito você me conhece melhor do que Eu.
        Cara a linha jornalística/editorial deles é a única que me agrada, Paulo Calçade, Juca Kfouri, José Trajano,Gabriela Moreira,entre outros, é uma pena que perderam ótimos profissionais como Lúcio e PVC, desde que o Palomino assumiu a coisa degringolou um pouco (como a overdose de BBs, o Alê, a Marcela e o boneco ken no BB2 parece mais canal aberto ) mas ainda assim na MINHA HUMILDE OPINIÃO é o único canal esportivo que presta e serve realmente para informar o resto só serve para entreter.

        SRN #boicoteaocarioca

  • Esse Mauro Cezar tá precisando dar um tempo, ter um descanso, se reciclar como ele adora estar mandando os grandes treinadores do Brasil fazerem. É claro que o Presidente vai jogar sempre um pouco pra cima todos jogam e daí? E esse prego ainda espalhava no passado ao quatro cantos do mundo que era Flamenguista apaixonado.

  • REPAREM NOS FUROS SOBRE O FLAMENGO QUE ELE DÁ:

    SEMPRE SÃO INFORMAÇÕES DESENCONTRADAS QUE NÃO SE

    CONFIRMAM, FORA AS QUE TENTA PASSAR DO TIPO:

    PESQUISA DE WALLIM APONTA CHAPA VERDE NA FRENTE

    DA CHAPA AZUL, QUE FOI COLOCADA NO INTUITO DE

    MUDAR O RESULTADO DA ELEIÇÃO.

    QUE ACHEI RIDÍCULO!!

    SÓ PRA LEMBRAR AOS DESAVISADOS, QUEM LEMBRA DELE

    CRITICANDO NO BATE-BOLA AS PESQUISAS DO JOSE SERRA QUE

    O APONTAVAM À FRENTE DA DILMA???

    ELE FEZ ATÉ PIOR AGORA…

  • LEMBREM-SE: ESSE ASNO MAURO PAROU DE ATACAR AS DIVIDAS E

    SALÁRIOS ATRASADOS DO FLA (NÃO TEM MAIS),

    PARA ATACAR A ADMINISTRAÇÃO DE EBM QUANTO AO

    SEU ENTENDIMENTO DE FUTEBOL, MAS NÃO

    VEJO CRITICAS DO TIPO: NÃO SE CONSEGUE FORMAR UM TIME

    VENCEDOR E PAGAR DIVIDAS AO MESMO TEMPO!

    POIS PARA ELE ESSE TIPO DE CRITICA NÃO INTERESSA, POIS NÃO

    EXPÕE EBM DO JEITO QUE ELE QUER!!!

  • ESTÁ NA HORA NA NAÇÃO SE LEVANTAR CONTRA ESSE JORNALISTA-LIXO

    DENOMINADO POR MIM DE ASNO-MAURO, POIS ESTÁ USANDO A ESPN

    PARA DISSEMINAR SUA PERSEGUIÇÃO CONTRA BANDEIRA DE MELO E

    SUA ADMINISTRAÇÃO. ESSE IMBECIL TEVE A CORAGEM DE POSTAR EM

    SEU BLOG UMA PESQUISA DA OPOSIÇÃO, ISSO MESMO, PARA TENTAR

    ALIENAR-NOS QUE WALLIM ESTAVA A FRENTE DE EBM, SE FOSSE UM

    JORNALISTA IMPARCIAL, PORQUE NÃO MOSTROU UMA PESQUISA DA

    OPOSIÇÃO EM QUE EBM ESTAVA A FRENTE????

  • Se foi encomendado pelos gambás podres se fuderam mais uma vez, só conseguem 3 estados e o flamengo 21 que lavada

  • Só e existem duas torcidas no Brasil: a do Flamengo e a anti. E ainda sim somos maioria kkkkk

  • Quanto “preciosismo” .Daqui à pouco vc querer polemizar com
    mr.Catra, à respeito de quantos filhos ele tem! ; seriam 27,24, ou seriam 21. Mauro, será a convivência com esses bairristas da espn, que está deixando-o assim, “aos paulistas, tudo, ao Flamengo a lei”. Em épocas de crise, há pesquisas bem mais urgentes a serem debatidas, como o numero de familias que estão passando por dificuldades, numero de desempregados, crianças com microcefalia; em suma, um país pegando fogo, e vc querendo contestar um dirigente, que muito ao contrário de outros, preza pela palavra serena e não é dado a bravatas. Até tu, “maurus”?.

  • Muito relevante. MCP, tire umas férias. Está precisando. SRN

  • Matéria completa ta na ESPN , 50 milhões de torcedores e subindo .

  • Ham tá, não são 24 são 21… ou não são 21 são
    18 ou sei lá.. Sejamos honestos, pouco importa. Assistiessa discussão na ESPN ( Enquanto discutiam
    também quantas federações o Brasil tem, pois não sabiam.. Vergonhoso por sinal)
    A força rubro negra em todo território nacional é impressionante, é uma puta de
    uma torcida, uma puta marca, esta é conclusão.

    • Concordo totalmente Gabriel e também não acreditei quando não souberam dizer quantos estados tem o Brasil.

Comentários não são permitidos.