Muricy fala de unificação da base e a contratação de três ou quatro reforços

Compartilhe com os amigos

De volta a um clube de futebol após cerca de oito meses, período que passou longe de qualquer cargo para cuidar da saúde, Muricy Ramalho tem agora um projeto ambicioso para implantar no time de maior torcida do país. Vinculado ao Flamengo por dois anos, o treinador pretende padronizar uma filosofia de jogo desde a base do clube, além de projetar de três a quatro reforços para o time principal.

Além de tratar de “mais ou menos 20 pedras” na vesícula, como o próprio treinador contou em entrevista à TV Globo, e de uma diverticulite (inflamação nas paredes do estômago), o técnico aproveitou o período inativo para investir na qualificação. Por intermédio de Neymar, visitou o Barcelona e conheceu algumas instalações, trazendo ideias e modelos para aplicar no Brasil.

“A gente vai tentar desenvolver na base o projeto de explicar para treinadores e diretorias a busca por uma maneira de jogar, uma filosofia de jogar. Vamos unificar mesmo. O profissional, sub-15, o sub-8. Fui estudar fora para pegar um método, um modelo”, falou, comentando também sobre a convivência com Neymar. “O moleque tá mandando lá. Com esse problema do Messi ele chamou a responsabilidade e fez de tudo por lá. A convivência foi legal, fui jantar na casa dele. Só não andei na Ferrari dele”, acrescentou, observando que não gosta de velocidade.

Além de pensar dentro de campo, atrelado aos resultados, Muricy tem a consciência de que nenhum esforço é suficiente se a infraestrutura do clube não suporta o ritmo das atuações. “Vamos trabalhar essa parte da estrutura, mas precisamos ganhar também. Sem a estrutura, sem a tecnologia que existe hoje, não dá. Estamos identificando alguns jogadores. Não são muitos, mas têm que ser bons. Três ou quatro”, disse, apostando na finalização do centro de treinamento.

Muricy vem renovado não só em termos clínicos, nem apenas com relação à estrutura. Sua volta ao futebol em 2016 pode apresentar uma nova filosofia acerca do futebol. Acreditando que pode deixar um legado em seu trabalho no Flamengo, o técnico admitiu que cogita até abolir concentrações, mesmo após parte do elenco rubro-negro ser envolvido no episódio do ‘Bonde da Stella’ em 2015.

Ainda sob o comando de Oswaldo de Oliveira, um grupo de jogadores aproveitou a folga após o treino para se reunir em uma festa com direito a mulheres, cerveja e samba. Flagrados pela imprensa, todos foram afastados e tiveram seus contratos revistos. Muricy Ramalho, porém, acredita que concentração é coisa do passado.

“É uma coisa ultrapassada (a concentração). Tem que ser estudado. Tem que analisar, ver qual é o perfil do time. É uma vontade minha (a abolição), porque isso já não se usa mais. (O Flamengo) é um time que, além da histórica rica e da torcida, que é maravilhosa, precisa ter muita coisa mudada. É algo transparente que posso deixar alguma coisa, vai de encontro ao que eu penso”, comentou.

Fonte: Gazeta Esportiva

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É seu Mujica te prepara que vais ter um trabalho danado.

  • Isso é um trabalho para longo prazo, não dá pra cobrar resultado nos próximos campeonatos. Nossa base atual é indisciplinada e tecnicamente fraca. Esses garotos do juniores não nos darão frutos, pois já se acostumaram com a falta de comprometimento que assola nossa base há anos.

    • Luciano, não é possível que no meio de tantos garotos não apareça nenhum que possa ser aproveitado… Eu espero que apareça pelo menos um.. Acredito muito no Douglas Baggio. Não deixam ele jogar não sei porque..

    • Longo prazo? poxa meu amigo to esperando já uns 3 anos, nem digo tem que conquistar o Brasileiro, mas no mínimo tem que se pensar em G4 ou Copa do Brasil, isso é Flamengo, se não entrar com esse mentalidade, melhor nem tentar.

  • sera que mancuello é melhor do que Luis Montes ?

    • Fala lucas, as estatísticas do Mancuello são melhores e o cara é mais jovem. Os dois são bons e ficaria feliz com a chegada de qualquer um dos dois, mas se fosse eu quem tivesse que escolher investiria no Mancuello.

      • so falta ser igual ao lucas mugni, aff

        • Nada a ver com Lucas Mugni. Graças a Deus.

      • E pq nao conheco muito bem o mancuello, mas fiquei sabendo que ele e meio lento, mais classico, o montes e mais insinuante, mais agressivo, mas nao sei ao certo, o montes axo q e mais barato.

        • Acho que são características diferentes, até o posicionamento dos dois em campo é um pouco diferente tbm, poderiam jogar juntos facilmente. Mas já é difícil trazer um, que dirá dois.

          • Se eles envolverem o canteros na parada pode ser possivel trazer os dois.

        • Mancuello não é meia clássico nem lento. Ele é uma mistura de Everton com Sávio. Já Luís Montes realmente é mais completo. Entendo que qualquer um dos dois que vier vai agregar muito. SRN

    • Pow Lucas, o Mancuello é bom mas o Montes joga mais, é mais completo e, para mim, tem mais a cara do Flamengo.

      • Pelo que eu vi eu tambem axo.

    • A pergunta é: Montes depois que quebrou a perna voltou a jogar bem?

      • deve ser melhor que Canteros, MA e Alan juntos!

  • Quanto aos 3 ou 4 reforços:

    * Para titulares: Juan (certo), Arão (certo), Henrique (será?) e um para o meio (volante ou meia. Será);

    ** Para disputar titularidade: Rodinei (certo), Alex Muralha (confirmar);

    *** Para reservas: Chiquinho(será?), Antônio Carlos(será?).

  • Cara, tudo que o Muricy falou eu concordo. A concentração é até pior ao atleta, faz muita pressão. Até porque, se alguém sair para festa, a galera sempre flagra. Quanto a base, nem precisa falar. Vai demorar um pouco para dar um bom resultado (uns 3 anos), mas vai diferenciar muito o Fla dos demais.

    • Só um detalhe: Eles europeus tem cultura, nós não. Aqui só querem saber de samba, mulher, diversão e outras coisas. Para implantarem isso no Flamengo terão que dispensar muitos jogadores e contratar na mesma quantidade jogadores com comprometimento.

      Fora: Luiz Antônio, Paulinho, Everton, Cirino, Alan Patrick, Gabriel e Nixon.Pelo menos esses aí para começar.

      Quanta a base põe aí 7 anos. Os melhores resultados estão na sub15.

      • Amigo, entendo seu ponto de vista, mas discordo. Não acho que o fator cultural seja tão importante, até porque os times europeus estão cada vez mais sul-americanos, como o Barça, que adota esse método e tem mais latinos que europeus em seu elenco titular, e o próprio Neymar era conhecido por gostar de farrear no Santos. É só multar e afastar por um tempo quem fizer excessos, não tem segredo. Quanto a base, em três anos acho que já começa a dar alguns resultados do sub-17, mas, de fato, vai demorar um bom tempo para dar resultados efetivos. SRN

      • Fora Nixon?? Ele tava jogando muito até se machucar. É um jogador interessante e prata da casa. Vale a pena manter. Recuperando a parte física vai dar um caldo na mão do Muricy. Os demais concordo contigo mas Cirino é certo de ficar. O resto vamos ver. O cabeça desse grupo é o Paulinho e esse tem que vazar de qualquer jeito. SRN

      • Não custa tentar sobre a concentração, que é bem melhor dormir agarradinho com a esposa e dá uma trepada antes do jogo, isso é bem melhor, aquele que tiver na noite, depois responde pro Muricy, ainda tem um adendo, se ele sair na noite e meter 3 no vasquinho, tá tranquilo.

    • Cara, eu gosto dessas coisas de cada um saber o que faz e dar liberdade a quem a merece.. O problema é que o futebol brasileiro (e os jogadores) ainda vivem no passado. Acho um pouco arriscado no momento. Primeiro tem que ajustar a equipe e depois sim pensar nisso. Mas é uma idéia interessante… Não nos esqueçamos porém que enquanto o Atlético_MG (onde aboliram a concentração) estava ganhando tudo estava bem… Quando não conseguiu acompanhar o Corinthians no campeonato brasileiro a torcida cobrou isso (concentração) do Levir Culpi. No Flamengo aconteceria a mesma coisa na primeira fase difícil que o time enfrentar.

      • É só implementar multas aos jogadores que saírem um dia antes do jogo. O próprio Neymar, que é um jogador famoso por gostar de festas, vive assim sem nenhum problema no Barça. Óbvio que vai ter cobrança, mas tudo no Fla tem.

        • Boa

    • Eu concordo em parte, quanto a questão da concentração, além da economia aos cofres do time, muitas vezes o jogador fica melhor em casa, com filhos, esposa etc. Contudo, para fazer farra, não precisa sair de casa. O jogador pode fazer farra com garotas e bebidas dentro do próprio apartamento.

      • Claro que seria analisado a notícia antes de punir, né. Mas esse modelo funciona, e é mil vezes melhor que o atual. Mas dá para saber quando o jogador extrapolou na noite, então é mais difícil dele exagerar e passar despercebido.

        • Concordo com você, mas no caso do Flamengo qualquer coisinha vira uma tempestade. Espero que realmente seja aprovado o fim da concentração. Só a economia para os cofres do Flamengo, seria importantíssima, além disso é uma prova de confiança e de profissionalismo. Espero que realmente ocorra. SRN

  • Diretoria mostrando amadorismo mais uma vez. Vão escolher o MURICY RAMALHO pra implantar uma tecnologia centenária e complexa por telefone sem fio?

    • Sei….prefere o Luxemburgo né?Cada um

      • Esses cara Sandro so vem aqui para falar merda, e que nem um aqui que falou que Frederico Mancuello e ruim de bola.

      • Onde eu falei que prefiro Luxemburgo? Você é analfabeto funcional?

        • Vai lá fera, indica um nome aí

    • Acho que dos treinadores ao alcance financeiro do Flamengo o Muricy era o melhor disponível no mercado. Até mesmo porque não estamos falando apenas de montar uma equipe, mas sim de tocar um projeto. Acho ele um tanto antiquado até certo ponto (a não ser que tenha mudado), mas é eficiente. De qualquer forma sendo bom ou não, ele já foi contratado e nós como torcedores devemos apoiar porque o Flamengo é muito maior do que o técnico, jogadores ou qualquer um de nós. Vamos então esperar os resultados para ai sim, fazermos uma crítica. Avante Flamengo!….

      • Treinador sim, não profissional de logística e educação física pra montar uma ESTRUTURA extremamente complexa como a do Barcelona. Agora o Flamengo é isso? Chega alguém que fica encantando com a estrutura lá de fora (como se isso fosse novidade, pois o Santos já aplica a mesma filosofia) e um treinador de futebol é o responsável pela estruturação da logística? Somos ratos de laboratório? É ISSO MESMO?

        • Fernando, ele é parte de uma equipe… O Flamengo montou uma comissão técnica nova e contratou uma consultoria por um ano, que é o tempo que estão prevendo para concluir esta etapa do CT… Não conhecedor desses assuntos e nem defensor dele, mas que tal deixarmos todos trabalharem e depois se ficarem devendo algo a gente critica.

          • Continuo achando que é provinciano implantar essa tecnologia dessa maneira. Não deveria ser feita por um técnico nem uma comissão técnica passageira. Deveria de ser um ideal, intrínseco e estudado por um bom tempo para que sucessores sigam a mesma filosofia. Como Pep Guardiola no Barcelona.

      • Boa!!!

  • Se consegui implantar essa filosofia do Sub-15, 18, 20, com os profissionais, mesmo estilo de jogo será muito bom, bota a garotada pra jogar o carioca, ganhar ritmo, vitrine, experiência. Sobre concentração, pode ser uma boa idéia, melhor dormir em casa, se o cara sair na noitada vai ser logo fotografado e aí afasta o jogador.

Comentários não são permitidos.