Muricy x Sampaoli: de que lado você está, Flamengo?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Em um fim de ano melancólico ao falarmos sobre o futebol do Mais querido do mundo vemos as páginas esportivas serem tomadas por notícias sobre as eleições Rubro Negras. (Tem muita cidade e estado por aí que tem eleições menos badaladas que as nossas viu…Enfim…). Como já é de conhecimento público, a chapa da situação teria um acerto com o técnico Muricy Ramalho. E no dia de ontem uma possível bomba foi lançada por uma das chapas de oposição: um acerto com o técnico Jorge Sampaoli.

Pois bem. Eu quero convidar meus leitores a um exercício que achei interessante: Por um momento vamos nos esquecer do clima acalourado das eleições e suas chapas monocromáticas. Vamos nos esquecer da instabilidade do mercado e do valor real nulo que existe em acertos verbais. Vamos partir do pressuposto que ambas as chapas têm os acertos que divulgam ter, que em caso de serem eleitas esses acertos serão concretizados e que os valores envolvidos são aproximadamente os valores que tem aparecido na mídia: 500 mil reais para Muricy e 1,5 milhões de reais para Sampaoli.

Ambos dispensam apresentações, mas mesmo assim trago algumas credenciais de ambos:

Muricy Ramalho é um técnico com currículo absolutamente vencedor. Campeão da libertadores e 4 vezes campeão brasileiro como técnico, 3 vezes seguidas, todas nos últimos 10 anos. Tido como disciplinador, dono de jargões como “aqui é trabalho”, costuma ter trato difícil com a imprensa. É taxado por muitos como retranqueiro e pragmático, sendo rotulado como “criador” do “Muricybol”, um estilo de jogo baseado em uma defesa muito forte, muitas bolas aéreas e forte nas bolas paradas. Mesmo não sendo unanimidade, e eventualmente sendo taxado por ter muito sucesso com elencos prontos, não resta dúvida dos seus méritos profissionais e de que se trata de um técnico vitorioso e competitivo.

Jorge Sampaoli é um técnico que fez um ótimo trabalho na Universidad do Chile, inclusive eliminando o Flamengo em 2011 na Libertadores. Desde de então tem despertado o interesse de vários times, inclusive o próprio Flamengo em outras ocasiões. Como técnico do Chile, levou a seleção a ser campeã da Copa América, primeiro título profissional relevante deles. E fez do Chile a seleção a apresentar o melhor futebol das seleções sul-americanas atualmente na opinião deste colunista Seus times jogam um futebol reconhecidamente vistoso, que não deixa de ser competitivo, e sempre buscam o jogo ofensivo. Este ano está no TOP 3 da FIFA na eleição de melhor técnico, juntamente com Pep Guardiola do Bayer e Luis Henrique do Barcelona.

E ai? Olhando apenas para os técnicos e para o custo-beneficio de ambos, quem você escolheria? Aproveitando um bordão bem atual, de que lado você ficaria nessa “guerra civil Rubro negra”?

Nota 0: A chatice que invadiu as conversas e redes sociais quando o assunto é eleição no Flamengo. Parecem as eleições do ano passado no país, só que com rótulos de “verdes” e “azuis”, “corja” e “executivos de meia pataca”. Menos galera…menos.

Nota 10: A esperança de um futuro melhor. Seja com Muricy ou Sampaoli, tenho esperança de um 2016 melhor para o Flamengo.

Saudações Rubro Negras!!!!

Luiz Henrique Amorim

[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quem ama o Flamengo, e deseja o melhor para o Flamengo saberá muito bem que time que esta ganhando não se mexe!!!!
    Então quem tem consciência, saberá que Eduardo Bandeira é a melhor opção entre os candidatos, para dar segmento ao trabalho no Flamengo.
    Votem Chapa Azul dia 07/12/15

  • Entre Sampaoli e Muricy: fico FLAMENGO mesmo.

    EBM até 2018.

  • Eu particularmente prefiro Sampaoli, por formar equipes ofensivas e ter uma capacidade que acho fundamental para um treinador, sabe fazer mexidas taticas antes e durante os jogos.Eliminou o flamengo em 2011 pela copa SULAMERICANA (nao libertadores).Mas sou Bandeira de Melo,e o Muricy eh um bom nome…na verdade, o unico brasileiro capaz de rivalizar com TITE. Quem vier, ira acrescentar ao Flamengo, se forem respeitadas as promessas de eleicao!!!!

  • No momento Muricy. Não pela capacidade técnica, mas sim pela realidade financeira do Flamengo e tbm por saber o que é futebol brasileiro.. Para o futebol brasileiro poder receber um técnico estrangeiro, primeiro alguem tem que arrumar a casa e saber lidar com a pressão, principalmente no Flamengo que tem pressão dentro e fora. Depois em um futuro melhor quem sabe…

  • Segundo Wallim o Ravioli conhece mais a base do Flamengo do que ele que quer ser nosso Presidente e já teria até jogadas preparadas para o time. kkkkkkkkkkkkk
    E o Muriçoca, soca, soca, soca…
    Acima de tudo rubro negro. Bandeira neles!!!

  • Expectativa: Sampaoli é um técnico adaptado ao futebol praticado hoje, prefiro o arrojo de time praticado por ele, além de resultado, ele oferece um futebol mais plástico. Quem viu o jogo entre flamengo e universidade no Engenhão (acredito que foi) pela copa sul-americana sabe que os times dele imprimem velocidade e domínio, é muito interessante ver um time assim

    Realidade: É um apelo desesperado da oposição por holofotes, um técnico que é finalista do prêmio de melhor técnico do mundo fecharia com uma corrente política, acho absolutamente improvável.
    Muricy produz resultado, e não deixa de ser um técnico vencedor, não gosto da forma como o time dele se comporta em campo, apesar do último são paulo dirigido por ele ter apresentado um futebol com mais posse de bola e menos jogadas diretas. Mas, esse será o futuro do Flamengo, tem curriculum bem acima dos últimos treinadores do flamengo, se vir para o momento atual não seria ruim

    • Acho muito justo. Abraços!

  • Impressionante como as eleicoes do flamengo sao mais importantes ate mesmo do que as presidenciais aqui no brasil, primeira vez que eu vi um debate eleitoral de clube de futebol foi o do flamengo esse ano na ESPN, por isso e o mais querido do mundo.

    • Verdade…hehehehe

      Abraços!!!

  • Quem é mais técnico? Sampaoli, sem dúvida. Para mim, o segundo maior técnico. Mas, para o momento atual do Flamengo, Muricy. Ainda não temos um elenco qualificado, estrutura necessária e a condição do Flamengo não é de contratar um treinador por 1,5 milhão. O Muricy não é ruim, muito pelo contrário, um dos melhores do Brasil e esse um milhão é de extrema necessidade nas contratações, já que nosso time tem MA, Wallace, Cesar Martins e cia como principais peças. Quem sabe daqui a dois anos o Flamengo já será capaz de contratá-lo ou alguém tão bom quanto. Não acho que o Sampaoli não conseguiria ser técnico do Flamengo nas condições atuais, mas acho muito mais positivo um técnico brasileiro que sabe da realidade do clube e cobra melhorias.

    • se for pensar em qualidade de elenco, o time do universidad d chile , que nos aplicou aquela surra vexatoria dentro de casa ,era muito inferior ao nosso…Acho que nao temos estrutura, mas elenco, nos temos para os padroes sulamericanos…temos um goleiro meia boca, como todos os times,um ataque mediano,nossas laterais sao abaixo da media e o meio ainda eh uma icognita….

  • Que blábláblá!

  • Tipo de pergunta pra encher linguiça, pois o BM já levou essa, as pesquisas apontam uma ampla vantagem, o técnico é Murici, já esta fechado, o povo não tem matéria pra colocar e ficam enchendo o saco.

    • Na verdade o objetivo era comentar algo que dominou o cenário esportivo do Flamengo no dia de ontem… Não acho que isso seja “encher linguiça”. Até por que algo assim poderia sim ser bomba no pleito.
      Abraços.

    • A sim..E comentar evitando o cunho político da história.

  • Essa discussão toda é totalmente inútil. Ambos querem vencer e usam suas estratégias do jeito que podem. Um força o jogo para anunciar que fechou com muricy e o outro força para tentar responder com um técnico a altura. Ambos querem vencer e vão usar o que podem para ganhar vantagem e tudo isso acaba desvirtuando do atual cenário do clube. Fim de ano melancolizo no futebol, fim de ano melancólico nos bastidores. Ainda bem nisso tudo que já é fim de ano. Que venha 2016, logo. por favor.

    • O meu objetivo era sair da discussão política e olhar apenas para os 2 técnicos e no que eles podem agregar ao Flamengo no médio e longo prazo.

      Abraços!!!

      • É que na minha opinião, isso é totalmente desnecessário. Quer dizer que se o Cacau anunciar trazer o Guardiola vai haver ma reviravolta nas eleições e vamos aqui discutir as qualidades desses técnicos e claro destacando como o Guardiola é o melhor do mundo e bla bla. Não devíamos estar pensando nisso agora, estamos querendo fazer avaliações em cima de técnicos que podem vir a ser do Flamengo se fulano ou ciclano ganhar. Matéria totalmente desnecessária. Na boa, se sua intenção era sair do cunho politico,não deu certo.

        • Acho que a situação do Sampaoli é mais crivel do que uma contratação do Guardiola. O exercício era simplesmente discutir os 2 técnicos, o custo benefício deles e o que eles poderiam agregar ao Flamengo no médio e longo prazo. Sem falar que esse assunto é pertinente por ter dominado as páginas esportivas no dia de ontem.

          Abraços.

          • Acho que tem muito mais interesse politico nisso do que simplesmente discutir os técnicos. Mais uma matéria sem nenhuma fonte, que simplesmente supõe que um vai custar 500 e outro 1500, “baseada” em outras matérias que também não possui fonte nenhuma. E vem querer perguntar o que seria melhor custo-beneficio para o Flamengo. Muito infeliz… muito..

            • O meu interesse político no Flamengo nesse caso é zero. Tudo pelo Flamengo e nada do Flamengo. Não tenho contato nem interesse em nenhuma possível vantagem em situação alguma na eleição. Sobre os dados, fontes, ontem o dia foi cheio de matérias e material sobre o assunto. A proposta não é uma matéria investigativa e sim um “papo de botequim” relacionado ao tema dominante no dia de ontem. Não entendo por que tamanha rejeição em uma proposta tão simples e sem objetivo escuso algum.
              Não me vejo equivocado ou infeliz a esse respeito mas respeito sua opinião…

              Abraços.

              • Pode até não ser o seu interesse mais sua matéria parece muito mais politica do que realmente uma proposta de discussão “sadia”. Você realmente esperava o que? Chega na botequim e fala: “Estou em uma situação financeira delicada, faço contenção de custos e estou querendo comprar um carro. Estou entre dois que dispensam apresentações pois são excelentes… um custa x e outro 3x..” você realmente espera o que disso? Só não esqueça de dizer que esse preço você escutou falarem… mais que na verdade você desconhece totalmente. Você pode até querer achar que não, mas foi muito infeliz. É só você medir os comentários e ver quantos realmente fizeram uma comparação sensata e justa entre os dois. Fica muito difícil quando é exposto que um custo um valor fora da realidade.,

                • Eu sou um ferrenho defensor que a situação financeira do Flamengo requer cuidados e que não estamos bem ainda. Defendo isso ferrenhamente nos meus grupos de amigos. Aí o presidente Bandeira vai no “cara a tapa” do Rica perrone e fala em “Situação financeira aliviada” e ” fortes investimentos no futebol”. Nesse cenário é tão irreal assim o custo do Sampaoli?

                  De todo jeito eu também acho que na realidade atual o muricy é a melhor opção.

                  Sobre o quão real são os valores, o acerto de cada chapa…repito.
                  .apenas achei de interesse dos leitores repercutir de forma saudável esse “acontecimento ” de ontem, e ao mesmo tempo tentei me afastar da questão política.

                  Sobre os comentários… Os leitores são livres para ter opinião… Enquanto alguns entenderam a proposta da coluna, outros contestaram, outros criticaram e outros responderam Bandeira ou Wallin. Vida que segue!

                  Abraços.

                  • Claro que este salario é tão irreal assim. A torcida não aceitaria esse salario para nenhum jogador, imagina para um técnico. Isso acaba deixando a discussão muito desproporcional. Neste caso acho muito difícil alguém preferir o Sampaoli por essa bagatela, o que vai remeter que se o Wallin fizer isso é totalmente irresponsável, caindo na questão politica.
                    Por hora, prefiro o Muricy se derem muito tempo para ele, o que se falando de Flamengo, sabemos que não ira acontecer.

                    • Seria lamentável caso a postura com o muricy fosse semelhante a adota com os técnicos anteriores….

                      O Flamengo necessita urgentemente sair dessa “roda viva” de demitir técnicos alucinadamente.

                      É preciso paciência, tempo e capacidade de avaliar se o trabalho do técnico é bem feito. E isso vai além de olhar resultados imediatos…

    • VC esquece de um detalhe:um fala a verdade e outro mente,se é q VC mi entende.

      • Eu não tenho condição de afirmar seno cara está mentindo ou não…

        Abraços

        • ninguem tem,mas temos fatos concretos de um lado e de outro não,e vc sabe que o murici só está contratado por causa da eleiçao,vc sabe,agora vc não tem certeza de nada em relação ao sampaoli,nada mesmo,nem vc,nem eu,nem o wallim,nem baresi nem ninguem,agora o proprio sampaoli SABE E FALOU falou:MENTIRA!!!! SRN

          • Tem jornalista que acredita piamente que o acerto do muricy é com o Atl MG. De concreto mesmo não temos nada… Mas eu, pessoalmente acredito sim que o muricy esteja certo com o Bandeira.

            • A diferença é que o Bandeira em momento algum falou que está fechado com o Muricy.
              SRN

      • Não esqueci não, na verdade nenhum dos dois vai afirmar que fechou com o Flamengo. Ou você acha que o Sampaoli iria assumir que fechou com o Flamengo? Nem o Muricy que não tem clube assumiu que vem para o Flamengo. O problema é que a mídia começa a bombardear esses caras com tudo isso. Não vou me surpreender se por fim ambos estivessem fechado com o Flamengo e o Flamengo acabar ficando sem nenhum deles.

        • Se isso acontecer entraremos em uma de “seria cômico se não fosse trágico”.

          • Não duvido disso, deve encher o saco.

        • Finalmente alguém lúcido e imparcial tô cansado das bandeiretes dando seus ataques..

          • “Mostraram passagens aéreas para Santiago, nota fiscal do hotel onde teria ocorrido a reunião, trocas de mensagem por whatsapp entre Gelson e o técnico argentino, além de um “memorando de entendimento”. Não há uma assinatura de Sampaoli ou do agente, tampouco foi exibida uma mensagem dele confirmando o acerto.”

            Cara isso é um acinte a inteligência das pessoas, se quer votar no Wallin é outra coisa, agora acreditar nisso é ser muito burro.
            SRN

  • Vou dar minha opinião: Felipão já foi campeão do mundo com a seleção brasileira e treinou outra seleção da Europa (Portugal) por cinco anos. Treinou um dos maiores clubes do mundo, o Chelsea. Assim, Felipão, na época, era o cara que detinha mais conhecimento sobre futebol em seu auge. No entanto, não conquistou muita coisa na Europa. Por quê? Felipão conhecia de futebol brasileiro (e naquela época). Sampaoli hoje está fazendo um bom trabalho com o Chile. Conhece bem o país e seu futebol – se destacou no Universidad do Chile, já está rodado por lá. Do outro lado tem o Muricy, tetra campeão do maior campeonato do país, cogitado para treinar a seleção brasileira – e negou, mas enfim… Conhece o futebol brasileiro, os clubes, jogadores, treinadores etc. Assim, acho que Muricy é muito menos aposta que o Sampaoli. Quantos técnicos estrangeiros bons passaram pelo futebol brasileiro? Qual deles se destacou? Eram todos ruins? Claro que não. O problema é que leva um tempo para se adaptar ao futebol de um país. Leva tempo pra se conhecer os clubes, os treinadores, os jogadores, as torcidas, arbitragem etc. Concluindo, pra o momento atual, o mais indicado é o Muricy. A torcida não está com paciência para testes e adaptações. SRN

    • O Murici só vem pro Flamengo pra implementar algo que exige exatamente paciência, o problema da torcida é esse sempre: não entende o momento, a implementação de uma filosofia, integração entre base e profissional, esquema tático definido em varias categorias… Tudo isso requer paciência.

      Independentemente de conhecer o futebol brasileiro ou não, que pra min não faz muita diferença porque aqui o nível é muito baixo, a proposta da diretoria é um trabalho a longo prazo formando um time e colocando em pratica conceitos. O profissional com maior gabarito nesse caso é sem duvida o Sampaoli, ele já pratica a muito tempo o que o murici acabou de aprender e vai tentar colocar em pratica pela primeira vez.

      Segundo o seu principio, só técnicos brasileiros poderiam trabalhar no Brasil porque “conhecem” melhor seu futebol. E mesmo assim criticamos todos eles como atrasados. Falta tática, filosofia, projeto a longo prazo e experiencia nesse quesito. O Murici vindo tem muita chance de se não implacar em um ano ele ir embora, já o Sampaoli tentará até pelo preço e pretenções forçar a sua manutenção de qualquer jeito. E outro agravante é que provavelmente se ele fizer um bom trabalho no Flamengo e tiver uma multa alta de saída o primeiro clube europeu que precisar vai vir pega-lo e a gente embolça uma grana com isso.

      O FLamengo em geral ganha mais com o Sampaoli do que com o Murici, além da internacionalização da marca Flamengo por ter um dos 3 melhores técnicos do mundo atualmente.

      SRN

      • Gostei do que li. E adoraria ver o Sampaoli técnico do Flamengo, se fosse possível.

        Abraços!!

      • A resposta que ilustra de forma mais contundente, o que esta chapa verde conseguiu , com mais um tiro no pé, foi dada por Marcus Agavea, pelo facebook:
        “Prefiro o Sampaolli, mas com o Bandeira como presidente”. Kkk
        Vcs já perderam essa!,

        • Coça o cu ai amigo, pq a merda ta saindo pela boca. Não existe um argumento que eu escrevi que você tenha refutado, presumo que atingi um nervo já que o puro recalque de provocações para a eleição deixam algumas eufóricas e cheias de vontade de falar merda.

          Não defendo chapa, não participo dessa palhaçada coletiva e constrangedora que virou essa eleição do Flamengo. Não sou desses ufanistas, que, como você, acham que contribuem promovendo o ódio entre os próprios rubro-negros a troco de nada. Isso é um grande desserviço ao Flamengo. Desunião, competição interna e desrespeito mutuo é tudo que não precisamos nesse momento. Infelizmente essa é a tônica das eleições e pessoas como você não só aceitam o baixo nível, como colaboram para ele.

          Na próxima vez que for escrever alguma coisa na internet, para, pensa, respira fundo, conta até 10 e vai procurar o que fazer.

          • Arthur, não entendi nada:

            “Coça o cu ai amigo, pq a merda ta saindo pela boca”
            São suas palavras escritas no inicio da postagem.

            Ai do meio para o fim fala em nível, educação….sinceramente não entendi nada…

    • Concordo em partes. Mas torço muito pra técnicos estrangeiros conseguirem mercado aqui. Acho q eles podem contribuir bastante, se tivermos paciência. Mas é como vc.disse mesmo…

      Abraços!

    • Gostei da linha de raciocionio empregada.

      Acrescento: distâncias geográficas na disputa do campeonato nacional do Chile e no Brasil, só isto já interfere e muito em planejamento, etc.

  • Estão criando essa falsa polêmica, para mudarem o foco das eleições. Por já se desenhar uma retumbante vitória AZUL, criaram, com a ajuda de alguns personagens da mídia, essa questão. Isso chama tergiversação.
    A questão de fundo é a seguinte: existem 3 chapas, AZUL, VERDE e BRANCA; em qual delas vc mais confia e apóia?.
    Fora isso, só sobraram polêmicas que de tai falsas, não se sustentam.

    • A proposta era justamente sair do foco eleitoral monocromático e falar um pouco dos 2 técnicos, em sendo possível a contratação de ambos nas situações portas hoje na mídia. Sobre a discussão ser fabricada, descabida, criada, falsa…. Não é meu objetivo dar juízo de valor sobre isso. Apenas achei interessante comentar sobre algo que dominou as manchetes de ontem. E também achei que poderia ser interessante olhar pros técnicos, pro custo benefício deles é para o q eles poderiam agregar ao Flamengo a médio e longo prazo.
      Abraços.

      • Existe algo mais uno, que esse discurso de técnico. A eleição de um clube, pressupõe o clube; clube este , que ainda detém um enorme passivo, no que tange suas finanças. Finanças, algo que serve aos vários recantos do mesmo. O técnico, é uma grande discussão, mas o clube como um todo, pelo menos até 7/12, é o mote.
        SRN

        • De fato. Mas não acho prejudicial pensar um pouco sobre ambos os nomes que eventualmente poderiam ser nosso técnico no ano de 2016. Achei que poderia ser um exercício interessante, até pra fugir um pouco dessas eleições, que estão me lembrando um pouco as eleições ano passado, pelo comportamento se alguns “correligionarios”.

          Abraços

  • Prefiro investir esse dinheiro todo em jogadores do que no Sampaoli, pois duvido que ele conseguirá ser campeão comandando Márcio Araújo, César Martins, Pará, etc.

    • Isso é verdade. Mas ainda assim gostaria de imaginar o tipo de colaboração que alguém como o Sampaoli poderia dar…

      Abraços!

      • A esse preço não seria uma colaboração. Sampaoli quebraria o Flamengo. SRN

        • Eu também pensava assim. Mas ontem, no “cara a tapa” o presidente Bandeira me surpreendeu ao falar em “situação econômica palpável” e “investimentos pesados no futebol “.

          Abraços.

          • Amigo Luiz, acho o Sampaoli incrível como treinador e ele colaboraria muito para o Flamengo com o seu método de trabalho, mas ele precisa de material humano e hoje a nossa realidade é investir cada centavo montando um novo time, infelizmente. Abraços!

            • Muito bem dito! Abraços!

          • Sinceramente. Sampaoli tem suas qualidades, digamos até que seja realmente tudo isso que apregoam, sendo, seria como colocar um motor Ferrari em um fusca 69. Ter situação econômica palpável não significa escoar dinheiro pelo ralo a ponto de perder essa situação e, investir pesado no futebol tem muito mais a ver com qualificação do elenco e da estrutura do CT. SRN

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Boa Icaro. A este preço não seria uma colaboração seria uma extorsão.

  • Pode vir murici….
    EBM pra presidente…

    • Me responda, a quem interessa essa discussão, totalmente criada e fabricada. O Muricy, está com a cabeça aqui, no Brasil, conhece a realidade do nosso futebol. Esse Sampaolli, só pensa em treinar na europa. Que vá, e seja feliz!

      • É isso ai…

  • Apesar de achar essa polêmica descabida e fabricada, dou a minha opinião. O lado a ser seguido, nesta questão, é o do bom senso. E o bom senso indica que, neste momento do clube, o Muricy é o caminho!.

  • Com certeza Muricy e chapa azul bem melhor pro momento

Comentários não são permitidos.