O ‘pilhado’ Wallim no Flamengo acusa e está em guerra com Bandeira; veja entrevista completa

Compartilhe com os amigos

Tarde de quarta-feira (25) em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Tão logo recebeu a reportagem do UOL Esporte para a série de entrevistas com os candidatos à presidência do Flamengo, Wallim Vasconcellos ouviu do seu assessor: “Peguei uma bandeira para ajudar no cenário”. Eis que o ex-vice de futebol e agora opositor rebateu imediatamente: “Não fale esse nome perto de mim. Diga manto sagrado, qualquer outra coisa, menos esse nome”.

Os pontos que lembram o presidente Eduardo Bandeira de Mello refletem o clima de guerra às vésperas da eleição que definirá o mandatário rubro-negro para o triênio 2016-17-18. Entre acusações e o fim de uma longa amizade, o candidato da Chapa Verde revelou propostas e mostrou-se confiante.

Na próxima sexta-feira (4), o presidente Eduardo Bandeira de Mello, que tenta a reeleição pela Chapa Azul, encerra a série com os presidenciáveis do Flamengo.

Confira a entrevista com Wallim Vasconcellos:

UOL Esporte: Faz mal ouvir o nome Bandeira?
Wallim Vasconcellos: Do Flamengo, não (risos). Mas faz mal, sim. Ele não foi correto comigo. É uma pessoa que conheci há muito tempo. Esse Bandeira de hoje é uma pessoa estranha. Não sei quem é. Não me diz mais nada. Não acho que precisava ter essa atitude, mas nos decepcionamos com muita gente na vida. É apenas mais um. Não quero mal, mas também não desejo mais estar perto. Não pretendo conviver e nem cumprimentar. Se passar do lado, passo reto e olho para frente. Ele não teve a atitude correta. Inventou mentiras para se lançar candidato à presidência. Gente dissimulada comigo não funciona. Sou um cara verdadeiro. Falo o que penso. Pode ganhar a eleição, mas já vai começar perdendo. Só São Judas Tadeu (padroeiro do Flamengo) para nos ajudar.

UOL Esporte: Existe possibilidade de composição entre as chapas Azul e Verde após a eleição?
Wallim Vasconcellos: Não há hipótese de trabalharmos juntos. O Flamengo ficará ingovernável. Muita gente está na administração apenas para trazer votos. Vai virar uma coisa de doido aquilo ali. Os princípios e valores são bem diferentes. Não precisamos do Flamengo para meio de vida. Entramos por indignação e o associado vai escolher. Se quiser voltar ao passado, vote nas chapas Azul ou Branca. Se quiser o futuro do Flamengo, a opção é a Chapa Verde. Não vamos trabalhar com esse pessoal de jeito nenhum. Se ganharmos a eleição, daremos tudo pelo Flamengo. Se perdemos, iremos embora para casa. Vamos torcer, antes de tudo somos Flamengo.

UOL Esporte: O grupo que você faz parte já foi chamado de arrogante por torcedores e conselheiros. Muito foi dito desde a última eleição e até o termo “corja” passou a ser utilizado contra as administrações passadas. Considera que perderam a oportunidade de unir o clube?
Wallim Vasconcellos: Se você considera que arrogância é seriedade, comprometimento e trabalho, seríamos arrogantes então. Mas não é o caso. Entramos no Flamengo para resolver uma situação complexa. Não pode ter concessão. O caminho escolhido para gerir foi esse. Não adianta chegar e pedir emprego. Não tem negociação. É o que está acontecendo agora com a Chapa Azul. Isso torna o clube ingovernável. A arrogância nada mais é do que um trabalho sério e duro. O problema do passado foi a incompetência administrativa, não foi questão de ética. Esses presidentes fazem parte da história do Flamengo e deram a vida pelo clube. Mas o tempo deles passou. Não são donos do Flamengo. Conversamos com todos, mas quem toca o clube é a direção. Entendo que a maioria quer o bem do Flamengo. É um trabalho de recuperação e não dá para abrir brechas. O objetivo é fazer um Flamengo grande esportivamente e saudável administrativamente.

UOL Esporte: Você indicou que a atual gestão faz concessões…
Wallim Vasconcellos: Faz e vai fazer. Está flagrante no futebol. Os favoritos do Kleber Leite (ex-presidente) estão lá. Plínio Serpa Pinto (vice de gabinete) e Flávio Godinho (vice de planejamento) são as pessoas que tocam o futebol do Flamengo. Tem o ex-presidente Márcio Braga, que no ano passado entrou na sala do Bandeira, colocou o dedo na cara dele e exigiu que o próprio Kleber fosse o vice de futebol. Como vai funcionar se a Chapa Azul ganhar? As pessoas vão entrar na sala do presidente e dizer o que fazer? Ainda tem Patricia Amorim, Marcos Braz, Jorge Rodrigues… Quem vai mandar no Flamengo? Cada um tem uma cabeça diferente. Como gerir um clube onde alguns não querem pagar impostos? Compra e depois vê como paga. Como será o Flamengo gerido por uma colcha de retalhos? É uma Torre de Babel. Algumas pessoas que estão na administração, como o Plínio, Wrobel e Willeman bradavam nas horas de crise: “Para de pagar imposto! Vamos contratar! O Flamengo não pode cair para a segunda divisão!”. É preciso ter sangue frio nesses momentos. Vai jogar o projeto fora depois de três derrotas? Não podemos abrir mão do que conquistamos.

UOL Esporte: Os integrantes da atual Chapa Azul pretendem abrir mão da política de austeridade?
Wallim Vasconcellos: Eles não pensam dessa maneira quando está tudo bem. Mas nas horas de crise já aconteceu algumas vezes. Na época da saída do técnico Mano Menezes tivemos reuniões e exigiram contratações. Foi a mesma coisa quando estivemos na zona do rebaixamento no ano passado. Diziam que era melhor não pagar imposto do que cair. Você ter a certidão negativa de débito é algo fundamental. É assim que se traz recursos para o clube. Não tem como comprar o Robinho e ver como pagar depois? Perguntavam assim. Comprar o Conca, tudo isso. Tentaram várias vezes, e o Rodrigo Tostes (ex-vice de finanças) não autorizou. Não tem dinheiro, não adianta. Se abrir mão, inunda tudo.

UOL Esporte: O que dizer sobre o áudio que vazou em grupos de WhatsApp no qual você critica e ofende boa parte da classe dos jornalistas esportivos?
Wallim Vasconcellos: Tive vários problemas com jornalistas, mas falei aquilo em um grupo fechado e no momento de desabafo. O Bandeira estava no grupo. Eu não sabia da gravação e tudo isso foi superado. Não é o meu pensamento. Convivo normalmente com as pessoas e nos respeitamos com o passar do tempo. Mas tentar entregar uma gravação antes de um debate é algo muito complicado. Por que não fizeram isso lá atrás? É um jogo sujo. Tenho várias mensagens do Bandeira xingando jornalistas. Vou divulgar isso? Claro que não. A eleição não será vencida a qualquer custo. Temos princípios e valores. O Flamengo não é o meu meio de vida. Nosso grupo tem reputação e credibilidade. Foi uma cafajestagem do pessoal do SóFla (base da Chapa Azul) e duvido que o Bandeira não soubesse disso. Tenho a certeza de que ele sabia da gravação. Ninguém soltaria algo grave, uma gravação ilegal, sem saber. Não sou um cara dissimulado, mas o Bandeira é. Assumo os meus erros. A opinião no áudio foi exagerada e não condiz com o que penso em relação aos jornalistas esportivos.

UOL Esporte: É a hora de priorizar o futebol?
Wallim Vasconcellos: A gestão do futebol foi muito ruim e começou com a manutenção do Vanderlei Luxemburgo no ano passado. Foi um desempenho pífio. As decisões demoram muito a acontecer. Para o presidente demitir o Cristóvão foi um martírio. Precisou que ex-presidentes e conselheiros entrassem no circuito. Nada contra o treinador, mas o Flamengo já tinha dinheiro suficiente para contratar um técnico de longo prazo. É preciso planejamento, comando e liderança. Os jogadores não sabem quem manda. Nenhuma empresa funciona com oito chefes. E eles ainda deixam o Rodrigo Caetano (diretor executivo de futebol) espremido para trabalhar. O vice de futebol precisa mandar. Não funciona assim no Flamengo atual. Funcionou muito bem enquanto eu estava lá. Deixar com quem nunca liderou é complicado. São oito pessoas mandando no Caetano. Em um lugar em que todo mundo manda, ninguém manda. O Rodolfo Landim (vice-presidente na Chapa Verde) costuma dizer que o Bandeira não quer arranhar a pintura. Ele demora muito para tomar as decisões e acha que as coisas se resolvem naturalmente. O futebol precisa ser a prioridade do Flamengo.

UOL Esporte: A Liga Sul-Minas-Rio vai vingar? Qual a opinião sobre o rompimento do Flamengo com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro)?
Wallim Vasconcellos: Temos uma série de restrições. Mas a minha intenção é a de encontrar o presidente Rubens Lopes e propor alternativas para melhorar o futebol carioca. O futebol paulista ganha muito mais da televisão pela organização. Estamos perdendo dinheiro. O que o Flamengo ganhou com isso? Nada! O presidente não manda ninguém lá e o arbitral é aprovado por unanimidade. É preciso se fazer representar. Não é possível estar desalinhado desse jeito. Romper é desfiliar, mas desfiliar não pode. Esse rompimento não existe. Outra coisa que não existe é escalar time reserva. Combinaram com a televisão? O Flamengo pode abrir mão de R$ 5 milhões de cota? Se pode, não precisa pedir empréstimo para pagar salários. O Bandeira leva o pessoal acima dos interesses do clube. Não é assim que se trabalha. É a mesma coisa na Liga. O Flamengo não pode ser liderado pelo Alexandre Kalil. A liderança tem de ser nossa. Está errado. O Flamengo é o trem pagador desse negócio e não pode aceitar qualquer determinação. Do jeito que a Liga foi informada não existe chance de jogarmos. É preciso sentar e fazer um negócio direito. Essa Liga foi feita nas coxas. Para fazer um produto ruim é melhor não fazer. Esse troço não vai para frente.

UOL Esporte: Qual o valor necessário para concluir o módulo profissional do CT Ninho do Urubu? Em quanto tempo isso pode ser feito?
Wallim Vasconcellos: São R$ 5 milhões e já temos esse dinheiro. Se ganharmos a eleição, autorizaremos as obras no dia seguinte. O dinheiro é nosso e conseguimos com esforços de todos. As obras já podem começar no dia 8 de dezembro e o módulo profissional ficará pronto em seis meses. Os jogadores poderão ficar lá em tempo integral. É uma estrutura que o Flamengo está devendo e precisa de mais R$ 25 milhões para concluir todo o centro de treinamento. Tudo será feito com base em uma mistura de fluxo de caixa, renovações de patrocínios e um projeto para BNDES e Caixa Econômica Federal. Faremos um financiamento de cinco ou dez anos para a conclusão do Ninho do Urubu. Garanto que até o final do triênio estará pronto.

UOL Esporte: Quais os planos da Chapa Verde para o estádio próprio?
Wallim Vasconcellos: Estamos na expectativa pelo Maracanã. Temos um investidor que bancará os custos e uma proposta pronta para entregar ao governador. Se o consórcio devolver, prestaremos atenção na forma como será licitado. O estádio está pronto, mas o custo de manutenção é muito alto. Precisamos enxugar isso. É a nossa prioridade. Se não der certo, o plano é partir para a construção de um estádio. Precisa ser em um lugar com transporte seguro e abundante. Seria na Barra da Tijuca ou no centro. Estou com dois terrenos e a busca continua. Espero ganhar a eleição para continuar as negociações.

UOL Esporte: A Arena McDonald’s será construída em sua gestão?
Wallim Vasconcellos: Tínhamos uma indicação de que os sócios queriam a Arena. Mas vimos durante a campanha que a maioria não deseja a construção. É a melhor área do clube, tem árvores centenárias, micos, pássaros e quadras de tênis. Os sócios nos passaram isso e a alternativa que encontramos foi o Legado Olímpico. A prefeitura precisa que alguém assuma as arenas construídas após as Olimpíadas. São lugares que precisam de produtos. Nossa intenção é a de não construir a Arena McDonald’s. O clube virará um lugar desagradável para quem está na piscina. Ficará mais quente e perderemos a vista do Cristo Redentor. Se puder ter a arena e atender ao associado, posso voltar atrás. Caso contrário, não será possível. Não tenho problema em mudar de rumo e atender ao Flamengo. Não sabemos se o McDonald’s ainda vai fazer. Eles farão uma análise para manter ou retirar o interesse. Vão investir R$ 30 milhões assim?

UOL Esporte: Existem opiniões diferentes sobre a crise financeira do país no próximo ano. Mas o principal cenário é pessimista. Como capitalizar patrocínios, pagar salários em dia e ainda sair vitorioso em campo?
Wallim Vasconcellos: O cenário para os próximos dois anos é bem complicado. Não diria assustador, mas é preocupante. A nossa grande preocupação é com as renovações dos patrocínios. Serão pelo mesmo valor ou menor? Por isso é importante ter pessoas no grupo para abrir portas. Relacionamento é tudo, principalmente em um momento de crise. Não sei como a Chapa Azul vê um cenário pessimista e que dê resultado. Não teremos Maracanã e Engenhão. A bilheteria será muito abaixo e as empresas vão investir nas Olimpíadas. Gostaria muito que eles estivessem certos, mas não acredito mesmo. Vai complicar até para contratar jogador de fora.

Fonte: UOL

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esses caras que elevam o Bandeira de Mello a semi-Deus vão se arrepender profundamente com o que ele vai fazer no clube nesses próximos 3 anos oprimido por várias raposas velhas a que ele se juntou pra ganhar essa eleição.
    Podem falar o que for do Wallim, mas sempre se mostrou um cara sério e firme, foi o idealizador desse projeto de recuperação financeira e de volta da credibilidade do clube, diferente do Bandeira que era um zero na política do clube, ganhou fama nas costas do Wallim e traiu a Chapa pq o sucesso subiu a cabeça e ainda roubou a cor da Chapa original. Se Wallim, Tostes, Bap viessem como Chapa Azul novamente, fatalmente ganhariam a eleição. O Bandeira não teve atitude de amigo nem homem quando resolveu concorrer a reeleição.
    UMA VERGONHA !

  • A galera que é vedete do EBM ou se faz de idiota ou é realmente idiota e gosta de ser enganado.
    Julgam com dois pesos e duas medidas, vamos lá as comparações.
    Wallim disse que o Sampaoli será o novo técnico do Flamengo quando ganhar a eleição, aí o Sampaoli desmente e o Wallim vai lá e mostra “provas” de que isso seria verídico. Bom, não julguei se de fato é verdade ou não. Wallim mentiu ? Não sei…
    EBM em suas últimas entrevistas sobre o campeonato brasileiro AFIRMOU que o Oswaldo NÃO seria demitido e seria o técnico para 2016. EBM mentiu ? Sim…
    Outra coisa…
    Realmente NINGUÉM viu a assinatura do Sampaoli nesse tal memorando que o Wallim afirma que existe. Isso torna o fato uma mentira e o torna mentiroso ? Não sei…
    Mas o EBM afirma que o Mc’Donalds quer investir os tais 25 ou 30 milhões na Arena da Gávea. Alguém viu alguma assinatura com o Mc’Donalds concordando ? Será que isso torna o EBM também um mentiroso…
    Poderia falar mais, assim quebraria a cara de muita gente idiota ou que se faz de idiota, mas acho que isso basta, né ? Rs…
    Ah…
    E quem afirma que o EBM será reeleito e acredita nessas pesquisas, tenho pena, acho melhor aguardar dia 8 e ver o resultado.
    Sem mais…

  • A maior parte da torcida esquece que essas ideias de
    responsabilidade fiscal e pés no chão começaram com a chapa azul, que
    inicialmente teria o Wallin como presidente, porém naquela época foi impugnado e colocaram o ebm no lugar. Hoje toda a equipe
    da chapa azul inicial desde VPs e marketing (Bap) que agradando ou não a
    torcida, transformou o Flamengo em recordista de arrecadação e camisa mais
    valiosa do Brasil, e, se estão bancando o Sampaoli pelo preço que custa é pq
    eles tem certeza que vão conseguir grana pra isso, Bap pensa grande, pensa
    alto, tem sede e ganância em tornar o clube realmente o maior do Brasil em
    todos os aspectos, e na equipe do EBM não vejo ninguém com esse perfil,
    infelizmente. Com o EBM vai continuar as mesmas ideias, porém, elas vão se concretizar mais lentamente. As duas
    chapas (azul e verde) possuem o mesmo pensamento, só que as pessoas mais
    qualificadas estão do lado do wallin, acho o ebm um bom presidente, mas se tem
    uma chapa q vai manter as mesmas idéias, com sonhos maiores ainda e conseguir
    mais grana é a chapa verde. O Ebm deve ganhar, o ideal era que se unissem
    novamente, infelizmente isso não vai acontecer e uma andorinha só, não faz
    verão.

  • As pessoas podem dizer o que quiserem do Wallim mas eles são realmente flamenguistas doentes e querem o melhor para o Flamengo. A questão é que o Wallim não é nada simpático como o Bandeira. Se viesse Tostes e Landin seria complicado para o Bandeira.

    • O “se”, acaba de ser anunciado, como o mais novo contratado pela chapa verde.
      Se isso!, se aquilo!.
      Tiro no pé, total.

      • Tudo favorece quem está no poder pq tem posse de informações que nenhum outro candidato tem. O EBM pode prometer pq sabe o que pode e o que não pode fazer. É óbvio. E seu ‘se’ não diz nada. Só quem está lá na presidência sabe o que pode ou não pode fazer. A chapa verde deveria ser mais específico no seu plano de governo. Na verdade eles tem que é a mesma da chapa azul de 2012/2013.

        Em momento algum o EBM afirmou que os patrocinadores irão renovar. Todos sabemos que ele fala uma coisa e depois acontece outra. Quem conseguiu esses patrocinadores foi o BAP, exceto JEEP.

        Outra coisa.
        Foi a chapa verde que implantou essa nova mentalidade no Flamengo. Se não fosse eles hoje teríamos patrícia Amorim, kleber leite etc etc etc

  • Diante de sua campanha pífia, quando se preocupou mais em atacar o Bandeira do que apresentar seu projeto, de suas contradições, do lamentável episódio da sabotagem da Arena McFla, denotando seus interesses eleitoreiros acima dos interesses do Flamengo, somados à mentira deslavada sobre o Sampaolli, ao ser acusado em público pelo argentino de mentiroso, sem vergonha e oportunista político, o melhor a fazer, Wallin, como eu disse aqui ontem, é fugir pra Disney e arrumar um emprego de dublê do Pateta. E não volte nunca mais! Não queremos um mentiroso sem caráter como vc no Flamengo.

  • O engraçado é ele falar que será complicado no próximo ano trazer jogador de fora por causa da crise, mas ja estaria acertado com SAMPAOLI que cobra um valor fora do normal! Kkkkkk
    Esse é Wallin o grande mentiroso!

  • Cara o mais engraçado disso tudo é que o Wallin recentemente vem exibindo um sorriso forçado que eu nunca tinha visto antes parece que o coordenador da campanha dele pediu para ele sorrir um pouco mais para parecer mais simpático e menos rancoroso só que ele não leva jeito para coisa. kkkkkkkk

    SRN #boicoteaocarioca

  • Parei de ler quando ele afirmou que a Gestão EBM em alguns momentos pediu para parar de pagar imposto.

    Cara, só um maluco para querer que um cara desse seja presidente do Flamengo. Ele tá jogando com os pior dos capítulos do livro “Como se ganhar uma eleição”: com MENTIRAS.

    Fico mais triste ainda é ver Zico apoiar uma chapa dessas, mesmo sabendo que é favor trocado por conta do ” bom” relacionamento com o BAP.

  • “Funcionou muito bem enquanto eu estava lá…” o jogo de vaidades não tem limite mesmo. e depois diz que não tem arrogância?

    Walim, cometeu equívocos com suas famosas promessas não cumpridas…lembram. Ficou conhecido como Walim PINÓQUIO.
    *Tudo é muito obscuro, de lado a lado é ataque em cima de ataque…

    Tirando as rusgas:

    O que vejo são pontos em comum: CT, reforços, orçamento maior, Estádio próprio…Maracanã(possibilidade)….agora é torcer para que, quem vier que faça o máximo pelo Fla, pois já passou da hora do flamengo voltar a ser protagonista e disputar tudo e pelo menos uma CDB, um Brasileiro…tem que rolar. Finalista sempre. Liberta todo ano. SRN.

  • Coitado desse rapaz… será q não tem espisa, filhos… pessoas q possam aconselha-lo… q dor de cotovelo, dor de corno… vergonha alheia!

  • O Wallim passou de todos os limites!! Ele acha mesmo, que mesmo se ganhasse, o que eu acho difícil, o Sampaoli viria depois desse carnaval todo??? Outra questão: Sampaoli ainda ia negociar com a Federação Chilena, então como poderia ser anunciado como técnico????? O Wallim foi amador e ainda colocou o Sampaoli numa situação dificil!!!

  • Rapaz!! A cada pronunciamento ou entrevista que o Wallin faz, mas eu tenho convicção que o EBM é a melhor escolha para a Presidência do Flamengo.

  • O nome do técnico , já virou SamCAÔlli.
    Chega com essa conversa fiada. Isso está fazendo o CRF, sangrar em praça pública. Motivo de chacota. Se vcs tivessem um pouco mais de bom senso, renunciavam a essa candidatura, que já passou a ser um bode , na sala da Gávea. Ainda há tempo!.

    • O walim né.rsrsrs. CRF tem como presidente BM…nisso o BM está certo, ta na Dele…não vejo Ele atacando o Walim, chamando disso ou aquilo… Walim tem que ter mais controle: aliás Ele e o BAP se descontrolam de mais…são bem parecidos.
      Quero o melhor pro Fla. Seja lá quem vier que venham para fazer o melhor. A Nação quer um Fla novo, revigorado e vencedor. SRN.

    • Como se o finalista de melhor treinador do mundo fosse mesmo pro flamengo, que nao tem nem CT pronto, esse cara quer e ir pra um grande clube europeu.

  • Confiar em alguém que não cumpre com a palavra, por mais que seja informal, é complicado!

      • Bobinho de volta!. Fazendo disso profissão. Terça-feira, dia 08, vai estar na fila do desemprego, hein!. Amadureça rapaz, amadureça!

        • sou vc não, que eu acho que dá a vida pelo Bandeira.

          • A vida não, basta o meu voto, dia 07/12. Aliás, vc não sabe nem onde fica a sede do CRF, e ainda quer vir aqui deitar falação. Amadureça rapaz, amadureça!

            • A sede nao fica no flamengo?!

      • “Mostraram passagens aéreas para Santiago, nota fiscal do hotel onde teria ocorrido a reunião, trocas de mensagem por whatsapp entre Gelson e o técnico argentino, além de um “memorando de entendimento”. Não há uma assinatura de Sampaoli ou do agente, tampouco foi exibida uma mensagem dele confirmando o acerto.”

        SÓ RETARDADO PARA ACREDITAR NISSO.
        SRN

        • KKKK SANATÓRIO NELE!!!

      • Dia 25/12, fique na janela que papai noel deixará seu presente junto com uma nota de três reais.

Comentários não são permitidos.