Adversários neste domingo, 20, Flamengo e São José fazem um dos maiores clássicos do basquete brasileiro. Participantes de todas as edições do nacional, as equipes são as que mais fizeram confrontos no nacional. São 32 jogos, sendo muitos deles decisivos. Foram quatro vezes em que os times duelaram nos playoffs do campeonato, com três vitórias do rubro-negro e uma dos joseenses.
A última vez que Flamengo e São José se enfrentaram em um mata-mata foi no NBB 7, no primeiro semestre deste ano. Pelas quartas de final, as equipes duelaram até o quinto jogo do playoff. Na ocasião, os flamenguistas levaram a melhor.
Para o reencontro deste domingo, às 17h, no Tijuca Tênis Clube, o técnico Cristiano Ahmed, do São José, nega o desejo de revanche. A motivação pela vitória, segundo ele, é a mesma dos demais jogos. Mas o ala-armador Pedro, que não fazia parte do elenco joseense na última temporada, vê um clima um pouco diferente para a partida. Não esconde o desejo de bater os rubro-negro neste fim de semana.
– O clima está o melhor possível. Eles são os atuais campeões brasileiros. Queremos ganhar deles lá dentro, desbancar eles. O tempo vai passando, e eles estão há muito tempo no topo. Queremos colocar o nosso nome também, queremos ir lá e desbancar eles. Vamos entrar com força total e vamos para cima – disse o jogador após a vitória do São José por 88 a 81 sobre a Liga Sorocabana, nessa quinta-feira, 18.
No histórico dos 32 confrontos, o Flamengo tem boa vantagem. São 23 vitórias, contra nove do São José. A vitória mais elástica dos flamenguistas sobre o time do Vale do Paraíba foi no quinto jogo das quartas de final do último NBB. Em casa, venceu os paulistas por 98 a 64 e garantiu a classificação à semi. O maior triunfo do São José foi no NBB 4, em 2012. Na segunda partida da semifinal, os joseenses venceram o Flamengo na prorrogação por 107 a 99.
Neste domingo, as equipes chegam em ascensão para o embate. O rubro-negro, terceiro colocado com 72,7% de aproveitamento, venceu as duas últimas partidas e querem o terceiro triunfo para colocar no Bauru e Paulistano. O São José também vem de duas vitórias. Na oitava colocação, com 50% de aproveitamento, quer fazer a trinca para galgar mais posições na tabela.
Fonte: Blog Resenha / GE