Sobre a Nova FLA TV, o maior desafio de Antonio Tabet no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Hoje o Youtube é mais do que um canal de vídeos na internet. O Youtube virou uma plataforma de entretenimento e rentabilidade para pessoas comuns e de grandes empresas. O Youtube é capaz de transformar anônimos em celebridades como aconteceu com Pc Siqueira, Kéfera, Felipe Neto, Cauê Moura e entre outros. Outra questão interessante é a de rentabilidade. Os maiores canais no Brasil arrecadam em média de 50 a 200 mil dólares por mês. O que em um ano pode chegar ao valor de 600 mil a 2.400 milhões de dólares. Imagina essa grana no Flamengo?

Antes de pensar na grana, Antônio Tabet que é o Vice-Presidente de Comunicação e criador do Kibe Loco e do Porta dos Fundos precisa fazer do Canal do Flamengo no Youtube, a Nova Fla TV num case de sucesso. Os números e o conteúdo são desanimadores. Hoje, a FLA TV conta com 67.223 inscritos no canal, sendo o quinto clube brasileiro com maior número de inscritos. Na frente do Flamengo temos os quatro grandes de São Paulo.

Tabela com os clubes da Série A do Brasileirão que possuem canais no Youtube:

tabela-youtube-flamengo

*Vasco e Bahia que estão na Série B foram incluídos, pois o Atlético-MG não divulga seu número de inscritos e o Vitória não possui um canal oficial no Youtube.

Agora considerando o número de visualizações, o Flamengo cai para o oitavo lugar como mostra tabela com os 10 canais mais visualizados no Youtube dos clubes do futebol brasileiro:

vizualizacao-youtube-flamengo

O Flamengo está bem atrás das primeiras posições, mas algumas coisas devem ser consideradas. A primeira delas é que mesmo sendo um dos canais mais antigos dos clubes brasileiros, o Flamengo criou o seu canal em 2006, nunca o clube explorou de forma correta o potencial de entretenimento, marketing e informação. Os maiores canais do país como os dos clubes de São Paulo, utilizam seu espaço com regularidades, quadros fixos e conteúdo semanal previamente divulgados. Esses canais contam também com layout próprio e conteúdo exclusivo para o Youtube. Diferente do Flamengo que publicava no canal somente os programas produzidos para a TV. Primeiro no Esporte Interativo e depois no Premiere. Para vocês verem o nível de desinteresse dos clubes brasileiros com o Youtube, o Canal do Blog Ser Flamengo que é micro em termos de inscritos e visualizações, seria décimo sétimo no ranking de inscritos e em visualizações estaríamos na frente de clubes tradicionais como Cruzeiro, Atlético-PR, Bahia, Sport, Ponte Preta… O Canal da Nivinha, a maior Youtuber que fala sobre o Flamengo, seria nona colocada em números de inscritos e décima colocada em número de visualizações no Brasil. A Nivinha sozinha é maior que Fluminense e Botafogo para ficar só no Rio. Somando o número de inscritos desses 20 clubes, chegamos ao número de 1 424 462 inscritos e em visualizações de 272 975 712. Números longe dos clubes estrangeiros como vamos ver na tabela abaixo.

Os 20 clubes com mais inscritos no mundo

youtube-clubes-mundial

Por essa tabela vemos que os maiores canais são dos clubes europeus. 6 equipes de fora do continente figuram na lista como os 4 grandes de São Paulo, o América do México e o Al Hilal da Arábia Saudita. A soma dos 20 Clubes brasileiros passa um pouco da metade do Barcelona assim como em termos de visualizações. Dado curioso do Youtube é que o número de inscritos não quer dizer que você será o campeão de visualizações como mostra a próxima tabela:

dez-clubes-mundial-youtube

Aí na tabela de visualizações, encontramos um intruso, o Ajax que em números de inscritos é o vigésimo segundo do ranking mundial com 102 266, mas é o nono em termos de visualizações. O Santos que na tabela de visualizações figura em quinto, mas na de inscritos figuram em décimo primeiro, mostra a importância da qualidade dos vídeos e da regularidade de publicação. O Ajax publica em média um vídeo por dia, o Santos também tem essa regularidade, mas dependendo do momento. No canal do Santos há uma variedade de temas que vão além dos bastidores dos treinos e das partidas. Barcelona e Real Madrid, os líderes mundiais também costumam publicar um vídeo por dia. Além do futebol, postam conteúdos exclusivos dos outros esportes e até mesmo do futebol feminino. Fora isso, uma infinidade de vídeos do passado com gols e biografias de ídolos históricos. O canal do Flamengo tem um infinito conteúdo para explorar, pois além do futebol, temos o basquete, as demais modalidades dos Esportes Olímpicos, histórias com grandes curiosidades e fora as grandes figuras da história do clube. Conteúdo não irá faltar.

antonio-tabet-flamengo

Voltando aos números, parece distante chegar próximo dos clubes europeus, mas não é. Só pegando os canais brasileiros, mais especificamente o Porta dos Fundos, canal criado pelo próprio Antonio Tabet, conta hoje com nada menos que quase onze milhões de inscritos, quase três vezes maior do que os canais do Barcelona e Real Madrid juntos. Falando de visualizações, o Porta dos Fundos conta com um pouco mais de dois bilhões. O número de Barcelona e Real Madrid juntos não chega a metade disso. Em termos de números, o Flamengo pode chegar sim a ser um dos maiores ou o maior canal do mundo em números de inscritos e visualizações. Vale lembrar que nunca foi direcionado um trabalho exclusivo de divulgação e de conteúdo para o canal do Youtube.

Novembro desse ano, no processo eleitoral que o Flamengo vivia, eu conversei com Antonio Tabet. Um papo que durou um pouco mais de uma hora e abordamos o assunto Nova Fla TV. Nesse bate-papo, Tabet fala porque buscou a Soccer Media de Arnaldo Hase que além de hoje cuidar da TV Palmeiras e TV Goiás, foi o responsável pelo boom do canal do Santos, o levando a ser um dos maiores do mundo. Tabet adiantou algumas ideias como uma mesa redonda para falar dos jogos, quadros de entrevistas com Rubro-Negros e ídolos e conteúdo exclusivo para o canal, além claro do programa que vai passar no Premiere e que estará disponível também não só no canal, mas no site do Flamengo.

Mudanças foram feitas no canal do Flamengo como a identidade visual e a criação de um logotipo próprio da Fla TV. Nos primeiros conteúdos exclusivos, encontramos os bastidores da chegada de Muricy Ramalho e a entrevista coletiva na íntegra. Além disso, listas de reprodução por categorias foram feitos no canal para que o espectador tenha facilidade para encontrar aquilo que lhe interessa assistir. A nova Fla TV estreou no último dia 14 no Premiere. O conteúdo ainda não foi disponibilizado no canal, mas já notamos que novidades estão chegando.

O Flamengo hoje além de ter o cara certo para alavancar uma plataforma que pode vir a ser um grande produto de entretenimento, mais um canal para ativações e ações de marketing com parceiros e patrocinadores, tem em suas mãos a oportunidade de criar mais uma fonte de receita e além disso, ajudar a popularizar a sua marca mundo a fora.

Para assinar o canal do Flamengo, a nova FLA TV: youtube.com/flamengo

Fonte: Ser Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse site aqui que só cópia notícias deveria postar todos os vídeos da TV Fla aqui…
    Fica a dica!!!
    Vamos assinar o canal da TV Fla no YouTube galera!
    SRN

  • ai pergunto: por que isso tudo não foi previsto antes, e porque agora mais só agora vai ter passos longos única mente posso afirma isso viva Eduardo Bandeira de melooooo

  • Tem que fazer um bom trabalho de divulgação e melhorar o conteúdo, que aí o Flamengo chega fácil entre os primeiros, se não for o primeiro.

  • Uma mesa redonda com rubro negros para falar dos jogos, analisar as partidas, arbitragem etc. ia ser muito show… Não aguento mais essa mídia paulista.

Comentários não são permitidos.